Tem dia que os cabelos não colaboram e ficam indomáveis. Só nós, mulheres, sabemos o quão decepcionante é ir ao salão, investir, sair linda e minutos ou horas depois se olhar no espelho e ver seu cabelo arrepiado, com aqueles fiozinhos que insistem em ficar para cima, o famoso “frizz”. Mas a boa notícia é que existe solução!

Entenda o que é o frizz e aprenda dicas para acabar de vez com esse problema.

Vale ressaltar que o frizz pode aparecer em qualquer tipo de cabelo.

Entenda as causas:

A oscilação do tempo é um dos grandes causadores do frizz. Ele é formado, principalmente, pela umidade do ar. Em regiões mais úmidas é comum que os fios rebeldes apareçam por uma questão de eletricidade estática: quando o cabelo seco entra em contato com a umidade, os fios acabam se repelindo, causando o frizz.

O frizz também é uma resposta natural ao estado de saúde debilitado dos fios. Quando os fios estão com as escamas muito abertas, eles perdem hidratação e nutrientes, o que os deixa fracos, opacos, secos e quebradiços, assim eles não conseguem manter o sentido correto das escamas e arrepiam.

 

Dicas para domar seu frizz:

 

1. Lave seu cabelo corretamente e, de preferência, em dias alternados. Lave-o com shampoo 2x, a primeira serve para higienizar o couro cabeludo e a segunda para o comprimento, aplique o condicionador e deixo-o agir por alguns minutos e depois enxágue bem, sem deixar resíduos.

2. Hidratação é fundamental! Faça uma boa hidratação uma vez por semana, ou ao menos de 15 em 15 dias, ela irá reduzir a eletrostática dos fios, além de deixá-los brilhantes e mais macios.

3. O leave in é um item indispensável para evitar o frizz, ele ajudará a fechar as cutículas dos fios e evita que eles fiquem arrepiados. Escolha um leave-in hidratante para usar após o banho, aplique nos cabelos ainda úmidos e deixe secar naturalmente. Pomada, cera e sérum, também podem ajudar, mas atenção, lembre de escolher o produto ideal para o seu tipo de cabelo e não aplique nada em excesso!

4. Se for secar seu cabelo com secador é válido jogar um jato frio para finalizar o penteado. Esse truque ajuda a domar os fios indesejados rapidinho.

5. Substitua a toalha de banho felpuda tradicional por uma fronha de microfibra ou uma camiseta velha. O atrito entre a toalha de banho danifica a camada de cutículas dos fios, deixando-o ressecado e poroso, causando o frizz. O simples ato de enrolar a toalha nos fios pode causar a quebra, pois quando molhado o cabelo fica bem mais frágil.

6. Na hora de dormir, opte por usar uma fronha de cetim e não de algodão, com menos atrito durante a sua noite e os seus fios acordarão menos rebeldes.

 

Para resumir, o segredo para acabar com o frizz é tratar, hidratar e cuidar dos seus fios.

Gostou das dicas? Se tiver mais alguma dica escreva nos comentários 🙂

 

Leia mais:

Beleza do Noivo para o casamento: dicas

Traje para Daminhas

Coques para madrinhas: Inspire-se

Deixar um comentário