Lua de Mel em Algarve, Portugal

Indo muito além de Lisboa e daquelas paisagens urbanas que marcam os cartões-postais de uma Europa antiga, Portugal guarda alguns tesouros naturais que têm atraído cada vez mais visitantes em busca de um estreito contato com a natureza. No sul do país, Algarve é um desses destinos, um refúgio à beira-mar que inspira romance e tranquilidade com as suas praias e cenários idílicos, formados pelas águas azuis do Atlântico, falésias altíssimas e areias douradas que contornam suas margens. Lá, o sol brilha praticamente o ano todo, mantendo um clima quase sempre perfeito para aproveitar as atrações naturais da região e fazendo do destino um must go em Portugal para os casais em lua de mel. 

Vamos conhecer mais sobre este destino e saber onde ficar, comer e passear? Confira as dicas da Teresa Perez Tours.

Até no inverno Algarve tem clima ameno. Em todas as estações, o mar límpido e calmo é um convite indispensável para práticas aquáticas e passeios de barco. Surfe, windsurfe e vela estão entre algumas das atividades mais praticadas na região, que também propicia uma ótima infraestrutura para que a fauna e a flora sejam exploradas navegando, sugerindo vistas espetaculares e uma experiência digna de honeymoon. 

A gastronomia local também é influenciada pela proximidade do oceano. Com diversos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, a região tem sua culinária marcada por ingredientes frescos, colhidos no mar à sua volta e valorizando a cozinha mediterrânica. Peixes, mariscos e vários outros frutos do mar estampam a maioria dos cardápios, combinados a temperos regionais e a saborosas especiarias da tradição portuguesa. A geografia do Algarve, aliada às boas temperaturas e a qualidade do solo, também é propícia para a produção de vinhos. Não é muito difícil encontrar ótimos rótulos na região, que costumam ser harmonizados com os pratos servidos nos restaurantes.

E não é apenas a natureza que define as paisagens algarvias. Sua charmosa arquitetura também chama atenção, com igrejas centenárias e monumentos históricos que contrastam com as belezas nativas. Faro, por exemplo, é a cidade em que há a maior quantidade de construções icônicas para se visitar em Algarve, abrigando riquezas arquitetônicas que mesclam diversos estilos e combinam características de várias épocas distintas. Faro ainda é destaque, não só por ser a capital da região, mas também por uma série de atrações imprescindíveis para quem quer conhecer um pouco mais desse lado tão autêntico – e apaixonante – de Portugal. 

Mas a capital não é o lugar mais badalado de Algarve. Embora muito tenha a oferecer em questão de entretenimento e diversão, é Albufeira quem detém os ares mais cosmopolitas de lá. Embora Faro nada fique a desejar com relação à natureza exuberante, a vida boêmia e noturna de Albufeira proporciona um roteiro mais movimentado aos recém-casados que procuram uma viagem cheia de agito. 

 

Faro 

Fronteira com o Parque Natural da Ria Formosa, a capital de Algarve é repleta de charme e tradição. Um dos lugares mais visitados do sul do país, concentra grandes riquezas naturais, além de ser a cidade com o maior número de monumentos históricos da região algarvia. A Catedral da é um dos destaques arquitetônicos da cidade, construída no século 18 e privilegiando traços do estilo gótico espanhol. Mas a Igreja do Carmo e a Capela dos Ossos chamam tanta atenção quanto. Considerada uma das construções religiosas de maior importância nacional – e talvez uma das mais belas –, a catedral conta com elementos barrocos e decoração em talhas de ouro originalmente brasileiros, exibindo uma majestosa arquitetura interior e uma fachada realmente bonita. Mas a principal atração da igreja é a Capela dos Ossos, forrada com mais de mil esqueletos e crânios de antigos monges. O Museu Municipal de Faro e o Museu Regional do Algarve, que apresentam muito da cultura local, também são ótimas opções de passeios para os casais interessados na história da cidade.  

Para os amantes da natureza, Faro também tem muito do que se orgulhar. Suas praias são um verdadeiro refúgio para escapar da turbulência urbana, com um oceano de águas calmas formado por vários tons de azul. A Ilha Deserta é uma das praias mais encantadoras da cidade. Fazendo jus ao seu nome, o lugar quase não é frequentado, mantendo assim uma beleza genuína e um meio ambiente praticamente intocado. A sossegada Ilha da Culatra, de águas cristalinas e com vida selvagem abundante, também é uma ótima pedida para quem ama destinos praianos. E a Praia do Faro, embora sendo a mais popular da capital, não deixa de ser uma boa opção para aproveitar o clima temperado do destino, com sua extensão de areia delimitando a reserva Ria Formosa. Todas elas exibem uma beleza generosa e são panos de fundo perfeitos para inspirar um clima especial, seja passeando de barco ou simplesmente aproveitando o mar com windsurfe e vela.

Ilha-Deserta-Faro-I-750x475

Mas o verdadeiro tesouro de Faro é o Parque Natural da Ria Formosa, reserva protegida que abrange uma área de quase 19 mil hectares se estendendo até outras cidades de Algarve. Dona de uma vegetação espetacular e lar de espécies endêmicas, não à toa está entre uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. A reserva também é conhecida como uma das áreas mais importantes do país para a observação de aves, com mais de 20 mil tipos aquáticos e espécies portuguesas raras, como a Galinha-sultana, eleita símbolo do parque, e os emblemáticos flamingos coloridos. Animais em extinção, a exemplo do camaleão, do cavalo-marinho e do Cão d’Água Português, raça originada em Algarve comumente utilizada por pescadores, também podem ser encontrados por lá. 

Albufeira 

No centro de Algarve, Albufeira se destaca principalmente pelas praias, mas sem deixar de lado os seus ares cosmopolitas. Mais movimentado que as demais cidades da região, o lugar é bem bacana para os casais que apreciam vida noturna, reunindo mais de cem restaurantes, nightclubs e bares que se espalham no seu movimentado Centro Histórico, marcado por ruas estreitas, casas caiadas e um charme típico das tradições portuguesas. 

Sua natureza não fica para trás se comparada a qualquer outro destino de Algarve. A Praia dos Pescadores, por exemplo, era marcada por coloridas embarcações de pesca artesanal, que estampavam suas areias douradas até se transferirem para o novo porto na marina de Albufeira. É dessa marina que também partem os passeios de barco, que propiciam atividades como pesca em alto mar e até observação de golfinhos. O mar turquesa da Praia do Peneco, que mais se assemelha a uma piscina natural, e a tranquilidade da Praia do Inatel, refletida nas suas águas com lindas falésias ao redor, devem ser encaixadas no roteiro daqueles que buscam contato direto com o oceano. 

Praia-dos-Pescadores-Albufeira-I-750x475

Em Albufeira, a vida social é vibrante. Parte disso deve-se à cena gastronômica sempre em movimento, já que a cidade é dona de alguns dos melhores restaurantes de Algarve. O Vila Joya, por exemplo, que está de frente para o mar e é marcado por duas estrelas do Guia Michelin, investe em pratos clássicos e contemporâneos, reinterpretando receitas europeias com toques mais modernos e acrescentando o sabor de Algarve para torná-lo conhecido mundo a fora. A cozinha do Ocean também é um destaque estrelado, e privilegia ingredientes colhidos na costa de Algarve para a criação de sua culinária criativa, sempre dedicada a frutos do mar, peixes e temperos locais. O charme e a sofisticação dos restaurantes na cidade também impressionam, valorizando ambientes intimistas que tornam o date ainda mais significativo e especial, tornando a experiência culinária local uma parte realmente inesquecível da viagem a dois. 

 

ONDE COMER

 

⇒ Gusto by Heinz Beck (Aproximadamente 20 minutos de Faro)

Com cardápio assinado pelo chef Heinz Beck, o restaurante estrelado pelo Guia Michelin é um dos destaques da cidade. Valorizando a cozinha mediterrânica e investindo em técnicas modernas, a casa se inspira no estilo escandinavo para compor seu design e conta com alguns elementos de vanguarda. Contemporâneo e intimista, o elegante restaurante também possui um menu exclusivo de charutos cubanos e uma carta de vinhos selecionada a dedo. 

 Restaurante-Gusto-by-Heinz-Beck-I-750x475

 

São Gabriel (Aproximadamente 25 minutos de Faro)

O São Gabriel tem uma estrela Michelin e seu design clássico, com decoração minimalista e acolhedora, chama a atenção tanto quanto a sua culinária criativa. Tons quentes e cores suaves estampam a mobília e os detalhes elegantes da casa, que aposta nos sabores algarvios e prioriza a identidade gastronômica de Portugal. 

 

Vila Joya (Albufeira)

O chef Dieter Koschina está à frente da cozinha do Vila Joya, restaurante que reinterpreta clássicos europeus acrescentando toques modernos a essas receitas tradicionais, preparadas sempre com produtos locais que acentuam o sabor de Algarve no cardápio. Com duas estrelas Michelin, a casa exibe ambiente clássico e elegante, combinado a uma vista panorâmica para o mar do Oceano Atlântico.

 Vila-Joya-Restaurante-I-750x475

Ocean (Albufeira)

Ocean também é dono de duas estrelas Michelin, e seus ingredientes frescos são colhidos diariamente na costa de Algarve. Privilegiando tons de azul e branco, o restaurante tem decoração sofisticada e conta com uma vista magnífica do Oceano Atlântico, que complementa ainda mais a experiência gastronômica de quem o visita.

ONDE FICAR

Anantara Vilamoura Algarve Resort

Elegantes e contemporâneas, as espaçosas suítes do Anantara Vilamoura, algumas delas com varandas particulares, proporcionam vistas incríveis para os campos de golfe, jardins e piscinas. Além do Purobeach, bar pé na areia no estilo clube de praia, outras opções gastronômicas bem sofisticadas se destacam, como os restaurantes Victoria, Emo e Ria. O Anantara Vilamoura também conta com localização privilegiada, próxima a grandes campos de golfe – a exemplo do Victoria Golf Course, considerado por alguns praticantes um dos melhores da Europa. As atividades relaxantes do Anantara Spa, que se inspira em técnicas tailandesas, também são ideais para quem está em busca de tratamentos revigorantes. 

Vila Joya – Home Restaurant & Spa

Construído em estilo mouro e com um design que faz lembrar os palácios orientais, o Vila Joya está cercado por uma exuberante natureza local, com vista panorâmica para os tons de azul que compõem o Oceano Atlântico e uma localização privilegiada dos melhores campos de golfe da região. As suítes também estão de frente para o mar, e priorizam o conforto dos hóspedes em meio a uma atmosfera elegante e de design sóbrio. Na lista de atrativos, os casais podem aproveitar os tratamentos do Vila Joya Spa, dedicados ao bem-estar do corpo e da mente, à revitalização das energias e ao relaxamento completo. O restaurante Vila Joya, estrelado pelo Guia Michelin e comandado pelo chef Dieter Koschina, é o destaque gastronômico principal do hotel. 

Gostou? Quer ver algum destino específico? Manda um email para gente, contato@caseme.com.br. 

teresa-perez-tours-e-caseme-750x111

 

Leia mais:

Lua de Mel em Portugal – Alentejo

Roteiro do dia do casamento

Lua de Mel em Paris

 

Deixar um comentário