Revista CaseMe » Tulipas na decoração do casamento

Tulipas na decoração do casamento

Apostar nas tulipas para a decoração do casamento é sempre um acerto. Estas flores estão sempre em alta devido à sua beleza, alegria e sofisticação. A temporada de produção das tulipas começa em março e vai até setembro. Elas são indicadas para estações amenas, por isso são uma escolha perfeita para casamentos no outono ou inverno.

Portanto, se você vai casar no de março a setembro, essa matéria é para você!

Fácil Harmonização

As tulipas estão entre as flores mais queridas das noivas e decoradoras de casamento. Elas são muito versáteis. Apresentam cores variadas que combinam facilmente, não só com a palheta de cores da decoração, como também com os diversos estilos de casamento: clássico, rústico até o mais contemporâneo.

De variadas cores, desde branca, amarela, rosa, laranja, vermelha, roxa e até preta. As tulipas harmonizam com praticamente tudo.  Podem ser usadas em casamentos noturnos ou diurnos, em ambientes internos ou externos, desde que a temperatura ambiente seja adequada.

Tulipas são ótimas para confecções de buquês, decoração da igreja, salão de festas e arranjos para as mesas dos convidados; sendo utilizadas, inclusive, para a decoração do bolo.

Origem

Diferente do que se pensa, a tulipa é originária da Turquia. E, só no século XVI, foi levada para a Holanda pelo botânico Conrad Von Gesner. O cultivo do bulbo teve fácil adaptação devido ao clima frio, e a tulipa chegou a ser a quarta maior fonte de renda holandesa, tornando-se o símbolo daquele país. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana “tulband” que significa “turbante” – o adereço usado pelos turcos. E olhando bem, realmente, o formato da tulipa lembra um turbante, não é mesmo?!

Ahh, o frescor!

Se você optou por uma data entre o outono e o início da primavera, ou seja: entre os meses de março a setembro, existe chance de consegui-las. E nós vamos lhe mostrar como!

Como já falamos, as tulipas não são indicadas para casamentos que acontecem no verão. Insistir nesse tipo de flor, numa estação do ano inadequada pode, além de aumentar em demasia o orçamento, arruinar toda a decoração devido à baixa qualidade das flores obtidas, ou em decorrência contratempos ocasionados por fornecedores. Se você decidir pelas tulipas para decorar seu casamento evite marcar a data entre os meses de outubro e fevereiro. A planta não resiste às altas temperaturas do verão tropical.

Como conseguir Tulipas para a decoração do seu casamento?

Muito provavelmente você não vai ter que se preocupar para ter tulipas na decoração do seu casamento. Seu decorador ou florista serão os responsáveis por te guiar nesta escolha. Eles saberão quais são os melhores fornecedores perto da sua região.

Imigrantes Holandeses descobriram no Brasil um tipo de clima ideal para o cultivo da tulipa. A flor é cultivada especialmente em São Paulo, na cidade de Holambra, por imigrantes. Os produtores importam os bulbos da Holanda e abastecem o consumo interno. Também exportam principalmente para os Estados Unidos.

A produção só acontece de março a setembro e envolve tecnologia do início ao fim do ciclo. Os bulbos importados da Europa são mantidos em câmaras frias a quase 3ºC negativos. No estado de dormência, elas podem ser mantidas por até um ano e só quando chega o inverno, as tulipas podem sair da geladeira.

Veja como é fácil fazer sua lista de chá de panela no caseme!

E é em Holambra, onde fica a empresa Terra Viva, cujo o fundador e produtor, Klass Schoenmaker, conquistou o mérito do cultivo da Tulipa no Brasil. Em 1959, Sr Klaas e Dona Gemma, fundadores do Grupo Terra Viva, saíram da Holanda para o Brasil com seus 11 filhos em busca de uma vida melhor.

Navegando pelo site da empresa, podemos conseguir informações sobre o cultivo da dessa linda flor, sua origem e suas características. Além disso, o mais importante: um link em que consta uma tabela com centenas de fornecedores/atacadistas de flores ornamentais em geral, que atendem por todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *