Yulkari e Luciano conversaram pela primeira vez pelo Instagram e em seguida aconteceu o primeiro encontro na cidade de Jacobina, que fica no interior da Bahia.

Logo no inicio do namoro Luciano já flertava com a famosa pergunta “você quer casar comigo“, mas Yulkari achava sempre que era brincadeira dele. Até que um dia a pergunta veio acompanhada de um anel.

Com o casamento marcado com apenas 5 meses de antecedência e em Salvador (350km da cidade deles), Yulkari planejou todo o casamento. Ela curtiu cada momento. Com a super ajuda da sua mãe e a contratação de fornecedores especiais, o casamento foi como eles sonharam.

Beth e Camilla Bahiense se encarregaram da belíssima decoração, tanto da cerimônia na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia como da festa de casamento no Cerimonial Conceição da Praia. Elas cuidaram também do buffet e dos doces do casamento. A Indira Marrul Assessoria ficou responsável pelos detalhes finais da organização e o cerimonial do dia do casamento.

A Yulkari estava linda! Ela usou dois vestido. O primeiro foi um vestido clássico digno de uma Basílica, da Elizabeth Marie; e quando chegou na festa ela o trocou por um vestido modelo sereia da Maison CasaBlanca. A beleza ficou por conta da Girlene Borges e os acessórios da N Grinaldas Privé.

Confira a história do casal e inspire-se nas fotos lindas do Dois em Um Fotografia para este casamento!

 

Os Casamentos Reais publicados no CaseMe são escritos diretamente pelos noivos, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!

 

Noivos: Yulkari Castro Joko e Luciano Ribeiro Passos Dourado

Local: Cerimônia: Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia –  Recepção: Cerimonial Conceição da Praia – Salvador, BA

Data: 07 de Março de 2020

 

Créditos da foto do destaque: Dois em Um Fotografia

 

 

 

História do casal:

 

Nos conhecemos pessoalmente na cidade de Jacobina, que fica no interior da Bahia, porém nossa primeira conversa foi pelo Instagram. 

Conversávamos por lá por um bom período até que um dia ele me convidou para jantar e a afinidade aconteceu desde então.

Cultivamos o mesmo estilo de vida, gostamos de fazenda, somos muito família e nos enxergamos, acima de tudo, como melhores amigos.

Namoramos por dois anos e meio e logo depois veio o pedido de casamento.

 

 

O pedido de casamento:

 

Um fato curioso envolve o pedido de casamento. Desde o início do nosso namoro, na primeira semana, ele disse que iria casar comigo, mas eu não levava a sério. Olhava para ele e pensava: “que maluco, falando isso na primeira semana de namoro”. E volta e meia ele vinha com a pergunta: “quer casar comigo?” mas achava que ele estava brincando e entrava na brincadeira.

Até que em fevereiro de 2019 ele me presenteou com um anel de noivado e o pedido. Não teve surpresa nem ocasião especial, mas foi muuito especial e romântico ao nosso estilo.

 

Créditos: todas as fotos desta matéria são da Dois em Um Fotografia

  

 

Os Preparativos:

 

Marcamos a data do casamento com 05 meses de antecedência, sim, foi muuito corrido para nós!

Por não morarmos em Salvador, local onde escolhemos celebrar nosso matrimônio, ficou bem mais complicado conciliar todos os afazeres do casamento com a nossa rotina de trabalho. A cidade em que moramos fica a 350 km de Salvador. Por ser um curto período que passávamos em Salvador, nos organizamos para otimizar ao máximo o pouco tempo que tínhamos.

Minha mãe nos ajudou muito, entrando em contato com fornecedores, pedindo orçamento e opinando. Ela foi peça crucial para que o casamento saísse como saiu. Obrigada mãe!

Não contratamos cerimonial, porque optei por me envolver por completo nesse mundo de ‘ser noiva’, como minha mãe me ajudou muito também. Optamos em contratar assessoria com 01 mês de antecedência para o casamento para alinharem somente os detalhes finais e no dia do casamento.

A ferramenta principal para a contratação dos meus fornecedores foi de fato a internet. Por não ser de Salvador, não conhecia ninguém do ramo de eventos. E quem de fato me norteou na escolha foram os perfis dos fornecedores nas redes sociais, sites, chequei os feedbacks, lia os comentários nas publicações, conversava com noivas que contrataram e tive uma pitada de sorte também por encontrar fornecedores tão perfeitos!

 

 

Roteiro-completo-para-organizar-seu-casamento_-cronograma-comentado-em-7-etapas

 

No dia do casamento, antes da cerimônia: 

 

E o grande dia chegou, minha mãe ficou comigo no hotel Fasano em Salvador, uma noite antes do casamento e no dia do casamento também. Ela me tranquilizou e me fez companhia nesse momento tão especial.

Meus irmãos e meu pai passaram por lá antes de ir para a Basílica e foi muito emocionante.

Já o meu esposo se arrumou na casa do irmão dele, com a família dele.

No dia do casamento não nos falamos e não nos vimos até chegar no altar. Porém, quando estava me maquiando ele me mandou um buquê de rosas lindo e uma cartinha que me deixou emocionada e me deixou mais tranquila.

Não estávamos nervosos com a cerimônia, porque confiávamos em nossos fornecedores de olhos fechados. Mas ficamos um pouco aflitos pela chuva forte que surgiu pela manhã e se delongou durante o dia. E, como um passe de mágica uma hora antes da cerimônia e sol veio e o dia ficou perfeito, obra de Deus com certeza.

 

O vestido de noiva:

 

A escolha do vestido de noiva, para mim, foi a mais difícil do casamento. Porque tinha na minha cabeça um modelo de vestido, porém ele não condizia com a cerimônia religiosa.

Então durante a escolha tive que ir moldando o meu gosto, ouvi muita opinião construtiva de minha mãe, minha tia e minha prima e então decidi casar com o vestido que mais combinava com a Basílica. Confesso que fiquei com receio, porém hoje, vejo que fiz a escolha correta e que aquele de fato era o meu vestido.

Um fato curioso também aconteceu na escolha do meu vestido, escolhi um segundo vestido 02 dias antes do meu casamento!

Esse segundo vestido foi o primeiro que tive contato durante a minha busca e me apaixonei por ele. Porém ele não se adequava com a igreja, ai me surgiu a ideia de usá-lo na festa. Por ser modelo ‘sereia’, seria mais confortável para curtir a festa e mais uma vez vejo que acertei na escolha.

Duas noivas em uma, amei a experiência e indico para as noivas indecisas como eu.

 

Acessórios:

 

Na escolha de acessórios fiquei muito indecisa e confiei totalmente na opinião de Nivia. Ela tem um acervo enorme e um mais lindo do que o outro e me ajudou bastante na escolha dos meus acessórios.

O buquê, escolhi um modelo clássico e romântico combinando com a cerimônia religiosa.

Na semana do casamento, ganhei de presente um terço lindo da administração da Basílica e fiz questão de usá-lo envolto no meu buquê.

 

 

Roupa do noivo:

 

O terno de meu noivo foi confeccionado pelo alfaiate, Samuel Pitanga, um querido amigo do irmão dele e a camisa foi feita na Ernesto di Tomaso, nos punhos dela ele optou em por nossas inicias (YL) e no peitoral as inicias dele (LD), amei esses detalhes.

Escolheu tudo de maneira independente e foi o noivo mais lindo do mundo.

 

Cerimônia:

 

A princípio escolhemos o local da cerimônia pela beleza da Basílica e por sua localização. Até que fomos informados que o cerimonial ao lado estava recém reformado e estava disponível para aluguel de eventos, o que nos deu mais certeza de que lá seria o local ideal.

Até que uma semana antes do casamento o padre que celebrou a nossa cerimônia, Padre Adilton, fez questão de nos conhecer melhor. Amamos ele, sentimos uma conexão inexplicável com ele, fez questão de conhecer melhor a nossa história, nossa família e nos deixou muito confortáveis em todo momento durante a cerimônia.

Tudo na cerimônia me emocionou, chorei do início ao fim, mas o que mais me emocionou foi ver meu noivo no altar.

 

 

Música da cerimônia:

 

Na cerimônia contratamos a empresa do primo de meu esposo, a ComPassos, são referências em Salvador, executaram todas as músicas de forma única, foi o ponto alto da nossa cerimônia.

A equipe da ComPassos nos auxiliou na escolha das músicas para o cortejo, que foi uma mistura do clássico (a entrada da noiva com a ‘Marcha Nupcial’ e a entrada das alianças com ‘Ave Maria’) ao moderno (a entrada do noivo foi a música ‘Quem sabe isso quer dizer amor- Moska’ e nossa saída foi ‘Tu- Ana e Vitoria’) um mix cheio de identidade.

 

 

Padrinhos e madrinhas:

 

No total foram 10 casais.

Especifiquei o traje dos padrinhos para padronizá-los. Os padrinhos foram de terno grafite, gravata cinza que presenteamos e sapato social preto.

as madrinhas, optei pelo tom de rosa, sem estampas e tecido fluido. Nas fotos nós percebemos a importância que foi em padronizá-los.

 

 

Damas e pajens:

 

Foram duas daminhas, Manu e Maju, filhas de amigos da nossa família que acompanhamos nascer e crescer. Elas usaram o mesmo vestido todo branco no estilo clássico com coroas de flores na cabeça e mini buquês.

Foram quatro pajens, três deles são sobrinhos do meu noivo e um é o João, filho do meu noivo, que entrou com as alianças, todos de terno cinza e gravatas, como se fossem mini noivos.

Com certeza a entrada dos pajens e das daminhas foi a parte mais fofa e descontraída da cerimônia, escolhemos a música ‘Amigo estou aqui – de Toy Story’, porém só três deles entraram, entendemos completamente, são crianças.

 

 

 

Local da festa:

 

Tivemos sorte na escolha do espaço. Porque buscamos vários lugares, mas nenhum até então nos identificou. Até que recebi fotos do cerimonial, pela da minha decoradora querida, que disse que era um espaço novo, que iríamos inaugurá-lo. 

No inicio fiquei com receio por ser novo e não haver nenhum precedente até então. Mas quando conheci o lugar pessoalmente, a equipe é maravilhosa, me senti super bem recebida e vi que atendia todas as minhas expectativas, superou na verdade, porque é ao lado da igreja onde escolhemos casar. Ficaria cômodo aos convidados, tinha elevador, a escadaria que tanto quis para fazer minha decoração dos sonhos e vista ao mar. PERFEITO, SUPEROU NOSSAS EXPECTATIVAS E TODOS FICARAM ENCANTADOS.

 

 

 

Decoração:

 

Nosso casamento foi do clássico ao moderno. 

Optei em escolher a igreja e a entrada do cerimonial no térreo toda clássica, com flores brancas e detalhes em verde folhagem. Mas, na medida em que o convidado ia subindo as escadas a decoração mudava para tons quentes e vibrantes, rosas e tulipas, lustres, folhagens de costela de adão, arranjos aéreos.

A decoração foi a parte mais fácil para mim porque desde o princípio sabia como queria, visualizava diariamente, então repassei o meu sonho com minha decoradora incrível que soube não só executar como sempre sonhei, mas sim ultrapassou nossa expectativas. Sou muito grata a equipe de Beth e Camila Bahiense, que se tornaram de fato nossas amigas e que nos acolheram em todos os momentos. FOI PERFEITO!

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

 

Bolos e doces:

 

Essa foi a parte mais deliciosa, minha sogra me ajudou no sabor do bolo e nas escolhas dos doces. Não deu trabalho porque tive ajuda dela e de meu noivo.

A mesa de doces estava perfeita, desde a decoração até ao sabor dos docinhos, tudo muito maravilhoso.

 

 

Buffet:

 

Fechamos nosso buffet com a mesma equipe da decoração porque facilitava os nossos encontros e eles foram simplesmente impecáveis. Os garçons foram maravilhosos, muito educados e atenciosos com os convidados. Tivemos garçons exclusivos que nos auxiliou a degustar as bebidas e comidas. Comemos de tudo do nosso casamento porque a nossa assessoria maravilhosa tem um cronograma que inclui o jantar dos noivos, então aproveitamos bastante.

Contratamos serviço de bar separado do buffet, foi um sucesso. Escolhemos opções não-alcoólicas e alcoólicas onde o ponto alto foi os gins e especiarias, os shots que foram servidos na pista de dança, drinks com vodka, uísque, champanhe e cerveja, os convidados amaram.

 

 

Música da festa:

 

O DJ e a banda receptiva contratamos a da empresa do primo do meu noivo, a ComPassos que foi perfeita ao receber os convidados e animar a festa de maneira única.

Tivemos no total três bandas e o DJ para finalizar a festa.

 

 

Registros:

 

Contratamos a Dois em Um para a fotografia e a Amor em Filme para a filmagem. 

A conexão que você tem com essas duas equipes é fundamental para que resulte em um trabalho de qualidade. Porque é necessário se sentir à vontade, ser você mesmo para que eles possam eternizar o dia mais importante de sua vida.

O resultado tanto das fotos como da filmagem foram perfeitos, super indico.

 

 

Convidados:

 

A princípio, programamos nossa festa para 150 convidados, porém na semana do casamento, diante as respostas dos convidados de que viriam e acompanhantes, encontramos a necessidade de aumentar os preparativos para 180 convidados. 

Como tínhamos uma visão de flexibilidade, isso não foi um problema para nós e nossos fornecedores.

No dia do casamento foi contabilizado 200 pessoas, ou seja 20 a mais do que havíamos planejado. Essa razão não foi empecilho para os meus fornecedores conduzirem com maestria a situação. Por isso enalteço muito a equipe de decoração, buffet, música, bar, assessoria, tudo saiu perfeito.

A dica que dou as noivas é: curtam ao máximo a fase de preparação do casamento, curta e compartilhe as escolhas com seu noivo, família e amigos, esses momentos pré casamento foi muito gostoso de vivenciar, então tenham calma, que no final tudo supera as expectativas.

Pesquise bem os seus fornecedores, converse com quem já os contratou,analise os perfis e feedbacks que os clientes dão, usem e abusem dessa ferramenta crucial que é a internet.

Dê a oportunidade ao seu fornecedor de te conhecer, conhecer a história e gostos do casal. Tenho certeza que com afinidade e transparência tudo sai como o planejado, fale do que gosta e do que não tolera; seja clara.

 

 

 

 

Lua-de-mel:

 

Infelizmente, nossa Lua de Mel teve que ser adiada pela pandemia.

Havíamos planejado passar 25 dias na Europa, nosso roteiro icluia Roma, Milão, Venaza, Suiça e finalizava em Paris. Seria magnifico, estávamos com tudo comprado, carro alugado, passagens de trem, reservas em hoteis, só que teve que ser adiado pelo coronavirus.

 

 

Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento:

 

Gosto muito de anotar meus afazeres, sinto que me organizo melhor dessa forma, até que em uma reunião com a minha decoradora ela me presenteou com um Planner da Noiva, o que me auxiliou muito, continha os passos a passos do que fazer, quando fazer, calendários, checklist, um presentão que me ajudou demais. Indico um planner (cronograma) voltado a noiva para se organizarem melhor.

 

 

 

Boa parte dos nossos presentes foram adquiridos pelos convidados pelo nosso site de casamento, amamos todos.

Agradecemos por mensagem via WhatsApp e Instagram, o que foi ótimo para saber dos convidados a opinião deles sobre o casamento e a resposta foi únanime: “foi o melhor casamento que presenciei”.

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

Ficha técnica:

 

♦︎ Assessoria e cerimonial: Indira Marrul Assessoria
♦ Local da Cerimônia : Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia
♦ Celebrante: Padre Adilton Maria
♦︎ Música da Cerimônia: ComPassos Eventos  
♦︎ Decoração da cerimônia: Beth e Camilla Bahiense
♦ Local da Festa: Cerimonial Conceição da Praia
♦ Decoração da festa: Beth e Camilla Bahiense
♦ Florista: Beth e Camilla Bahiense
♦ Plantas: Beth e Camilla Bahiense
♦ Mobiliário: Beth e Camilla Bahiense
♦ Iluminação: ComPassos 
♦︎ Fotografia: Dois em um Fotografia  
♦ Filme: Amor em Filme
♦ Buffet: Beth e Camilla Bahiense
♦︎ Open bar: Clube Bar  
♦ Bolo: Jeane Cakes
♦ Doces e chocolates: Beth e Camilla Bahiense
♦ DJ da Festa: DJ Jhonny Life
♦ Bem-casados: Jeane Cakes
♦ Bandas da festa Receptivo Soft, Neto Bitencourt e Tio Barnabé
♦ Lembrancinhas: Mievo Brindes
♦︎ Convites: Denise Lins Convites
♦ Identidade visual: Denise Lins Salvador
♦ Vestido da cerimônia: Elizabeth Marie
♦ Vestido da festa: Maison CasaBlanca
♦ Véu: Elizabeth Marie
♦︎ Grinalda: N Grinaldas Privé – Nívia Visco  
♦ Acessórios: N Grinaldas Privè
♦ Alianças: Rhuan Jóias
♦ Cabelo e Maquiagem: Girlene Borges
♦ Buquê: Beth e Camilla Bahiense
♦ Roupa do noivo: Samuel Pitanga
♦ Lapelas dos padrinhos: Beth e Camilla Bahiense
♦ Carro da noiva: JN Segurança
♦︎ Gerador: G8 geradores   
♦︎ Manobra e Segurança: JNC Segurança 
♦ Hotel da noite de núpcias: Fasano Hotel
♦ Lua de mel: *tivemos que cancelar devido a pandemia*

 

Leia mais:

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

Documentação para casamento civil em 5 passos

Casamento Mariana e Moacir no Sítio Lagoa Doce

Deixar um comentário