A igreja escolhida foi a Porciúncula, eleita a mais bonita de Niterói pelos noivos, já o local escolhido para a recepção foi o IF Espaço Múltiplo, onde os convidados agitaram a pista de dança ao som do Dj Raphael Mendes e pelo grupo de pagode “Amanhã é sábado”. Confira todos os detalhes do casamento aqui:
Noivos: Paula da Silva Farias Tavares e Bernardo Corrêa Barreto
Data: 28/01/2017
Local: Niterói, RJ
◊ ANTES DO CASAMENTO
História do casal: Nos conhecemos em 2006, no 1º ano do ensino médio, no colégio Instituto Abel, em Niterói (RJ). O primeiro beijo ocorreu nesse mesmo ano, em uma festinha de 15 anos, no dia 17/03. O namoro se iniciou na mesma data, porém só 2 anos depois, em 17/03/2008.
Ao mesmo tempo em que temos muitas diferenças (eu sou agitada, falo alto e demais, sou inquieta, ansiosa… Bernardo é sempre tranquilo, calmo, a fala é mansa e rara), temos infinitas afinidades (nada de noitadas e bebidas… nossos programas são cineminha, teatro, pagodinhos, corridinhas, ver nosso Mengão no Maraca, viagens e, claro, muitos restaurantes).
O pedido de casamento: Como já namorávamos há muito tempo, já conversávamos bastante sobre o assunto “casamento”. Então acabou não sendo nenhuma surpresa muito grande.
O Bernardo escolheu um anel e fez o pedido oficial durante um passeio na Orla Bardot, Búzios, durante o feriado de 7 de setembro de 2014.
◊ O CASAMENTO
Os preparativos: Fechamos a data com 1 ano e meio de antecedência. Não tínhamos preferência de data, portanto, fomos de acordo com a agenda da casa de festas que havíamos escolhido.
Os preparativos foram maravilhosos, uma delícia, e é o que mais faz falta depois que passa a data do evento. Desde o início até o final, nós escolhemos tudo juntos (com exceção do vestido da noiva, claro).
Até havíamos contratado o serviço de assessoria para auxiliar durante os preparativos, mas não foi produtivo para nós, que basicamente procuramos e decidimos tudo por nossa conta, não tirando o real proveito/vantagem deste serviço.
Além disso, tivemos também o cerimonial no dia do casamento, que foi bem interessante. Eles estiveram o tempo todo (cerimônia + festa) atentos a nós (noivos) e a todos os itens envolvidos no evento para que tudo acontecesse conforme o planejado.
O vestido de noiva: Não fui daquelas noivas que já tinha seu vestido quase pronto em mente, muito pelo contrário, não fazia a menor ideia do que queria. Cheguei a ir em lojas de aluguel no Rio e fui também na Rua das Noivas em São Paulo para ter alguma ideia, mas não me apaixonei completamente por nenhum vestido.
Até que, por indicação, fui até o Ateliê da Aline Ciafrino, e encontrei a fada madrinha. Desde o início, optei pelo primeiro aluguel por ser uma alternativa um pouco mais econômica e por não fazer questão de guardar o vestido para posterioridade. Já na primeira visita, a estilista comprou a minha ideia (ou na verdade, da minha mãe) de fazer algo bem diferente do vestido rendado que quase toda noiva usa hoje em dia. A Aline ousou e criou o vestido dos sonhos, que foi adorado e elogiado por todos os convidados presentes no casamento.
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A cauda, como quis desde o início, era bem grande e foi utilizada somente na cerimônia. A grinalda, seguindo o estilo do vestido, simulava uma coroa de princesa e o véu foi bem longo e liso, já que o vestido e a grinalda já brilhavam bastante.
Dica: A minha dica para as noivas é, antes de mais nada, tente ir a alguma loja de aluguel/venda e provar os mais variados modelos, para já ter uma ideia do que gosta e o que não quer de forma alguma. Além disso, é importante já pensar se pretende comprar ou alugar o vestido.
Acessórios: Como já ia usar vestido e grinalda com bastante brilho, optei por usar um brinco bem pequeno e discreto. Preferi comprar o brinco e o anel que usaria no dia.
O sapato foi comprado em uma loja focada em noivas. Pensando em primeiro lugar no conforto, foi escolhido um modelo bem alto com uma meia pata grande na frente. A escolha foi certeira, pois me mantive com o sapato até o final da festa.
Making of: Nos vimos pela última vez no dia anterior ao casamento. No dia do casamento, fui para o hotel com a minha mãe às 10h30. As madrinhas, daminhas e minha avó chegaram um pouco mais tarde, entre 14h e 16h, para terminarem de se arrumar e tirar algumas fotos no local.
O noivo, por sua vez, encontrou-se com alguns padrinhos e amigos na casa de um deles para celebrar o dia com um churrasco. Após isso, por volta das 16h, todos partiram para o hotel, o mesmo em que eu me arrumava. Nos falamos pouquíssimas vezes no dia, e somente por telefone.
O Bernardo já estavanervoso desde a semana anterior ao casamento. Já eu, por mais incrível que possa parecer, me mantive um poço de tranquilidade a todo momento, exceto no segundo em que se iniciou a fanfarra para minha entrada na igreja.
Cerimônia: Escolhemos a igreja que julgamos a mais linda de Niterói. Por coincidência, era a mesma igreja em que meus pais haviam se casado.
Já conhecíamos a igreja há bastante tempo, por já ter frequentado missas, casamento e por ser a igreja onde fui crismada.
O momento mais emocionante para os convidados, é difícil identificar. Mas para nós, os noivos, sem sombra de dúvidas, foi o de comunhão e oração dos noivos.
Padrinhos e madrinhas: Foi chamado um total de 10 casais, dentre amigos e parentes. Os padrinhos usaram terno preto e a gravata grafite, que ganharam como presente dos noivos, e as madrinhas usaram vestido longo, em cores claras.
Damas e pajens: Todas as daminhas e pajens eram parentes. 2 casais (2, 2, 3 e 6 anos) entraram antes de mim e 2 meninas (7 e 12 anos) entraram com as alianças e a imagem da Nossa Senhora para receber a bênção do padre. Os meninos usaram terno preto e gravata borboleta Bordeaux, combinando com o colete do noivo. E as meninas, usaram um vestido lindo escolhido por mim e feito também pela estilista Aline Ciafrino.
Só uma daminha (2 anos) relutou para entrar, mas acabou entrando com um “empurrãozinho” do pai até o altar.
Local da festa: Havíamos preparado uma lista com diversos lugares em Niterói para visitar. Porém, nos encantamos logo pelo segundo local visitado, o IF Espaço Múltiplo, e fechamos o contrato. Desde o início, imaginávamos um casamento digno de princesa e príncipe, em um estilo bem clássico e, no dia, tudo estava lindo e exatamente como planejado.
A única grande desvantagem do local é a exigência de contratação do serviço de som e iluminação com um único fornecedor.
Decoração: Desde o início, pedimos uma festa com decoração bem clássica, com flores brancas com folhagens e detalhes em dourado/champanhe, inspirado em uma festa que havíamos visitado.
O projeto apresentado pela decoradora, Sorelle Borsari, apesar de completamente diferente da festa visitada, seguia exatamente o estilo que queríamos. Um ajuste ou outro foi feito para ficar cada vez mais a nossa cara e o projeto foi finalizado.
No dia da festa, estava tudo lindo e era evidente a preocupação e o cuidado da decoradora com os detalhes.
Música da festa: Havia uma lista de DJs credenciados na casa de festas. Escolhemos o Raphael Mendes baseado em diversas recomendações e feedbacks positivos.
Além do DJ, teve apresentação grupo de pagode “Amanhã é sábado”, que agitou a pista de dança e fez todos os convidados dançarem.
As músicas que marcaram o casamento foram: “Sim ou Não” (Anitta e Maluma), que embalou minha dança com as madrinhas e “Devagarinho” (Mc Delano), tocado pelo grupo, que nos fez, noivos, rebolar até o chão.
Buffet: Havia também uma lista de buffets credenciados na casa de festas. Fizemos degustação em 3 deles e escolhemos o terceiro, o D.A Gastronomia. Ficamos encantados com a qualidade apresentada. Provamos de tudo e a aprovação foi absoluta.
O menu era composto por um número enorme de opções no coquetel volante, 2 petit menu (escondidinho de abóbora com carne seca e risoto de brie com parma) e 3 mini porções (filé mignon com purê de banana da terra, bobó de camarão e fagottini de ricota com espinafre e nozes e molho de gorgonzola).
Comemos bastante no casamento. Assim que chegamos ao salão, fomos levados a uma salinha onde comemos diversas opções que seriam servidas durante a festa. Além disso, durante a festa, a equipe do cerimonial ficou disponível o tempo todo para nos servir com o que desejássemos.
A única bebida alcóolica incluída no buffet era cerveja. Para complementar, servimos espumante Casa Valduga Brut, Whisky Black Label com a opção de misturar com água e coco e contratamos também um open bar (Top Bartender), que ficou responsável por uma infinidade de drinks que fizeram sucesso entre os convidados.
Registros: Contratamos o serviço de fotografia do Leandro Paiva e para a filmagem a Chafin Films, para nos acompanhar desde o making of até o final da festa.
Denominamos as #paulaebernardo e #casamentopaulaebernardo para os nossos convidados postarem as fotos do nosso grande dia.
De início, pensamos em contratar alguma empresa que imprimisse as fotos com as # na hora. Mas no final, decidimos que o investimento não valia a pena.
Convidados: Contratamos a festa para 320 convidados. Na lista de convidados, incluindo parentes que moram distantes e pessoas que já sabíamos que não iriam, tinham 392 pessoas. Na festa, estavam presentes 280 pessoas.
Não fizemos RSVP ativo. A confirmação foi através do site do casamento apenas. Nós, noivos, que pedíamos pessoalmente para amigos e família irem confirmando para termos uma noção de quantidade.
Hoje em dia, super recomendo a contratação do RSVP ativo. Mas se os noivos não quiserem gastar um dinheiro a mais, não tenha vergonha de falar com todos os convidados, vocês mesmos podem fazer. Tendo a real noção do número de confirmados, você pode até convidar algumas pessoas queridas que ficaram de fora inicialmente por achar que já estavam extrapolando demais na quantidade.
Sempre faltam alguns pessoas queridas pelos mais diversos motivos, mas nesse caso as pessoas mais especiais que fizeram uma enorme falta foram minha avó paterna e meu avô materno, que não puderam ir por problemas de saúde.
◊ APÓS O CASAMENTO
Lua-de-mel: Como o Bernardo começaria a trabalhar logo 3 dias após o casamento, tivemos que escolher um programa bem curto.
Optamos por conhecer a Pousada Tankamana, em Itaipava. Ficamos no local apenas 2 dias, mas foi o suficiente para ficarmos encantados. O local é lindo, cercado de natureza e os chalés são super privativos, perfeito para um programa de casal. Optamos pelo chalé Tanka, que tem hidro e sauna dentro do quarto. Além disso, a gastronomia do local é maravilhosa e tudo pode ser servido no próprio quarto.
Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento: O importante, neste momento, é delegar funções. Devolução de itens alugados, distribuição de doces e itens que sobraram na festa… e outras atividades pós casamento devem ser realizadas por algum parente ou amigo designado para tal.
Quanto ao novo apartamento, o ideal é ter a casa pronta antes de voltarem da lua de mel. Contratar uma diarista para limpeza do local, abastecer a geladeira e a dispensa, e arrumar a cama são itens importantes.
Caso não tenham lua de mel, os próprios noivos podem fazer isso na semana anterior ao casamento. Caso viagem, a mãe da noiva ou do noivo pode ficar responsável por deixar tudo em ordem para o dia em que chegarem.
Presentes: Optamos pelos lista de presentes online, do próprio site. Havia lista de produtos fictícios e de cotas de lua de mel, em que ambos os casos, recebemos o valor correspondente à compra. Alguns, poucos, convidados, preferiram comprar presentes físicos e nos entregar pessoalmente ou, quando muito íntimo, realizar depósito diretamente na conta.
Agradecemos todos os presentes recebidos pelo site através do e-mail cadastrado no momento da compra. Já os presentes físicos foram agradecidos pontualmente, a medida em que recebíamos.
Ficha técnica:
✓ Cerimonial e Assessoria – Cerimonial: Thienny Tamis; Assessoria: Sorelle Borsari
✓ Celebrante – Frei Sérgio
✓ Local da Cerimônia – Paróquia Porciúncula de Sant’Ana
✓ Local da Festa – IF Espaço Múltiplo
✓ Vestido de Noiva e Véu – Ateliê Aline Ciafrino
✓ Grinalda – Sônia Andrade Lima
✓ Cabelo e Maquiagem – Thais Benites
✓ Acessórios e Alianças – Monte Carlo Jóias
✓ Sapatos – Alessandra Miranda Shoes
✓ Buquê, Lapelas dos padrinhos e Flores – Antônio Carlos Ferreira
✓ Música Cerimônia (Coral, Orquestra) – Grupo Vibrato
✓ Música Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria) – DJ Raphael Mendes + Grupo “Amanhã é Sábado”
✓ Foto – Leandro Paiva Fotografia
✓ Filme – Chafin Films
✓ Buffet – D.A Gastronomia
✓ Decorador – Sorelle Borsari
✓ Iluminação – Lumeaudio
✓ Mobiliário – Commemorare
✓ Bolo – Antonio Maciel Gastronomia
✓ Doces – Desire Cacau, Santa Doçura e Docinhos e Doçuras
✓ Bem-casados – Elvira Bona
✓ Brownie – Olenka
✓ Convite e identidade visual – Papel a La Carte (convite) + Papel com Bossa
✓ Carro – BMW 120i (Irmão da noiva)
✓ Roupa do noivo – Eduardo Guinle
✓ Manobra e Segurança – GAT
✓ Hotel da noite de núpcias – Hotel Mercure
✓ Lua de mel – Pousada Tankamana, Itaipava
✓ Lista de presentes – Site