O que fazer se derramar vinho tinto no seu vestido de noiva? Acordou com os olhos inchados? Sujou o vestido de maquiagem antes de sair? Confira nossas dicas para possíveis imprevistos no grande dia.

Alguns imprevistos, principalmente no dia do seu casamento, podem ser o estopim para o caos, mas não se preocupe, listamos aqui várias dicas SOS:

→ Como remover manchas:

 

♦ Vinho tinto

Opção 1 – Água oxigenada com detergente

Misture partes iguais de água oxigenada (ela é um oxidante que faz as vezes de branqueador, pois dissolve os pigmentos da mancha e torna mais fácil a remoção com sabão ou sabonete) e de um detergente líquido. Nenhum desses dois ingredientes funciona bem sozinho, mas juntos, eles formam o método mais eficaz na remoção de manchas secas de vinho tinto. O detergente não pode ser à base de água sanitária ou ser alcalino – embora não haja problema em usar produtos à base de água sanitária em tecidos brancos de algodão. A água sanitária pode ajudar na remoção da mancha, mas ela também vai remover qualquer cor do tecido.

* Para fazer uma mistura mais forte, use duas partes de água oxigenada para cada parte de detergente.

• Coloque a mistura na mancha. Primeiramente, jogue uma pequena quantidade da mistura na mancha. Use os dedos para esfregar a mistura na área manchada. Comece esfregando do lado de fora da mancha indo em direção ao centro. Dessa forma, você evita que a mancha se espalhe.

• Antes de aplicar a mistura de água oxigenada com detergente, coloque uma toalha do lado de dentro do tecido para evitar que a mancha passe para o outro lado. Dessa forma, a toalha vai absorver a mancha.

• Caso não queira esfregar a mancha com as mãos ou se o tecido for bastante delicado, você pode raspar a mancha. Coloque a misture de água oxigenada e detergente em uma toalha e pressione firmemente a mancha.

• Deixe a mistura descansar por 30 minutos sobre o tecido. Faça com que a mancha fique completamente saturada com a mistura. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes de remover a mistura.

• Enxágue o tecido em água morna. Encha uma bacia com água morna e deixe o tecido de molho dentro dela. Faça com que a mancha fique completamente saturada com água. Tente molhar a mancha com água morna de uma torneira.

• Deixe a mancha de molho em água quente. Coloque o tecido em água quente e deixe de molho por 1 hora. Uma máquina de lavar com ciclo de molho é perfeita para essa etapa.

* Não adicione sabão em pó. O tecido ainda deverá conter um pouco da mistura que você aplicou.
– Fonte Wikihow

Opção 2 – Vinho branco

O vinho branco neutraliza o vinho tinto e faz com que seja mais fácil tirar a mancha de vinho tinto.

Coloque uma pequena quantidade de vinho branco sobre a mancha de vinho tinto e esponje com uma toalha limpa e absorvente. Tenha cuidado em não esfregar ou limpar o tecido manchado com vinho tinto, pois isso só irá fazer com que a mancha se entranhe mais no tecido.

Depois de ter tirado o máximo possível da mancha de vinho tinto, trate qualquer vestígio da mancha com tira manchas, comercial, da sua escolha. Desta forma a mancha de vinho tinto pode ser facilmente removida do mesmo modo que remove qualquer outra mancha.

Mas… se por algum motivo você não tem tempo para tirar a mancha de vinho tinto de imediato não se desespere. Coloque uma espessa camada de sal sobre a mancha de vinho tinto para evitar que ela se espalhe e entranhe no tecido.

Assim que estiver pronta para tirar a mancha, remova o sal e tire a mancha de vinho tinto com a ajuda do método mais conveniente.

Lembre-se, quanto mais depressa colocar o sal sobre a mancha, melhor a probabilidade de tirar a mancha, mais tarde, evitando que ela se entranhe.

– Fonte http://www.removermanchas.net/

 

♦ Café

Opção 1 – Vinagre

A maioria das cozinhas e dos restaurantes tem vinagre, que também pode servir como um removedor de manchas. Para isso, misture uma colher de chá de vinagre em um copo de água e borrife ou derrame a solução sobre a mancha. Em seguida, use um pano ou uma toalha de papel para absorver o local manchado. Você verá a mancha diminuir gradualmente.

Opção 2 – Bicarbonato de sódio

Você pode tentar ainda usar bicarbonato de sódio para remover manchas de café ou de chá. Comece umedecendo a roupa manchada com água morna. Em seguida, coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio na mancha e esfregue-a no tecido. Deixe que o bicarbonato de sódio seja absorvido o máximo possível antes de enxaguar.

* Fonte: Clenipedia

 

♦ Maquiagem – base líquida

• Bases líquidas são absorvidas rapidamente pelas fibras das roupas, então comece por remover qualquer excesso do produto com uma colher ou faca não afiada. Remova delicadamente a mancha com um pano limpo ou toalha de papel, fazendo um movimento de elevação para tirar a base da roupa sem espalhá-la ainda mais a fundo no tecido.

• Coloque uma pequena quantidade de detergente para roupas na área afetada e use os dedos para espalhar o produto sob a mancha. Verifique as instruções de dosagem e uso na embalagem do seu produto de escolha.

• Após o tratamento pontual da mancha, lave a roupa normalmente com um sabão de qualidade.

• Se a mancha de base não sair na primeira tentativa, repita os passos descritos acima. E lembre-se: não coloque a roupa na máquina de secar até que a mancha tenha sido removida por completo, pois o ar quente pode fazer com que os resíduos de maquiagem penetrem ainda mais na roupa.

 

♦ Maquiagem – base em pó

Manchas de base em pó são muito mais fáceis de remover das roupas, pois esse tipo de maquiagem não é feito a partir de óleo como as bases líquidas.

Para tirar mancha de base em pó, dilua uma pequena quantidade de sabão na água e espalhe a mistura na mancha, esfregando suavemente. Por último, lave a roupa como de costume e deixe secar naturalmente.

* Fonte: Clenipedia

 

♦ Tinta

O ideal é remover a mancha enquanto ela ainda está fresca. Quanto mais o tempo passa, mais a tinta se fixa no tecido. Se a roupa acabou de ser manchada, pegue uma toalha de papel e pressione com firmeza contra o tecido por vários segundos. Jamais esfregue a mancha – você pode espalhá-la para partes limpas do tecido. Já a toalha de papel pressionada em diferentes pontos da mancha absorverá o excesso de tinta e facilitará a sua remoção.

Opção 1 – Álcool

Use álcool isopropílico ou álcool desnaturado. Eles podem ser comprados em uma farmácia ou loja de eletroeletrônicos e são ideais para a remoção de manchas de tinta recentes. O álcool neutraliza o pigmento da tinta, fazendo-o desaparecer. Você pode embeber a roupa em um álcool e então lavá-la normalmente.

Mergulhe um cotonete no álcool ou molhe um pedaço pequeno de esponja com ele.

• Toque a mancha de tinta levemente com o cotonete ou a esponja.
• Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias, trocando sempre os cotonetes/esponjas utilizados.
• Mergulhe outro cotonete ou esponja em água fria e toque levemente na área para remover o álcool do tecido.
• Deixe o tecido secar. Lave a roupa normalmente.
• Tente usar amônia em roupas não sintéticas (algodão, seda, etc). Você encontra amônia em farmácias por cerca de 1 real o pote pequeno. Faça uma mistura de duas partes de álcool desnaturado para uma parte de amônia. Molhe a parte manchada da roupa com a mistura e, depois de 5 minutos, adicione vinagre para neutralizar a química toda antes de lavar normalmente.

 

Opção 2 – Spray de cabelo

Ponha uma toalha de papel sobre a mancha e depois aplique spray para cabelo no local manchado. O spray para cabelo fará com que a mancha se dissolva, facilitando a remoção da tinta. Continue borrifando até a mancha ficar bem coberta com o produto e então pressione com um pano úmido (não esfregue). Repita o procedimento até que a mancha comece a se separar do tecido, e então lave-o. Verifique se você removeu toda a tinta antes de colocar a roupa lavada na secadora, pois o calor da máquina poderá fixar a mancha no tecido permanentemente.

 

Opção 3 – Leite

Use leite gelado. Depois de tocar a mancha levemente com uma toalha de papel, como descrito no primeiro passo, deixe o tecido de molho em leite por meia hora. Lave normalmente.

• Leite morno também ajuda. Aqueça o leite até ele ficar morno. Ponha-o em uma bacia e deixe a parte manchada do tecido de molho nele o quanto antes. Depois, enxágue o tecido e lave-o normalmente.
• Surpresa: leite coalhado para tirar manchas. Ponha o leite em um recipiente e deixe-o exposto à luz do sol para coalhar. Quando você começar a ver as pelotinhas se formando com um cheiro azedo, é porque está pronto para o uso. Quanto maior for o recipiente, mais rápido o leite vai coalhar. Pegue algumas das pelotas com os dedos e aplique-os diretamente na mancha de tinta. Quando a tinta começar a ser absorvida pela coalhada, dê uma sacudida no tecido para retirar o coalho com tinta. Mergulhe um sabão de côco em água fria e esfregue na mancha. Quando ela tiver desaparecido completamente, enxágue o tecido com água fria para remover o sabão restante. Lave normalmente.
• Experimente glicerina líquida. Ela pode ser comprada em perfumarias e farmácias. Aqueça a glicerina até ela ficar morna. Aplique-a na mancha e lave em água corrente. Acrescente algumas gotas de amônia.

 

Outras dicas bem úteis:

→ O que fazer se acordar com olhos inchados

O truque da colher “congelada” é milagroso! Coloque duas colheres de metal no congelador de 15 a 20 minutos, uma vez geladas coloque-as sob suas pálpebras, com a parte arredondada voltada para a pele, e deixe agir por alguns minutos. Não tem colheres de metal à mão? Envolva um cubo de gelo em um guardanapo e aplique.

→ O que fazer se a alça do meu vestido arrebentar

Lembre de comprar um kit costura antes do grande dia e procure comprar linhas no tom do seu vestido. Muito trabalho? Um alfinete de fraldas também pode funcionar.

→ O que fazer se o salto do sapato quebrar

Certifique-se que os sapatos foram bem feitos, mas se ainda assim esse “pequeno” incidente ocorrer nem tudo está perdido, um tubo de cola quente ou super bonder podem resolver o problema por hora.

Uma outra dica legal relacionada aos sapatos é comprar fita adesiva antiderrapante e colar na sola. Você não vai querer escorregar e cair no dia do seu casamento né?

→ Estragar sua unha recém pintada

Este problema é clássico no mundo feminino, quem nunca esbarrou a unha antes do esmalte secar? Se de fato danificou a camada de esmalte aplique com o dedo uma pequena quantidade de acetona e tente acertar, em seguida passe uma camada de extra brilho, muitas vezes apenas a camada de extra brilho resolve.

 

Conhece alguma outra dica legal? Compartilhe nos comentários.

 

Leia mais:

Como recuperar sua maquiagem

10 tutoriais de penteado meio preso para noivas

A roupa do noivo

Deixar um comentário