Mesa de convidados no casamento: Decorações e dicas para não errar

Você que vai casar e está buscando inspirações para a decoração da mesa de convidados para o seu casamento, já deve ter visto diferentes estilos e arrumações das mesas.

A pandemia acelerou um movimento que já vinha acontecendo, que são os casamentos intimistas. 

Os casamentos que estão começando a aparecer estão menores e muitos são almoços e jantares em família, com serviço de buffet empratados ou buffet. Com isso as mesas de convidados ganham ainda mais destaque.

Hoje vamos falar sobre as diferentes decorações de mesa de convidados e dicas para não errar na arrumação da mesa posta. E claro, sobre todos os itens que fazem parte da decoração da mesa de convidados no casamento, que são eles:

 

– Mobiliário: Mesas e cadeiras

– Objetos decorativos: Toalhas, passadeiras, guardanapos, sousplats e outros.

– Louça, taças e talheres

– Mise-en-place ou mesa posta

– Papelaria: Menu e marcação de lugares

– Decorações aéreas

 

Vamos lá?

 

Antes de ficar noiva(o), você provavelmente ouvia o termo “mesa de convidado de casamento” e imaginava aquela mesa redonda com toalhas brancas, castiçais e um arranjo de flor no meio. Mas já faz tempo que as mesas de convidados deixaram de ser um elemento monótono na decoração do casamento.

 

Os decoradores inovaram trazendo para a decoração do casamento o estilo de vida dos noivos. Trouxeram tapetes, quadros, porcelanas, móveis de apoio, cerâmica, estantes, tudo para sair do lugar comum. E o mesmo aconteceu com a mesa de convidados, que hoje conta com diferentes tipos de louças, sousplats em diversas cores e materias, taças e uma infinidade de guardanapos e toalhas.

Então vamos falar um pouco mais sobre a decoração da mesa de convidados do casamento. E se você ainda não começou a pensar na decoração do seu casamento, veja a matéria Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua.

 

 

1- Mesas e cadeiras:

 

Os móveis formam a base de uma decoração e definem o estilo do casamento. Diversas opções de cadeiras e mesas abrem um leque de oportunidades na decoração. 

Quanto as mesas é importante entender que algumas precisam de toalha e outras não. Converse com o seu decorador e veja se haverá a necessidade de alugar toalhas de mesa.

Confira aqui algumas inspirações de mesas de convidados com diferentes tipos de cadeiras e mesas.

 

 

2- Objetos Decorativos: 

 

As diferentes decorações de mesa de convidados do casamento se dão graças a enorme gama de objetos decorativos disponíveis para aluguel. Além de uma infinidade de opções de toalhas, passadeiras de mesas, guardanapos e sousplasts, há também diversas opções de objetos para compor a decoração do centro da mesa como vasos, cachepots, louças e velas. Confira algumas delas:

 

 

Veja também a matéria Ideias de decoração de casamento? Comece pelos objetos decorativos!

 

 

3- Louça, taças e talheres:

 

Normalmente os serviços de buffet disponibilizam louças neutras e clássicas, mas é sempre possível dar um upgrade!

Você pode conversar com o buffet e perguntar quais são as opções de louças que eles oferecem. Porém, é bem provável que você tenha que alugar em lojas especializadasO ideal é que a escolha das louças seja junto com seu decorador e de acordo com o seu estilo, harmonizando com a identidade visual do seu casamento.

Se o seu casamento tender mais para o clássico, tradicional opte por louças neutras, com friso, uma cor só, dourados ou prateados.

Se o casamento for na praia ou no campo,  já é possível ousar um pouco mais na escolha das louças para a mesa de convidados no casamento. Você pode escolher algum motivo ou estampa. Existem diversas opções e quem manda aqui é o bom gosto e o bom senso.

Separamos algumas louças para inspirar:

 

 

Veja também:5 perguntas que você deve fazer ao contratar o buffet do seu casamento

 

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

 

4- Mise-en-place ou mesa posta:

 

O mise en place (pôr em ordem – mesa posta) bem executado é aquele composto por sousplat, talheres, taças, guardanapo de tecido e toalha ou tecido embaixo para receber os talheres. E deve ser usado em casamentos que terão jantar.

Mas se vocês preferem a opção do buffet em mini-porções volantes, sem jantar sentado, invista nos arranjos de flores para a decoração da mesa de convidados e outros adereços. Lembre-se que com essa opção de buffet não se arruma a mesa de convidados com mise en place. Não deve ter nenhum serviço, nem taça, nem guardanapo.

A mesa de convidados não perde nada com a ausência do mise en place. Muito pelo contrário, elas ganham espaço e liberdade continuando com a função de abrigar os convidados para uma boa conversa, em um ambiente lindo e confortável.

A verdade é que não existe meio mise en placeEsse assunto é polêmico e já discutimos isso por aqui na matéria Mise en place: você sabe o erro mais comum ao montar a mesa de convidados?  

 

Veja algumas decorações de mesa de convidados sem mise en place ou mesa posta:

 

 

♦︎ Dicas para não errar na mesa de convidados no casamento

 

Confira as dicas da Santeh Mesa Posta para um mise en place correto para não errar na mesa dos convidados:

 

  •  Os itens obrigatórios são: sousplat, talheres, taças, guardanapo de tecido e toalha ou tecido embaixo para receber os talheres.

 

  • ⇒ Facas à direita, com corte da lâmina virado para dentro, e garfos à esquerda do prato, sempre atentos à sequência do menu. Se houver necessidade de colher de mesa, ela deverá acompanhar a faca do lado direito.

 

  •  Talheres de sobremesa são colocados acima do prato, com colher de sobremesa com o cabo para a direita, garfo com o cabo para a esquerda e faca com o cabo para a direita e corte para baixo.

 

  •  O guardanapo deve ser colocado sobre o prato de mesa. Ele poderá, inclusive, abrigar o menu do jantar.

 

  • Obs: A taça de vinho não pode ser colorida.

 

Veja algumas inspirações da Santeh:

 

 

 

 

 

5- Papelaria: Menu e marcação de lugares

 

A papelaria da mesa de convidados é basicamente o menu e a marcação das mesas.  As mesas podem ter uma plaquinha de reservado ou família dos noivos; ou nome do convidado quando tiver lugar marcado.

O responsável por esses itens é geralmente o profissional que irá fazer seu convite e/ou a identidade visual. Converse com ele e com o seu decorador para alinhar as informações e a harmonia da decoração da mesa como um todo. Não faça esses itens sem falar com o seu decorador, quanto mais alinhados todos estiverem, mais bonita ficará sua mesa de convidados. 

 

 

Veja também  Identidade visual no casamento: 7 perguntas para te ajudar

 

 

6- Decorações aéreas na mesa de convidados:

 

As decorações aéreas vieram pra ficar, e é claro que as mesas de convidados não ficariam de fora. 

Se você quer dar aquele destaque especial para a mesa de convidados do seu casamento, aposte na decoração aérea. 

Converse com o seu decorador. As possibilidades são enormes. Decorações com flores, luminárias, velas e lustres são algumas delas.

Separamos algumas inspirações para você:

 

 

Confira também Flores para casamento: tudo o que você precisa saber

 

E você já decidiu como será a decoração da mesa de convidados do seu casamento?

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

Leia mais:

Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua

Lista de convidados: 7 passos do início da lista ao RSVP

Identidade visual no casamento: 7 perguntas para te ajudar

Deixar um comentário