Por onde começar a organizar meu casamento? Essa é a pergunta “pedra filosofal” é a partir dela que tudo começa. 

 

Pensando nisso, reunimos nesta matéria um pouco da minha experiência para criar um passo a passo completo para você organizar o seu casamento! Montamos um cronograma comentado dividido em  7 etapas.

 

Antes de decidir a data do casamento, o ideal é procurar um cerimonialista. Esse profissional é quem vai guiar sua experiência de casar do ponto zero ao casamento. As decisões mais importantes estão nos primeiros passos, como a data e o local. Não tome nenhuma atitude sem antes conversar com quem mais entende do assunto, e poderá criar a melhor estratégia dentro das suas expectativas.

 

organizar-casamento-passo-1-750x50

 

Para determinar a data será necessário fazer algumas escolhas. O local da cerimônia e festa provavelmente vão determinar as datas possíveis. Alguns profissionais devem ser reservados com antecedência porque fazem apenas 1 casamento por dia e são muito disputados, como fotógrafos, DJs e maquiadores. Segue uma lista dos primeiros itens a serem cuidados:

 

⇒ ORGANIZE-SE

 

• Defina em família o número de convidados e o orçamento esperado para o casamento. A partir deste número façam a distribuição de responsabilidades. Uma boa reunião antes de começar a organização do casamento previne maus entendidos.

• Compre uma pasta para guardar todos os orçamentos, contratos e recibos do casamento.

• Crie uma pasta no seu computador para guardar todas as referências e documentos do casamento.

 

⇒ CERIMÔNIA

 

• Existem muitos tipos de cerimônia, escolha a sua! Algumas cerimônias são feitas no mesmo local da festa, outras em igrejas, sinagogas, e outros tipos de templos.

• Escolha o local. O tamanho deve estar de acordo com o nº de convidados esperado.

• Verifique se no valor fechado com o local estão inclusos: o toldo da entrada, limpeza dos lustres, limpeza da decoração, o tapete vermelho (passadeira) e etc! Fique atenta também com as proibições. Existem casos em que só algumas orquestras credenciadas no local podem tocar; geralmente decoração com velas não são permitidas; os fotógrafos e cinegrafistas não podem usar a força de luz do local e etc. Procure ver todas as informações necessárias.

 

CELEBRANTE

 

• Logo que a data estiver definida procure o celebrante. Está cada vez mais difícil achar bons celebrantes. Se a sua cerimônia não for em Igreja, suas opções aumentam. Você pode contratar um juiz de paz que celebra casamento civil, um pastor ou um celebrante profissional, eles fazem cerimônias belíssimas.

 

⇒ FESTA / RECEPÇÃO

 

• Escolha o local de acordo com o estilo de casamento que você espera. Existem lugares para todos os tipos: campo, praia, romântico, tradicional, monumental e etc!

• Detalhes importantes na hora de contratar o local: veja a questão da hora extra antecipadamente, geralmente os descontos são ótimos para quem fecha a hora extra no momento da contratação.

Leia também: Hora extra no seu casamento

Outro fator importante é a capacidade máxima de convidados, cuidado, se estiver no limite pense 2 vezes junto com seu decorador!

• Existem locais que oferecem buffet e decoração. Se este não for o seu caso comece a pesquisar opções. Outros serviços podem aumentar o valor do local da recepção: gerador, ar-condicionado, limpeza, toldo e fechamentos de ambientes. Nunca avalie o valor do aluguel do local sem contar com estes itens. Existem locais mais caros com tudo incluído, que são melhor escolha que um local com menor preço, que somando as estruturas básicas fica ainda mais caro.

 

FOTÓGRAFO

 

• Pesquise bastante na internet para definir qual o seu estilo de fotografia. Para a escolha do fotógrafo fique atenta ao número de fotógrafos na equipe (mínimo 2), pergunte sobre o tempo de duração do trabalho, valor da hora extra, e se está incluído um álbum do casamento. Combine também sobre a cobertura do making of dos noivos.

 

FILMAGEM

 

• Antes de fazer uma reunião com a equipe de filmagem procure ver seus filmes na internet, facilita muito a seleção dos que valem a pena conhecer.

Conheça a nossa coluna Filmes de Casamento.

• Para contratar um filme é importante perguntar o horário de duração da cobertura e o que inclui. Veja também como é a entrega do material editado, se será uma edição curta ou o casamento completo, e quanto tempo de material editado será entregue. Também não deixe de amarrar o prazo de entrega. Cenas aéreas com drone tem sido muito usadas nos filmes de casamento, se você tem esta expectativa não deixe de perguntar direitinho sobre a possibilidade e os valores adicionais.

 

DJ

 

• Existem DJs de festas e DJs de rádio, boate e etc. Cuidado ao contratar um DJ que não esteja acostumado com casamentos. Nossa indicação é que vocês procurem DJs conhecidos do mercado de casamentos e com experiência, eles saberão agradar a família e os amigos! A iluminação de pista pode ser contratada direto com o DJ ou com o empresas especializadas, avalie com seu decorador para escolher a melhor opção.

 

MAQUIADOR

 

• O ideal é fazer uma prova antes de fechar com o maquiador escolhido. Uma boa opção é aproveitar uma ocasião, um casamento de amigos, para fazer um cabelo e maquiagem com este profissional.

• É fundamental você ver o resultado da sua escolha antes do dia do casamento, cuidado com as surpresas! O temperamento do profissional também é importante, não se esqueça que este é um momento delicado, as vezes tenso e longo, e é o dia do seu casamento, evite estresse.

 

organizar-casamento-passo-2-750x50

 

Agora é hora de intensificar os preparativos! Além da definição de itens fundamentais como vestido de noiva, buffet e decoração, é nesta fase que começam os preparativos da lista de convidados.

 

⇒ LISTA DE CONVIDADOS

 

• Este item é um dos mais complicados em um casamento. Quanto mais organizada for sua lista, menos você vai gastar com o casamento. O buffet sempre cobra por pessoa, então se você tem uma lista organizada com um RSVP ativo eficiente, você economiza muito.

• A lista deve estar pronta com pelo menos 5 meses de antecedência, para que os convites prontos sejam enviados direto para a calígrafa.

• Os campos de uma lista de casamento perfeita são: Titulo (Sr. e Sra., Aos amigos e etc), nome completo, endereço completo (com CEP), telefone e email para o RSVP. Separe também um campo para determinar de quem é o convidado, isso facilita muito na hora de cortar ou cobrar responsabilidades sobre cotas de convidados.

Leia também: Descomplique a lista de convidados do seu casamento

 

CONVITES E CARTÕES DE AGRADECIMENTO

 

Em geral são duas categorias de convites, os feitos em gráficas tradicionais, que produzem e imprimem convites com relevos francês e americano, e os elaborados em estúdios de design que customizam o convite de acordo com a identidade visual do casamento e terceirizam a impressão.

• O cartão de agradecimento deve ser feito junto com os convites, e enviados após o casamento com o agradecimento pelo presente recebido.

• Se optar em desenvolver uma identidade visual com o estúdio de design, converse também sobre os outros itens de papelaria, como roteiro da cerimônia, menu e kit toalete.

• O convite tradicional é bem bonito e bem simples de montar, a variação é na escolha da gramatura, textura, cor do papel e letra. O envelope, pode ter monograma (iniciais dos nomes), pode ser forrado e tem diversos fechamentos possíveis.

 

CALÍGRAFO

 

• Escolher a calígrafa com um mínimo de antecedência é importante porque não são muitos os profissionais e eles atendem muitos pedidos. As mais disputadas só conseguirá com agendamento prévio. Cuidado, este é um detalhe que faz toda a diferença!

 

VESTIDO DE NOIVA

 

• Desde o momento em que uma noiva decide casar, a atenção se volta para os vestidos! Não deixe de ir salvando os modelos que gostou, assim vai facilitar quando você tiver que explicar para alguém o que você imagina para o seu vestido de noiva.

Confira nossa galeria de inspiração com diversas referências de vestido de noiva!

 

• A cauda do vestido é um capítulo a parte! Cuidado com os modelos que não suspendem depois da cerimônia, você pode ficar tropeçando nele a festa toda!

Leia também: Dicas para prender a cauda do vestido de noiva

 

GRINALDA

 

• Ao escolher o vestido, provavelmente você conversará sobre o véu e a grinalda. Muitas estilistas têm grinaldas para alugar, se este não é o seu caso procure opções no nosso Guia de Fornecedores. Lembre-se que muitas vezes a grinalda é feita por encomenda e precisa de um tempinho para ficar pronta!

Dica: organize-se para estar com a grinalda e o véu antes da prova da maquiagem, assim você tem como ver exatamente como vai ficar.

• Muitas vezes a grinalda é feita com flor natural, nestes casos o mesmo fornecedor pode fazer o buquê e as lapelas para o traje dos padrinhos.

 

DECORADOR

 

• Escolher o decorador é uma das tarefas mais gostosas. Procure os 3 que mais gosta e marque uma reunião para receber um orçamento. Nesta escolha vale muito o estilo, a qualidade e a empatia com o profissional, afinal é com o decorador que você vai conviver mais intensamente. Procure alguém com quem você sinta liberdade de trocar ideias sobre estilo e valores.

 

⇒ DECORAÇÃO DA CERIMÔNIA

 

• Normalmente a decoração da cerimônia na Igreja baseia-se em flores e iluminação. Por isso não é necessário contratar um decorador. Basta entrar em contato direto com os floristas e com equipe de iluminação.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre flores na decoração da Igreja

• Se quiser fazer uma super decoração na igreja, minha sugestão é falar com o decorador da festa para assumir também o projeto da cerimônia.

Cerimônias ao ar livre, no mesmo local da festa, costumam ficar por conta do decorador contratado.

 

MÚSICA DA CERIMÔNIA

 

• Existem 2 opções: contratar música ao vivo ou um DJ. A música ao vivo confere um outro nível ao casamento, não existe comparação entre eles já que são grandezas bastante diferentes. Mas se o orçamento estiver apertado existe a opção do DJ.

• O tamanho da orquestra deve estar de acordo com a sua Igreja ou local da cerimônia. O ideal é escutar a sugestão da empresa contratada quanto a escolha de repertório, número de músicos e quais instrumentos vão fazer parte.

Leia também: O Lado B das músicas tradicionais de casamento

• Não deixe de perguntar na Igreja ou local da cerimônia se tem microfone para o celebrante. Caso não tenha pergunte aos músicos se eles podem microfonar o celebrante.

• As músicas escolhidas para a cerimônia geralmente são: entrada dos padrinhos, entrada do noivo e pais, entrada das damas e pajens, entrada da noiva, bênção das alianças, assinaturas e cumprimentos, e saída.

 

BUFFET

 

• A escolha do Buffet é muito importante, afinal festa de casamento é um banquete!

• Preocupe-se em saber sobre a apresentação do buffet, é importante saber quais materiais ele utiliza para combinar com a sua decoração.

• Outro item importante é definir como você quer servir o jantar: empratado, em buffets ou em mini porções volantes.

• O bar é um item cada vez mais presente nos casamentos, e pode ser feito através do buffet ou contratando uma empresa especializada em open bar.

Veja as opções de empresas de Open Bar

• Os buffets não incluem bebidas alcoólicas, apenas cerveja a combinar. Comecem a procurar as boas oportunidades de compra, já que o preço varia muito de acordo com o dólar.

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS

 

• Existem muitos fornecedores de bebidas, escolha algum que faça pelo menos 30% do volume em consignação, assim vocês só pagam o que consumir.

• Outra dica que todos sabem é tentar comprar o whisky e vodka no Duty Free, vale a pena!

 

BOLO

 

• O bolo pode ser resolvido até 2 meses antes do casamento (afinal é feito na véspera!), mas para que deixar para depois o que pode ser feito agora? Aproveite para ver com calma as opções.

• É normal fazer um andar falso para baratear o bolo e não perder o tamanho, afinal bolo muito pequeno fica feio!

Leia também: Entenda como funciona o bolo falso no casamento

 

⇒ CURSO DE NOIVOS

 

• Para casar na igreja, é necessário fazer um curso de noivos e entregar o certificado de conclusão do curso para dar entrada nos papéis do casamento. Este curso pode ser feito com até 2 anos de antecedência, portanto aproveite que ainda tem um tempo para o casamento e procure a data mais conveniente para vocês.

Leia também: Quebrando a burocracia dos documentos de casamento

 

LUA DE MEL

 

• Comece a organizar sua Lua de Mel. Procure um agente de viagens especializados, vale a pena! Além do cuidado diferenciado, você vai poder delegar grande parte desta função e não sobrecarregar seu tempo, que em ano de casamento não deve estar sobrando!

• Fique de olho nos documentos necessários, passaportes, vistos, vacinas e etc.

 

DAMAS E PAJENS

 

• Logo que vocês decidirem quem serão suas damas e pajens você deve entrar em contato com as mães e convidar.

• É uma decisão de cada família quem paga o vestido das damas. Normalmente quem arca com os custos são os pais das crianças, assim como os  vestidos das madrinhas.

 

organizar-casamento-passo-3-750x50

 

Seu casamento já tem uma forma bastante definida, provavelmente você já trabalhou muito! Neste período vamos resolver as pendências mais gostosas e tranquilas!

 

DOCES

 

• Escolher os doces com 3 meses de antecedência é um bom prazo para vocês receberem o orçamento correto, estes valores e modelos mudam muito. O ideal é entrar em contato com as doceiras e ver quem pode enviar provas.

• O volume de doces vai interferir diretamente na decoração da mesa. Para ficar uma mesa bonita e farta vocês devem contratar em média 6 doces por convidado. Mas essa decisão varia muito de decorador para decorador, veja com ele.

• Além dos doces é comum, e recomendado, que vocês comprem forminhas mais bonitas para compor as bandejas. O decorador pode te auxiliar nesta compra, principalmente com relação às cores.

Leia também: Tudo sobre forminhas para seu casamento

 

BEM-CASADOS

 

• A escolha do bem-casado é parecida com a dos doces, procure receber provas para escolher.

• Os bem-casados são embalados, geralmente, no papel crepom com uma fitinha, mas existem muitas outras opções: tecidos, caixinhas, celofane, colocação de pingentes e etc. A escolha das cores você deve fazer junto com o decorador.

 

CHOCOLATES

 

• Uma boa parte da mesa de doces ou de café é composta por chocolates. Capriche! São vários modelos e sabores. Pense em 1 kg para cada 100 convidados.

 

⇒ PADRINHOS E MADRINHAS

 

• Nesta altura do campeonato vocês já devem ter escolhido seus padrinhos e madrinhas. É hora de pensar neles!

• Se você está pensando em um casamento clássico, com padrinhos de fraque, o ideal é procurar uma loja de aluguel de fraques e escolher o modelo que quer para os padrinhos. Eu aconselho o tradicional fraque curto, com colete. Escolha uma gravata normal, não alugue junto com o traje, compre! Não curto a gravata plafon. Depois de reservado o modelo, avise aos padrinhos onde devem ir para experimentar e fazer os ajustes, para então buscar na véspera do casamento.

• Se vocês optarem por terno, basta determinar alguns parâmetros como cor, cor da gravata e etc, e avisá-los.

• Caso você queira escolher a cor do vestido das madrinhas, elas devem ser comunicadas com pelo menos 5 meses de antecedência.

• Está virando tradição presentear os padrinhos no dia do casamento. Geralmente são caixas com algumas delicadezas dentro. Existem empresas que fazem projetos lindos, vale a pena conferir!

 

GERADOR E LIMPEZA

 

• O decorador já deve estar com todo o projeto do casamento pronto, já podemos prever a necessidade ou não de contratar gerador e limpeza.

• Fazer um casamento sem gerador é muito arriscado. A energia gasta em um casamento com DJ, iluminação decorativa e buffet, é muito grande, por isso é muito comum a força cair durante alguns minutos. Previna-se tendo um bom gerador!

• Alguns locais já tem a limpeza incluída, certifique-se se é o seu caso. Você pode não contratar limpeza para o salão e deixar esta função para o buffet (vai ficar sujo, esta não é função do buffet!), mas para os banheiros não tem como deixar de ter, é fundamental.

 

organizar-casamento-passo-4-750x50

 

Agora estamos muito próximos do dia do casamento, a maior parte dos fornecedores já estão contratados e a ansiedade toma conta! Vamos aos últimos contratos e começar a separar os convites para a entrega, e RSVP. Boa sorte!

 

⇒ ENTRADA NOS PAPÉIS DE CASAMENTO

 

• Veja o nosso passo a passo para dar entrada nos papéis.

• A documentação tem validade de 3 meses a contar da data da entrada nos papéis, por isso não adianta preparar antes do tempo. O processo todo demora em média 30 dias. Portanto não deixe de começar por agora!

• Lembrando que para casar na Igreja, além da documentação, os noivos precisam fazer o curso de noivos, que tem validade de 2 anos, portanto podem antecipar este trabalho!

 

⇒ CALIGRAFAR OS CONVITES

 

• Seus convites devem estar prontos e separados para entrega com até 2 meses de antecedência. Para isso você deve enviar a lista para a calígrafa com no mínimo 3 meses de antecedência. Assim você não corre o risco de atrasar a entrega.

• Escolha calígrafos que embalem com plástico o convite. As melhores sempre trabalham assim, mas fique de olho e pergunte!

• É normal que depois da lista entregue ao calígrafo vocês queiram incluir mais convidados. Este trabalho de inclusão de nomes pode ser mais caro e cada calígrafo tem sua “política de inclusão”, portanto não deixe de combinar antes estes detalhes.

 

CARRO DA NOIVA

 

• Geralmente as noivas alugam um carro para levá-las do hotel, casa ou salão onde vão se arrumar, para a cerimônia e depois levam os noivos para a festa. Existem muitos fornecedores bons, alguns customizam placas para ficar de lembrança.

• Caso você tenha um carro grande, bonito que seja bacana para te levar ao altar, aí basta contratar um motorista!

 

⇒ SALVA OU ALMOFADINHA PARA ALIANÇAS

 

• Existem muitas maneiras de levar as alianças ao altar, existem as salvas de prata, as almofadas e até a opção mais simples, que é deixar no bolso do noivo. Minha preferência é sempre pela salva de prata, de preferência uma de família, lindo!

• Procure decidir como será a sua entrega das alianças e prepare-se. Caso tenha que ligar para avó, tias avós para pedir a salvinha de prata, não se acanhe, a hora é essa. E quem está a procura de almofadinhas divirta-se, existem 1001 opções.

Leia também: Como levar as alianças?

 

BUQUÊ E LAPELAS

 

• Escolha quem vai fazer o seu buquê e veja se o mesmo fornecedor faz os adornos do traje dos padrinhos, noivo e pais.

• Você deve decidir se vai jogar o seu buquê para as convidadas, ou prefere fazer um outro somente para jogar.

Leia também: Hora de jogar o buquê

organizar-casamento-passo-5-750x50

Prepare-se para diminuir o ritmo da vida normal e entrar em estado de imersão total no casamento.

 

⇒ ENTREGAR OS CONVITES DE CASAMENTO

 

• Está na hora de preparar a entrega dos convites. Separe os convites por quem convidou, assim cada um cuida da sua lista.

• A nossa sugestão é que em primeiro lugar vocês separem o que vai ser entregue em mãos (vizinhos, família mais próxima, colegas de trabalho), dos que vão ser entregues pelos correios ou através de entrega protocolada. Para terceirizar a entrega é necessário ter todos os endereços com CEP.

• Os convidados que moram fora do Estado onde o casamento vai acontecer devem receber o convite com 2 meses de antecedência, os residentes no mesmo estado devem receber com 1 mês e 15 dias de antecedência.

 

SAPATOS, BRINCOS E PERFUME:

 

• Hora de pensar nos adereços. Você já sabe com qual perfume vai casar? Já escolheu seu brinco?

• Uma dica para o sapato é usar um que você goste e tenha um bom formato para o seu pé e forre com um pedaço do tecido do vestido. Essa é uma ótima alternativa para não arriscar um sapato novo no dia do casamento!

• Existem também empresas especializadas a fazer sapato de casamento sob medida, vale a pena fazer um orçamento! Conforto para os pés é fundamental!

Leia também: Sapato da noiva: dicas pra o modelo ideal

 

CHÁ DE PANELA E DESPEDIDA DE SOLTEIRO (A)

 

• Essas comemorações prévias podem render boas histórias. Façam uma pequena pesquisa e acharão 1001 maneiras de comemorar esta etapa final da vida de solteiro! Trocar o tradicional chá de panela por chá de lingerie já virou rotina. Existem os grupos que fazem baratona masculina e feminina, cada um vindo de um lado da cidade, para se encontrarem bêbados no último bar! Bom, cada um com suas escolhas, só não vale deixar de lado esta etapa, ainda que seja um bom jantar fora com a família! Afinal é como eu sempre digo: Despedida de solteiro(a) é agarrado com os pais!!

 

NOITE DE NÚPCIAS

 

• Não basta reservar a suíte no Hotel, tem que caprichar na camisola! Aproveite esses últimos meses para pensar a respeito. Não deixe esse momento ficar de fora dos preparativos!

 

organizar-casamento-passo-6-750x50

 

Não tem jeito, muita coisa só no último mês mesmo! Aproveite a proximidade do casamento e procure tirar um tempo livre para cuidar de você. Massagem, ginástica, boa alimentação e muito salão de beleza, vão te ajudar a atravessar este último mês com bom humor!

 

⇒ RSVP ATIVO

 

• Provavelmente os convites foram entregues há mais de 1 semana, então já é hora de começar a confirmação dos convidados.

• Quem não tem um cerimonial para fazer este trabalho, deve pedir ajuda aos amigos ou contratar um secretária para fazer o RSVP ativo, porque saber o número aproximado de convidados é fundamental para fechar o valor final do buffet.

RSVP bem feito = economia.

 

⇒ RECEPCIONISTA

 

• Provavelmente vocês já estão com uma equipe para acompanhá-los durante o dia do casamento. Este é o momento de discutir com eles o número necessário de recepcionistas.

• Peça uma recepcionista somente para vocês (noivos). É a famosa bride sitter! Na pista de dança é bom ter alguém à mão para deixar uma taça, pedir água, ajudar com o cabelo e etc.

 

⇒ ECAD:

 

• Se você vai ter um DJ tocando na sua festa, você é obrigado a pagar a taxa de direitos autorais sobre as músicas tocadas na festa. Quem emite este documento é o salão, procure saber.

 

LISTA DE PRESENTES

 

• Procure as lojas que mais gosta e faça sua lista de presentes.

• Não deixe de fazer lista em lojas muito conhecidas, mesmo que você não queira divulgar. Pelo menos na hora de trocar os presentes você será bem atendida e poderá fazer a troca após a lua de mel.

• Existe também a opção de lista de presentes virtuais, sites convertem os presentes em dinheiro. Conheça nossa lista de presentes virtuais.

 

⇒ ESCOLHA DAS MÚSICAS

 

• Procure o seu DJ e veja com ele as músicas da sua entrada no salão, a música que vai tocar enquanto acontece o corte simbólico do bolo e sua 1ª dança. Aproveite também para discutir estilo de músicas que vocês gostam e principalmente deixe claro o que vocês não gostam!

 

⇒ CELEBRANTE

 

• Normalmente o celebrante pede aos noivos uma reunião próxima ao casamento, não deixe de marcar. Quanto mais o celebrante conhecer a história de vocês, melhor será a cerimônia.

 

organizar-casamento-passo-7-750x50

 

O casamento chegou!! Está dobrando a esquina… e nós… cheios de tarefas de última hora!

 

⇒ ENSAIO DA CERIMÔNIA

 

• É bem importante que na semana anterior ao casamento o casal e seus pais façam um ensaio na igreja ou local do casamento, junto com o cerimonial. Se vocês conseguirem juntar no ensaio as damas e pajens, é bom também, assim as crianças já vão se acostumando com o local.

 

⇒ PÉ, MÃO E DEPILAÇÃO

 

• Deixe o pé e a mão para fazer o mais próximo do casamento possível, menos no dia! Já a depilação faça com a máxima antecedência possível para evitar alergias e vermelhidão.

• Também não é indicado cortar o cabelo com menos de 2 meses para o casamento. Também não aconselhamos mudanças radicais no visual. Deixe para depois do casamento!

Leia também: 10 coisas que devem ser evitadas na semana do casamento

 

⇒ PROVA DO VESTIDO DE NOIVA

 

• Deixe para a última semana a última prova do vestido. Acontece dos nervos das noivas irem parar direto na silhueta: emagrecendo ou engordando!

• Tente organizar a entrega do vestido para a véspera.

• Quem já comprou o vestido pronto ou já está com ele em casa, experimente na semana do casamento para, se houver, imprevistos ter tempo de resolver.

 

MALA DA LUA DE MEL

 

• Deixe tudo pronto para o dia do casamento. Deixe a mala de lua de mel, e a mala da noite de núpcias prontas.

• Se você for direto do hotel para o aeroporto, leve as 2 malas e combine com alguém para passar no hotel e buscar todas as malas, vestidos, roupas e sobras do casamento.

Leia também: 5 motivos para adiar sua lua de mel

 

KIT TOALETE

 

• Você já pensou na cestinha de toalete do casamento? Se você optou por deixar tudo personalizado com a identidade visual do seu casamento, o estúdio de design já deve ter entregue este material.

Caso contrário, vale a pena passar em uma farmácia e comprar alguns itens de 1ª necessidades como: absorventes, desodorantes, elásticos de cabelo, engov, remédio para dor de cabeça, band-aid, lixa de unha e etc. Coloque tudo em uma linda caixa e pronto, temos um toalete digno de um lindo casamento!

 

⇒ LEVAR AS BEBIDAS PARA O LOCAL DA FESTA

 

• Se você está usando bebidas alcoólicas fora do buffet, você terá que combinar com o buffet o dia da entrega das suas bebidas para eles. Geralmente isso acontece na véspera ou no mesmo dia do casamento. Uma boa sugestão é contratar um motorista só para estas tarefas do dia. Geralmente são entregues na véspera: brindes, havaianas, forminhas, bebidas, kit toalete.

 

⇒ DETALHES DO NOIVO NO ALTAR

 

• Na última semana os noivos precisam tomar pequenas providências, seguem 2 importantes: comprar um lenço de tecido para levar no bolso e escolher uma boa caneta para assinar os documentos no altar.

 

⇒ CONFIRMAR FORNECEDORES

 

• É muito importante ligar para TODOS os fornecedores para confirmar o serviço e horário de chegada. Este procedimento vai te tomar um tempinho, mas pode te salvar de imprevistos no dia!

• Você terá que alinhar a entrega dos doces com o decorador. É ele quem vai dizer o melhor horário para receber os doces, bolo, bem-casados e chocolates. Não adianta deixar em qualquer horário porque pode não ter ninguém para receber e deixar chocolate o dia todo no calor pode ser perigoso.

 

E agora?? Tudo pronto.

Hora de ligar uma comédia romântica na TV do seu quarto na casa dos seus pais, e dormir cedo no seu último dia de solteira.

 

Leia mais:

Os 10 decoradores que você precisa conhecer!

Vestido de noiva: Tradução de um sonho

Opções de trajes para o noivo

 

 

Deixar um comentário