casamento-na-igreja-religioso-civil

O casamento na igreja ou casamento religioso com efeito civil é aquele celebrado por uma autoridade religiosa e não um juiz. Muitas noivas sonham entrar na igreja e ter ali as bênçãos de Deus. Planejam a decoração da igreja, os músicos e o celebrante; mas é importante lembrar da parte burocrática do casamento. No casamento religioso com efeito de civil é preciso estar atento aos prazos e documentos requeridos. Veja tudo o que é necessário para realizar seu casamento religioso.

 

PASSO A PASSO PARA O CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL:

 

◊ Igreja

 

A primeira providência é procurar a paróquia mais próxima da residência dos noivos e dar entrada ao Requerimento da Igreja.

 

Os documentos necessários são:

 

⇒ Cópias autenticadas do RG e CPF dos noivos.

⇒ Cópia de comprovante de residência dos noivos.

⇒ Informações de duas testemunhas: nome completo, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço.

 

Também serão necessários 2 procedimentos:

 

Certidão de batismo dos noivos atualizada.

Vocês deverão procurar a paróquia onde foram batizados para obter uma atualização da certidão de batismo. Caso você não tenha sua certidão e nem lembre onde foi batizado, não se preocupe. A sua paróquia poderá te ajudar nesta tarefa de encontrar.  Os noivos que não tiverem sido batizados terão que passar por este ritual para receber o sacramento do casamento na igreja.

⇒ Certificado do curso de noivos.

Procure saber se a sua paróquia ministra este curso ou indica outro curso próximo a vocês. Geralmente o curso de noivos tem duração de 1 dia completo, aos sábados, e tem validade de 1 ano.

 

Caso o casamento seja realizado em uma paróquia diferente, os noivos precisarão da Licença ou Transferência de Paróquia. E se o padre não for da própria paróquia será necessário uma Carta do padre e cópia da identificação presbiterial. Estes são trâmites internos da igreja e vocês não precisam se preocupar, basta colocar as duas em contato entregando a documentação correta no prazo.

 

Dica: Levem em consideração os dias até fazer o curso de noivos, e a disponibilidade do padre ou autoridade religiosa, que irá celebrar o casamento na igreja.

 

◊ Cartório

 

Com o Requerimento da Igreja em mãos, os noivos devem comparecer ao Cartório de Registro Civil mais próximo da residência dos noivos para dar entrada nos papéis do casamento. Junto com as testemunhas.

 

Os documentos necessários são:

 

⇒ Cópias da certidão de nascimento e RG dos noivos.

⇒ Cópias da certidão de nascimento e RG das testemunhas, que deverão estar presentes.

 

O cartório então submete os noivos a um processo de averiguação. Após 20-30 dias, não havendo nenhum impedimento legal, o cartório expede a certidão de Habilitação de Casamento.

A Habilitação de Casamento deverá ser entregue na Igreja para que possa ser feito o Termo de Religioso com efeito civil. Este é o documento que os noivos e os 2 padrinhos deverão assinar na hora da cerimônia religiosa.

 

◊ Após a Cerimônia

 

⇒ Retirar na igreja o Termo de Celebração de Casamento com efeito civil.

Dica: Este documento pode ser entregue ao cerimonial ou aos pais dos noivos logo após a cerimônia, para que não tenham que ir até a Igreja para buscar depois.

 

⇒ Reconhecer firma em cartório da assinatura do padre neste termo.

Dica: Já pergunte ao padre onde ele possui firma facilitará o processo logo após a o casamento.

 

⇒ Voltar ao cartório de registro civil onde deram entrada no processo de habilitação de casamento para trocar o Termo de Celebração pela Certidão de Casamento.

Atenção: Os noivos tem o prazo de 90 dias após a celebração religiosa para fazer essa troca.

VOCê-trabalha-com-casamentos-o-B2B-É-para-você-3

◊ Novo Código Civil

 

De acordo com o Novo Código Civil, agora também é possível realizar cada ato separadamente, casando no religioso primeiro e depois realizar os trâmites no civil.

 

Neste caso o processo é o seguinte:

⇒ Após a cerimônia religiosa, ir em cartório com duas testemunhas que devem levar documento de identidade

⇒ Levar o Requerimento da Igreja e o Termo Religioso com efeito civil e solicitar o registro do casamento no cartório.

 

Caso não haja nenhum impedimento, em 16 dias os noivos podem ir ao cartório e  retirar a certidão de casamento civil.

O dia da celebração religiosa continuará sendo a data oficial do casamento.

 

Dica: É muito importante estar atento aos prazos e documentações necessárias para celebrar seu casamento na igreja. Todo esse trâmite pode durar mais de 60 dias! Portanto, organize-se! Os documentos e prazos podem variar dependendo do estado, da paróquia ou da igreja. Por isso confira todas as informações na paróquia e cartório mais perto da sua casa.

 

Confira Inspirações de Decorações de Cerimônias

 

Veja também:

7 dicas para o seu casamento na Igreja Católica

Normas para casamento fora da Igreja

 

 

 

SaveSaveSaveSave

SaveSaveSaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSave

2 comentários “Roteiro para fazer seu casamento religioso com efeito civil

Deixar um comentário