Hoje vamos conversar sobre alguns Mitos e Verdades relacionados com a atividade física. Nos últimos anos temos visto uma série de publicações (Blogs, Sites, etc…), muitas delas elaboradas por pessoas sem conhecimento técnico do assunto, com isso muitas pessoas interessadas em começar a prática de exercícios, ou de incrementar seus treinos, ficam com DÚVIDAS sobre o que fazer ou não fazer.

Vamos abordar algumas das perguntas mais frequentes que ouvi e ainda ouço das pessoas para definir a elaboração de seus treinos.

1 – Musculação emagrece? Verdade.

Os exercícios de musculação ajudam na perda de peso. Com o ganho de massa muscular você aumenta a taxa do metabolismo basal, tendo como consequência um maior gasto calórico, auxiliando no emagrecimento.

2 – Atividades que provocam maior quantidade de suor são mais eficazes para emagrecer? Ou Praticar atividade física com roupas escuras ou com o corpo envolvido em plástico acelera a queima de gordura? Mito.

A perda hídrica pelo suor provocado pela atividade física tem como objetivo diminuir a temperatura do nosso corpo. O suor não é responsável pela perda de gordura, mas sim pela eliminação de água e sais minerais. Por isso devemos usar roupas adequadas para a prática dos exercícios, roupas leves e que não limitem a execução dos movimentos. Evite roupas pesadas, quentes e extremamente apertadas.

→ A desidratação excessiva é prejudicial e perigosa para saúde.

3 – Quem deseja emagrecer pode adotar uma rotina de exercícios fracionada ao longo do dia, não é necessário fazer tudo de uma vez. Verdade.

A indicação do Colégio Americano de Medicina Esportiva é a realização de, no mínimo, 150 a 250 minutos de atividade moderada por semana. Esses 150 minutos podem ser distribuídos em treinos que contemplem cinco dias na semana, com duração de 30 minutos cada. Essa meia hora pode ser fracionada durante o dia, em blocos mínimos de 10 a 15 minutos de duração. Assim você pode realizar três etapas de 10 minutos ou duas etapas de 15 minutos no decorrer do dia.

Trinta minutos é tempo suficiente para atingir resultados. O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluno.

4 – Exercícios abdominais fazem perder a barriga? Mito.

Ter um “tanquinho” não depende somente dos exercícios abdominais. A perda de gordura ocorre de maneira global, não é possível “retirar/queimar” a gordura acumulada em uma determinada região. Os abdominais apenas fortalecem os músculos da região, se você não perder a gordura ali acumulada, eles simplesmente ficarão escondidos atrás da “barriga”.

5 – Musculação causa varizes? Mito.

A prática de exercícios/atividade física, inclusive a musculação, são recomendados, inclusive como forma de prevenção ao surgimento de varizes, as atividades que estimulam a movimentação das pernas atuam justamente no caminho contrário das varizes. Grande parte dos casos de varizes tem relação direta com a hereditariedade (genética) e os outros fatores que colaboram são o fumo, medicação contraceptiva, e SEDENTARISMO.

6 – Treinar em jejum emagrece? Mito.

Treinar em jejum não ajuda a emagrecer. Para emagrecer é preciso ter um balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se ingere. Ficar muito tempo sem comer limita a performance, ou seja, diminui o nível de consumo de energia (calorias) e podem causar mal-estar, tonturas e desmaios.

7 – Exercicio só faz efeito quando a pessoa sente dor? Mito.

A dor após a prática de exercícios pode estar relacionada à intensidade dos mesmos, ao nível de preparação do seu praticante ou a junção desses fatores. Nem sempre os exercícios causarão dor e isso não quer dizer que não estejam funcionando. Aliás, sentir muita dor depois dos treinos pode ser uma resposta do seu corpo a prática incorreta, em que a sobrecarga imposta pelo exercício excedeu o limite. Por isso, peça auxílio ao instrutor para correção da execução, da postura e adequação de séries de acordo com o seu objetivo.

 

Poderíamos escrever um livro sobre Mitos e Verdades relacionadas com a Atividade Física

Para ter os benefícios da prática de exercícios, antes procure um médico para exames prévios e um profissional de Educação Física para lhe orientar nas suas atividades e alcançar seus objetivos.

Tornarmos mais ativos é um investimento no futuro.

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