Grinalda - Dicas - Modelos - Inspirações

A grinalda é um dos acessórios mais importantes do look da noiva. Além de enfeitar o penteado, muitas vezes ela sustenta ou dá acabamento ao véu. Essa dupla famosa virou sinômino de casamento completo – “casou de véu e grinalda”.

Hoje nos sentimos em um “casamento completo” de variadas formas e o véu nem sempre está presente, mas a grinalda segue sendo usada por todas as noivas que passam por aqui pela Revista CaseMe.

 

Grinalda é o nome dado a qualquer enfeite que esteja no penteado da noiva, seja uma tiara, uma guirlanda de flores naturais ou uma super coroa de pedras, todos os modelos são chamados de grinalda.

 

Para você escolher uma grinalda linda que te represente, separamos algumas dicas, muitas inspirações e um pequeno glossário dos tipos grinaldas que temos visto por aí.

No final da matéria você vai encontrar uma lista com link para os profissionais mais requisitados do Brasil.

 

Vamos lá?

 

Crédito do destaque: Hera | Miguel Alcade | Surama Bittencourt | Nuvem de Arroz | Fotografia: Flora Pimentel 

 

 

♦︎ O que devemos levar em consideração ao escolher uma grinalda?

 

A grinalda é um acessório que faz parte do look da noiva, portanto precisa estar de acordo com a escolha do vestido, horário do casamento, tamanho do seu corpo, tipo de penteado e tudo mais.

O que vamos ver a seguir são dicas úteis para te ajudar a pensar na escolha da grinalda.

Mas atenção: você não deve fazer essa escolha sozinha, informe-se claro, mas peça sempre a orientação do profissional que vai fazer a sua beleza

 

Quando pensamos em grinalda ainda vem à nossa mente uma peça de metal com pedras ou uma coroa de flores naturais. Mas hoje temos grinaldas de todos os tipos: de organza, tricô, cerâmica, resina e muitos outros materiais. As grinaldas são peças muito versáteis e a criatividade pode fazer a festa.

 

As grinaldas podem ser compradas ou alugadas. São tantos tipos de grinalda e materiais que é difícil falar em preço médio, mas para te dar uma ordem de grandeza podemos dizer que um aluguel varia de R$ 300 a R$ 900,00. 

 

 

 

♦︎ Grinalda para véu ou Mantilha?

 

Antes de escolher a sua grinalda você terá que definir o véu para saber que tipo de acabamento ele vai precisar.

Para segurar os véus geralmente são usados pentes, aqueles adereços de cabelos que tem mini dentes acoplados, eles são costurados direto no véu ou na mantilha.

Outra forma mais sofisticados de segurar o véu é já vir costurado um acabamento com diversas argolinhas, como se fossem para prender um botão; elas são usadas para fixar o véu ou a mantilha no penteado, geralmente no coque, com grampos. O resultado é um acabamento embutido impecável

 

A grinalda entra no penteado escondendo os grampos e o pente do véu. Usar um véu sem grinalda, por exemplo, é muito mais difícil, porque você não tem como esconder a estrutura, então não poderá abusar de grampos e pentes para sustentar o peso. 

 

Dica: Cada cabeleireiro tem a sua preferência. Tem quem não consiga prender um véu sem um pente e os que não suportam os pentes porque limitam a aplicação. Descubra antes como o profissional que você escolheu gosta de trabalhar.

 

 

Já os véus leves cabem com quase todos os tipos de grinaldas, mas ainda assim, nunca escolha a sua grinalda sem dar uma palavrinha com o profissional que está cuidando da sua beleza

 

Leia também: Véu de noiva: modelos, dicas e inspirações

 

♦︎ A grinalda ideal para o seu tipo de cabelo 

 

No reino da beleza para tudo tem um jeito, sempre existe o artifício perfeito, mas… minha dica para você é que você respeite os limites do seu corpo e não abuse usando uma grinalda que te fará sofrer a noite toda. Grinalda confortável é a que não pesa e não puxa o seu cabelo.

Cabelos curtos ou muito fininhos são mais difíceis de segurar grinaldas pesadas, se esse é o seu caso e você sonha com a mantilha pesada, encare os desafios, porque sempre tem um jeito. Mas, uma dica que eu sempre dou para as noivas que escolhem grinaldas muito pesadas é planejar uma troca de look antes de entrar na festa, para não ter que passar o casamento inteiro com esse peso, que só aumenta com o passar das horas. 

 

Os cabelos mais pesados e os crespos tem a vantagem de segurar muito bem todos os tipos de grinaldas, se é o seu caso aproveite!

 

 

 

 

 

 

♦︎ Quais são os tipos comuns de grinalda?

 

– Grinalda de flores naturais

 

Os casamentos no campo, fazendas e praias combinam muito com esse modelo. A procura por grinalda de flores naturais cresceu junto com os casamentos de dia, ao ar livre.

Elas podem ser guirlandas, que são tiaras ou arcos floridos ou em aplicações de pequenos arranjos separados

 

 

Você deve encomendar a grinaldas de flores naturais com a florista, não será em uma loja de acessórios. Como explicamos na matéria sobre lapelas, você terá que escolher um profissional que fará o seu buquê, as lapelas, acessórios das daminhas e, se for o caso, sua grinalda.

A guirlanda ou tiara de flores naturais precisa estar em harmonia com o buquê e as lapelas.

 

 

Cuidado com flores muito grandes, qualquer volume extra pode desequilibrar a harmonia do seu penteado. Essa grinalda só pode ser feita no dia ou na véspera, ou seja, você não terá uma amostra na sua prova de noiva. Converse muito com o florista e simule o caimento e o volume da grinalda para deixar as medidas bem certinhas.

Se você quiser investir em testar essa grinalda você certamente terá que pagar pelo teste, mas pode ser uma segurança que vale a pena.

 

Também existem as grinaldas de flores naturais desidratadas, como as que a Vivian Andersen faz, que duram muito mais tempo.  

 
Leia também: Dicas e flores para a lapela do noivo

 

 

– Tiaras, porta coque e arcos

 

A diferença entre as tiaras e as coroas é que as tiaras podem ser maleáveis e as coroas são sempre rígidas.

As tiaras são flexíveis e acompanham o formato da cabeça, também existem as que são completamente maleáveis para que o cabeleireiro possa criar com o penteado o movimento que quiser. 

Os porta coques e os arcos são mais rígidos que as tiaras, mas ainda mais maleáveis que as coroas. Os arcos são excelentes para manter o cabelo para trás, deixando o penteado solto bem arrumado. O porta coque é quase redondo, é uma estrutura maleável o suficiente para envolver o coque e fazer um acabamento perfeito. 

As tiaras usadas apenas na parte de trás da cabeça são uma ótima opção para as noivas que desejam casar com o cabelo solto, ao mesmo tempo em que mantém a aparência do cabelo solto, ela o mantém penteado.

 

– Coroa

As coroas são grinaldas clássicas e imponentes, e muitas vezes são verdadeiras jóias. Porém, o mais comum são as semi-joias, que são mais leves e acessíveis. 

Por ser a mais tradicional das grinaldas ela sempre aparece junto com o mais tradicional dos penteados de casamento: que é o coque.  Mas hoje em dia elas não se restringem ao coque, é possível usar uma coroa com um penteado meio preso e até com os cabelos soltos. 

As coroas mais altas precisam de um penteado mais elaborado, como um coque, que harmonize com o seu tamanho, mas as finas e baixinhas podem ser usadas com diversos penteados. 

 

 

 

– Pentes, pins, presilhas ou Headpiece

 

Esses tipos de grinaldas são pura liberdade. Qualquer adereço pode virar uma grinalda se costurada a um pente ou uma presilha. E para falar a verdade algumas grinaldas nem sequer tem um acessório externo para fixar no cabelo, tem apenas alças, como das matilhas, que são usadas para fixar a grinalda no penteado, por isso a palavra headpiece acaba sendo a mais adequada – tradução: peça de cabeça. 

 

 

⇒ Leia também: Glossário básico do look da noiva por Carol Hungria

 

♦︎ Como transportar a grinalda?

 

No quesito peso, as grinaldas de metal perdem, mas na durabilidade e segurança elas são imbatíveis.

As grinaldas de flores naturais são mais frágeis e precisam de uma atenção especial. Nada impossível, nem muito complicado, mas siga as orientações, guarde na geladeira (quando for o caso). Aliás vale a dica: não assuma que colocar na geladeira é o ideal, alguns tipos de flores e de acabamentos não devem ser refrigerados

 

Não esqueça de perguntar ao florista como você deve conservar a grinalda até o momento de colocar no penteado. E siga à risca a recomendação. 

 

Se o seu casamento será um Destination Wedding distante e você sonha com uma grinalda de flores naturais do fornecedor da sua cidade, repense.

 

Existem muitas grinaldas lindas em tecido, bem leves que tem o mesmo efeito natural, sem agregar estresse e risco. Levar flores de avião para o casamento 1 ou 2 dias depois é possível e muita gente acaba fazendo isso, porque dá. Eu mesma quando trabalhava com a minha mãe Thais de Carvalho Dias, já levei muito buquê, bem-casado e tudo mais. Mas a idéia é que você assuma a missão sabendo que é arriscado. Risco em casamento não pode existir, portanto tenha um plano B. E divirta-se com as histórias das flores que podem chegar murchas, ou podem chegar bem. Geralmente elas chegam bem, Deus ama casamento tenho certeza, então elas chegam com cara de colhidas no dia. Claro que dentro de isopores enormes com gelo e um produção digna de quem leva uma vida preciosa para abençoar seu casamento.

Cada um sabe a gincana que assume no seu casamento; o que não vale é não cair na produção de algo que era importante para você e depois se arrepender. Com plano B, nada vai te abalar,  e você vai tentar a sorte da alegria de tudo dar certo.

 

Guarde sua grinalda em uma caixa dura, assim você preserva o formato e pode colocar na mala que vai levar para o dia da noiva. 

 

Caseme_banner_728x100px

 

♦︎ Inspirações

 

⇒ Para ver nossa galeria com mais de 100 inspirações de grinaldas clique aqui

 

– Cabelo curto

 

Se você vai usar o seu cabelo solto, a grinalda vai valorizar e organizar o penteado. Tanto as grinaldas de flores naturais como tiaras.

 

 

– Cabelo solto

 

 

– Cabelo meio preso

 

 

 ⇒ Para ver mais inspirações de penteados semi-preso com grinaldas clique aqui

 

– Rabo de cavalo

 

– Coque

 

 

⇒ Para ver mais de 60 inspirações de coques com grinaldas clique aqui

 

– Trança

 

 

Grinalda é como vestido, é bom colocar no corpo para ter certeza! Então não economize em pesquisa. Aproveite que esse é um item que pode ser trazido de outros estados. 

Gostou das inspirações? Sentiu falta de alguma informação? Nos avise nos comentários 😉

 

Segue a lista dos profissionais mais requisitados do Brasil

 

MG

♦︎ Ajour Atelier

@ajour_atelier

SP

♦︎ Alessandra Cazzaro

@alessandracazzaro

RJ

♦︎ Angela Pimentel Athayde

@atelieangelaathayde

RJ

♦︎ Angela Silveira

@angelasilveira51

SP

♦︎ Ateliê Bem Casada

@ateliebemcasada

SP

♦︎ Atelier Girardi

@ateliergirardi

SC

♦︎ Bellamelie Joias e Grinaldas

@bellamelie_atelier

PR

♦︎ Börekah Bridal

@borekah_bridal

RJ

♦︎ Com que flor eu vou   

@comquefloreuvou

ES

♦︎ Condessa Von Recke

@condessavonrecke

SP

♦︎ Graciella Starling

@graciellastarling

RJ

♦︎ Hera    

@souhera_

MS

RJ

 Luá Joias

MHicho

@luajoiass

@mhichoacessorios

SP

♦︎ Miguel Alcade    

@miguelalcade  

AL

♦︎ Nara Vilhena   

@naravilhena

SP

♦︎ Noiva.lab

@noiva.lab

PE

♦︎ Nuvem de arroz   

@nuvemmdearroz

SP

♦︎ Pétala de Noiva

@petaladenoiva

SP

♦︎ Renata Bernardo Atelier   

@renatabernardoatelier

RJ

♦︎ Renata Paraiso   

@renataparaisodesign

GO

♦︎ Surama Bittencourt   

@suramabittencourt

PR

♦︎ The Address.Love

@theaddress_love

SP

♦︎ Tula Casqueteria

@tulacasqueteria

ES

Tulle Noivas

@tullenoivas

MS

♦︎ Vitoria Cabaleiro    

@vitoriacabaleiro

SP

♦︎ Vivian Andersen

@vivianandersen7

 

Caseme_banner_728x100px

 

Leia mais:

Cabelo e maquiagem para noiva: Tudo o que você precisa saber

Look da noiva: tudo o que você precisa saber sobre acessórios

Como escolher os acessórios para o casamento?

Deixar um comentário