Uma dúvida que sempre aparece quando estamos organizando a cerimônia do casamento é: como levar as alianças?
O mais tradicional são os pajens e daminhas levarem as alianças em almofadinhas ou salvinhas de prata. E o legal é que hoje em dia tem várias maneiras diferentes de levar as alianças para o altar. Portanto está aí mais uma oportunidade de imprimir a identidade do casal na cerimônia.
Nesta matéria você verá dicas sobre o assunto e diversos formatos de porta-alianças, além de alternativas para quem não tem dama de honra ou pajém.
Confira!
Como levar as alianças?
É possível escolher dentre várias opções, o importante é combinar com o estilo do casamento. Por exemplo, em uma cerimônia na praia, é interessante levar as alianças em uma concha ou em um bordado; já em um casamento na igreja fica mais harmônico as alianças serem levadas em almofadinhas ou salva de prata.
Conheça as principais opções:
- Salva de prata: são aquelas mini bandejas de pratas, que podem ser herança de família ou feita para o casamento com o nome do casal gravado.
- Almofadinhas: geralmente são brancas e com as iniciais do casal.
- Cerâmica ou louça: o mais comum são mini bandejas de cerâmica com as iniciais do casal ou pode ser um mini porta jóias.
- Bordado: são tecidos bordados em um bastidor, e o céu é o limite. Pode ter as iniciais do casal ou uma paisagem, ou uma frase.
- Madeira: pode ser uma caixinha de madeira ou em formato de coração com o nome do casal.
- Terrário: essa opção é mais vista em casamentos com cerimônias pé na areia.
Confira as inspirações de porta-alianças separadas por categoria. E se quiser ver mais inspirações, clique aqui.
Salva de prata


Almofadinhas para levar as alianças


Porta-aliança de cerâmica ou louça


Porta-aliança bordado


Porta-aliança de madeira


Porta-aliança terrário


Como levar as alianças até o altar?
O mais tradicional são os pajens e daminhas levarem as alianças. Se você não tem uma dama de honra ou pajem, não se preocupe, também é muito elegante deixá-las previamente no altar, ou pensar em alguma outra forma que o casal ache interessante. Também é possível pedir para alguém da família, como avós, tios ou irmãos levarem as alianças até o altar! Essa opção gera bastante emoção e trás um toque único e especial para a cerimônia.




Pets também são bem vindo! E eles sempre roubam a cena. Os cachorros entrando carregando as alianças cria uma emoção única e totalmente diferente para o casal!


Foto perfeita no momento da troca de alianças
Para o CaseMe TV, a fotógrafa Marina Fava deu dicas sobre a melhor maneira de colocar as alianças. Assim, o momento da troca das alianças será bem registrado no seu casamento. Assista:
Porta-alianças personalizado
Se você quer uma salva de prata o ideal é perguntar para alguém da família se tem essa peça, ou então mandar fazer com alguém que faça prataria. No caso de almofadinhas e bordados em bastidores, o indicado é procurar bordadeiras que façam esse serviço. Para terrários procure por pessoas especializadas em terrários e pergunte se elas fazem porta aliança. Não deixe de conversar com a sua cerimonialista. Ela também pode te ajudar com esse assunto!
E se você quiser ver mais inspirações de porta-alianças, clique aqui.
Leia mais:
Casamento Religioso com Efeito Civil
Qual é a importância do cerimonial?