O que esperar de um vídeo de casamento?  Vocês já pensaram nisso? 

 

Existem muitos formatos, linguagens e tamanhos de edições. Como vocês gostariam de receber o filme do seu casamento? Como vocês gostariam que fosse a edição? Muito tempo, o mínimo possível? Vocês preferem a privacidade ou gostam de colecionar cada fração de momento? Vocês são românticos ou super descolados? Ou os dois?

 

Para ajudar a pensar nisso tudo, vamos dividir com vocês nossa experiência com os detalhes que envolvem esse universo audio visual: o filme de casamento. Vamos falar de tecnologia, linguagem e detalhes da contratação.

 

Se vocês ainda não fecharam o vídeo do seu casamento, não deixem de ler esta matéria, e assistir aos vídeos, das mais procuradas produtoras de filmes de casamentos por todo o Brasil.

 

Foto do destaque: ShowMotion | Wedding Films

 

 

Existem alguns detalhes que podem te ajudar a entender melhor as diferenças básicas entre os formatos de vídeos para casamento; e é sobre isso que vamos falar nesta matéria. 

 

 

Edição dos melhores momentos

 

Praticamente todas as produtoras de filmes, especializadas em vídeos de casamentos, tem hoje em dia no seu orçamento uma peça editada, de curta duração, com cenas dos melhores momentos do casamento. Essa edição adota nomes diferentes conforme a empresa, os mais comuns são: Short Movie, Trailer, Clipe, Curta, Filme, entre muitos outros.

 

Esses trabalhos podem ser analisados considerando os seguintes detalhes:

 

1- Duração

 

A duração desta edição mais curta varia de acordo com cada produtora, mas no geral existem três tipos: os curtinhos de 3 a 5 minutos, os médios de 10 a 20 minutos e os maiores com mais ou menos 40 minutos. Para identificar como o tempo influi no seu gosto pelo filme você deve perceber se o volume e a profundidade das informações estão equilibrados, para o seu gosto de edição.  

 

Perceba ao assistir o filme se vocês sentem falta de momentos importantes, ou acham que ficou ficou cansativo. O equilíbrio entre manter atenção e acabar com gostinho de quero mais, sem deixar de mostrar os pontos mais importantes para vocês, é o que vocês devem buscar. Perdeu a atenção, ficou chato? Está grande demais. Acabou o filme e você sentiu que ainda não viu nada? Queria muito mais? Está pequeno.

 

Tenham em mente que a função desta edição não é registrar tudo, é manter a atenção, emoção e contar uma história envolvente, para que amigos, padrinhos e a família possam curtir com vocês as memórias deste dia. Um filme muito longo pode ser cansativo para os outros que estão assistindo.

 

 

🎥 NKG Filmes     

 

2- Cronologia

 

A cronologia em uma edição é linguagem, um formato escolhido de comunicação, portanto é uma questão de gosto (percepção estética). Tem quem goste do efeito surpreendente da quebra da cronologia e outros que não veem sentido nas idas e vindas do tempo.

 

Ou seja, vocês precisam observar os dois formatos para perceber o que vocês preferem. Será a segurança dos fatos ordenados de uma edição em ordem cronológica? Ou preferem as surpresas e viradas de uma edição que subverte a ordem e busca uma narrativa criativa? Só vocês podem responder.

 

🎥 Vinicius Credidio Films

 

3- Qualidade das cenas

 

Percebam a qualidade da filmagem, procurem ver a luz, posicionamento de câmeras e a cor. Neste quesito também tem uma escolha que vai de cada casal. Uma filmagem onde luz e sombra formam nuances, funciona para quem gosta de um filme mais natural ou artístico. Já tem os casais que preferem cenas claras, com bastante luz artificial para favorecer a nitidez  das imagens

 

Uma cena bem iluminada pode ser escura. O grau de beleza de uma iluminação de cena não tem a ver com maior quantidade de luz, mas com a expressão de sentido que a cena evoca. Uma pista de dança animada não se faz com muita luz, por exemplo. Portanto o filme pode ser realista, com suas luzes coloridas e sombras, ou promover claridade e nitidez com luz artificial.

 

🎥 IMG Filme

 

Em relação à gravação também vale perceber os movimentos de câmera, eles dão pistas da qualidade do cinegrafista. E não pense que quem fizer mais movimento ganhará o prêmio de melhor cinegrafista, muito pelo contrário. O equilíbrio ou desequilíbrio dos movimentos de câmera expressam uma estética. É como uma assinatura, um modo de enxergar e filmar as cenas. Existe, por exemplo, uma cinegrafista em NY que faz todos os filmes de casamentos sem nenhum movimento de câmera, tudo no tripé, e os filmes são maravilhosos. 

 

Tentem perceber quais cinegrafistas tem o modelo de gravação que mais se alinham com o gosto de vocês em termos de: movimentos e enquadramentos de cena; e também luz, cor foco.

 

🎥 AG2 Digital  

 

 

Registros de todos os momentos

 

Verifiquem como (e se) a empresa entregará todo o material filmado durante o casamento. 

 

Algumas produtoras fazem uma edição apenas da cerimônia e entregam o restante sem edição. Outras editam separando em capítulos os acontecimentos do casamento, em ordem cronológica. Tem as produtoras que não editam esta parte, e entregam 100% do que foi filmado direto para os noivos, sem tratamento ou edição. E existem as que não entregam. 

 

Esta decisão passa por questões de gosto, temperamento dos noivos e orçamento. Portanto avalie a importância que o filme terá no futuro de vocês, e os recursos que vocês dispõem no momento, para tomar a decisão correta. Tenham em mente a facilidade com que seus filhos vão editar imagens de vídeo no futuro

 

Veja neste CaseMe TV João Paulo da SET Digital falando da importância do vídeo completo

 

🎥 Set Digital 

 

Detalhes da contratação

 

Um bom entendimento do que foi combinado com a equipe de filmagem é essencial para alinhar as expectativas e evitar aborrecimentos. Segue abaixo alguns itens que merecem atenção ao contratar uma empresa para fazer o filme do seu casamento.

 

🎥 Luma Filmes

 

1- Tempo de cobertura

 

Fiquem atentos ao tempo disponível para a filmagem do casamento. Geralmente existe um número x de horas contratadas e vocês terão que dimensionar o momento certo de chegarem no making of e sairem do casamento tendo feito a cobertura da festa até a noiva jogar o buquê. Quando o casamento é longo, e com muitas atrações, vale já deixar negociado com a equipe algumas horas extras.

 

🎥 ShowMotion | Wedding Films

 

2- Equipamento 

 

Não vamos aqui entrar em detalhes sobre equipamentos de filmagem, nossa intenção é apenas dar algumas dicas sobre o básico para um trabalho bem feito.

 

Imagens aéreas com drones viraram um must have nas filmagens de casamentos. Se vocês curtem, não deixem de perguntar se está incluído ou como funciona a contratação

 

O áudio da cerimônia é uma questão que merece cuidados na captação. Algumas produtoras usam lapelas, outros usam microfones especiais direcionados, o importante é checar com a equipe de filmagem se eles tem esta preocupação com a captação do audio durante o casamento.

 

Outra questão importante de perguntar é sobre a qualidade da gravação. Existem hoje no mercado, com  a qualidade que um casamento merece, duas possibilidade de imagens: a Full HD e o 4K. 

 

🎥 Fernando Canavês Films

 

3- Produtos entregues e prazos

 

Não deixe de tirar todas as dúvidas sobre quantas peças de vídeo editadas serão entregues para vocês, e como será esta entrega. Lembre-se de perguntar pelo material completo, para que vocês no futuro tenham mais que segundos de cenas para editar.

 

O prazo de entrega também é um assunto bem importante, costuma ser um desafio para estas empresas não atrasarem com seus noivos. 

 

🎥 Ateliê Filmes

 

4- Mudanças na edição

 

Pergunte também como funciona a política de alterações na edição. Essa pergunta é muito importante porque as produtoras trabalham de formas variadas com relação a mudanças no material entregue.

 

Algumas não fazem alterações, outras cobram, e tem as maleáveis que deixam esta questão em aberto para avaliar a complexidade no futuro, e a partir da solicitação, determinarão se serão cobrados valores extras ou não. Combine tudo antes para evitar desentendimentos no futuro.

 

🎥 V Rebel Cinema One

 

Vídeo de casamento é um dos serviços mais afetados pela tecnologia. E acreditamos que muita coisa boa ainda vem por aí. Já foi o tempo em que o filme de casamento era um item supérfluo. Hoje um vídeo bem feito vale muito, vale a emoção revivida, vale encapsular para o futuro a explosão de alegria e emoção que foi o dia do seu casamento.

 

Esperamos ter ajudado a pensar nesta contratação. Se vocês tiverem novas observações para incluir na matéria, ficaremos felizes em acrescentar! Escreva nos comentários 😉

 

As 25 produtoras de filmes de casamentos mais citadas no CaseMe:

 

BA

♦︎ Filme: 4GP Wedding Cinema

RJ

♦︎ Filme: AG2 Digital

SP

♦︎ Filme: Ateliê Filmes    

GO

♦︎ Filme: Bendito Seja Filmes       

SP

♦︎ Filme: Cine4Life

MG

♦︎ Filme: Eduardo Penna   

SP

♦︎ Filme: Fernando Canavês Films      

MS

♦︎ Filme: Gui Dalzoto

SC

♦︎ Filme: H2 Wedding Films      

GO

♦︎ Filme: IMG Filmes     

ES

♦︎ Filme: Joel Miranda

GO

♦︎ Filme: Luma Filmes

SP

♦︎ Filme: Lux Produção – Vídeos de Cinema

RN

♦︎ Filme: Megalume Wedding Films   

BA

♦︎ Filme: Mil Meios    

SP

♦︎ Filme: NKG Filmes     

SP

♦︎ Filme: Nó de Gravata Films   

BR

♦︎ Filme: Olga Santos     

SP

♦︎ Filme: Par Filmes     

SP

♦︎ Filme: Rabbit Films

RJ

♦︎ Filme: Set Digital

RS

♦︎ Filme: ShowMotion | Wedding Films

RJ

♦︎ Filme: V Rebel Cinema One         

SP

♦︎ Filme: Vicente Piserni Filmes   

SP

♦︎ Filme: Vinicius Credidio Films   

 

 

Leia também:

10 perguntas para diminuir sua lista de convidados

5 perguntas fundamentais ao contratar o buffet do seu casamento

Filmes de casamento: AG2 Digital em Búzios

Deixar um comentário