Realizar seu casamento em uma fazenda se tornou o desejo de muitos casais, sejam eles clássicos ou despojados. Essa grande procura fez com que crescesse muito a quantidade de fazendas abrindo suas porteiras para os mais variados tipos e estilos de cerimônias. Com a possibilidade de incluir belezas naturais e ambientes ao ar livre, se casar na fazenda está em alta!

Os casamentos em fazendas são muito charmosos e cheios de personalidade. Hoje nós vamos apresentar as muitas possibilidades da Fazenda União.

 

Um lugar afastado da cidade, cercado de natureza, cultura e história pode ser a escolha perfeita para seu casamento na fazenda. A Fazenda União é uma opção incrível com casarões do século XIX, da época do ciclo do café. O passado do Brasil Império está impregnado em suas paredes, mobílias e decorações e essa característica torna tudo ainda mais encantador.

No mês de agosto a Fazenda União abriu suas portas para realização de casamentos, festas e eventos e convidou, na semana passada, os maiores players do mercado de casamentos para conhecerem melhor todas as possibilidades que os salões e amplo jardim oferecem para os noivos. Nós do CaseMe contaremos tudo que aconteceu por lá!

 

Construído em 1836, o casarão de 1.000m² da Fazenda União é todo conservado e ambientado com o seu mobiliário original. Uma parede com uma extensa coleção de pratos de titulares nobiliárquicos do Império transcorre a história do Brasil. Antigamente eram feitas louças e talheres para determinadas ocasiões, como o comemorativo do aniversário de 3 anos de D. Pedro II. O Mario, proprietário da fazenda, possui em seu acervo porta talheres de cristal Baccarat feito especialmente para o evento ocorrido, no Palácio São Cristóvão. Sua paixão pelas louças da aristocracia imperial o tornou o terceiro maior colecionador desses itens no Brasil.

 

Outra paixão do proprietário é a arte sacra e sua coleção inteira está catalogada e exposta no Museu de Arte Sacra, dentro da Fazenda União. Itens raríssimos e que recontam a cultura e história do Brasil Império estão neste lugar incrível. Vale conhecer a preciosidade do nosso passado através do museu.

 

Localizada em Rio das Flores, região serrana do Rio de Janeiro, a fazenda possui uma extensa área natural com paisagens exuberantes para o seu casamento. Nas redondezas, cachoeiras, trilhas e mirantes te colocam ainda mais em contato com a natureza.

 

Uma das muitas preciosidades da Fazenda União é a capela em estilo Barroco. Bucólica, rústica e acolhedora, a igrejinha pode ser cenário de uma cerimônia intimista muito romântica. Vitrais coloridos nas janelas criam a ambientação e luz perfeitas, além das incríveis pinturas do teto e no altar serem de uma beleza única. A igrejinha foi construída muitos anos depois do casarão, mas todo o altar é original de outra capela da época Imperial. O responsável por pintar todos os afrescos foi o artista mineiro Jeronimo Magalhães, que também pintou o Memorial Afro – também nas dependências da Fazenda.  

 

A hotelaria da Fazenda União é o nosso destaque. As suítes são excelentes e modernas, com um exuberante mobiliário do período Imperial e peças históricas por toda a parte. As 24 suítes do casarão são divididas em 5 categorias: Suítes Real, Imperiais, Viscondes, dos Barões e Quilombos. Algumas delas são decoradas pelo renomado arquiteto carioca Chicô Gouveia e trazem o conforto e relaxamento necessários para você e seus convidados.

 

Com toda essa estrutura incrível, não precisava de mais nada para o evento ser um sucesso, não é? Mas eles conseguiram nos envolver ainda mais! O encontro bombou nas redes sociais e os convidados compartilharam cada encanto proporcionado pela Fazenda União.

 

Os convidados chegaram pela manhã e foram recepcionados em seus quartos com brindes personalizados pela Arroz de Festa. Antes do almoço o Mário deu uma aula de história através das mobílias e utensílios da casa principal, que guardam muitas memórias e são fantásticos!

O entardecer foi o momento especial do chá da tarde, embalado pelo som do DJ Mau e Breno Sax, que compôs uma música barroca especialmente para o encontro. Presenteados por um pôr do sol exuberante, as conversas foram sobre a beleza de poder casar naquele lugar abençoado e todo o encanto que presenciaram durante o dia. As luzes do sol se pondo na Fazenda criam um ambiente completamente romântico e lindo para a sua cerimônia.

 

Seguindo o ritmo de encantamento pela maravilhosa recepção, foi servido o jantar. Oferecido pelo chef Marcos Rodrigues, que assina o menu do restaurante NaTulha, as delícias preparadas nos deixam com água na boca até hoje. O NaTulha é uma opção interessante para o buffet do seu casamento, e atende até 150 convidados, embora não seja uma obrigatoriedade contratá-lo.  

 

O salão para até 250 convidados, onde os casamentos maiores podem acontecer, é lindo. Todo com o estilo de época, que é a padronagem de toda a estrutura da Fazenda União, este salão pode ambientar perfeitamente o seu casamento clássico em grande estilo.

 

Além de tudo isso, a Fazenda União tem um dono super querido, o Mário, que adora contar singularidades da nossa história e conversamos à beça sobre as pérolas da nossa cultura. Neste dia aprendemos significados de expressões corriqueiras como “fazer nas coxas” e “pé rapado”. Ele está sempre muito disponível para compartilhar essas histórias e bater um papo com seus hóspedes! É uma delícia.

 

▸ Confira mais fotos do incrível Giovaíni Garcia. Os registros desse encontro ficaram um máximo!

 

Todo esse espaço pode contar também a sua história de amor. Com uma imensa variedade de locais e para todos os tamanhos de casamento, a Fazenda União tem uma equipe mega acolhedora e preparada, acomodações incríveis e um cenário que não precisamos nem falar! Você e seus convidados poderão passar dias imersos em história, romantismo, natureza e muito encantamento.

Já imaginou todo o seu casamento neste lugar incrível?

 

O evento recebeu o apoio de um time excelente:

▻ Fotografia: Giovani Garcia

▻ Filme: HawaFilms

▻ Decoração: Renata Garboni

▻ Papelaria: Arte Tutti Papelaria

▻ Buffet: Restaurante NaTulha by Chef Marcos Rodrigues

▻ Música: DJ Mau

▻ Sax: Breno Morais

▻ Brindes: Arroz de Festa – Acessórios Personalizados

▻ Vinhos: Vinheria Jardim Botânico e GRK Products

▻ Doces: Brigadeiros Roberta Monteiro

▻ Apoio: GRK Products

 

 

Leia mais:

Locais para casar na serra do Rio

Terrários – como usá-los no seu casamento

5 histórias de amor inspiradoras

 

 

Deixar um comentário