Mais do que tradição, as fotografias do casamento são a garantia de que você terá guardado os momentos mais felizes e emocionantes do seu dia. 

Mas… emoção e beleza cada um enxerga da sua maneira.

 

Como escolher os fotógrafos que te emocionarão ao contar a sua história?

Tarefa difícil? Nem tanto.

 

No Brasil temos excelentes fotógrafos, muitos estilos marcantes e pessoas maravilhosas na arte e na simpatia.

 

No final da matéria tem uma lista com os profissionais mais vistos por aqui no CaseMe, ou seja, os mais escolhidos para os casamentos mais lindos do Brasil.

 

Neste post vou te mostrar alguns caminhos para você apurar o olhar e observar os detalhes fundamentais ao escolher um profissional para assumir essa função tão importante: de fazer as fotografias do seu casamento.

 

Vou falar de luz e contraste, perspectiva, o que perguntar na reunião, como ajudar o fotógrafo a fazer o melhor trabalho e muitas fotos lindas para te inspirar.

 

Vamos lá?

 

 

“As fotos são como mapas que apontam os caminhos da memória”

– Rafael Karelisky (BA)

 

Vou separar esta matéria em duas partes. Na primeira vou falar do aspecto artístico, como escolher o melhor profissional de acordo com o estilo do fotógrafo.

 

Depois vou bordar temas práticos para a contratação: equipes, modelos de álbuns, horas extras e outros detalhes importantes para fechar contrato com alguém que vai fazer a cobertura fotográfica do seu casamento.

Fotografia é desenho com luz, portanto entender a luz da foto é uma das principais formas de perceber o seu gosto.

Depois vem o ângulo, o enquadramento e o enfoque que o fotógrafo dá à cena que está acontecendo. Como ele escolhe contar a história.

E por fim vou falar sobre a condução do fotógrafo no casamento, como essa pessoa vai interagir com vocês para extrair o melhor deste dia e da personalidade do casal.

 

Luz, conteúdo e relacionamento são os 3 pontos que eu sugiro que você adote como referência para escolher o “tipo de fotógrafo” certo para o seu casamento.

Depois desta escolha, avalie os aspectos técnicos do contrato, que também vamos ver adiante.

Luz na Fotografia de casamento

 

Seu casamento será durante o dia ao ar livre ou em espaço fechado durante a noite? Essa definição é crucial para a escolha do seu fotógrafo. 

Existem fotógrafos que farão fotos espetaculares em qualquer circunstância. Mas, em geral, existem os especialistas em casamentos ao ar livre, que gostam mais de trabalhar com luz natural e os mestres em criar cenários com luz artificial, que viram verdadeiras obras de arte.

Isso significa que eles não possam trocar cenários e fazer um casamento ao ar livre ou um lindo clássico em um salão fechado? Podem. Existem fotógrafos super completos que fazem os dois muito bem.

Mas, se vocês não tem ainda um fotógrafo preferido, eu indico dar “o piano para o pianista e o violão para o violeiro, mesmo que eles saibam tocar todos os instrumentos”. Cada fotógrafo tem sua especialidade, sua zona de criação. 

 

Além da luz natural versus luz artificial, você pode perceber a intensidade do contraste nas fotos.

Tem fotógrafos que minimizam o contraste, buscam um tom mais suave para a fotografia, quase um impressionismo. Neste estilo muitas vezes as fotos são tão clarinhas que parecem que estão de véu, ou são “desbotadas” como se já nascessem com cara de lembrança.

 

Outros já dão um tom mais dramático para a fotografia, intensificando o contraste. Trabalham luz e sombra para trazer uma expressão bem marcante que ressalta o assunto.

Mas é claro que não existem só os extremos. Muitos fotógrafos buscam o equilíbrio na luz para que o assunto conte a história, sem o protagonismo de uma luz marcante. 

Mesmo em casamentos sem luz natural, existem diferentes formas de trabalhar a iluminação da fotografia. Alguns preferem usar lentes bem clarinhas para ressaltar e ampliar a luz que já existe no ambiente. Outros preferem usar equipamentos de iluminação e criam verdadeiros estúdios ambulantes.

Se você prestar atenção nas fotos abaixo vai perceber que a primeira, da Georgeana Godinho, tem uma luz “natural” que vem do ambiente, uma luz captada pela abertura da lente. Essa opção tem um desdobramento onde o fundo geralmente será desfocado. Já a segunda e a terceira foto estão iluminadas com equipamentos de luz e por isso o fotógrafo consegue manter toda a cena focada, ele consegue inclusive manter todos os planos iluminados com a mesma intensidade, ou não. O fotógrafo que usa luz artificial terá mais controle sobre a imagem que deseja. E quem capta a luz do ambiente terá mais naturalidade no resultado.

O que você prefere?

 

 

Composição na Fotografia de casamento

 

Existem fotógrafos com uma pegada mais artística e outros que focam seus esforços no registro de todos os momentos. Raramente esses dois universos serão bem atendidos por uma mesma pessoa. Identifique o que é importante para vocês.

Vocês são do tipo que querem ver cada pessoa, cada momento, cada detalhe do casamento nas fotos ou imaginam receber fotos icônicas, artísticas, que simbolize o seu dia?

Você privilegia o registro dos momentos expontâneos ou uma composição artística na fotografia? Veja as fotos abaixo, e se você se encantar, vale se organizar para identificar como expectativa e realidade se encontrarão na logística do dia do seu casamento. 

Tudo é possível se vocês souberem o que desejam e planejarem direitinho com o fotógrafo. Fotos artísticas que aproveitam o cenário do seu casamento são possíveis quando o fotógrafo tem esse olhar, e vocês e o cerimonial dão condições para que o fotógrafo crie.

As fotos com composições elaboradas dependem de tempo, artigo raro em uma festa de casamento. Se vocês acharem que vão ficar ansiosos para entrar na festa, podem deixar algumas fotos mais criativas para o ensaio de casal ou um Trash The Dress.

Além da composição expontânea versus um cenário fabricado, existe uma tendência na escolha de como o assunto vai se relacionar com o cenário. Muitos fotógrafos como o Rick Arruda e o Rodrigo Sack são incríveis para revelar a beleza das pessoas, eles parecem que tem o poder de enxergar a melhor (e mais sexy) versão das mulheres e dos homens; sem nenhuma vulgaridade. E nestes casos o cenário é quase irrelevante, eles fazem milagres onde quer que estejam.

Já o Celso Junior e o Bruno Stucket, por exemplo, enxergam o mundo através de um viés arquitetônico incrível que tira o fôlego e dá vontade de pendurar na parede da sala – seja quem for o “fotografado” – afinal a arte é o cenário que se relaciona com as pessoas.

Nem toda foto é uma escolha entre colocar o enfoque no cenário ou no modelo, mas como o ambiente vai se relacionar com as pessoas na foto é sempre uma escolha. Olha os exemplos abaixo.

São cenas parecidas com linguagens bastante diferentes. Perceba quando o fotógrafo escolhe colocar as pessoas em perfeita exposição, sem interferência dos objetos e da luz do ambiente e quando ele usa esses recursos (luz e objetos em cena) para contar a história deste momento. 

Não posso deixar de falar também das fotos com efeitos, se você gosta deles, converse com seu fotógrafo e mostre quais te chamam atenção, assim você aponta um caminho por onde a criatividade dele possa fluir. Veja alguns exemplos interessantes e simples de reproduzir em diversos ambientes.

 

 

Fotos expontâneas já não são mais consideradas algo inovador ou irreverente, mas foi há bem pouco tempo atrás. E para falar a verdade ainda não são todos os fotógrafos que fazem fotos expontâneas com qualidade. Tem fotógrafos que sabem esperar para tirar o melhor click do momento.

 

Banner-Crie-Seu-Site-Grátis-CaseMe-Site

Relacionamento fotógrafos e noivos

 

Se você pensa que é com o cerimonial que você mais vai interagir no dia do seu casamento, você está errada. Será com o fotógrafo. 

Empatia e bom relacionamento com esse profissional é muito importante, nem preciso dizer. Mas o que você precisa saber para não errar, tendo tão pouca convivência antes do casamento? Só uma reunião as vezes não é suficiente para saber o real temperamento do profissional, não é mesmo?

 

Vale uma boa análise da comunicação dele nas redes sociais, acho que grande parte da vibe de um profissional dá para ser percebida em posts, lives e stories. Mas… sabemos que essas fontes são contaminadas com um verniz de quem sabe que está sendo avaliado. Então, para não levar gato por lebre, foque em perceber na reunião essas 3 características para alinhar temperamentos e expectativas. 

 

1- Formal ou informal

 

Qual a sua expectativa sobre a formalidade desta relação? Você imagina uma equipe que entra na turma, vive a festa e vira amigo da galera ou espera uma equipe descontraída mas que tenha um comportamento menos expansivo? 

 

2- Alinhar prioridade com o fotógrafo 

 

Os fotógrafos que valorizam seu trabalho geralmente puxam sardinha para o seu lado e demandam mais tempo e atenção do que esperado.  

Minha sugestão é que, se você ama fotografia, você se prepare e realmente dedique o tempo necessário. Não vale no dia do casamento dizer que não quer “perder esse tempo” e exigir depois as fotos incríveis que você tinha imaginado. 

Tem fotógrafo que exagera e esquece que ele está inserido em um contexto maior, o seu casamento. Se a sua intenção não é demorar muito fazendo as fotos protocolares ou não quer que o fotógrafo interfira muito no seu dia, você precisa saber enxergar essas características nele. 

 

3 – Intimidade

 

O making of da noiva é um momento muito íntimo e quanto mais liberdade você sentir com o profissional que você está escolhendo, melhor! Existem fotógrafos com um enfoque mais sensual que outros, tente observar se haverá empatia nesse assunto entre vocês.

 

 

O que saber antes de contratar o fotógrafo do seu casamento

 

Tempo de cobertura e equipe

 

Estes são os aspectos básicos do serviço, por quanto tempo e quantas pessoas estarão presentes no casamento. É importante entender quanto custa a hora extra, quando começará a contar e se vocês podem escolher o horário que o trabalho começa e termina. É bem importante fazer um contrato para não ter mal-entendido depois.  Alguns fotógrafos esperam que a hora extra já seja combinada antes e podem não seguir com o trabalho se avisados somente na hora. Converse sobre isso com seu fotógrafo.

Sobre a equipe o mais importante é dimensionar a sua expectativa com relação à cobertura de todos os momentos ou não. Se você é daquelas que gosta de trocentas fotos de todo mundo em diversos momentos e cada detalhe documentado, vale contratar mais fotógrafos e inclusive distribuir funções como ficar com as mães por algum tempo para tirar fotos com a família, mesmo sem os noivos.

 

Cuidado para não cair no erro de pensar que quanto mais fotógrafos, melhor. Isso não é verdade. Todos precisam de espaço para trabalhar e um volume de pessoas fazendo as mesmas cenas só atrapalha. Converse com seu fotógrafo para dimensionar corretamente e distribuir as pessoas, sem que vire uma luta de vários fotógrafos pelo mesmo ângulo.

 

 

Álbum e escolha das fotos

 

Devemos contratar o álbum agora que estamos com tantos gastos com o casamento? Minha opinião é que sim, com certeza você deve fechar o álbum agora.

Primeiro porque esses preços não são confiáveis, podem aumentar muito com o tempo e você sempre terá uma desculpa (real) para não investir no álbum de casamento. Mas no futuro haverá uma desvantagem… você será recém-casado e o assunto casamento terá sido tão intenso por um tempo que quando termina essa fase você acaba voltando para tudo o que ficou em suspenso. E o assunto casamento vai parar no final da fila na sua escala de prioridades.

 

Aproveite agora, quando o casamento é a sua prioridade e você está construindo as memórias desta nova família. Depois, pode ficar para depois – para sempre.

 

De todo o investimento emocional e financeiro depositado em um casamento, o que sobra são as memórias e os registros do casamento. Fotografia de casamento é um símbolo que atravessa e conta a nossa história.

 

Seguem 1o perguntas para te ajudar na reunião com seu fotógrafo:

 

1- Você fotografa o making of  da noiva? E do noivo? Está incluído no orçamento?

 

2- Com quantas horas de antecedência você chega no making of ?

 

3- Quantos fotógrafos irão no evento?

 

4- É você mesmo que vai fotografar o meu casamento, ou será uma equipe?

 

5- Você faz as fotos protocolares tradicionais com família e padrinhos?

 

6- Existe limite de horário ou você fica até o final da festa, como funciona a hora extra?

 

7- Você vai me entregar todas as fotos ? Existe limite de clicks?

 

8- Receberei todas as fotos em alta resolução? Você trata as fotos?

 

9- Em quanto tempo receberei as fotos e o álbum?

 

10- Meu noivo não gosta muito de fotos, o que podemos fazer?

 

Estas são as perguntas frequentes, se você tiver outra pergunta boa, me ajuda a melhorar esta lista. Manda nos comentários abaixo! ; -)

Fotógrafos que mais se destacaram no CaseMe, nos últimos anos:

 

BA

♦︎  Dois em um Fotografia

@doisemumfotografia

PR

♦︎ Adalberto Rodrigues

@adalbertorodrigues_

MG

♦︎ Alexandre e Cristina Lima    

@alexandremaiscristinalima

RJ

♦︎ Alexandre Rechtman     

@rechtman

SP

♦︎ Aloha Fotografia   

@alohafotografia

SC

♦︎ André Vanzin

@vanzin

SP

♦︎ Anna Quast e Ricky Arruda    

@annaquast   @rickyarruda

SP

♦︎ Barbara Dutra      

@barbaradutra

PE

♦︎ Bosquinho Lacerda    

@bosquinho_lacerda

ES

♦︎ Brenda e Cristiano

@brendasangifotografia

ES

♦︎ Brunella Rios & Léo Simões   

@brunellarioseleosimoes

RJ

♦︎ Bruno Ryfer   

@brunoryfer

SP

♦︎ Bruno Stuckert

@stuckert

SP

♦︎ Carol e Marco Costa

@marcocostaphoto    @mcostaphoto

PA

♦︎ Carol Marques

@carolmarquesfotografia

DF

♦︎ Celso Junior   

@celsojuniorfoto

AL

♦︎ Chico Brandão    

@chicobrandao

SP

♦︎ Cissa Sannomiya

@cissafotografia

SP

♦︎ Cleiton Tiburcio Fotografia

@cleiton_tiburcio_fotografia

RJ

♦︎ D51 Fotografia

@d51fotografia

SC

♦︎ Davi Nascimento

@dnfotos

SP

♦︎ Edu Federice   

@edufederice

AL

♦︎ Estúdio Jr Lima

@estudiojrlima

GO

♦︎ Estudio Maria Celia Siqueira   

@estudiomariaceliasiqueira

SP

♦︎ EukaWeddings

@eukaweddings

SP

♦︎ Fernanda Scott    

@fernandascott

SP

♦︎ Fernanda Scuracchio

@fernandascuracchio

BA

♦︎ Fernando Souza

@fersoulza

SP

♦︎ Flavia Vitoria Photo    

@flaviavitoriaphoto

RJ

♦︎ Georgeana Godinho     

@georgeanagodinhofotografia

RJ

♦︎ Giovani Garcia

@giovanigarcia

GO

♦︎ Gouveia Photo Art

@gouveiaphotoart por @marukphoto 

AL

♦︎ Gustavo Sarmento     

@gustavosarmento

RJ

♦︎ Jorge e Larissa Ribas   

@ribasfotoevideo  

SC

♦︎ Junior Alm

@almjunior

RN

♦︎ Junior Barreto    

@_juniorbarreto_

RJ

♦︎ Love Shake      

@loveshake.photo

GO

♦︎ Luca Antunes    

@lucaantunesfotografia

SP

♦︎ Lucas Lima   

@lucaslimafotografia

MG

♦︎ Mana Gollo

@managollo

SC

♦︎ Marcelo Schmoeller      

@mschmoeller

RJ

♦︎ Marina Fava Fotografia   

@marinafavafotografia

MG

♦︎ Megazap

@estudiomegazap

SP

♦︎ Nadia Szajubok Fotografia

@nadiaszajubok

MG

♦︎ O Novo Dia por Leca Novo

@onovodia      @lecanovo

MT

♦︎ Objetiva Fotos

@objetivafotos

BA

♦︎ Rafael Karelisky        

@rkarelisky

SP

♦︎ Reidie Cavaglieri    

@reidiecavaglieri

SP

♦︎ Rejane Wolff     

@rejanewolff

RJ

♦︎ Renata Xavier

@renataxavierfoto

SP

♦︎ Ricardo Hara Foto e Filme

@ricardoharafotografia

PE

♦︎ Ricardo Nascimento   

@ricardonascimentophotos

SP

♦︎ Roberto Tamer

@robertotamer

SP

♦︎ Rodolfo Santos    

@rodolfosantosfotografo

RJ

♦︎ Rodrigo Sack    

@rodrigosackfotografia

RJ

♦︎ Sabrina Vasconcelos   

@sabrinavasconcelosphotos

BA

♦︎ Sotter Fotografia

@sotterfotografia

RJ

♦︎ Studio Couplé   

@studiocouple

RJ

♦︎ Studio Laura Campanella    

@lauracpcs

BA

♦︎ Tiago Saldanha Fotografia

@tiago.saldanha

SP

♦︎ Torin Zanette   

@torinzanette

RJ

♦︎ V Rebel Cinema One         

@vrebelcinemaone

 

 

Gostaria de deixar aqui um agradecimento enorme a todos vocês, fotógrafos, que nos dão fotos incríveis para contar as histórias dos Casamentos Brasileiros. 

Ficou alguma dúvida? Quer conversar sobre esse post? Mande uma mensagem aqui embaixo que eu respondo pessoalmente ; -)

 

Leia também:

O que esperar do seu filme de casamento?

Pré Wedding: Dicas e Inspirações

 

2 comentários “Fotografia de casamento: conheça quem faz as melhores do Brasil

  1. Dicas valiosas, eu como Fotográfo de casamento posso dizer que com essas dicas ajudam muito na procura pelo fotógrafo.
    Adorei a matéria

    Resposta

Deixar um comentário