Confira a história do casal, inspire-se com as fotos e saiba os detalhes de como eles organizaram e viveram o dia do casamento.
Os Casamentos Reais publicados na Caseme são escritos diretamente pelos casais, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!
- Casal: Luiza Costa Villela Andrade e Marco Túlio Soares Andrade
- Cerimônia e recepção: Igreja Nossa Senhora D’ajuda, Casarão Alto Mucugê, Porto Seguro – BA
- Data: 08/06/2024
- Créditos da foto do destaque: Giovani Pierre
COMO TUDO COMEÇOU
História do casal
Somos médicos otorrinolaringologistas. Nos conhecemos em 2019 em um congresso em Brasília. Eu morava em Belo Horizonte e ele já morava em Brasília. No ano seguinte, começamos a conversar e, após um mês de namoro, me mudei para Brasília para fazer minha subespecialidade.
O pedido de casamento
O pedido de casamento ocorreu em dezembro de 2022, em um balanço durante o pôr do sol em Fernando de Noronha. Foi um dos dias mais especiais da minha vida, pois foi uma grande surpresa para mim. Tem um vídeo lindo no nosso Instagram desse dia. Já havia pensado em me casar na praia, mas, depois desse pedido de casamento, tive certeza.
Créditos: todas as fotos desta matéria são de Giovani Pierre
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
O CASAMENTO
Os preparativos
Marcamos a data cerca de um ano antes. Os preparativos foram relativamente tranquilos. A nossa primeira escolha foi a cidade: Arraial d’Ajuda (é uma bela praia, com boa infraestrutura e de fácil acesso, com voos diretos de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo).
Após escolhermos a cidade, nosso segundo passo foi escolher o cerimonial. Já tínhamos ouvido falar muito bem do trabalho da Patrícia Galvão (algumas colegas já realizaram suas festas de casamento com ela), e fechamos com ela na primeira reunião.
A escolha dos fornecedores dependia muito da minha cerimonialista, pois eu não conhecia muitos fornecedores locais. Dessa forma, minha cerimonialista me indicou vários, e escolhemos de acordo com nossa afinidade.
Acredito que o melhor jeito de encontrar bons fornecedores, além do auxílio da cerimonialista (que precisa ser confiável e íntegra), é conversar com outras noivas que se casarão no mesmo estilo e na mesma cidade, e procurar por indicações em sites confiáveis. Foram quatro dias de festa em Arraial d’Ajuda, BA.
Celebramos o casamento religioso no dia 05/06/2024 na Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. Somos católicos e fizemos questão das bênçãos de Deus. Após a celebração, recebemos os convidados para um brinde com espumantes, finger foods e bolo no Café da Santa, situado na praça da igreja. Confeccionamos várias pulseirinhas do Senhor do Bonfim personalizadas para que, ao final da cerimônia, os convidados pudessem amarrá-las na grade atrás da igreja. Foi um dia maravilhoso.
Para o dia do casamento religioso, optei por um vestido minimalista em alfaiataria, confeccionado sob medida para mim pelo ateliê Vila La Vie, em Belo Horizonte, minha cidade natal. A beleza (cabelo e maquiagem) foi feita pelo nosso querido amigo e maquiador de Brasília, Lázaro Rezende, e a assessoria de todos os eventos ficou a cargo do cerimonial de Porto Seguro: Patrícia Galvão.
As fotos são fruto do trabalho de mais um mineiro de Belo Horizonte: Giovani Pierre, que conheci ao fotografar o casamento de uma grande amiga, e que agora se tornou o fotógrafo de toda a nossa turma de noivas (somos, ao todo, quatro noivas do Giovani).
A filmagem foi realizada por uma equipe local muito querida: Banana Webfilms.
O objetivo do casamento religioso era realmente ser um dia mais intimista para amigos próximos e familiares que estariam na cidade desde a quarta-feira.
No dia 06/06, realizamos um luau no Sunrise Beach Club, das 16:00 às 22:00. Solicitamos que todos os convidados vestissem branco, e tivemos a participação de mais duas novidades: a banda de Dalvan Alves e a gelateria Fior di Latte (que também foi contratada para a festa do dia 08/06).
No dia 07/06, fizemos um Beach Day no Uiki Parracho – um dia de mais descontração, sem muitos protocolos, todos confraternizando com os pés na areia.
Nosso grande dia aconteceu no dia 08/06/2024, no Casarão Alto Mucugê, às 15:00.
Local e decoração
Escolhi o casarão pela paisagem deslumbrante. Os casamentos da influenciadora Gabriela Bahia e de uma colega da faculdade aconteceram lá, e eu fiquei admirada com a paisagem. Eu queria casar na praia, mas não queria, sob hipótese nenhuma, que os convidados estivessem descalços. Dessa forma, optei por um local que tinha vista para o mar – do alto das falésias – mas com um gramado. Optamos também por colocar piso em toda a festa, inclusive no cortejo.
Eu queria um casamento moderno, com uma pegada mais tropical, afinal, estávamos na Bahia. A minha decoradora é a talentosíssima Luiza Fiorito, que é minha amiga de infância e idealizou todo o nosso projeto. Deixei tudo nas mãos dela, pois sabia que ela faria o casamento mais lindo que eu poderia ter. Pedi cores vibrantes e ênfase no rosa pink na mesa de doces. Ela, como sempre, inovou colocando uma rede de pesca em cima da mesa de doces, ficou perfeito.
Como eu disse, colocamos piso em toda a estrutura, bem como cobertura, pois nessa época do ano é comum acontecerem pancadas de chuva e não queríamos que nada atrapalhasse nosso grande dia. Por sorte, tivemos dias lindos e ensolarados, com direito até a arco-íris durante a cerimônia.
Não faria nada diferente do que foi feito. Foram dias perfeitos.
Registros
O fotógrafo Giovani Pierre foi escolhido porque vimos o trabalho dele no casamento de grandes amigos e ficamos encantados. Muito querido. Trouxemos ele de Belo Horizonte e valeu muito a pena.
O serviço de filmagem foi recomendado pela nossa cerimonialista e também não poderia ter sido melhor.
Ficamos muito felizes com nossas escolhas. Já vi muitos amigos economizarem no serviço de fotos e vídeos e se arrependerem, pois acredito que esse momento é muito especial e deve ser registrado da maneira mais perfeita possível. A dica que eu dou é: escolha os melhores!
Tanto o Giovani quanto a equipe do Banana nos deixaram super à vontade e foram muito gentis e agradáveis conosco.
O vestido de noiva
Tive dois vestidos: o primeiro, do dia do casamento religioso, que já relatei acima, era algo minimalista em alfaiataria. Lembro que tive apenas uma semana para olhar o vestido do religioso, pois queria que fosse feito em BH, e logo que entrei na Vila La Vie, já me encantei pela proposta. Algumas semanas antes do casamento fui a BH e fizemos cerca de 4 ou 5 provas durante a semana para que ele ficasse impecável, sem nenhuma dobrinha. Optei por não usar véu no dia da igreja, pois queria usá-lo no dia da outra cerimônia e queria ficar diferente. Dessa forma, fizemos um coque e coloquei acessórios dourados da Vitória Cabaleiro.
O vestido da cerimônia do dia 08/06/24 foi meu xodó. Eu amo a loja Marieta, pois nunca vi algo que me vestisse tão bem. Gostaria muito de me casar com um vestido das meninas e, assim, perguntei se elas poderiam fazê-lo para mim, mesmo não sendo uma loja de vestidos de noiva. Como elas são muito queridas, aceitaram meu desafio… Ficamos alguns meses para achar o tecido perfeito, como eu havia pensado. Não queria uma cauda muito grande, pois gostaria de ficar bem à vontade na festa. A loja fica em São Paulo e, pasmem: fiz apenas uma prova e o vestido caiu como uma luva. Lembro que fui e voltei no mesmo dia de São Paulo já com ele nas mãos. Nesse dia, queria muito usar o véu, que também foi confeccionado pelas meninas da Vila La Vie (loja do meu vestido religioso), e também usei uma grinalda da Vitória Cabaleiro.
Prendi a cauda do vestido durante a festa e não me atrapalhou em nada.
Optei por fazer um coque no dia do religioso e cabelo semipreso para a cerimônia do dia 08, seguido de um rabo de cavalo na festa.
Brinco+Sapato+Buquê
Escolhi o modelo clássico Clarita do Alexandre Birman. Queria a sandália branca com salto bloco e pedi para colocarem as iniciais dos nossos nomes.
O buquê da igreja solicitei bem solar, com tons de amarelo e laranja, pois meu vestido era off-white e meus acessórios dourados. Já o buquê da outra cerimônia, queria algo bem clássico; escolhi copos-de-leite e não queria um tamanho exagerado, algo que não roubasse a cena do meu vestido: um tomara-que-caia belíssimo com tule brocado.
Meu brinco do religioso foi um presente da minha sogra: ouro amarelo com pérola, bem delicado.
O brinco da cerimônia do dia 08/06 foi um presente da minha mãe. Queria algo em ouro branco e bem sutil.
Roupa do noivo
Ajudei a escolher. Compramos os ternos prontos e só mandamos ajustar na Hugo Boss. Foi super tranquilo e ficou lindo.
Antes da cerimônia
O casarão tem 9 quartos. Estávamos hospedados lá com os familiares mais próximos. Eu me arrumei no quarto da noiva e o Túlio se arrumou no quarto dos pais dele. Nós nos despedimos após o café da manhã e nos falamos por mensagens. Ele pediu para entregarem alguns docinhos no meu quarto. Não estávamos nervosos. Estávamos muito alegres. E eu estava o tempo todo com meu maquiador e amigo Lázaro, que me deixou muito tranquila em todos os momentos.
Padrinhos e madrinhas
Foram chamados 18 casais. Não houve traje especial. Apenas solicitamos que as madrinhas não usassem estampas. Quis deixar todas as minhas amigas bem à vontade.
Cerimônia
Contratamos a mesma orquestra, Intermezzo, para os dois dias. Na cerimônia religiosa, optamos por músicas religiosas e mais clássicas, e na cerimônia do dia 08/06 colocamos mais a nossa cara. Entrei com Wonderwall do Oasis, a música preferida do Túlio, que tem muito significado para nós.
A avó do Túlio, Dona Zélia, levou nossas alianças em um porta-joias que foi confeccionado especialmente para ser dado como lembrança aos padrinhos. Esse momento foi muito emocionante.
Escolhemos como celebrante a Valquíria, do Poesia de Altar. Ela e sua filha Isadora fazem um trabalho emocionante, contando a história do casal de um jeito único.
Veja como é fácil fazer sua lista de chá de panela no caseme!
Bolo e Doces
Escolhi o bolo pela beleza, confesso, e me surpreendi com o sabor. O bolo estava maravilhoso, decorado com flores coloridas de açúcar, e escolhi o sabor de pistache. Os doces, também perfeitos, foram da Guta Gula, uma recomendação certeira da nossa cerimonialista. Sobraram alguns doces e bolo no dia seguinte, e fizemos a festa no café da manhã da pousada.
Música da Festa
Nossa festa foi de total animação na pista de dança. Para o começo, escolhemos uma banda de forró chamada Cacimba Barrenta. Nossa entrada foi ao som de Anunciação e nossa primeira dança foi um forrozinho para dançar agarradinho. Os meninos animaram a festa e improvisaram até uma quadrilha. Nossa segunda banda foi uma dupla sertaneja, André Lima e Rafael, que tocaram sertanejo raiz (eu e Túlio somos mineiros) e também axé para animar o pessoal. Por fim, tivemos o DJ Renato com o saxofonista George, que mantiveram a pista animada até 1 hora da manhã. Ao todo, foram 9 horas de festa com muita animação.
Buffet
Muuuito felizes. O buffet da Fernanda Possa foi maravilhoso. O cardápio era extenso: tínhamos entradas em cumbuquinhas, uma mesa de antepasto perfeita, finger food, jantar volante e, ao final, solicitei ao buffet que realizasse uma espécie de “delivery” para os convidados que iam embora, com hambúrguer e batata frita dentro de um saquinho, como fazemos no drive-thru.
Optamos por um serviço de bar do Accept Bar, que tem o conceito de bar sem filas, e deu super certo! Amamos cada drink.
Além do bar, também servimos long neck Stella Artois, whiskey Jack Daniel’s (preferido do noivo) e espumantes.
Entre a cerimônia e a nossa entrada na festa, o buffet levou todas as comidas para que pudéssemos provar, pois todos sabem que os noivos ficam muito eufóricos na hora da festa e acabam não conseguindo comer. Estava tudo delicioso. Todos elogiaram.
Convidados
A festa foi para 150 convidados. Chamamos cerca de 220 pessoas, mas sabíamos que, por ser um destination wedding, alguns não poderiam comparecer. Fizemos um grupo de WhatsApp, e deu super certo. Ficamos muito felizes, pois vimos que várias pessoas fizeram um super esforço para estarem presentes nesse dia tão importante para nós.
O mais importante: não deixamos de chamar ninguém que queríamos.
Fim da festa
Foram 9 horas de festa, 10 horas contando a cerimônia. Nós estávamos hospedados no local da festa, então foi super tranquilo. Ninguém deu trabalho, e tudo ocorreu perfeitamente bem. Também não vi ninguém passando mal, hehe.
PÓS CASAMENTO
Lua de mel
Fomos para a Tanzânia, com stopover no Qatar, e passamos os últimos 4 dias em Zanzibar. Lua de mel perfeita. Recomendo de olhos fechados. Merece até outro post para contar tudo.
Ficha técnica
- Local: Igreja Nossa Senhora D’ajuda e Casarão Alto Mucugê
- Assessoria e Cerimonial: Patricia Galvão
- Celebrante: Poesia de Altar
- Fotógrafo: Giovani Pierre
- Filme: Banana Web Films
- Decoração: Luisa Fiorito
- Buffet: Fernanda Possa
- Bolo: Confet Doceria
- Doces: Guta Gula Guloseria
- Gelatto: Fiordilatte Gelateria
- Brownies: Dulcis Doceria
- Bar: Accept Bar
- Cabelo e Maquiagem: Lazaro Resende
- Acessórios: Vitória Cabaleiro
- Vestido: Marieta Studio
- Dj: Renatos
- Banda: André Lima e Rafael
- Banda: Cacimba Barrenta
- Sax: George Sax
- Orquestra: Intermezzo Orquestra
- Identidade visual: Bolacha Doce
- Estrutura: Proporsom Eventos
Quer mais inspirações? Leia outras histórias de Casamentos Reais!