mesa posta mesa de convidados - santeh mesa posta

Você que vai casar e está buscando inspirações para a decoração da mesa de convidados, já deve ter visto diferentes arrumações de mesa posta.

Algumas com o mise en place (pôr em ordem – mesa posta) bem executado, com talheres, pratos e sousplats, taças e guardanapo; e outras apenas com taças e guardanapo, ou só com sousplats e guardanapo… enfim. A verdade é que não existe meio mise en place.

 

Esse assunto é polêmico e já discutimos isso por aqui na matéria Mise en place: você sabe o erro mais comum ao montar a mesa de convidados?

 

Hoje vamos falar sobre a importância que as mesas de convidados vem ganhando na decoração e nos novos modelos de casamento. Vamos lá?

 

Com a pandemia do Covid-19, os casamentos foram adiados e com a retomada gradativa novos formatos e modelos de casamento vem ganhando força, conforme falamos na matéria da semana passada.

 

No Rio de Janeiro por exemplo os casamentos já estão liberados, desde que sigam os protocolos de segurança. A redução de 50% da capacidade, a proibição da pista de dança e também do buffet self-service – as famosas e lindas estações fixas e ilhas gourmets, são as principais restrições.

 

Portanto os casamentos que estão começando a aparecer estão bem menores e com serviço de buffet empratado ou mini-porções. Com isso as mesas de convidados ganham ainda mais destaque. O que antes era apenas um lugar para os convidados deixarem suas bolsas e pertences ou para descasar, agora a mesa dos convidados volta a ter o seu real propósito nos mini weddings.

 

E se vocês optaram por fazer um mini wedding com serviço de buffet empratado, nosso conselho é: invista no mise-en-place! 

 

Confira as dicas da Santeh Mesa Posta para um mise en place correto para não errar na mesa dos convidados:

 

  •  Os itens obrigatórios são: sousplat, talheres, taças, guardanapo de tecido e toalha ou tecido embaixo para receber os talheres.

 

  • ⇒ Facas à direita, com corte da lâmina virado para dentro, e garfos à esquerda do prato, sempre atentos à sequência do menu. Se houver necessidade de colher de mesa, ela deverá acompanhar a faca do lado direito.

 

  •  Talheres de sobremesa são colocados acima do prato, com colher de sobremesa com o cabo para a direita, garfo com o cabo para a esquerda e faca com o cabo para a direita e corte para baixo.

 

  •  O guardanapo deve ser colocado sobre o prato de mesa. Ele poderá, inclusive, abrigar o menu do jantar.

 

  • Obs: A taça de vinho não pode ser colorida.

 

Veja algumas inspirações da Santeh:

 

 

Mas se vocês preferem a opção do buffet em mini-porções volantes,  invista nos arranjo de flores para a decoração da mesa de convidados e nos guardanapos de tecido que acompanham o serviço. Lembre-se que com essa opção de buffet não se arruma a mesa de convidados com mise en place.

 

A mesa de convidados não perde nada com a ausência do mise en place, muito pelo contrário, ganham espaço e liberdade mas continuam com a função primordial que é a de abrigar os convidados para uma boa conversa, em um ambiente lindo e confortável.

 

E você já decidiu como será a decoração da mesa de convidados do seu casamento?

 

Leia mais:

Lista de convidados: 7 passos do início da lista ao RSVP

Identidade visual no casamento: 7 perguntas para te ajudar

5 passos: documentação para casamento civil

Deixar um comentário