Vou compartilhar com vocês minha experiência na produção de um roteiro para o casamento, geralmente desenvolvido pelos cerimoniais. É um cronograma que orientará as ações de todos os envolvidos no casamento. Uma de suas inúmeras vantagens é que ao colocar o plano no papel muitas pontas soltas aparecem e isso ajuda a imaginar em detalhes todas as etapas, o que acalma a ansiedade de não saber como será o dia do seu casamento.

Vou começar neste post falando apenas do momento antes da cerimônia. Em breve vou escrever sobre as etapas seguintes: cerimônia, festa e pós festa.

A família

organizacao familia casamento caseme

Eu sempre começo meus roteiros fazendo um cabeçalho com uma boa descrição da família e outros detalhes como hora do convite, número de convidados confirmados, e locais da cerimônia e festa, com seus endereços.

Acho imprescindível que todos os envolvidos na produção saibam quem são, não só os noivos, mas como também seus irmãos, avós, cunhados, sobrinhos e os pais, para que desta forma o cerimonial possa orientar e cuidar de toda a família com mais precisão. Quando os pais são separados, é importante anotar os nomes dos novos cônjuges se houverem, assim você terá informações completas sobre as famílias que irão protagonizar este casamento.

Para o cerimonial e fotógrafos estas informações valem ouro. Não existe nada mais elegante e acolhedor que a produção do casamento conhecer cada integrante da família pelo nome, concorda?

Produção

organizacao pre casamento bebidas caseme

Logo sigo com as ações que serão realizadas antes do dia do casamento, como a entrega das bebidas no salão, entrega de sandálias, kit toalete, plaquinhas de reservados e diversos outros itens que deverão ser entregues a um responsável para que tudo funcione perfeitamente no dia.

Começo uma lista simples apenas com a data da ação, quem irá fazer e uma breve descrição. Desta forma ninguém se perde nos últimos dias antes do casamento quando a emoção começa a apertar.

Gosto e acho de extrema importância esta parte do roteiro, para que você noiva possa descansar desta pendência, se está no roteiro não será esquecido. Eu geralmente começo a anotar os dados do casamento no meu roteiro desde a primeira informação relevante, assim já posso dar por agendada a tarefa.

Preparação da noiva

organizacao-pre-casamento-caseme.

Em seguida coloco em ordem cronológica a chegada dos profissionais para a preparação da noiva, sempre com nome e telefone celular para um possível contato no dia do casamento. Atenção: não adianta colocar o telefone comercial, geralmente os locais não abrem aos sábados, não deixe de checar esta informação antes com cada profissional.

 

→ 1º Check-in no hotel

organizacao-pre-casamento-making-of-caseme

Anote o horário do check-in e confirme com o hotel o número de pessoas que podem ficar com você na suíte, geralmente existe um limite e as noivas sempre são acompanhadas por no mínimo 3 profissionais: foto, filme e maquiador. Normalmente os hotéis tem uma tolerância maior quando se trata de uma noiva, mas vale confirmar para não ter surpresas no dia. Não deixe também de pedir um check-in antecipado, muitos hotéis possuem políticas especiais para os noivos.

 

2º Cabelo e maquiagem

organizacao-pre-casamento-beleza-da-noiva-caseme

Anote no roteiro o horário combinado de chegada, o nome dos profissionais e seus contatos. O horário ideal para marcar com este profissional vai depender da maneira como ele trabalha e quantas pessoas ele vai arrumar. Converse com antecedência com o cerimonial e com o fotógrafo para saber que horas você deve estar pronta para as fotos, e com o maquiador para saber quanto tempo em média ele leva para fazer cada pessoa. Faça a matemática certinha e deixe uma folga, assim você será uma noiva calma e educada, atrasar não é legal.

 

3º Fotógrafo

organizacao-pre-casamento-fotografo-caseme

Anote no roteiro o horário combinado de chegada, o nome dos profissionais e seus contatos. Veja com o seu fotógrafo se ele cobra por hora, pois geralmente os contratos são feitos por um período x de horas, e depois disso são cobradas horas extras, então veja o custo/benefício para avaliar o horário de chegada desse profissional. Não é necessário marcá-lo no mesmo horário do maquiador, afinal você só vai estar linda para as fotos após 1 basezinha, certo? Então não gaste o seu tempo de fotografia com este momento bobes na cabeça e rosto lavado. Marcar 3 horas antes do horário do convite costuma funcionar para a maior parte dos casamentos. Converse com seu fotógrafo, ele é o mais indicado para te ajudar nesta decisão.

 

4º Filmagem

organizacao-pre-casamento-filmagem-caseme

Mesmo comportamento do fotógrafo. Avalie o horário de chegada do profissional de acordo com as horas de trabalho contratadas.

 

5º Buquê e lapelas

organizacao-pre-casamento-buque-da-noiva-caseme

Anote no roteiro o horário combinado para a entrega do buquê, o nome de quem vai entregar e seu contato.

Geralmente os fotógrafos utilizam o buquê como acessório para as fotos da noiva pronta e você vai precisar dele para entrar na cerimônia, então lembre-se de conversar com o profissional para a entrega do buquê ser no lugar onde você vai se arrumar.

As lapelas, aquelas flores que colocamos na roupa dos padrinhos, e os buquês das daminhas, em geral, devem ir direto para o local da cerimônia, afinal é para lá que os padrinhos e daminhas vão. Organize esta logística com o seu cerimonial e com o florista, defina o que vai ser entregue e onde.  Se por um acaso o florista só puder entregar tudo em um mesmo lugar, lembre-se que a mãe da noiva ou alguém deve sair antes para o local da cerimônia para levar estes adereços para o cerimonial.

 

6º Motorista da noiva

organizacao-do-casamento-transporte-da-noiva-caseme

Anote o horário combinado para ele chegar, o nome do profissional e seu contato. Nem sempre a noiva contrata um motorista, muitas vezes é alguém da família que irá levá-la, mas de qualquer modo vale a pena anotar as informações e combinar tudo direitinho.

O horário ideal, para a maior parte dos casamentos, é 1 hora antes do horário que está no convite, claro que este horário vai sempre depender do quão longe você está do casamento. Outro item que deve entrar no roteiro é o trajeto de vans, se houver. Vale deixar anotado todas as informações de transporte das famílias, assim qualquer um pode entrar em ação para contornar alguma emergência.

O seu cronograma pronto deve ficar mais ou menos desta forma:

Existem outros detalhes que ficam fora do cronograma, mas que você deve organizar antes de sair de casa para o local onde irá se arrumar para o casamento. Veja neste link o checklist da noiva.

Qualquer dúvida comente aqui no post, terei o maior prazer em ajudar. E se você tiver um roteiro mais completo compartilhe comigo!

Deixar um comentário