Tim Burton é um cineasta norte-americano, que está por trás de grandes sucessos como: A Noiva CadáverBeetlejuice, Edward Mãos de TesouraBatman, A Fantástica Fábrica de Chocolate, entre outos. Já imaginou entrar no no universo Tim Burton? À partir do dia 3 de fevereiro de 2016, o MIS (Museu da Imagem e do Som) recebe uma mega-exposição dedicada às obras deste grande artista. A mostra vai se chamar “O Mundo de Tim Burton“, e ficará em cartaz até o mês de maio.

“Vale adiantar que a exposição é muito cenográfica, vai além dos documentos originais, objetos de cenas, vídeos e fotografias“, revela André Sturm, diretor do museu. Ou seja, a proposta é fazer o visitante se sentir literalmente dentro de um filme de Tim Burton!

Conheça um pouco mais sobre este grande artista:

Tim-Burton-Collection-cover

Burton descreve sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Achava a vida cotidiana chata e a escola difícil, então costumava fugir da realidade lendo livros sombrios e assistindo filmes de terror.

“Desenho desde pequeno, na época do colégio professores afirmavam a forma como eu deveria desenhar, pensavam que não sabia, mas eu continuava desenhando. Tive sorte em ter um professor que permitia fazer da minha maneira, me incentiva a desenhar e explorar minhas fantasias. Foi uma parte importante da minha vida.”

Após o colegial ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes em Valencia, Califórnia. Estudou animação por 3 anos e logo foi contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz, porém o estúdio reconheceu que seu talento não estava sendo reconhecido e resolveram fazer de Tim Burton um artista conceitual.

“Quando era animador da Disney eu era bem mais esquisito, mas quando comecei a usar meias listradas me senti mais calmo e mais firme.”

Screen-Shot-2015-10-29-at-01.28.24

O artista é responsável por três curtas metragens, seus primeiros projetos: Vincent, João e Maria e Frankenweenie.

tres-curtas-750x216

Burton logo conseguiu conciliar seu gosto pelo terror com sua habilidade para comédia em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). O filme fez tanto sucesso que levou a Warner Brothers a lhe oferecer trabalho de direção em Batman e Batman-O Retorno.

Beetlejuice-cartoon-750x475

Com a carreira em alta resolveu filmar um projeto particular chamado Edward Mãos de Tesoura.

johnny-depp-no-filme-edward-maos-de-tesoura-original

Em 2005 Tim lançou a readaptação do clássico filme A Fantástica Fábrica de Chocolate e a animação A Noiva Cadáver. Outro sucesso muito bem sucedido, apesar de não ter ido bem nas criticas, foi Alice no Pais das Maravilhas.

fabrica-chocolate-e-noiva-cadaver-750x306

alice-600x337

A última exposição de Tim Burton no Moma (Museu de Arte Moderna, de Nova York), reuniu todos seus trabalhos. Uma das coisas que o Moma está fazendo e que adoro, é que a exposiçãoo não está dividida em categorias, misturaram as linhas, filmes, fotografias, desenhos, poemas, fizeram um bom trabalho”.

desenhos-750x216

“Nunca havia mostrado esses desenhos, pois não os considerava arte, mas sim como parte inicial do processo criativo, me ajuda a reunir idéias e a desenvolvê-lo”.

 “Os desenhos, para mim, são a parte mais importante do trabalho, tenho dificuldade em me comunicar com as pessoas, não é fácil, preciso passar por este processo sozinho.”

Veja mais aqui.

MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
http://www.mis-sp.org.br/

 

Fotos: Reprodução

 

Deixar um comentário