
Tim Burton é um cineasta norte-americano, que está por trás de grandes sucessos como: A Noiva Cadáver, Beetlejuice, Edward Mãos de Tesoura, Batman, A Fantástica Fábrica de Chocolate, entre outos. Já imaginou entrar no no universo Tim Burton? À partir do dia 3 de fevereiro de 2016, o MIS (Museu da Imagem e do Som) recebe uma mega-exposição dedicada às obras deste grande artista. A mostra vai se chamar “O Mundo de Tim Burton“, e ficará em cartaz até o mês de maio.
“Vale adiantar que a exposição é muito cenográfica, vai além dos documentos originais, objetos de cenas, vídeos e fotografias“, revela André Sturm, diretor do museu. Ou seja, a proposta é fazer o visitante se sentir literalmente dentro de um filme de Tim Burton!
Conheça um pouco mais sobre este grande artista:
Burton descreve sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Achava a vida cotidiana chata e a escola difícil, então costumava fugir da realidade lendo livros sombrios e assistindo filmes de terror.
“Desenho desde pequeno, na época do colégio professores afirmavam a forma como eu deveria desenhar, pensavam que não sabia, mas eu continuava desenhando. Tive sorte em ter um professor que permitia fazer da minha maneira, me incentiva a desenhar e explorar minhas fantasias. Foi uma parte importante da minha vida.”
Após o colegial ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes em Valencia, Califórnia. Estudou animação por 3 anos e logo foi contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz, porém o estúdio reconheceu que seu talento não estava sendo reconhecido e resolveram fazer de Tim Burton um artista conceitual.
“Quando era animador da Disney eu era bem mais esquisito, mas quando comecei a usar meias listradas me senti mais calmo e mais firme.”
O artista é responsável por três curtas metragens, seus primeiros projetos: Vincent, João e Maria e Frankenweenie.
Burton logo conseguiu conciliar seu gosto pelo terror com sua habilidade para comédia em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). O filme fez tanto sucesso que levou a Warner Brothers a lhe oferecer trabalho de direção em Batman e Batman-O Retorno.
Com a carreira em alta resolveu filmar um projeto particular chamado Edward Mãos de Tesoura.
Em 2005 Tim lançou a readaptação do clássico filme A Fantástica Fábrica de Chocolate e a animação A Noiva Cadáver. Outro sucesso muito bem sucedido, apesar de não ter ido bem nas criticas, foi Alice no Pais das Maravilhas.
A última exposição de Tim Burton no Moma (Museu de Arte Moderna, de Nova York), reuniu todos seus trabalhos. Uma das coisas que o Moma está fazendo e que adoro, é que a exposiçãoo não está dividida em categorias, misturaram as linhas, filmes, fotografias, desenhos, poemas, fizeram um bom trabalho”.
“Nunca havia mostrado esses desenhos, pois não os considerava arte, mas sim como parte inicial do processo criativo, me ajuda a reunir idéias e a desenvolvê-lo”.
“Os desenhos, para mim, são a parte mais importante do trabalho, tenho dificuldade em me comunicar com as pessoas, não é fácil, preciso passar por este processo sozinho.”
Veja mais aqui.
MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
http://www.mis-sp.org.br/
Fotos: Reprodução