Qual é a melhor maneira de montar uma mesa linda para o Natal? Quais elementos são fundamentais no mise-en-place natalino para receber muito bem nossas famílias?

Pensando em ajudar nossas anfitriãs a receberem com maestria seus convidados, conversamos com a Mery Siqueira da Santeh Mesa Posta sobre o bem receber no Natal. As dicas e sugestões serão valiosíssimas tanto para o Natal quanto em qualquer evento que você deseje montar um mesa linda e bem estruturada.

A mesa é o elemento central de uma ceia, onde as conversas acontecem, as memórias são construídas e onde tanta coisa é compartilhada entre a família. Por isso, é ideal que ela esteja linda e muito bem decorada para a ocasião, tanto para o bem-estar dos seus convidados quanto para uma melhor fluidez do buffet. Nós iremos entender todos os truques e dicas para o mise en place não ser um bicho de sete cabeças neste Natal

Ao montarmos uma mesa, devemos estar atentos a três fatores imprescindíveis para a harmonia dos elementos: distância, simetria e cor. Sobre a distância, o ideal é que da borda da mesa para o sousplat tenha 2cm de afastamento. Este padrão deve se repetir em todos os pratos.

Dai, entra a simetria dos elementos. Todos eles devem ter o mesmo espaçamento de dois centímetros para criar uma mesa harmônica. Uma mesa simétrica é mais bonita porque independente do lado em que você se sentar, você terá a mesma percepção sobre os itens. 

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Santeh Mesa Posta (@santehmesaposta) em

 

Para o Natal, as cores usuais são vermelho, verde e branco. O dourado é considerado um metalizado para trazer brilho para a mesa. Desta forma, a Santeh sugere que o dourado vá iluminando com o verde ou o vermelho. Se a escolha for por usar o verde e o vermelho, o dourado deve ser apenas elementar, com presença pontual nos detalhes. Uma sugestão importante dada pela Mery é que sempre devemos, antes de decorar a mesa, observar o ambiente para as cores não brigarem

Um lugar neutro suporta mais cores. Se a sua sala é majoritariamente branca, o verde e vermelho irão dar um clima super natalino e ainda pode receber adereços dourados. Já se o ambiente tem uma decoração azul, por exemplo, é melhor escolher tons mais claros como o branco e usar apenas uma cor para a composição da mesa posta. Não tem muito mistério, é só perceber e atentar para que não vire um carnaval de cores entre guardanapos, taças, a parede de casa e elementos decorativos.  

 

Agora, vamos para os detalhes que irão compor a sua mesa de Natal

 

✮ Uma sugestão muito interessante, aproveitando a temática natalina, é dobrá-los em formato de árvore de Natal. Nesta matéria nós ensinamos o tutorial! 

✮ Uma opção simples, barata e sofisticada é apostar no guardanapo branco sobre o sousplat e posicionar uma cereja em cima. Uma fruta linda e bem natalina que irá proporcionar uma decoração bem bonita. 

✮ Os porta guardanapos também podem criar a composição que faltava para trazer sofisticação para a sua mesa. Flores e sininhos de Natal são uma boa inspiração

 

✮ A taça de água deve vir na reta da faca da última refeição e, a partir dai, fazer a montagem diagonal das outras.

✮ A Santeh sugere servir espumante, vinho verde ou rosé porque são bebidas mais refrescantes para esta época do ano no Brasil. O vinho tinto é a melhor opção para acompanhar as carnes de forma satisfatória. Por isso, devem haver, no máximo, 3 taças por pessoa na mesa. 

 

✮ Para a ocasião, é interessante colocar os marcadores de lugar porque demonstra afeto e carinho, é um cuidado que você pode ter e oferecer para as pessoas queridas

✮ De forma criativa, use bolas de Natal, miniatura de presentes, sininhos, mini guirlandas para colocar os nomes de seus familiares

 

✮ As velas combinam muito com o Natal e com a ceia. Porém, no verão fica até desagradável ter o calor das velas ali no centro da mesa. Para substituí-las podemos criar lindos arranjos com frutas e flores; folhas secas; flores artificiais em dourado; nozes; bolas de Natal. Todos estes elementos combinados da maneira correta criam um lindíssimo arranjo de mesa.  

 

Mas arranjo de mesa não tira o espaço que seria usado para servir a ceia

A Mery Siqueira atenta para a necessidade e utilidade de ter um aparador para servir o jantar. Esta é a forma correta de servir seus convidados e a mesa se torna apenas um lugar livre para a degustação, sem a movimentação e o incômodo das pessoas se servindo. Para suprir este vazio na mesa, investimos, então, em um centro de mesa bem bonito. 

Como a ceia costuma ser servida de uma só vez, não há a necessidade de muitos talheres na mesa. Apenas um único do jantar e o de sobremesa, se ela for servida. Esta forma de servir também permite que não se perca espaço na mesa com aquela porção de talheres.  

A função do aparador, então, passa a ser a sua funcionalidade. Ele é um anexo mais prático para os convidados se servirem e igualmente prático para o anfitrião fazer o controle e ter maior mobilidade na hora de trocar e fazer a reposição dos pratos. Ao usar o aparador, as pessoas não precisam ficar se incomodando o tempo todo enquanto comem.

Ele também irá ser útil quando não há espaço na mesa suficiente para todos os familiares. Nestes casos, recomenda-se o uso de bandejinhas para que se possa comer em algum outro lugar como em um sofá, por exemplo. São placas de madeira revestidas com tecido. (Para o Natal podemos forrá-los com temas natalinos também!) Elas ficam no aparador após o buffet, para que peguem depois de se servirem.

 

Elas também merecem carinho e atenção e devem se sentir parte deste momento de confraternização familiar. Por isso, recomenda-se criar uma mesa paralela para as crianças e fazer a montagem adequada para elas. Atentando para as idades e capacidades individuais, a mesa das crianças também pode receber a mesma atenção na decoração, com sousplats bonitos e arranjos elaborados. 

Para respeitar os limites das crianças, a ceia deve ser servida até as 21h no máximo. Mais tarde que isso não é recomendável porque elas se cansam e acabam dormindo

 

E para compor com tudo isso, que tal colocar para tocar nossa playlist com aquelas músicas clássicas de Natal?

Restou alguma dúvida sobre como montar uma mesa perfeita para o Natal? Manda pra gente que a Santeh responde! 

 

 

 

Leia mais:

DIY: Decoração de Natal!

Vestidos para o Ano Novo 2019

Fornecedores de casamento na sua ceia de Natal!

 

Deixar um comentário