Confesso que começo escrevendo esse texto rindo bastante de mim mesma… Minhas amigas dizem que tenho preferência em escrever sobre “como montar uma necessaire para essa ou aquela ocasião”. E adivinhem noivas? O tema de hoje é como montar uma necessaire para a sua lua de mel, seja ela na praia ou nos alpes! Afinal todo o investimento que você fez na sua pele para o seu casamento deve ser preservado. Não é mesmo?

Então vamos lá, nada pode ficar de fora!

 

Acho importante contar que no clima frio a pele também sofre como se estivesse em um sol de 40° graus. E por este motivo os cuidados devem ser tão intensos como se estivesse na praia.

1⋅ Não esqueça o protetor solar

Um dado importante: em uma estação de esqui a radiação UV é 20% maior do que em uma praia (devido à altitude) e a neve reflete 85% dos raios. Logo o protetor solar é um item indispensável. Se você não usar a sua pele vai queimar e ao final do dia vai arder!

Mesmo que você não esteja esquiando e só esteja curtindo um inverno congelante europeu, chileno ou o friozinho de Teresópolis não esqueça que o sol está presente e você precisa proteger a área exposta.

Já sobre a praia acho que não preciso falar nada né? Não esqueça a barreira física além do protetor solar: um lindo chapéu de praia e boinas para o frio, de preferência com viseira frontal.

 

2⋅ Intensifique a hidratação

No frio a pele fica mais ressecada e mais áspera, podendo até descamar em algumas áreas. Por isso o hidratante é fundamental, tanto para o corpo como para a face. Oriento o uso após o banho e ainda com a pele úmida. Vale lembrar que é tentador no frio congelante tomar um banho bem quente, mas resista! A água quente irá ressecar muito mais a sua pele. Uma dica: ao chegar ao hotel ligue o aquecedor do quarto antes de correr para o banho, retire suas roupas aos poucos para se adaptar a temperatura e em seguida tome um banho morno, não pelando! Com um banho sua pele ressecará mais e ainda corre risco de gerar feridas doloridas.

Em temperaturas mais quentes a pele também precisa ser hidratada, mas concordo que a sensação de estar “melecada” e derretendo não é nada agradável. Por isso prefira levar uma loção hidratante ao invés de cremes, por serem mais fluidas são absorvidas mais rapidamente pela pele.

 

3⋅ Sabonetes hidratantes

Dê preferência aos sabonetes hidratantes, líquidos e de base cremosa. Se possível, lave apenas as áreas de dobras e genital, assim você não remove a camada lipídica (oleosa) produzida pela sua própria pele. Ah! Não use buchas de banho, elas agridem a pele. Ao usar o sabonete líquido faça movimentos delicados com as palmas das mãos.

Esta dica serve para a vida! Logo, coloque na sua necessaire de frio ou calor.

 

4⋅ Hidratantes para lábios

Esse não pode faltar de maneira nenhuma na sua necessaire! Não espere os seus lábios racharem para iniciar o uso de hidratantes labiais. Aumente a hidratação dos lábios antes da viagem e use de forma abusiva durante ela. Prefira os hidratantes que possuam protetor solar, assim você resolve dois problemas de uma só vez. Vale lembrar: caso você seja portadora de herpes labial não esqueça de levar a medicação habitualmente usada, pois condições de frio extremo e sol excessivo podem desencadear a infecção.

 

5⋅ Face: hidrate-a, mas com cautela

O grande problema é para quem tem a pele oleosa. Quando você vai para o frio é claro que a sua pele sente os efeitos e fica seca, daí você usa e abusa dos hidratantes e quando volta para o Brasil surgem uns mutantes na sua face (espinhas, odeioooo!!!). A solução, nesse caso, é optar por hidratantes específicos para esse tipo de pele, eles vão hidratar, porém de maneira mais leve. Pode ser que em caso de lugares muito frio você queira usar mais vezes ao dia por sentir que a pele não está tão hidratada. Vá em frente, aplique quantas vezes achar necessário! Se você já tem uma pele seca, não se preocupe, os riscos de aparecer lesões acneicas é bem menor. Use hidratantes para pele seca e de hidratação intensiva.

No calor as coisas mudam um pouco. A pele que já é oleosa tende a se tornar ainda mais oleosa no calor. Por isso evite hidratante em excesso e dê preferência a um creme anti-aging, que não possua ácidos que você já está habituada a usar. Se a sua pele é seca use o hidratante próprio para esse tipo de pele e fique atenta à sinais de oleosidade, qualquer sinal basta diminuir a quantidade da hidratação, mas isso dificilmente acontecerá.

 

6⋅ Cabelos lindos

Acho que essa é a parte que menos sofre no frio. Normalmente os fios ficam mais disciplinados e os cabelos mais lisos. Mas não esqueça de levar shampoo e creme específicos para o seu tipo de cabelo, principalmente um leave in com um bom protetor térmico (porque certamente você vai secar o cabelo com o secador) e com proteção UV.

Já no calor os fios sofrem e muito! Se não tomar os cuidados necessários eles ficarão mais secos e com aparência de “espiga de milho”. Uma boa máscara de hidratação deve ir na sua bagagem. Hoje existem várias opções de máscaras que bastam apenas 3 minutos nos fios para devolverem a hidratação. Um bom leave in, aqui, também se aplica para proteger os fios dos agentes externos.

 

7⋅ Cuidado na escolha do perfume

A tendência é que em temperaturas mais amenas a gente dê preferência a perfumes mais intensos como os eau de toilette, mas não deixe de levar também um de aroma mais fresco, porque se você ou o maridão tiverem alguma crise alérgica respiratória as fragrâncias mais fortes podem agravar o quadro. Mas no calorzão nada de perfumes fortes! Escolha para a mala um Eau de Cologne ou Eau de Toilette, que são mais leves e frescos.

 

Ah! Se esquecer alguma coisa não se desespere, vá as compras. O marido vai amar! #sqn

dra-tatiana-dermato-correto-750x208

• Necessaire da foto é da Giu Marie

 

Leia mais:

Unhas lindas e fortes para seu casamento

Demaquilantes

Ser bonita não é milagre

Deixar um comentário