O ritual do casamento, por mais tradicional que seja, evolui buscando novas formas de significar os elementos que compõe este dia tão especial. E com a música não é diferente, ela vem em novos formatos imprimindo ainda mais o estilo e história do casal. Nesta semana da música conversamos sobre estas mudanças com Fernando Vilela, da Ornamentus.

 

Essa personalização cada vez mais comum no repertório foi em grande parte influenciada pelas novas tendências de casamentos em espaços alternativos. Esta novidade de cerimônias ao ar livre ou em  museusclubes e hotéis fez com que o repertório ganhasse uma liberdade que não é possível nas igrejas, que restringem o que pode ser tocado às músicas clássicas e sacras.

 

Conversamos com o Fernando Vilela, da Ornamentus, especialista em arranjos para orquestras, que tem atendido a diversos pedidos inusitados que vão desde Iron Maiden à Galinha Pintadinha, passando por temas como Poderoso Chefão, Game of Thrones, músicas pop, rock, muita Disney e também temas de séries e filmes.

 

Uma parte significativa do nosso trabalho tem a ver com isso: fazer aquela música que os noivos estão acostumados a ouvir no rádio com cantor, guitarra e bateria, vestir roupa de gala (risos). Fazer a orquestração dessas músicas pra tocar na cerimônia com violinos, flauta, violoncelo e outros instrumentos de orquestra, é o que mais gosto de fazer. Inclusive lancei agora em novembro, o Partitura by Ornamentus onde desenvolvo e crio arranjos para outras orquestras de todo Brasil.”

– explica Fernando.

 

Postamos esta semana no site o Casamento da Ana Carolina e do Pedro, e este é um excelente exemplo e gancho para esta matéria.

O Paulo queria entrar com a música Gonna Fly Now, do filme Rocky Balboa, e o Fernando conseguiu fazer exatamente o que tínhamos em mente! Ficou ótima!”  –  Ana Carolina Hauer Viveiro e Paulo Esteves Viveiro

Veja como ficou incrível!

 

 

Gostou? Veja mais:

 

 

⇒ Depoimentos:

 

(…) eu sempre tive o sonho de casar com uma música que não fosse necessariamente de casamento. Eu gosto muito da música “Photograph” do Ed Sheeran. Então pedi pro Fernando e ela ficou incrível! Qualquer um que escute a versão deles diz que foi uma música que nasceu pra conduzir qualquer noiva ao altar (…)” – Isadora

 

(…) nas músicas a gente já tinha alguns gostos pessoais e foi muito bacana porque a gente trabalhou isso junto com a equipe dele (…) a gente sabia que nossas escolhas não seriam fáceis – era um desafio pra nós na parte emocional e pra eles na parte técnica pra que tudo desse certo e a Ornamentus superou muito a expectativa que a gente tinha (…)” – Guilherme Knabb

 

 

Que música que você gostaria que tocasse no seu casamento?

#ficaadica: Se você quer usar sua música preferida no cortejo, mas sua orquestra não tem no repertório, o Partitura by Ornamentus pode fazer o arranjo orquestrado, em qualquer formação, para a sua orquestra contratada.

 

 

Leia mais:

Fernando Vilela fala sobre textura sonora para o CaseMe TV

Formação de uma orquestra

Playlist para despedida de solteira

Deixar um comentário