Os objetos decorativos aparecem em todos os estilos de casamento e fazem parte dos itens que compõe a identidade visual que a sua decoração terá. 
 
 
Hoje vamos conversar com vocês sobre este universo particular: os objetos que compõem uma decoração de casamento. E mostrar um pouco de como podemos entender nossos gostos através destes elementos que dão suporte para expressar o nosso estilo.
 
 
Buscar referências e procurar uma identificação com alguns estilos pode ser útil para otimizar a escolha, e a comunicação com seu decorador ou decoradora.
 
 
Veja também algumas peças das maiores empresas de locação de objetos decorativos de pelo Brasil afora. Esta matéria está em constante manutenção, portanto novas referências e empresas são adicionadas conforme percebemos a relevância no dia a dia dos melhores casamentos pelo Brasil. Acompanhe e colabore! 😉
 

 

VEJA  AQUI AS EMPRESAS DE OBJETOS DECORATIVOS CADASTRADAS EM NOSSO GUIA DE FORNECEDORES

 

Lembrando: O Guia de Fornecedores CaseMe é gratuito. Nosso intuito é fazer uma curadoria verdadeira, sem fins comerciais, dos melhores fornecedores de casamentos do Brasil.

 

Design, moda e inovação tem influenciado cada vez mais a decoração dos casamentos. 

 

A tendência de buscar uma estética que represente o estilo dos noivos teve origem nos anos 2000. Naquela época os casamentos eram muito parecidos, todos focados no jantar, tanto que a palavra banquete era muito utilizada. As louças eram sempre clássicas, serviço em prata e o mise-en-place obrigatório, final os casamentos eram fundamentalmente grandes jantares. As decorações eram muitas vezes assinadas pelos floristas, que reinavam absolutos como os profissionais mais importantes das decorações casamentos

 

 

A origem dos objetos decorativos

 

Os primeiros objetos decorativos a aparecerem nas decorações dos casamentos foram as velas, quando a Eliana Lipiani percebeu a oportunidade de alugar velas, ao invés de vendê-las. A proposta de alugar as velas viabilizou um detalhe que combinou muito com a decoração clássica da época e despertou um grande encantamento nos noivos e nos convidados, era algo realmente inovador. As velas logo viraram febre nas decorações, e em muito pouco tempo tornou-se um item obrigatório nos casamentos, até os dias de hoje.

 

Veja neste CaseMe TV como Eliana Lipiani começou a alugar velas para os casamentos.

 

As velas impactaram a decoração e deram inicio a toda uma geração de adereços disponíveis para locação. O que valorizou e demandou mais ação por parte dos decoradores.

 

Os decoradores inovaram trazendo para a decoração do casamento o estilo de vida dos noivos. Trouxeram tapetes, quadros, porcelanas, móveis de apoio, cerâmica, estantes, tudo para sair do lugar comum. Essa mudança de paradigma impulsionou um enorme mercado de aluguel de itens decorativos. O que antes era do acervo pessoal dos decoradores, passa a ser um segmento com incríveis opções, em constante renovação.

 

Leia aqui: Tudo sobre a decoração do casamento

 

Acreditamos que seja possível revelar o seu estilo preferido de decoração através dos objetos decorativos.

 

As classificações de estilos facilitam mostrar os diferentes caminhos para a escolha da decoração, mas a verdade é que muitas decorações adotam mais de uma tendência. Raros os projetos que se mantém 100% fiel a um estilo. E aqui não estamos dizendo que adotar um estilo genuíno é melhor ou pior que uma criação que trabalha com várias referências.  O que importa – e faz muita diferença – é o bom gosto e experiência do seu decorador.

 

Alguns são jazz puro, combinam diferentes estilos com sabedoria, criam novos projetos que às vezes nem temos como classificar, e tiram nosso ar. Outros acham que misturar tudo dá certo e fica um mosaico de tendências que não conversam, o resultado é uma decoração lotada de detalhes que não tem alma, nem luz. Já viram isso? 

 

 

Ao invés de descrever os estilos de decorações, simplificando e reduzindo aos rótulos: clássico, boho, rústico, industrial, vamos procurar outro caminho para lidar com este assunto. 

 

Vamos pensar que as decorações podem ser divididas em duas grandes categorias: grau de formalidade e cor.

 

⇒ Grau de formalidade

Existem casais que procuram um refinamento maior em todos os detalhes, com objetos sofisticados. E outros que gostam de um conceito mais natural e despojado. Ainda que essas duas grandes categorias existam, existem também as combinações entre elas. De todo modo sem reduzir estéticas, recomendamos que vocês percebam suas preferências através deste enfoque. Para ajudar, vocês podem pensar no grau de sofisticação dos vestidos e penteados que vocês imaginam no casamento, como seria o convite e o local. Essas imagens que vocês criam quando imaginam seus casamentos trazem um caracter mais formal ou despojado?

 

⇒ Cor

Outro enfoque que pode ajudar a descobrir a estética que te representa é a cor. Vocês gostam de festas coloridas ou monocromáticas? (Coloridas/monocromáticas) Em tons pastéis ou cores fortes? 

 

Veja abaixo exemplos de decorações para analisarmos como os objetos decorativos expressam estilos variados.

 

Propositalmente  vamos começar mostrando um exemplo de quando a regra não se aplica, para educar a desconstrução de rótulos.

 

As fotos abaixo são de um evento no Copacabana Palace. A Tutto per la Casa montou uma mesa com referências de praia sem contrariar a alma clássica e sofisticada do Copa.

O mise-en-place perfeito, os elementos predominantemente em prata e cristal sugerem uma decoração clássica. Mas será que poderíamos dizer que uma decoração com tema praia, sem flor, e elementos temáticos, é clássica? Sim. Exemplos como este mostram que o caminho de rotular estiloslimita a criatividade e nos distancia de algo original e realmente surpreendente.

 

♦︎ Fotografia: equipe Marina Fava Fotografia 

♦︎ Projeto da mesa e objetos decorativos: Tutto per la Casa

 

 

Existem as decorações que buscam estéticas trazidas do universo da decoração de interiores, como a decoração industrial, minimalista ou a escandinava (um minimalista monocromático geralmente branco ou cinza). Nestes tipos de decorações o tom é bastante sóbrio. O cobre aparece com força e causa um efeito incrível misturado com mobiliários pesados e materiais que lembram instalações industriais. Os elementos geralmente são básicos e neutros. Peças geométricas, cimentos, couro e madeiras pesadas criam uma excelente combinação nestes estilos. Estas decorações também combinam muito com casamentos greenery, aqueles que só utilizam plantas e flores verdes.

 

Na decoração abaixo a decoradora Nina Nassar, de SP, sobrepôs o fundo geométrico com arranjos de flores coloridas em uma paleta bastante sóbria. A cerimônia seguiu com uma linha minimalista com poucas cores e pouco contraste. Percebam que os objetos decorativos são todos de vidros e cristais transparentes e os lustres e mobiliários são escuros, para sustentar uma neutralidade em meio às cores presentes somente nas flores. Este é um exemplo de casamento que colorido para quem gosta de decoração sóbria.

 

♦︎ Decoração: Eventando Por Nina Nassar    

♦︎ Fotografia: Graziella Widman   

♦︎ Toalhas e guardanapos: Mesalinho   

♦︎ Objetos decorativos: Casa das Festas  

 

 

Para os que gostam de decoração colorida, bem tropical devem ver os casamentos com cara de casa. Uma decor mediterrânea, em tons de branco e azul, ou ainda inspirada na Toscana com elementos amarelos, como limões, também agradam aos noivos que gostam de cores fortes.  Os objetos decorativos geralmente são cerâmicas coloridas, tecidos com listras ou estampados, vidros, tricots e madeirasFolhagens podem se misturar com frutas em arranjos de mesa, e as frutas também aparecem nos formatos dos objetos decorativos. Como nas fotos do destaque da matéria do evento no Copacabana Palace. Fotografia da equipe da Marina fava.

 

Separamos por fornecedores de objetos decorativos, algumas peças para vocês se inspirarem e conversarem com seu decorador sobre quais deles combinam mais com vocês. 

 

♦︎ Objetos decorativos: Do Garimpo

 

♦︎ Objetos decorativos: Casa das Festas 

 

♦︎ Velas: Eliana Lipiani   

 

♦︎ Toalhas e guardanapos: Mesalinho   

♦︎ Objetos decorativos: Arte de Receber

♦︎ Objetos decorativos: Belle Table

 

♦︎ Objetos decorativos: Essencial etc  

 

Quer colaborar com esta matéria? Mande sua sugestão nos comentários que teremos o maior prazer em analisar e complementar! 😉

 

 

Leia mais:

6 tapetes para decoração do seu casamento

Os 10 decoradores que você precisa conhecer!

 

O que esperar de um vídeo de casamento?

Deixar um comentário