Olá, depois da nossa conversa anterior (Incorporando Atividade Física na sua Rotina) você realmente se convenceu e quer mesmo começar, mas: não tem nenhuma Academia/Clube perto de sua casa ou trabalho; tem vergonha de se matricular por você nunca ter feito nenhum tipo de atividade física; etc. Portanto se ter uma Academia/Clube como local para você iniciar seu projeto é um problema, hoje “Seus Problemas Acabaram” (brincadeirinha). Melhore a sua qualidade de vida!

Isso não é uma piada. Podemos ter uma rotina de exercícios que podem ser executados em casa, ao ar livre (praias, parques, playground, etc.), mas isso tudo vai depender, e muito, dos seus objetivos e suas possibilidades.

Um bom Profissional de Educação Física tem como prescrever uma rotina de atividades sem a necessidade dos equipamentos de uma Academia/Clube. Pode ser que ele lhe recomende a aquisição de alguns acessórios (como por exemplo: fita de treinamento suspenso; colchonete; slider;…), todos estes citados possuem um custo bem acessível.

Para você melhorar sua qualidade de vida e promover alterações e melhoras físicas, fisiológicas e psicológicas, a atividade física precisa apenas de ser regular (nosso primeiro bate papo, Atividades Físicas e seus Benefícios).

 

⇒ Se você tem como meta a redução de peso, basta alterar um pouquinho sua rotina diária e já teremos um dia um pouco mais agitado e movimentado, aumentando seu gasto calórico e, por consequência, ajudando a alcançar esta sua meta.

graphics-garfield-312994

Posso citar alguns exemplos:

• Ao passear com seu cachorro de uma volta a mais no quarteirão.

• Desça do ônibus um ou dois pontos antes e caminhe o resto do trajeto (pode fazer o mesmo com o metrô).

• Se possível troque seus deslocamentos feitos com veículos motorizados por uma bicicleta ou skate.

• Saia do elevador dois ou três andares antes e suba ou desça de escada (evite o uso de escadas rolantes).

 

Nenhuma dessas atividades tem a necessidade de ser feita em uma academia, por isso são mais fáceis de serem introduzidas em nossa rotina e, se possível tente executá-las por apenas 30 minutos diários (podem ser somados: 10 min para passear com cachorro + 15 min de bicicleta + 05 min subir escadas, etc), é possível aproveitar todos os seus benefícios.

A atividade apenas requer que você a execute de forma ritmada e contínua, com uma intensidade moderara (que tenha alguma dificuldade ao fazer, e que esteja de acordo com a capacidade de cada um).

atividade-fisica

⇒ Se a sua meta tem relação com melhorar sua aparência visual; braços e pernas mais definidos; mais força para carregar o bebê no colo; entre outros, você terá que fazer alguns exercícios, de forma localizada para que isso aconteça.

Para isso, devemos estabelecer uma rotina de exercícios/treino, e este não precisa ser longo (durar muito tempo) para trazer resultados, tudo dependerá de algumas observações a serem feitas para elaborá-lo de uma forma que você possa alcançar seus objetivos. É necessário avaliar seu nível de atividade (sedentária, ativa, esportista, etc.), seu tempo disponível, histórico de lesões, etc. Tente fazer:

• 02 a 04 exercícios.

•  02 a 04 séries.

•  08 a 12 repetições.

•  03 a 05 vezes por semana.

∗ Meia hora de exercício diário não é muito tempo, vale à pena investir.

 

Algumas observações para que vocês consigam alcançar estes benefícios (algumas já foram ditas aqui, e serão repetidas algumas vezes em nossas conversas), mas lembre sempre de procurar um médico para exames prévios e um profissional de Educação Física para lhe orientar nas suas atividades, e também antes de aumentar sua rotina de atividades físicas.

 

– NUNCA pense em “tirar o atraso” de um longo período de inatividade ou sedentarismo em um curto prazo, pois isso pode lhe trazer problemas e/ou lesões e você terá que interromper suas atividades para se recuperar.
– A atividade deve ter alguma intensidade ao fazer (você percebe que consegue fazer a atividade desejada, porém com um pouco de dificuldade, sem exageros), e que esteja de acordo com a capacidade de cada um.
– A atividade pode ser dividida em períodos, uma parte pela manhã outra à tarde ou outra a noite, e/ou atividades, caminhada e/ou pedalar e/ou nadar e/ou subir escadas, etc. Use seu tempo disponível da melhor maneira possível. Se for fazê-la de forma contínua, não extrapole, respeite seus limites.
– Comece com um mínimo de 30 minutos por dia, 03 vezes na semana.
– Quanto antes você começar mais benefícios você terá.

 

A atividade física deve ser regular (preferencialmente 05 vezes na semana). Tornarmos mais ativos é um investimento no futuro.

 

assinatura-rodrigo-schettini-personal-caseme-750x223

Leia mais:

Mitos e verdades sobre a atividade física

Exercícios físicos para noiva grávida

Dicas da nutricionista Paola Freitas

Deixar um comentário