Minimalismo Preto- Coletivo Aya

Minimalistmo Preto por Coletivo Aya | Mulheres negras no mercado de casamento

 

Na próxima sexta-feira, dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra e o que nós do CaseMe podemos fazer para que este post não seja apenas uma pauta de ocasião? Quem somos nós para contar uma história sob a ótica de ser preto no Brasil? Portanto, hoje abrimos nossa redação para o Coletivo Aya.

O que podemos adiantar é que no mercado de casamento tem vários fornecedores pretos excelentes que provavelmente não passam pela sua timeline do Instagram. Então, se você quiser abrir a roda e conhecer estes fornecedores maravilhosos, leia a matéria até o final, siga o Instagram dessas fornecedoras, curta e compartilhe quando achar que vale!

Essa é apenas uma das maneiras que você tem para espalhar a ideia e ajudar outras noivas a conhecerem o trabalho incrível destas mulheres pretas empreendedoras que amam trabalhar com casamento.

 

Vamos ao Coletivo AyaMinimalismo Preto?

 

⇒ Fotografia do destaque e todas as fotos deste matéria são da Dani Batista

Coletivo Aya

 

Aya é o primeiro coletivo de mulheres negras empreendedoras do mercado de casamento que tem como objetivo ser referência em um mundo em vigente mudança de comportamento.

Somos profissionaisestabelecidas no mercado há muito tempo, portanto, mais do que divulgar nossos respectivos trabalhos de uma forma coletiva, valorizando nossa rede de conexões, queremos nos tornar visíveis para o mercado e um público antirracista.

No cenário atual do mundo, há uma crescente valorização do consumo de produtos e serviços de profissionais negros, o que chamamos de Black Money, no entanto, é constante escutar que esses profissionais não são encontrados por esse público.

Isso se deve ao racismo estrutural instituído no nosso país que torna o povo negro invisível para a população de uma maneira geral.

 

Minimalismo Preto

 

Foi a partir da necessidade de promover esse debate no mercado de casamento que juntas idealizamos a produção de um editorial, nomeado Minimalismo Preto (nome escolhido pelo padrão estético que seguimos na direção de arte), que desencadeou nesse projeto: Coletivo Aya.

O material do editorial é muito rico de representatividade, uma vez que além de ter sido idealizado e produzido por profissionais negras, foi representado por um casal negro e afrocentrado. 

Ou seja, preto fazendo coisa para preto. O mais puro conceito de um ato político.

 

 

O símbolo Aya faz parte de um conjunto de símbolos africanos conhecidos como Adinkra e está relacionado a resistência e superação, daí a escolha do nome.

As formas da imagem foram desenhadas com o objetivo de lembrar uma samambaia, uma planta muito antiga que cresce nos locais mais adversos e que, por isso, é usada como símbolo de força e perseverança. Por causa da sua condição de resistir a solos secos e falta de água, a planta é conhecida por sua capacidade de adaptação a condições adversas.

Nosso Coletivo ainda se encontra em uma etapa embrionária e temos muitas ideias para o futuro.

O objetivo não é nos fecharmos em um gueto, e sim virarmos referência em um mercado que precisa mudar o olhar e o entendimento do mundo.

É tempo de união, construção, colaboração e ação.
Queremos ir adiante e além.

É com muita alegria que apresentamos o Coletivo Aya.

 

♦︎ Assessoria & Cerimonial: Vida&Vida Eventos | @vidaevidaeventos

♦︎ Cabelo & Make: Ana Paula Santana | @as_anapaulasantana

♦︎ Vestido: Juliana Avlik Atelier | @julianaavlikatelier

♦︎ Decoração: Cetim | @cetimdecora

♦︎ Design Floral: Estrelitzia Design Floral | @luanasanfer_florista

♦︎ Fotografia: Dani Batista | @danibatistafoto

♦︎ Filme: NÓS2 Filmes | @nos2filmes

 

Minimalismo-Preto-Filme-Youtube-750x475

 

 

Marcas apoiadoras do editorial:

♦︎ Local: Verde Vila | @verdevila

♦︎ Bolo: Mayron Borges | @mayronborges

♦︎ Traje noivo: Orange Alfaiataria | @orangealfaiataria

♦︎ Iluminação: Top Light | @toplighteventos

♦︎ Velas: Illuminare | @illuminare_eventos

♦︎ Mobiliário: Sofisticato | @sofisticatomobiliario

♦︎ Balões: Brilha Brilha Balões | @brilhabrilabalao

♦︎ Peças: Unna decora | @unnadecora

♦︎ Mise en place: Eliane Salgado Locação | @elianesalgadolocacao e Ruth Dourado Decorações | @ruthdouradodecoracoes

♦︎ Cenografia: JI Realce Eventos | @jirealce.eventos

 

 

 

E aí, elas não são incríveis!?! Tem também duas fornecedoras pretas que nós aqui do CaseMe amamos! Uma é a TatMake  (@tatmake) que é maquiadora super conhecida e que vive aparecendo por aqui na coluna Aconteceu no Final de Semana; e a outra é a Afro Wedding (@afrowedding_) a primeira assessoria de casamentos afrocentrados do Brasil. Não deixe de seguir o Instagram delas também, você não irá se arrepender! 😉  

 

Leia mais:

Diferentes modelos de casamento: A revolução da celebração

Identidade visual no casamento: 7 perguntas para te ajudar

Show para casamento: tudo o que você precisa saber

2 comentários “Minimalismo Preto | Coletivo Aya

  1. É lindo fazer parte de um time de mulheres pretas empreendedoras tão competentes….E é isso: o “Dia” da Consciência Negra é TODO DIA!!!

    Resposta
    • Dani, parabéns! Muito obrigada pela oportunidade de conhecer melhor o trabalho de vocês e apresentar o Coletivo Aya para nossas(os) leitoras(os). 😀🥰

      Resposta

Deixar um comentário