Olá,

Alguns cientistas afirmam que ainda estamos nos adaptando a andar em pé, e por isso nossas estruturas (articulações e músculos) ainda sofrem um pouco, e podem acabar causando Problemas de Postura (má postura).

Neste post vamos avaliar suas causas e ver dicas para finalmente darmos adeus à má postura e adeus às dores.

Em algumas de nossas conversas abordamos alguns problemas relacionados à sociedade moderna (pouco tempo para prática de atividade física, rotina mais estressante, obesidade, etc.), mas hoje um dos maiores problemas da humanidade, segundo muitas pesquisas, é a “dor nas costas” ou dor na coluna.

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Na maioria dos casos a má postura corporal é uma combinação de vários fatores (ambientais e/ou maus hábitos). Quando não se mantém boa postura, uma sobrecarga é adicionada à coluna vertebral, e se a má postura continua por um longo período de tempo, a anatomia da coluna pode realmente ser alterada podendo causar as algias (dores).

A má postura até pode ser adquirida na infância, em decorrência de maus hábitos, mas nos dias de hoje existem muitos motivos para que os adultos passem por esses problemas. Posso citar alguns dos muitos motivos que colaboram para a causa desse problema, e muitos estão relacionados com maus hábitos e/ou erros de posicionamento do corpo durante o dia a dia:

– Posição errada ao dormir (principalmente de bruços);

– Posição errada ao sentar (principalmente quando se esta diante do computador);

– Uso excessivo de salto alto (acima de 03 cm de diferença ente o calcanhar e a parte da frente do pé);

– Sobrepeso;

– Problemas psicológicos (timidez excessiva, etc.);

– Uso excessivo e/ou incorreto de Smart phone e Tablet;

– Etc…

Geralmente todos os motivos citados acima provocam alterações das curvaturas anatômicas de nossa coluna vertebral, do pescoço (cervical), torácica (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas), que devem permanecer alinhadas e equilibradas.

Além da dor nas costas (coluna), muitos dos sintomas relacionados aos problemas posturais representam o maior índice de ausência ao trabalho (Organização Mundial de Saúde). Alguns desses sintomas podem ser rotineiros ou esporádicos:

– Formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores;

– Irradiação da dor para outros membros;

– Perda de controle da bexiga ou do intestino;

– Dificuldade para se locomover e/ou levantar algum objeto (normalmente, se sente as pernas ou os braços pesados e sem força);

– Dores de cabeça associadas a dores na região da nuca e que se prolongam para os ombros;

– Redução da capacidade respiratória;

 

Uma boa postura melhora a qualidade de vida e previne problemas de saúde crônicos e dolorosos. Podemos corrigir ou minimizar os problemas causados pela má postura ao modificarmos alguns dos maus hábitos adquiridos:

– Ao sentar, tentar manter as curvas da coluna alinhadas, se possível ajustando a altura da cadeira para que se consiga apoiar os pés no chão (ou usar um descanso para os pés). Se for usar o computador, apoie os antebraços e os punhos, para não sobrecarregar a coluna cervical e os ombros;

– Leve na bolsa um calçado sem salto para se deslocar e o calçado com salto use apenas quando necessário;

– Dormir em posição fetal ou de lado, abraçando uma almofada ou travesseiro com as pernas e os braços ou dormindo de barriga para cima com uma almofada ou travesseiro em baixo dos joelhos, se for dormir de bruços coloque uma almofada ou pequeno travesseiro próximo ao quadril;

– Ao utilizar o smart phone em pé ou sentado, procure ficar com cabeça em uma posição neutra, com o olhar horizontal, apoie com uma mão e mexa com a outra as funções do aparelho. Mexa no aparelho hora com uma mão hora com a outra, os cotovelos devem ser mantidos sempre juntos ao corpo, nem projetados para frente, e nem em posição de voo (abertos).

– O ideal é que o Tablet seja utilizado sobre a mesa e com um suporte para não manter a cabeça e pescoço projetados para frente, evite usá-lo sobre o colo. No sofá arrume a postura de sentar e não permaneça por mais de uma hora. Se for utilizar para a leitura posicione bem a coluna na cama ou na cadeira.

– Procure fazer uma atividade física, existem muitos exercícios para melhorar a ação dos músculos que colaboram com uma boa postura (coxas, glúteos, abdômen, lombares, paravertebrais, etc.), além de ajudar a controlar o sobre peso, lhe manterá mais forte e com mais mobilidade.

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E nunca é demais lembrar:

– Quanto antes você começar mais benefícios você terá.

– NUNCA pense em “tirar o atraso” de um longo período de inatividade ou sedentarismo em um curto prazo, pois isso pode lhe trazer problemas e/ou lesões e você terá que interromper suas atividades para se recuperar.

– A prática de Atividade Física e Atividade Aeróbica aumenta o gasto de energia e redução de gordura corporal, o que vai melhorar o visual de uma forma geral.

A atividade deve ter alguma intensidade ao fazer (você percebe que consegue fazer a atividade desejada, porém com um pouco de dificuldade, sem exageros), e que esteja de acordo com a capacidade de cada um.

– Lembre-se a Atividade Física deve ser regular (preferencialmente 05 vezes na semana). A Atividade Física precisa apenas de ser regular para promover alterações e melhoras físicas, fisiológicas e psicológicas.

Procure um médico para exames prévios e um Profissional de Educação Física para lhe orientar nas suas atividades.

 

Tornarmos mais ativos é um investimento no futuro.

 

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