O anel de noivado de diamante é um dos presentes mais caros e significativos para a mulher, é um símbolo de valor. 

 

Muitos noivos (e noivas) não conhecem a diferença entre um diamante e um brilhante. Faltam algumas informações básicas, que são fundamentais, para a escolha do seu anel de noivado perfeito.

 
 
Diamante é o nome dado à pedra preciosa, enquanto que brilhante é apenas um dos tipos de lapidação
 
 
A lapidação brilhante tem formato redondo, mas se engana quem pensa que qualquer diamante em formato arredondado é um brilhante.  Para ser  considerado como tal, sua parte superior deve possuir 58 facetas. O número de facetas influencia diretamente nas características ópticas da pedra, que são responsáveis pela reflexão da luz e pelo brilho da gema.
 
 

Antes de comprar o anel leve em conta o valor que pretende investir e siga a regra básica dos quatro C’s:

 

♦︎ Corte (cut)

♦︎ Cor (color)

♦︎ Pureza ou claridade (clarity)

♦︎ Quilate (carats)

 

d364542c-884c-41c7-a3b8-44a22d41ba50rs_768.h-633x475

 

 

◊ O Corte

 

É a forma como é lapidado. Um diamante bem cortado possui uma luz branca que reflete internamente e externamente.

corte-do-diamante-caseme

 

◊ A Cor

 

Um diamante branco estruturalmente perfeito não tem matiz. O grau da cor é graduada em uma escala de D (incolor) para Z (amarelo claro), as pedras incolores são mais valiosas.

Como regra geral um diamante incolor vai custar mais que uma pedra colorida, a menos que a cor seja extremamente rara (como os verdes ou vermelhos).

 

Cor-diamante

 

 

◊ A Pureza

 

Quanto menos impurezas ou inclusões um diamante tiver, mais clara e mais caro ele será. Inclusões podem ocorrer uma vez que foi cristalizado sob calor e pressão no manto da Terra. Um diamante impecável, é extremamente raro. Assim como a cor, a pureza também é medido em uma escala, os diamantes são classificados na faixa SI1 e SI2, mas suas imperfeições são muitas vezes invisíveis a olho nu.

 

pureza-diamante-caseme

 

 

◊ O Quilate

 

Refere-se ao peso, quanto maior o tamanho maior o quilate. Mas um diamante com um quilate menor bem cortado pode parecer maior do que um com um quilate e tamanho maior. A aparência do tamanho depende não só do formato do diamante, mas também dos diferentes formatos e montagens que você escolher (pode ser feita a montagem com outras pedras).

 

carat-2-418x475

 

Comprar um anel de diamantes não é tarefa para amadores. Procure se informar e pesquisar bastante para não comprar peças menos valiosas por maiores preços.

 

Leia também:

O anel de noivado da Paris Hilton: R$ 6,5 milhões!

Folhagens e plantas na decoração do casamento

Aposte no verde claro: Neo Mint é a cor de 2020

Deixar um comentário