Preparamos uma série de 4 matérias para te ajudar a produzir um cronograma, para organizar todas as ações dos envolvidos no casamento.

 

Uma das inúmeras vantagens de fazer um cronograma é que, ao colocar o plano no papel, muitas pontas soltas aparecem e isso ajuda a imaginar em detalhes todas as etapas, o que acalma a ansiedade de não saber como será o dia do seu casamento.

 

Nesta matéria vamos focar a atenção apenas do momento antes da cerimônia. Para as demais etapas leia a série de 4 matérias sobre o roteiro do casamento: cerimônia, festa e pós festa.

 

 

Prepare um cronograma detalhado, impresso ou no celular, para vocês terem em mãos todos os detalhes, horários e contatos do seu casamento. Assim estarão preparados, quando precisarem, para dar informações ou falar com qualquer um dos envolvidos no casamento, com agilidade. 

 

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Comece o cronograma  fazendo um cabeçalho com a descrição da família, com seus contatos.

Faz parte de uma boa organização que os envolvidos na relação direta com os noivos saibam também quem são seus irmãos, avós, cunhados, sobrinhos e os pais, para que desta forma o cerimonial possa orientar e cuidar de toda a família com mais atenção. Quando os pais são separados, é importante anotar os nomes dos novos cônjuges se houverem, assim vocês darão informações completas sobre as famílias que irão protagonizar este casamento.

 

Para o cerimonial e fotógrafos estas informações valem ouro. É muito elegante e acolhedor que a produção do casamento conheça cada integrante da família pelo nome, concorda?

 

Depois escreva outros detalhes como hora do convite, número de convidados confirmados, e locais da cerimônia e festa, com seus endereços.

 

 

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Em seguida, anote as ações que serão realizadas na véspera e no dia do casamento, como a entrega das bebidas no salão, entrega de sandálias, kit toalete, plaquinhas de reservados e diversos outros itens que deverão ser entregues a um responsável para que tudo funcione perfeitamente no dia.

 

Faça uma lista com a data e hora da ação, quem irá fazer e uma breve descrição. Desta forma ninguém se perderá nos últimos dias antes do casamento, quando a emoção e a pressão do tempo começarem a apertar.

 

É de extrema importância esta parte do roteiro, anote todos os detalhes de: (1) quem leva (2) o quê (3) para onde (4) que dia (5) que horas – ter essa lista bem organizada é fundamental para que vocês noivos possam descansar destas pendência e focar no que ainda não foi resolvido. Se está no roteiro não será esquecido!

 

Eu gosto de trabalhar já trazendo todas as informações para o roteiro do dia do casamento ao longo do processo, não deixo para fazer perto do casamento. Assim, desde a primeira informação relevante para o roteiro do dia do casamento já consolido no cronograma, e já posso dar por agendada a tarefa, sem medo de não lembrar no futuro, quando o casamento chegar. 

 

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Em seguida continue o cronograma colocando em ordem cronológica a chegada dos profissionais para a preparação da noiva, sempre com nome e telefone celular para um possível contato no dia do casamento.

 

Geralmente as noivas se arrumam para o casamento em um desses 3 lugares: casa da noiva, local da festa ou em um hotel. Fazer um checklist com os itens pessoais que vocês devem ter em mãos no momento que for se preparar para o casamento é essencial. Mesmo que você vá se arrumar em casa. Veja esta matéria onde fizemos um pequeno checklist com os itens que não podem faltar na mala para o dia da noiva

 

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Anote o horário do check-in e confirme com o hotel o número de pessoas que podem ficar com você na suíte, geralmente existe um limite e as noivas sempre são acompanhadas por no mínimo 3 profissionais: foto, filme e maquiador. Normalmente os hotéis têm uma tolerância maior quando se trata de uma noiva, mas vale confirmar para não ter surpresas no dia. Não deixe também de pedir um check-in antecipado, muitos hotéis possuem políticas especiais para os noivos.

 

Não deixe de pensar na sua alimentação, o melhor momento para você garantir alguma nutrição é antes da cerimônia. Veja a matéria que fizemos especialmente falando da alimentação da noiva no dia do casamento.

 

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Anote no roteiro o horário combinado de chegada, o nome dos profissionais e seus contatos. O horário ideal para marcar com este profissional vai depender da maneira como ele trabalha e quantas pessoas ele vai arrumar. Converse com antecedência com o cerimonial e com o fotógrafo para saber que horas você deve estar pronta para as fotos, e com o maquiador para saber quanto tempo em média ele leva para fazer cada pessoa. Faça a matemática certinha e deixe uma folga, assim você será uma noiva calma e educada, atrasar não é legal.

 

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Anote no roteiro o horário combinado de chegada, o nome dos profissionais e seus contatos. Veja com o seu fotógrafo se ele cobra por hora, pois geralmente os contratos são feitos por um período x de horas, e depois disso são cobradas horas extras, então veja o custo/benefício para avaliar o horário de chegada desse profissional.

Não é necessário marcá-lo no mesmo horário do maquiador, afinal você só vai estar linda para as fotos após 1 basezinha, certo? Então não gaste o seu tempo de fotografia com este momento de bobes na cabeça e rosto lavado. Marcar 3 horas antes do horário do convite costuma funcionar para a maior parte dos casamentos. Converse com seu fotógrafo, ele é o mais indicado para te ajudar nesta decisão.

 

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Mesmo comportamento do fotógrafo. Avalie o horário de chegada do profissional de acordo com as horas de trabalho contratadas. Não esqueça de perguntar o número de profissionais que estarão com vocês no quarto para não exceder o máximo permitido pelo hotel.

 

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Anote no roteiro o horário combinado para a entrega do buquê, o nome de quem vai entregar e seu contato.

Geralmente os fotógrafos utilizam o buquê como acessório para as fotos da noiva pronta e você vai precisar dele para entrar na cerimônia, então lembre-se de conversar com o profissional para a entrega do buquê ser no lugar onde você vai se arrumar.

As lapelas, aquelas flores que colocamos na roupa dos padrinhos, e os buquês das daminhas, em geral, devem ir direto para o local da cerimônia, afinal é para lá que os padrinhos e daminhas vão.

Organize esta logística com o seu cerimonial e com o florista, defina o que vai ser entregue e onde.  Se por um acaso o florista só puder entregar tudo em um mesmo lugar, lembre-se que a mãe da noiva ou alguém deve sair antes para o local da cerimônia para levar estes adereços para o cerimonial.

 

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Anote o horário combinado para ele chegar, o nome do profissional e seu contato. Nem sempre a noiva contrata um motorista, muitas vezes é alguém da família que irá levá-la, mas de qualquer modo vale a pena anotar as informações e combinar tudo direitinho.

O horário ideal, para a maior parte dos casamentos, é 1 hora antes do horário que está no convite, claro que este horário vai sempre depender do quão longe você está do casamento. Outro item que deve entrar no roteiro é o trajeto de vans, se houver. Vale deixar anotado todas as informações de transporte das famílias, assim qualquer um pode entrar em ação para contornar alguma emergência.

 

Estar com tudo planejado e anotado tem um efeito maravilhoso no combate à ansiedade. Seja uma noiva organizada e aproveite melhor seu casamento.

Qualquer dúvida comente aqui no post, teremos o maior prazer em ajudar. E se você tiver um roteiro mais completo ou alguma dica boa, compartilhe com a gente! Teremos o maior prazer em complementar esta matéria com a sua colaboração.

 

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Checklist para a mala da lua de mel

Passo a passo para organizar meu casamento

Alimentação da noiva para o dia do casamento

 

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