O Save the date – em português, reserve a data – é um pré-convite enviado bem antes do casamento. É uma maneira de comunicar informalmente aos seus convidados que o casamento já tem data, antes de enviar o convite formal.

 

O Save the date se tornou imprescindível para os Destinations Weddings, exercendo a função de preparar o convidado para uma viagem, que muitas vezes exige compra de passagens, hospedagem, vistos, passaportes e muito mais. 

 

Além de informar a data do casamento, o Save the date tem outras funções bem úteis para a lista de convidados.

 

Leia o post completo com as nossas dicas e descubra como é fácil fazer seu Save the date.

 

 

O save the date é uma forma de envolver seus convidados na preparação do seu casamento.

 

Ele costuma ser enviado com 6 meses de antecedência, um pouco mais se o casamento for em um país muito distante, ou um pouco menos se for perto. Só não vale mandar Save the date com menos de 3 meses para o casamento, porque seria muito perto do envio do convite, perdendo todo sentido de enviar.

 

Esta comunicação prévia com seus convidados pode ser muito importante para vocês. É muito comum no momento do envio, mesmo com muita antecedência, as pessoas que não poderão comparecer, avisarem. Nestes casos vocês deverão enviar convite do mesmo modo, mas já sabendo que não precisarão contar com eles no somatório de presenças.

 

Confira as 5 dicas para acertar no seu Save the date:

 

1- A Data + local

 

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes você está tão animada para enviar o save the date que pode acabar esquecendo deste “pequeno” detalhe. Certifique-se que a data esteja em evidência para que todos possam marcar em seus calendários e contar os dias até lá.

Adicione o nome do local e o endereço. Esta informação ajudará seus convidados a ter uma noção da distância, e se o casamento for em outra cidade já podem começar a se programar para a viagem e procurar hotéis.

 

2- Identidade visual, um toque pessoal

 

Pode ser uma foto do casal ou um layout que mostre a identidade visual que terá o casamento. O save the date, como todo convite, indica o estilo do casamento. Um casamento na praia pede um estilo diferente que um casamento tradicional. Portanto é aconselhável aproveitar esta linguagem para comunicar o grau de formalidade do estilo de casamento de vocês.

 

O Save the date pode ser uma peça em imagem ou em vídeo. Se você quer um STD elaborado será necessário maior produção. Existem empresas de filmes de casamentos que fazem Save the date. Outra saída é procurar sites ou apps como o iMovie e o KineMaster onde vocês podem fazer edições com textos e fotos, direto do próprio celular. 

 

Mas, se a intenção de vocês é fazer o STD em imagem, continue lendo que a 5ª dica é para vocês.

 

 

Leia também: Tudo sobre a lista de casamento

 

3- Uma nota sobre o convite + pedido de informações

 

Deixe claro aos seus convidados que o convite formal será enviado em breve. Você pode aproveitar o envio do Save the date para pedir o endereço dos seus convidados.

Raramente temos os endereços de todos os convidados, nem os nomes completos. Para isso o Save the date é excelente. Basta acrescentar uma frase como: “Por favor nos responda esta mensagem com seu nome completo e endereço, para o envio do convite formal”. Ou algo assim. E você terá uma grande ajuda na difícil tarefa de completar a lista de convidados com todos os detalhes. 

 

Pense no lado bom, é bacana começar a vida de casado com seus contatos mais importantes organizados com endereços, emails, nomes completos e tudo mais. Esses rituais tem sempre uma mensagem ou função por trás. Ao organizar a lista de convidados para o casamento, muitas relações são também organizadas. Portanto aproveite essa grande missão e juntos lutem por uma lista de convidados o mais completa possível, e vocês terão um casamento organizado. Desde o save the date até o agradecimento dos presentes, ter uma lista de convidados organizada facilita toda a operação do casamento.

 

4- Website dos noivos para o casamento

 

Se você criou um site de casamento, com informações sobre hotel, mapa do local ou outras informações pertinentes, certifique-se de adicionar esse link. Dessa forma, seus convidados não precisarão pedir as informações.

Existem sites gratuitos, como o CaseMe, onde vocês podem criar um site rapidamente. Em menos de 3 minutos vocês já terão um endereço de site para inserir no seu Save the date.

 

5- DIY: Ferramenta para criar seu Save the date

 

Existem sites gratuitos, como o Canva que facilitam muito a confecção de layouts. Todos as imagens que ilustram esta matéria foram feitos com templates prontos do Canva. Mudamos as cores para a nossa identidade visual, trocamos um pouco os textos e pronto, vários modelos prontos sem demora para ilustrar nossa matéria.

 

Veja aqui a matéria sobre como funciona o Canva.

 

 

O Canva é tão fácil que vocês não vão precisar de ajuda, mas vamos fazer uma oferta para vocês. Os primeiros 10 casais que deixarem nos comentários abaixo, a data do casamento, nome dos noivos e um pouco de como será o casamento, faremos um layout de Save the date, e enviaremos para vocês. Depois marcaremos uma vídeo conferência para acertar os detalhes e customizar do jeito que vocês quiserem. Combinado? Basta comentar com as informações que entraremos em contato. Deixe seu email.

 

Crie seu site de casamento gratuito no CaseMe! Clique aqui e conheça.

 

 

Leia também:

Conheça o Canva: uma ferramenta incrível para criação de Save the date e muito +

O que esperar de um vídeo de casamento?

Convites de casamento: quando e quantos fazer?

12 comentários “5 Dicas para o seu Save the date

  1. Adorei as dicas!!
    Meu nome é Mirella Dieck e meu noivo Cleber Fernandes. Iremos nos casar no dia 15/02/2020 😍 no espaço Bella Eventos, em Goiânia. Será um casamento com pegada moderna, no estilo boho chic, mas nas cores clássicas 🥰 tudo branquinho e verde.
    Fiz meu pré wedding semana passada, mas ainda não está pronto o vídeo do save the date. Será que estou atrasada?! rss

    Resposta
    • Oi Mirella!
      Fico muito feliz que você tenha gostado das dicas! 😉

      Sobre estar atrasada, no seu caso, não é um problema. Afinal vocês são de Goiânia e o casamento será na mesma cidade, certo? Nesses casos nem seria necessário um Save The Date.

      Mas… eu acredito que ele tem outras funções muito bacanas além de ajudar os convidados a se organizarem para viajar.

      Portanto, você pode mandar com menos antecedência, mas tenta apertar o passo… eu não deixaria para enviar depois do dia 15/12. Não seria bom juntar com Natal e festas de final de ano. Você vai dividir atenção com outro assunto que ganha um espaço enorme na vida das pessoas. E janeiro, na minha opinião, não vale mandar, já não será um save the date, afinal o convite já estará sendo entregue.

      Vamos marcar uma conversa por telefone?

      Beijos,
      Laura

      Resposta
    • Oi Maria Helena, nesses casos procure fazer um layout com cores neutras, como o cinza, preto, branco ou verde.
      Geralmente o save the date é enviado com 6 meses de antecedência, e neste período as cores já deveriam estar definidas. Quando será o seu casamento? Estou a disposição para conversarmos um pouquinho mais, para eu entender suas dúvidas, e te orientar tendo mais informações.
      Beijos, Laura

      Resposta
  2. Amei as dicas!!!
    Meu nome é Monia e meu noivo é Samuel e o nosso casamento será em 12/09/2020.
    Estava ontem pensando em quando teria que mandar o save the date!!

    Resposta
    • Oi Monia, eu sugiro, no seu caso, mandar no inicio do ano, por volta de fevereiro.
      Mas o ideal é eu entender melhor o seu casamento para te dar uma opinião mais assertiva.
      Vamos marcar um papo por telefone ou Skype? Aproveitamos para fazer seu save the date juntas.
      O que você acha? Beijos, Laura

      Resposta
      • O casamento será no RJ, no Clube Militar da Praia Vermelha (a cerimônia e a festa!)
        Queremos pegar o final de tarde para a cerimônia.
        O estilo será clássico romântico.
        Podemos sim! Meu telefone é 21 979328200.

        Resposta
        • Oi Monia, que lindo!!
          Lá na Praia Vermelha tem um pôr do sol maravilhoso, com o pão de açúcar no fundo.
          Vai ser um espetáculo 😉

          Amanhã eu te mando uma mensagem para marcarmos horário para conversar! 😉

          Resposta
    • Concordo 100%! Mesmo que não seja um Destination wedding. É super útil para pedir os endereços e nomes corretos para os convidados e principalmente para espalhar a boa notícia 😉

      Resposta
  3. Oi!!! Meu nome é Jacqueline e meu noivo é Marcos Vinicius.
    Nosso casamento será em 22/08/20.
    Cerimônia e recepção no mesmo salão às 19:30h, na Villa Borghese, em Anápolis, Goiás (um lugar maravilhoso, com muitas árvores, flores). O casamento será no estilo clássico moderno, com alguma pegada boho em detalhes.

    Resposta
    • Oi Jacqueline, tudo bem?
      Meu nome é Laura, sou uma das sócias fundadoras do CaseMe e vou fazer com você seu save the date.

      Parabéns pelo casamento, tenho certeza que vai ser lindo! Conhecemos o Villa Borghese, já saiu no CaseMe várias vezes. 😉

      Vamos marcar uma conversa por Skype? O que você acha?
      Me diz uma coisa, você curte Save the date com fotos de vocês, ou somente com texto?

      Resposta

Deixar um comentário