“Ano Novo, Vida Nova” e “Esse ano será TUDO diferente”  são frases e expressões muito usadas nessa época em que projetamos novos “desafios” para o ano que chega, e por isso nosso papo vai ser sobre como incorporar atividade física na sua rotina nesse ano que se inicia, um dos maiores desafios, principalmente depois de tantas festas.

Para quem nunca fez nenhum tipo de atividade física, no início vai aparecer uma certa insegurança mas lembrem-se, ninguém nasce sabendo falar, andar ou correr. Você vai precisar ter algumas pessoas ao seu lado para lhe orientar e ajudar; no mínimo um médico, para exames e avaliações prévias ao início do projeto, e um profissional de Educação Física, para a elaboração e prescrição da rotina de treinos. Sim rotina, pois assim você alcançará os benefícios dos exercícios regulares (já mencionados em postagens anteriores).

Você não precisa dedicar horas do seu dia com exercícios, nem tão pouco ter dor ou sofrimento para melhorar sua qualidade de vida. A atividade física precisa apenas de ser regular para promover alterações e melhoras físicas, fisiológicas e psicológicas.

O mais difícil será conseguir conciliar o POSSO (o que você pode fazer), PRECISO (o que você precisa fazer) e QUERO (o que você quer fazer). Normalmente eles não caminham juntos, mas em uma conversa inicial e, após ver seus exames, o profissional de Educação Física tentará equilibrar essas três situações.

No início do seu programa de atividades físicas será muito importante levar em consideração o Fator Motivacional, pois, segundo inúmeras pesquisas, ele é o maior causador de abandono a uma rotina de treinos. O nível de prazer que você tem praticando determinada atividade o levará a suportar melhor o processo de treinamentos.

A rotina de treinos deverá ter frequência, duração e intensidade definidas pelo profissional de Educação Física de acordo com seus objetivos e suas capacidades (POSSO, PRECISO, QUERO), mas não se iluda, você terá que “contribuir” com uma cota de sacrifício para alcançar suas metas.

Uma rotina inicial deverá ter:

›   Frequência: pelo menos 03 vezes por semana, se conseguir incluir mais dias, isso irá ajudar a reduzir o tempo de conquista dos benefícios da atividade física, mas terá que ter um maior controle dos dois itens a seguir.

›   Duração: com apenas 30 minutos diários é possível aproveitar todos os benefícios da atividade física, não há a necessidade de um programa inicial de treinos ter uma duração muito maior, porém isso dependerá de sua frequência.

›   Intensidade: moderada a forte, a atividade deverá ter alguma intensidade ao ser feita (você percebe que consegue fazer a atividade desejada, porém com um pouco de dificuldade, sem exageros), que esteja de acordo com as suas capacidades.

Infelizmente os resultados não virão logo em seguida ao início dos seus treinos (depois de um dia de corrida não estará mais magro, de outro de musculação não estará mais forte, …). Os primeiros resultados só serão realmente visíveis depois de mais ou menos oito semanas de atividade, mas entre 06 e 12 sessões de treinos você já poderá perceber e sentir algumas alterações como:

»  Melhora da qualidade do sono.

»  Menos cansaço para realização das rotinas diárias.

»  Aumento da sensação de bem estar geral e da autoestima.

Controlar alimentação e hidratação são fatores importantes que contribuem para que você alcançar seus objetivos. Não faça dietas ou controles alimentares sem uma orientação profissional.

Se possível procure ambientes climatizados e abrigados para praticar seus treinos, será mais prazeroso e seguro.

Aprenda a ouvir seu corpo, pode ser que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada.

LEMBRE-SE:

NUNCA pense em “tirar o atraso” de um longo período de inatividade ou sedentarismo em um curto prazo, pois isso pode lhe trazer problemas e/ou lesões e você terá que interromper suas atividades para se recuperar.

– Quanto antes você começar mais benefícios você terá.

Tornarmos mais ativos é um investimento no futuro. Tenha um EXCELENTE 2017!

 

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