Escolher as músicas da cerimônia de casamento pode gerar algumas dúvidas. Por exemplo: Posso colocar a música tema do Game of Thrones, mesmo tendo um repertório com músicas clássicas? É possível misturar música tradicional com uma música atual ou popular?

Segundo Fernando Vilela, da Ornamentus, é muito comum que os noivos fiquem confusos neste momento. Querendo misturar diferentes estilos musicais no repertório da cerimônia. Mas é preciso ter cuidado!

Neste CaseMe TV , o músico explica como funciona a escolha de um repertório misto, onde músicas clássicas e populares convivam em harmonia.

 

 

homogeneidade

 

Fernando explica que o ideal é que o repertório tenha conceitualmente uma homogeneidade. É importante adotar uma linha base, seja ela clássica ou popular. A linha clássica é aquela onde as músicas são mais tradicionais, geralmente o que se usa em casamentos realizados na igreja. Já na linha “popular”,  o casal pode explorar um repertório mais diversificado com músicas que passem pelo Pop, Rock orquestrado, temas de filmes, Bossa Nova, MPB.

Mesmo estabelecida esta vertente básica do repertório da cerimônia, seja ela clássica ou popular, algumas misturas são possíveis! Mas é preciso ter muito cuidado para não ficar confuso e desarmônico. Imagina misturar U2 com Beethoven, depois voltar para Bach e Led Zepplin? 

 

A cerimônia não tem legenda!

 

Para Fernando o importante é que essa mistura seja auto explicativa. Os convidados não sabem o porquê dos noivos terem escolhido aquela determinada música, não sabem a história por trás dela. A cerimônia não tem legenda! Por isso é fundamental que a escolha seja bem feita e de maneira suave, fazendo sentido naquele determinado momento.

Por exemplo: você escolheu um repertório todo clássico, e de repente na entrada das daminhas toca a música tema da Disney ou A Casa de Vinícius de Moraes. Isso funciona e da leitura à cerimônia.

Não deixe de ver os outros exemplos onde essa mistura de estilos é muito bem vinda!

 

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125

Leia Mais:

Pintura ao vivo no casamento

Posso escolher as músicas para a cerimônia na Igreja?

Casamento Isadora e Breno

Deixar um comentário