Como os tipos psicológicos podem nos ajudar a entender e melhorar nossas relações com as sogras!

 

Sabemos que, ao adentrarmos no universo de nossa cara metade, é preciso muita delicadeza para acolher visões de mundo diferentes das nossas.

Quando o assunto é o casamento, a sogra pode ser uma grande aliada, ou um grande desafio.

A teoria dos tipos psicológicos pode nos ajudar a identificar os estilos e saber como lidar da melhor maneira possível.

Quer conhecer melhor sua sogra e assim minimizar conflitos e aproveitar o que ela tem de melhor? 

 

Banner-CaseMe-MEDIO

 

Nesta matéria, a Adriana Fellipelli explicou cada tipo psicológico com exemplos de personalidades de sogras.

Vamos lá?

 

Quando Isabel, filha única de Katharine Briggs, trouxe para casa Clarence Myers do Swarthmore College, no final da década de 1910, Briggs respondeu com notável empatia e habilidade literária característica. 

Percebeu, no instante em que viu seu genro, uma vontade de ajudar a filha a compreender melhor o futuro marido. Poucas pessoas sabem, mas a presença de Clarence foi fundamental para a construção do MBTI. Podemos dizer que ela criou a teoria dos tipos de personalidade para ajudar a filha a entender por que seu futuro genro era tão diferente.

Briggs nasceu em 1875 e, embora tenha sido educada em um lar progressista e frequentado uma faculdade de agricultura, as expectativas culturais a impediram de perseguir seu interesse em psicologia profissionalmente, e ela se tornou uma amadora apaixonada, praticando suas teorias de psicologia educacional e criação de filhos em Isabel. 

O que quer que tenha motivado a escolha de Isabel pelo marido teve impacto na visão inicial de Katharine, a qual foi inspirada pelo modelo estabelecido por Carl Gustav Jung, no livro Os Tipos Psicológicos.

 

Agora, vamos entender os tipos de personalidade para te ajudar a entender sua sogra.

 

 

Extroversão e introversão (a forma de buscar energia e motivação)

 

As sogras que preferem a extroversão têm a tendência de expressar abertamente sua visão de mundo.

É possível que ela tenha muita energia para estar próxima de todos os preparativos do casamento, dar opiniões acerca de todos os preparativos e, em algumas situações, podem não pensar antes de falar.

Isso faz parte do processo de construção do raciocínio extrovertido, que se dá enquanto a pessoa fala.

Um alerta: se a sua sogra aparenta esse perfil e está há muito tempo sem falar, é provável que ela esteja estressada.

 

Já a sogra que prefere a introversão pode parecer, no início de seu relacionamento, mais distante e quieta.

Não é verdade que ela não esteja empolgada com todo o processo. Apenas possui uma forma diferente de manifestar.

Os introvertidos, muitas vezes, têm considerações valiosíssimas, mas só se colocarão quando perguntados.

Por isso, se você suspeita que a sua sogra se energiza internamente, seria interessante pedir para que ela conte um pouco de sua história e seus anseios, frente ao casamento.  

 

Banner-CaseMe-Crie-seu-site-de-casamento-email

 

Sensação e intuição (como colhemos informações)

 

As pessoas que preferem a sensação costumam olhar para o passo a passo.

São estetas por natureza, o belo é imprescindível para elas. Como sogras, é possível que pensem nos mínimos detalhes e queiram garantir os métodos comprovados para a organização do casamento.

É ótimo ter uma pessoa assim por perto, porque nada escapará de seu olhar atento. Sua comunicação também pode ser bem específica, explicitando todos os pormenores. 

 

Quando as pessoas têm o olhar focalizado no todo, no futuro e nas infinitas possibilidades, é provável que prefiram a intuição como forma de enxergar o mundo.

Sogras intuitivas são, em sua maioria, super imaginativas, originais e criativas.

Às vezes irão sugerir cerimônias completamente fora do padrão usual. Há uma tendência de investirem em rituais pouco convencionais e terem muitos recursos teóricos para auxiliar as decisões de vocês. 

 

 

Pensamento e sentimento (forma de tomar decisões e tipo de sogra)

 

Pessoas que tomam decisões lógicas, racionais e distantes podem ter a preferência pelo pensamento.

Sua sogra é uma pessoa que adora listas, prós e contras e está sempre se posicionando de maneira razoável?

Ela deve ter o pensamento como função mental de julgamento da realidade. É provável que ela tenha boa capacidade de negociação com os fornecedores e ajude a racionalizar o evento.

Às vezes também podem parecer mais distantes, e isso não tem nada a ver com você. É através da impessoalidade que ela toma decisões, não se deixando abalar pela subjetividade. Os princípios e regras são sua fonte de escolhas. 

Há também as sogras que customizam as decisões, modificam a forma de se comunicar, dependendo do interlocutor e atuam de maneira próxima e personalizada.

Se você identifica sua sogra nessa descrição, é provável que ela tenha o sentimento como forma de tomar decisões.

As pessoas que preferem o sentimento são empáticas e acolhedoras. São guiadas por valores e opiniões pessoais.

Isso pode ser uma grande bênção, mas também pode se tornar desafiador, caso seus pontos de vista sejam divergentes. A melhor maneira de lidar com pessoas que preferem o sentimento é ressaltar a importância e o impacto positivo que elas causam em nossas vidas. 

 

Caseme_banner_728x100px

 

Julgamento e percepção (nosso estilo de vida e tipo de sogra)

 

Quando percebemos qual é o estilo de vida preferencial de nossas sogras?

É fácil de identificar as diferentes maneiras de organizar, tanto o casamento, como a vida rotineira. Pessoas que preferem uma vida mais sistemática, planejada e antecipada, costumam ter a preferência pelo julgamento. São organizadas e cheias de lembretes, para garantir que os prazos sejam alcançados com calma.

A sogra com essas características tende a odiar os imprevistos. Por esse motivo, é possível que ela pense em todos os cenários que possam dar errado, a fim de contornar as adversidades. 

As pessoas mais relaxadas, flexíveis e adaptáveis costumam ter a preferência pela percepção. Elas gostam de experimentar o mundo e acreditam no poder do improvável e do caminho. A chegada, para elas, não traz tantas alegrias como o processo.

Sogras com esse perfil têm um jeito divertido e otimista de lidar com o casamento. Vão valorizar mudanças de última hora e lidam bem com a pressão. Elas vão gostar de espontaneidade e abordagens novas. 

 

Conseguiu identificar as preferências de sua sogra?

Em um relacionamento como este, há alguns aspectos que devem ser considerados.

O primeiro é compreender qual é a minha visão de mundo. O segundo é perceber no outro quais são os pontos de congruência e de divergência, que caracterizam personalidades distintas.

Muitos conflitos familiares acontecem porque não prestamos atenção na diversidade de estilos e espelhamos nossas expectativas nos demais. 

A autoconsciência é uma das grandes chaves para lidarmos com as relações. Você tem mais de quatro preferências e sua personalidade é extremamente complexa, mas ter uma linguagem comum para entender as diferenças e ser capaz de se comunicar sobre elas é, em última análise, uma grande contribuição para um relacionamento longo.

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2

 

Se tiver dúvidas deixe nos comentários! E se quiser se aprofundar no assunto, acesse o site da Fellipelli tem muitos artigos legais por lá.

 

 

Leia mais:

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

Madrinha de casamento: Saiba tudo sobre essa convidada especial

Cronograma de casamento: passo a passo em 7 etapas

Deixar um comentário