Por Dra. Tatiana Barreto Lemos, dermatologista

 

Desafio do casamento aceito e tenho certeza que muitos outros estão surgindo na sua vida. Posso arriscar que um deles é o desafio da pelebundinha de neném” e, por isso, estou aqui para ajudá-las.

Tudo na pele começa pela higienização correta. Para escolher o tipo de sabonete apropriado, você precisa entender em que padrão ela se enquadra.

Basicamente a pele é divida em cinco tipos.

Pele normal (eudérmica): o tipo de pele mais equilibrado. Poros pouco visíveis, textura fina e delicada, brilho natural, sem tendência a cravos (comedões) e espinhas (acne), não descama.

◊ Pele oleosa (acneica ou lipídica): como o próprio nome já diz é o tipo de pele que produz mais óleo. Poros grandes e abertos, textura engordurada com uma superfície sebosa, com tendência a cravos e espinhas, dificilmente descama e as rugas aparecem mais lentamente.

◊ Pele seca (alipídica): problemas à vista! É o tipo de pele mais delicado, com maior tendência ao envelhecimento e aparecimento de rugas. Poros pequenos, sem brilho, toque áspero, descama (principalmente nas áreas das bochechas). Recebe e precisa muito de hidratante diariamente!

◊ Pele mista: mistura da pele oleosa com a pele seca. A zona T (testa, nariz e queixo) é oleosa e o restante seca.

◊ Pele sensível: é um tipo de pele frágil que frequentemente apresenta irritações, vermelhidāo, coceira e descamação. Por isso, recebe muito mal o uso de cosméticos e cremes. Textura fina, delicada e muito sensível.

 

Agora você já é capaz de identificar o seu tipo de pele, o segundo passo está na compra do sabonete adequado. Você deve buscar a especificação na embalagem do produto. Bem simples! Lá estará escrito: pele oleosamista ou normal

Não esqueça que o ideal é lavá-la duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. E caso você seja adepta da maquiagem não esqueça o demaquilante, mesmo antes de lavá-la.

Mais sobre essa dica no próximo mês, essa foi só para deixar um gostinho de quero mais!

Até lá!

dra-tatiana-dermato-correto-750x208

Deixar um comentário