Reservar ou não mesas na sua festa de casamento? Confira os prós e contras:

Nos Estados Unidos e na Europa é comum os convidados chegarem na festa do casamento e encontrar seu nome em um cartãozinho indicando o local em que deve sentar. No Brasil não temos essa tradição, não faz parte da nossa cultura, talvez por nossas festas serem mais animadas, com convidados sempre circulando, comendo e dançando ao mesmo tempo.

Captura-de-Tela-2015-10-07-às-12.58.26
Foto: Marina Fava

Os espaços lounge são soluções ótimas para deixar os convidados à vontade, deixa o casamento mais descontraído e a circulação nestes espaços acontece naturalmente já que mesmo que um convidado coloque sua bolsa no sofá, ele ainda estará disponível para outros sentarem, ninguém “reserva” um lounge só para si, como acontece com as mesas. Porém reservar algumas mesas para a família da noiva e do noivo ainda é importante, por mais que passem boa parte do tempo interagindo e cumprimentando os convidados, é bom ter uma mesa de apoio para deixá-los mais confortáveis.

eespaço-lounge-1-1024x1024
Foto: Marina Fava

O educado é reservar o mínimo de mesas possível, de preferência só para as famílias. Imagine um casamento para 300 convidados, onde 4 mesas de 8 lugares são reservadas, isso já representa um pouco mais de 10% dos convidados. Mais do que isso pode parecer que a festa está dividida entre os convidados importantes e os não importantes. O certo é escolher entre reservar para todos os convidados, como no exterior, ou não reservar. Neste último caso existe apenas as reservas para a família, que é compreensível. Reservar só para os VIPs da festa é muito deselegante! Casamento é festa de família e só eles são VIPs!

As plaquinhas que marcam as mesas reservadas podem ser  feitas de papéis encorpados com uma fonte mais elaborada, ou  plaquinhas personalizadas: abuse da criatividade, converse com seu decorador.

Caso queira reservar  todas as mesas para todos os convidados, é necessário um RSVP perfeito, para saber o número certo de convidados e assegurar que todos tenham um lugar à mesa, na companhia correta. Para organizar a entrada dos convidados no salão o ideal é ter uma equipe de recepcionistas para acompanhá-los aos seus respectivos lugares, já que no Brasil não temos este costume.

Captura-de-Tela-2015-10-07-às-13.59.39
Foto: Marina Fava
mesas-reservadas-475x475
Fotos: Rodrigo Sack

 

Deixar um comentário