Atire a primeira pedra quem nunca procurou dicas de maquiagens com especialistas ou até mesmo na internet. Eu sou fã do “do it yourself“, amo aprender a fazer make e penteado sozinha com tutoriais na internet. Pensando nisso resolvi escrever sobre maquiagem, não adianta investir em bons produtos se não souber como usá-los. Confira aqui como preparar e o passo a passo para uma pele perfeita!

Muitas preferem não arriscar, e não ter trabalho, e correm direto para um salão. Mas você não vai marcar hora com um maquiador para ir apenas jantar com as suas amigas né? Existem diversas situações que permitem abrir mão de um profissional. Aprender é sempre válido e o segredo para uma boa maquiagem é treino.

A maquiagem é uma grande aliada as mulheres, ela realça pontos fortes e disfarça as imperfeições. No entanto não existe uma boa maquiagem sem uma boa preparação da pele, certo?

 

Mãos à obra: limpar, hidratar e proteger a pele.

 

Lavar o rosto é fundamental para eliminar a oleosidade e as impurezas.

– Todos os tipos de pele precisam ser hidratados, uns mais e outros menos.

Protetor solar sempre!

* Confira aqui o post da Dra. Tatiana Barreto Lemos para saber qual é o seu tipo de pele.

Etapas cumpridas? Estas irão ajudar a fixar melhor a maquiagem na sua pele, mas claro que não podemos deixar de lado o famoso “primer“.

 

→ Primer

primers-maquiagem-caseme-750x400

A palavra primer vem do inglês “to prime“, significa uma primeira camada preparatória, ou seja, um produto utilizado antes da maquiagem. Sua função é uniformizar a pele, diminuir a oleosidade, fechar os poros e fixar a maquiagem por mais tempo. Maravilhoso né? O primer cria uma espécie de filme protetor transparente sobre a pele, esta fina camada impede que a oleosidade da pele entre em contato com a maquiagem.

O segredo na hora de aplicar o produto é pegar leve na mão e espalhar bem o produto por todo o rosto com a ponta dos dedos como se fosse um hidratante, inclusive pálpebras e lábios, e esperar secar antes de aplicar a base.

Hoje é possível encontrar no mercado primer específicos, como:

◊ HD: É o mais indicado para fotos e filmagens, pois é onde se nota maiores resultados, ele disfarça linhas e poros, controla o brilho da pele e deixa a pele mais macia. Sua textura se assemelha com a de um protetor solar.

◊ Siliconados: não é o mais indicado para peles oleosas, com a textura de um gel transparente, deixa a pele macia e aveludada.

◊ Poros dilatados: Com uma consistência de um creme mais grosso e seco, disfarça os poros dilatados.

◊ Disfarce óptico: É a versão mais leve dos para poros dilatados, e sua consistência é  de um creme que varia entre mais denso e mais suave

Multi-funções: Basicamente cumpre todas as funções em um único produto, mas de forma superficial, não tão bem quanto os específicos.

 

Pronto! Agora sua pele está pronta para receber a maquiagem.

Muitas mulheres estão acostumadas com uma rotina de maquiagem, mas você já parou para se perguntar se está seguindo corretamente os passos?

 

→ Base

base-makeup-facial-750x475

Depois do primer é hora da base, ela vai uniformizar a pele e deixá-la com aspecto saudável. Atenção na escolha da cor, a pele do rosto costuma ser mais clara que restante do corpo, por isso é comum escolhermos tons mais claros do que deveríamos. Uma boa dica é escolher a cor da base comparando com a cor do seu colo.

Com a base escolhida em mãos vamos começar a aplicação. Inicie pela testa e depois o restante do rosto, lembrando sempre de fazer movimentos circulares suaves para não correr o risco de deixar a pele marcada.

 

→ Corretivo

corretivo-750x475

É usado para amenizar olheiras e manchas. O ideal é utilizá-lo depois da base, ele só deve ser usado para reforçar o efeito em determinadas áreas, como olheiras, espinhas, fortes manchas, claro se necessário.

 

→ Pó finalizador

pó-finalizador-maquiagem-750x400

Utilize pó compacto ou solto. Ele também deve acompanhar a cor da base. O pó além de também uniformizar a pele ajudará a prolongar a duração da maquiagem.

Gostaram? Lembre sempre de retirar a maquiagem antes de dormir, confira aqui opções de demaquilantes.

→ Confira aqui também, um vídeo com o passo a passo do maquiador Fernando Torquatto:

Leia mais:

Os maiores erros de maquiagem para noivas

11 dicas de beleza para noivas

Rabo de cavalo nunca sai de moda

Deixar um comentário