Logo que começamos a organizar o casamento, descobrimos que esse universo se desdobra em mil outras tradições maravilhosas e uma delas é o chá de panela ou chá de cozinha.

É uma festinha íntima, feita só para as mulheres da família, madrinhas e amigas, em um tom bastante familiar. A finalidade é ajudar os noivos com os acessórios mais simples da casa, para o casal começar a vida com o básico garantido.

Mas… será que todo chá de panela precisa ser num tom bastante familiar? Não. Conservamos o mais importante – garantir o básico para o casal começar a vida – e mudamos o formato: chá de lingerie, chá bar, baratona e muitas outras possibilidades que os noivos já devem estar inventando por aí.

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

Nesta matéria vamos dar várias dicas para seu chá de panela, você verá:

 

– O estilo do chá de panela e inspirações

– Lista de convidados

– Convite para o chá de panela e templates

– Produção do chá e planilha

– Lista de presentes do chá de panela e planilha editável

– Brincadeiras divertidas

 

Vamos lá?

 

Organizar uma festa, independente da quantidade de pessoas, não é uma tarefa simples. Requer alguma programação e nada melhor do que já pegar um roteiro como guia para acompanhar se estamos cumprindo todas as etapas. No final do post terá uma planilha para você baixar.

 

♦︎ Defina o estilo do chá de panela

 

 

Você tem vontade de fazer qual tipo de festa? Um chá de panela temático para juntar a família toda e criar diversas brincadeiras? Ou não curte esse estilo e gostaria de algo mais íntimo? Ou algo mais divertido e excitante?

Tudo é possível, só não caia na bobeira de fazer as vontades de todo mundo menos a sua.

Se for preciso faça mais de uma festa: o Chá de Panela pode ser para a família, madrinhas e algumas amigas e o chá de lingerie ou a própria despedida de solteira pode ser uma boa para as amigas mais íntimas e uma boa diversão.

Não se esqueça que você ainda pode fazer e o chábar misturando no final os amigos do noivo… 

O importante é dosar a sua vontade de criar encontros com a disponibilidade para gerenciar esses eventos e as relações. Cuidado para não exigir atenção em excesso. Mas se você é daquelas que amam uma festa e sempre conseguem criar experiências bacanas, pisa fundo! Nada melhor do que um bom pretexto para juntar a galera e fazer um bom encontro temático. Quem participa dessas boas comemorações sabe o quanto elas são maravilhosas. 

 

Então descubra o seu estilo e a partir daí será possível determinar o local e os convidados.

 

Para se inspirar confira os post abaixo:

 

Chá Bar: Temas para se inspirar! 
Inspire-se! Decorações DIY para chá de panela
Chá de panela Tiffany & Co
Noivado Homemade

 

♦︎ Faça uma lista de convidados do chá de panela

 

 

Assim como no casamento, qualquer evento, festa, encontrinho, começa pela lista de convidados. Porque ela vai determinar a necessidade de mais espaço. Ou, o espaço  vai determinar o limite da lista de convidados. 

 

Seja como for, família íntima e madrinhas são as primeiras a serem consideradas e não esqueça de incluir a parte do seu noivo (ou noiva) também. Esses rituais não acontecem por acaso, são momentos importantes para aproximar as famílias. A mãe dos noivos e irmãs, as madrinhas e quem mais for importante para eles. 

 

A escolha dos convidados terá que estar de acordo com o estilo de festa escolhida, claro. Para um chá de lingerie pode ser aceitável não convidar as mães. Só tome cuidado para não causar mal-entendidos deixando de convidar a família sem avisar os motivos. Sejam honestos e pensem que o momento é de agregar, integrar duas famílias é um trabalho para muitos anos e esses momentos são os mais importantes. Plante boas relações. 

 

Então agora pega o bloquinho, celular ou o que você preferir e anote o nome de todas as pessoas que serão convidadas para o chá de panela. Pode ser uma festa só para mulheres ou pode misturar todo mundo e fazer uma boa reunião de família completa, com amigos, madrinhas e padrinhos. 

 

Ao fazer essa lista pense em como será a entrega, já anote o email, WhatsApp ou endereço das pessoas, não deixe isso só para o momento da entrega. Esse é o motivo recordista de entregas em cima da hora. Você acha que tem o contato de todo mundo e será fácil, até precisar entregar os convites. 

 

Banner-CaseMe-MEDIO

 

 

♦︎ Prepare o convite para o chá de panela

 

 

Neste ponto você precisa já ter definido se fará uma festa temática ou não, porque o convite de uma festa antecipa o estilo, o que podemos esperar dessa festa. 

 

Um convite confortável é aquele que chega no tempo certo e te deixa bem informado. E, claro, com muita vontade de ir! Convites que despertam mais perguntas do que desejo de participar não são uma boa experiência. Assim como receber um convite muito em cima da hora. 

 

Todo convite para um evento que requer uma produção ou a compra de um presente, deve ser entregue com maior antecedência. Acho 1 mês o ideal, 20 dias tá ótimo, 10 dias é o limite, menos de 1 semana só se for com uma boa explicação junto, o que não é uma boa experiência.

 

Não esqueça de deixar claro no convite como será a distribuição dos presentes. Essas festas geralmente vêm com uma lista de utensílios que cada convidado escolhe para dar de presente. Essa lista pode ser feita de várias maneiras. Desde uma lista simples com os itens no convite, até um link para uma lista virtual no CaseMe, por exemplo.

Veja no gif abaixo a lista de chá de panela da Plataforma CaseMe.

 

Cópia-de-Gif-Lista-de-Presentes-Cha-de-Panela

 

Se quiser, marque uma reunião com a pessoa que está fazendo a identidade visual do seu casamento ou a papelaria e veja as opções de personalizações e convite para estas festas. Esses detalhes personalizados dão um toque todo especial e marcam a festa. 

 

Se você quiser fazer um convite fácil e rápido para enviar por WhatsApp ou para imprimir em uma gráfica rápida, no mesmo dia, você pode usar o Canva para criar essa arte.

Segue o link para algumas opções já prontas!

 

Modelos de convites prontos:

 

 Chá de panela

Despedida de solteira

Convite noivado

 
Leia também: Conheça o Canva uma ferramenta incrível para criação de Save the date e muito +

 

 

♦︎ Organize a produção do chá de panela

 

 

Reza a lenda que as madrinhas são as responsáveis por organizar essas festas, mas será que as suas madrinhas estão ligadas nisso? Ou será que você quer que alguém assuma essa função? Cuidado com idéias fixas de como deve ser… e foque no como será melhor na sua situação.

Muitas vezes as madrinhas podem ajudar mais se o trabalho for bem distribuído, você pode delegar uma função para cada uma. Ou se você tem a sorte de ter uma super madrinha que é especialista em festa e faz questão de ajudar… Que sorte a sua! 

O ponto é: cada casal terá seu círculo de amizades e sua forma de enxergar a colaboração nestes eventos. Já vimos muitos relatos de mães e filhas que amaram curtir cada detalhe juntas. E noivas que amaram receber uma festa completamente surpresa

 

O que qualquer modelo de produção terá em comum: Cronograma, distribuição de tarefas e plano de custos. 

 

Essas festas são uma ótima oportunidade para testar e aprofundar relação com os fornecedores do seu casamento, afinal você terá que providenciar buffet, bebidas e alguma decoração, ainda que sejam apenas alguns arranjos para enfeitar a casa.  

Não deixe de pedir orçamento para eles. É uma excelente forma de conhecer melhor o serviço. Dizem que o dia do casamento é uma estréia sem ensaio geral, concordo, não tem como ensaiar. Mas e se usarmos essas festas como um tipo de ensaio localizado?

 

♦︎ Crie uma Lista de presentes para chá de panela

 

 

 A lista de presentes do chá de panela é bem diferente da lista de presentes do casamento.

É esperado que no chá de panela os itens sejam mais baratos. A idéia é ajudar nas pequenas coisas, como baldes, vassouras, colher de pau, pano de prato e acessórios como estes bem simples.

Mas, vocês já devem estar percebendo o quanto as pessoas próximas gostam de ajudar e presentear um casal no início da vida, afinal quem já passou por essa fase nunca mais será o mesmo na hora de presentear outro casal amado. Então, não deixe de inserir alguns itens um pouquinho mais elaborados porque tem chance de alguém querer ser mais generoso. 

 

Abaixo você pode baixar uma planilha que preparamos para te ajudar com a lista de presentes para Chá de Panela editável.

Nós fizemos uma lista completa, com tudo o que você vai precisar para montar sua casa. Alguns itens como eletrodomésticos, faqueiro, jogos de cama e panelas são mais adequadas para a lista de presentes, mas deixamos a lista completa para você avaliar e distribuir como achar melhor. 

 

 

 

Para manter uma identidade visual na sua cozinha você pode pedir para que todos comprem na cor branca, dêem preferência para madeira ou metal e assim você direciona os convidados para acompanharem sua ideia de cozinha. Fica bonitinho colocar no convite um mood boardÉ um jeito simpático e simples de colocar ordem na bagunça.

 

 

 

Outra excelente opção é fazer a lista de presentes do chá de panela no seu site de casamento no CaseMe. Assim todos os presentes serão revertidos em dinheiro e você compra depois como quiser.

Nós já temos preparado para vocês uma lista de presentes de chá de panela, basta inserir na sua lista e divulgar o link do seu site para os convidados e eles já podem comprar ali mesmo e você recebe tudo em dinheiro.

 

 

Clique aqui e faça sua lista de presentes no CaseMe 

 

♦︎ Organize as brincadeiras para chá de panela

 

 

O que diferencia um chá de panela de uma confraternização qualquer são os presentes típicos e as brincadeiras.

 

Brincar é tradição nestas festas, e vale a pena seguir essa tradição. O tempo passa e transforma esse dia de brincadeiras em grandes lembranças. Parece que neste período do casamento a caneta pesa e tudo que acontece fica marcado na nossa história. Então aproveite, deixe de lado as críticas que você ou os outros tenham, e caia na brincadeira!

 

Veja nossa seleção de brincadeiras para chá de panela. Você curte alguma das opções abaixo?

Se você quiser complementar essa lista deixe nos comentários no final do post, vamos adorar aumentar essa lista com idéias boas!

 

 

Quem conta a história?

 

Entregue um pedaço de papel e uma caneta para todas as convidadas no início da festa e peça para elas escreverem uma situação que já tenham vivido com a noiva, seja um momento especial, engraçado ou quando se conheceram, e então a noiva terá que adivinhar quem é a dona da frase. Se errar, paga uma prenda. Se acertar, a convidada é quem paga!

 

Quanto você sabe do seu amor?

 

Monte um questionário com perguntas clássicas: comida preferida, cor, dia do primeiro beijo, data do aniversário da sogra, defeitos, qualidades e outros. A cada resposta errada, uma prenda.

 

Bingo de casamento

 

As convidadas ganham cartelas com o nome dos presentes que a noiva pediu para o chá. À medida que ela vai abrindo os presentes, as convidadas vão marcando na cartela. Ganha o prêmio quem fechar primeiro a cartela.

 

Conselhos úteis para a vida do casal

 

Cada convidado deve escrever em um papel um conselho para a vida dos noivos.  A noiva lê um a um em voz alta e tentar adivinhar quem é o autor de cada conselho. Com certeza a brincadeira irá render muitas gargalhadas. Após a brincadeira, os papéis podem ser presos em um mural ou colados em um caderno de recordações

 

Eu nunca

 

Essa brincadeira é bastante conhecida em rodas de amigos para beber, mas também pode ser feita com doces. A organizadora deve distribuir o item escolhido na mesma quantidade para os convidados e noiva. Todas formam uma roda e a noiva começa contando uma situação ou algo que ela nunca fez. Quem já fez aquela situação bebe ou come, quem terminar com mais itens ganha.

 

Verdade ou mentira?

 

Nesta brincadeira, as convidadas se dividem em grupos de amigos e se enfrentam diretamente. Cada grupo deverá contar uma história que envolva a noiva para o outro grupo, que deverá dizer se é verdade ou mentira. É legal tentar confundir e contar histórias cheias de detalhes. É uma brincadeira divertida e cheia de revelações.

 

Quem é a minha metade?

 

Antes do chá começar, as organizadoras deverão fazer uma lista de pares famosos, como: Romeu e Julieta, Marge e Homer Simpson, Sansão e Dalila, queijo e goiabada, etc. e escrever cada nome em um papel adesivo. Assim que os convidados chegarem os organizadores os receberão com um tapinha nas costas para colar o papel para que todos (menos a pessoa) possam saber quem ela é. O objetivo do jogo é encontrar sua metade e para isso a pessoa terá que perguntar a outras algumas coisas do tipo: “Eu sou um herói?”, “Sou uma comida?”, “Eu ainda sou vivo”, etc. O jogo não acaba até que todos tenham encontrado seu par.

 

Bingo das bolsas

 

Alguma convidada lê uma lista de itens que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina, desde itens fáceis como escovas de cabelo até coisas mais difíceis como agulhas. Cada convidada coloca a bolsa em sua frente a fim de achar as coisas mais rápido.  Quem tiver e tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque itens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

 

História de amor

 

Cada um dos noivos tem que contar a sua versão da própria história de amor, enquanto os familiares sugerem os objetos que devem ser utilizados na história. Solte sua criatividade!

 

Esse é um momento que pode ser muito divertido e tem várias funções, desde o relaxamento da tensão pré-casamento, a montar a cozinha, até a união das famílias. Aproveite!

 

Confira a playlist criada pela Alexia Mayer para o Chá de Panela

 

Não deixe de criar seu site de chá de panela no CaseMe! Em pouco minutos você terá sua lista de presentes de chá de panela e poderá personalizar o seu site. Além de transformar seus presentes em dinheiro, você facilitará os convidados com uma lista online.

Cha-de-Panela-Seu-site-em-3-minutos

 

 

Está na dúvida se deve ou não fazer seu chá de Panela? Faça! Nunca perca uma oportunidade de se divertir e criar boas memórias.

E se tiver qualquer dúvida, deixa nos comentários que vamos adorar te ajudar!

 

 

Leia mais:

Identidade visual no casamento: 7 perguntas para te ajudar

Cronograma de casamento: passo a passo em 7 etapas

Show para casamento: tudo o que você precisa saber

Deixar um comentário