Toldo, cobertura, estrutura, não importa como você chama, ele é o must have dos casamentos ao ar livre, e um dos formatos mais desejados de casamento.

Nesta matéria iremos tratar dos toldos de casamentos espetaculares. Aquelas estruturas que requerem uma engenharia avançada para criar as condições ideais para o decorador, que vão muito além de proteger o espaço de uma possível chuva.

Vamos falar das funções, das novidades e o que deve ser levado em consideração ao contratar uma empresa de toldo para o seu casamento

 

Vamos lá?

 

Toldo: a estrutura de um sonho

 

A principal função do toldo é criar uma cenografia. Ele delimita um espaço no ambiente aberto, cria estrutura para sustentação de elementos decorativos e dá um contorno à festa.

toldo-para-casamento-ao-ar-livre-4-750x360 

As funções do toldo

 

Além de proteger de uma possível chuva, a principal função do toldo é criar uma cenografia

 

⇒ Delimitar um espaço no ambiente aberto

Os casamentos ao ar livre tendem a ser em espaços amplos, como gramados, campos e jardins. E para a festa não parecer vazia ou solta, o toldo cumpre com a função de criar um espaço para limitar a estrutura da festa.

 

⇒  Criar estrutura para sustentação de elementos decorativos

As decorações estão cada vez mais elaboradas e precisando por isso de mais suporte. Fechamentos, paisagismos aéreos, muita iluminação de pista, são exemplos de itens que necessitam de uma estrutura que aguente muito peso. Os salões de hotéis e residências geralmente tem limitações na sua estrutura quanto ao peso e também restrições quanto aos possíveis danos à pintura e decoração do local. Em um casamento ao ar livre, sem paredes nem cobertura, a decoração fica praticamente inviável sem a estrutura de um toldo para dar suporte. 

 

⇒  Nivelar o terreno

Muitas vezes o espaço destinado ao casamento fica em um terreno sinuoso, com elevações, árvores e piscinas no caminho. O toldo não cuida apenas da cobertura. Faz parte do projeto nivelar o terreno criando uma estrutura de base, para que todas as mesas, lounges, pista de dança, tenham estabilidade e uniformidade na decoração. Muitas vezes escadas e níveis diferentes são criados para dar acabamento e beleza ao projeto.

 

toldo-para-casamento-ao-ar-livre-3-750x360

 

Novidade: o toldo retrátil

 

O toldo teve no passado a proposta primordial de proteger a festa ou a cerimônia da chuva. Com o tempo outras funções foram atribuídas a esta estrutura. Tantas funções, que independente da previsão de noite limpa e lua cheia, uma cobertura se faz necessária. Pensando nisso a Seriflex, empresa especializada em coberturas para casamentos, criou um modelo de toldo retrátil, onde os benefícios de apoio para a decoração e nivelamento do terreno são aproveitados, mas uma parte da cobertura pode se abrir durante o evento para trazer a lua para dentro do salão.

 

toldo-para-casamento-ao-ar-livre-2-750x360

 

Procuramos a empresa Seriflex para saber mais sobre a novidade, e ficamos encantadas com o projeto. Eles pensaram nos mínimos detalhes para criar a experiência perfeita. Desenvolveram o mecanismo acionado por um controle remoto, para facilitar o momento de abertura do teto retrátil. Com isso  os noivos podem criar momentos especiais, onde a abertura do toldo estará sincronizada com os acontecimentos. São inúmeras as possibilidades de uso deste teto retrátil, Ighor destaca fogos de artifícios, soltar balões com gás hélio na dança dos noivos, e o que mais o cerimonial e os noivos inventarem. A filosofia da empresa é dar suporte para as criações de seus clientes, e eles fazem isso muito bem.

 

 

Toldo faça chuva ou faça sol

 

Os toldos também são grandes aliados dos casamentos que precisam de proteção contra o sol. Nesses casos é necessário utilizar um material blackout na parte superior da cobertura, para bloquear os raios solares, deixando entrar apenas a claridade. É também importante para evitar que o ambiente embaixo do toldo esquente muito; e o chocolate derreta e as flores murchem. 

 

Já a parte inferior da cobertura blackout deve ser decorada com tecidos lisos ou estampados, para dar acabamento. Desta forma o toldo estará preparado para o sol durante o dia e também para pancadas de chuva.  Veja a matéria completa: Toldo faça chuva ou faça sol

 

toldo-para-casamento-ao-ar-livre-1-750x360

 

O Brasil tem excelentes empresas de toldos e coberturas, em todos os estados. Pesquise bastante e procure saber o grau de seriedade da empresa que você está pensando em contratar. Lembre-se que um engenheiro responsável é pré-requisito básico para a empresa funcionar.

Informe-se com seu cerimonialista. Não decida pelo preço, os bons profissionais são geralmente um pouco mais caros, mas garantem que a estrutura do seu casamento será sólida e segura – como todo casamento deve ser.

 

ACESSE AQUI AS EMPRESAS DE TOLDOS CADASTRADAS EM NOSSO GUIA DE FORNECEDORES

Lembrando: O Guia de Fornecedores CaseMe é gratuito. Nosso intuito é fazer uma curadoria verdadeira, sem fins comerciais, dos melhores fornecedores de casamentos do Brasil.

 

 

Leia mais:

 

Acabamentos para o toldo do seu casamento

Decoração do casamento: Tudo que você precisa saber

O local escolhido para seu casamento não tem banheiro suficiente?

Deixar um comentário