Preparamos um cronograma de casamento completo para vocês, com todos os detalhes.

 

Não basta ter a data e a tarefa a ser feita, vocês precisarão ir mais a fundo. Vamos além da lista de afazeres e comentar cada uma das atividades da produção de um casamentoNaveguem também pelos links “leia também”, lá vocês encontrarão matérias mais completas sobre cada assunto, para ajudar na escolha perfeita!

 

Vocês devem estar ansiosos para ter uma noção da jornada completa, então vamos ao cronograma do casamento com o passo a passo bem detalhado, com todos os assuntos e tarefas importantes para o seu casamento.

 

 ⚠️ ALERTA: Esta matéria é uma maratona.

Salve o link para consultar sempre que precisar.

 

 

Montamos um cronograma de casamento dividido em  7 etapas:

 

1ª ETAPA – Assim que a data é definida

2ª ETAPA – 6 meses de antecedência

3ª ETAPA – 4 meses de antecedência

4ª ETAPA – 3 meses de antecedência

5ª ETAPA – 2 meses de antecedência

6ª ETAPA – 1 mês de antecedência

7ª ETAPA – Semana do casamento

 
No final da matéria tem uma planilha editável com o cronograma completo para baixar.

 

Pegue seu bloco de notas, caderninho ou celular e prepare-se para fazer anotações e agendar tarefas!

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

Antes de decidir a data do casamento, o ideal é procurar um cerimonialista. Esse profissional é quem vai guiar sua experiência de casar, do ponto zero ao casamento. As decisões mais importantes estão nos primeiros passos, como a data e o local. Não tome nenhuma atitude sem antes conversar com quem mais entende do assunto e poderá criar a melhor estratégia dentro das suas expectativas.

 

 

1ª ETAPA

ASSIM QUE A DATA É DEFINIDA

 

 

Para determinar a data do casamento será necessário fazer algumas escolhas. O local da cerimônia e festa provavelmente vão determinar as datas possíveis. Alguns profissionais devem ser reservados com antecedência porque fazem apenas 1 casamento por dia e são muito disputados, como fotógrafos, DJs e maquiadores. Se vocês desejam muito algum local ou profissional específico, antes de marcar a data, vai ser importante checar a disponibilidade deles.

 

 

ORGANIZE-SE

 

8

♦︎ Defina em família o número de convidados e o orçamento esperado para o casamento. A partir deste número façam a distribuição de responsabilidades. Uma boa reunião antes de começar a organização do casamento previne maus entendidos.

 

♦︎ Compre uma pasta para guardar todos os orçamentos, contratos e recibos do casamento.

 

♦︎ Crie uma pasta no seu computador para guardar todas as referências e documentos do casamento.

 

crie-seu-site-de-casamento-gratis-Banner-CaseMe-MEDIO-2

 

CERIMÔNIA

 

14-1

♦︎ Existem muitos tipos de cerimônia, escolha a sua! Algumas cerimônias são feitas no mesmo local da festa, outras em igrejas, sinagogas, e outros tipos de templos. O local da cerimônia pode ser qualquer lugar que represente o sagrado para vocês. E se esse local não tem a melhor logística, cuidado para não desistir fácil de um local onde vocês se sintam verdadeiramente abençoados para seguir esta nova etapa da vida. Destinations weddings e casamentos diferentes estão cada vez mais comuns, estão capriche e faça a melhor experiência para os seus convidados e eles irão embarcar na história de vocês, com vocês. 

 

Leia também: Roteiro do casamento: a cerimônia

 

♦︎ Escolham o local. O tamanho deve estar de acordo com o nº de convidados esperado. Um local muito grande é mais difícil de contornar que um espaço pequeno, no que diz respeito à cerimônia. Espaço para festa é o oposto. Se o espaço for muito grande concentre os convidados perto do altar. E se for muito pequeno considere colocar caixas de som do lado de fora para que todos possam ouvir a cerimônia.

 

♦︎ Verifiquem se no valor fechado com o local da cerimônia estão inclusos: o toldo da entrada da noiva em caso de chuva, limpeza dos lustres, limpeza da decoração, o tapete vermelho (passadeira), sistema de som, toalha para a mesa do altar e cadeiras para os padrinhos e convidados. Não esqueçam de observar os banheiros.

 

♦︎ Fiquem atentos também às proibições. Existem casos em que só algumas orquestras credenciadas no local podem tocar; geralmente decoração com velas não são permitidas; os fotógrafos e cinegrafistas não podem usar a força de luz do local e etc. Procure ver todas as informações necessárias.

 

 

CELEBRANTE

 

♦︎ Logo que a data estiver definida procure o celebrante. Está cada vez mais difícil achar bons celebrantes católicos, por exemplo. Se a sua cerimônia não for em templos religiosos, suas opções aumentam. Você pode contratar um juiz de paz que celebra casamento civil, um pastor ou um celebrante profissional, como a Maria Paula do Atelier do Sim, eles fazem cerimônias belíssimas.

 

Leia também: Casamento Religioso com Efeito Civil

 

Celebrante-de-casamento-Maria-Paula-Zommer-Atelier-do-Sim

 

O Frei Jhônathan explicou para o CaseMe TV a diferença entre uma cerimônia realizada dentro e fora da igreja, e como você pode ter as duas cerimônias! Confira no video abaixo.

 

Celebrante-de-casamento-Frei-Jhonatha-Diferença-entre-um-casamento-fora-e-dentro-da-Igreja

 

 

FESTA / RECEPÇÃO

 

♦︎ Escolham o local de acordo com o estilo de casamento que vocês esperam. Existem lugares para todos os tipos: campo, praia, romântico, tradicional, monumental, o mundo é o limite!

 

Leia também: 8 Fazendas para casamento em SP

Leia também: Locais para casar na serra do Rio

 

♦︎ Detalhes importantes na hora de contratar o local: vejam a questão da hora extra antecipadamente, geralmente os descontos são ótimos para quem fecha a hora extra no momento da contratação. Caso o casamento seja no final do dia e passe das 22h, certifique-se que o local não tenha vizinhos que reclamam do barulho, porque são raros os locais que podem tocar som alto sem limite de horário. 

 

Leia também: Horas extras: não sofra no final da festa de casamento!

 

♦︎ Outro fator importante é a capacidade máxima de convidados, cuidado, se vocês estiverem com a lista de convidados no limite, pense 2 vezes junto com seu cerimonial! Nada pior que um salão muito apertado, nada funciona bem.

 

♦︎ Existem locais que oferecem buffet e decoração. Se este não for o seu caso comece a pesquisar opções.

 

♦︎ Outros serviços podem aumentar o valor do local da recepção: gerador, ar-condicionado, limpeza, toldo e fechamentos de ambientes. Nunca avaliem o valor do aluguel do local sem contar com estes itens. Existem locais mais caros com tudo incluído, que são melhor escolha que um local com menor preço, que somando as estruturas básicas ficaria muito mais caro. Abra uma planilha para comparar preços, porque a escolha do local tem muitas variáveis e você pode se enganar sobre o melhor custo/benefício.

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

 

FOTÓGRAFO

 

♦︎ Pesquise bastante na internet para definir qual o seu estilo de fotografia. Para a escolha do fotógrafo fiquem atentos ao número de profissionais na equipe (mínimo 2), pergunte sobre o tempo de duração do trabalho, valor da hora extra, e se está incluído um álbum do casamento. Combine também sobre a cobertura do making of dos noivos e pré-wedding se for a vontade de vocês.

 

Leia também: Fotografia de casamento: conheça quem faz as melhores do Brasil

 

 

FILMAGEM

 

♦︎ Antes de fazer uma reunião com a equipe de filmagem procure ver seus filmes na internet, facilita muito a seleção dos que valem a pena conhecer

 
Leia também: O que esperar de um vídeo de casamento

 

♦︎ Para contratar um filme é importante perguntar o horário de duração da cobertura e o que inclui. Veja também como é a entrega do material editado, se será uma edição curta ou o casamento completo, e quanto tempo de material editado será entregue. Também não deixe de amarrar o prazo de entrega. Cenas aéreas com drone tem sido muito usadas nos filmes de casamento, se vocês tem esta expectativa não deixe de perguntar direitinho sobre a possibilidade e os valores adicionais.

 

 

DJ e Bandas

 

7

♦︎ Existem DJs de festas e DJs de rádio, boate e etc. Cuidado ao contratar um DJ que não esteja acostumado com casamentos. Nossa indicação é que vocês procurem DJs conhecidos do mercado de casamentos e com experiência, eles saberão agradar a família e os amigos.

 

♦︎ Não esqueçam da iluminação de pista, alguns DJs também fornecem este serviço, ou vocês podem contratar com empresas especializadas, avaliem antes com o decorador e o cerimonial para escolherem a melhor opção.

 

♦︎ Observem se no orçamento do DJ está incluído o serviço e o equipamento. Iluminação é opcional, mas caixa de som não é. O equipamento que eles usam muitas vezes são do próprio DJ, mas é muito comum ser alugado de outra empresa.

 

Leia também: 30 playlists para você não errar na escolha do seu DJ de casamento

 

♦︎ Contratar uma banda é literalmente um show à parte! Certifiquem-se de que o local escolhido comporta o tamanho de atração que vocês gostariam e procurem saber tudo o que será necessário para este evento dentro do evento.

 

Leia também: Show para casamento: tudo o que você precisa saber

 

 

BELEZA

 

10-1

♦︎ O ideal é fazer uma prova antes de fechar com o maquiador escolhido. Uma boa opção é aproveitar uma ocasião, como um casamento de amigos, para fazer cabelo e maquiagem com este profissional.

 

♦︎ Maquiagem é produto caro, que exige manutenção e gastos frequentes. Desconfie de orçamentos muito baratos, eles podem significar produtos vencidos, sem higienização correta e o resultado é uma alergia inesperada no dia que nada pode dar errado.

 

Leia a matéria: Cabelo e maquiagem para noiva: tudo o que você precisa saber

 

♦︎ É fundamental ver o resultado da sua escolha antes do dia do casamento, cuidado com as surpresas! O temperamento do profissional também é muito importante, não se esqueça que este é um momento delicado, as vezes tenso e longo; é o dia do seu casamento, evite estresse.

 

Banner-CaseMe-Crie-seu-site-de-casamento-email

 

2ª ETAPA

6 MESES DE ANTECEDÊNCIA

 

 

Agora é hora de intensificar os preparativos! Além da definição de itens fundamentais como vestido de noiva, buffet e decoração, é nesta fase que começam os preparativos da lista de convidados.

 

 

LISTA DE CONVIDADOS

 

♦︎ Quanto mais organizada for a lista, menos vocês vão gastar com o casamento. O buffet e a decoração, que são os itens mais caros de um casamento, sempre cobram por pessoa. Portanto, se vocês tiverem uma lista organizada com um RSVP (confirmação dos convidados) eficiente, vocês economizarão muito dinheiro.

 

Leia também: Lista de convidados: 7 passos do início ao RSVP

 

♦︎ A lista deve estar pronta com pelo menos 5 meses de antecedência, para que vocês possam fazer os convites, que serão enviados direto para a calígrafa.

 

♦︎ Os campos de uma lista de casamento perfeita são: Titulo (Sr. e Sra., Aos amigos e etc), nome completo, endereço completo (com CEP), telefone e email para o RSVP. Separe também um campo para determinar de quem é o convidado, isso facilita muito na hora de cortar ou cobrar responsabilidades sobre cotas de convidados.

 

 

CONVITES E CARTÕES DE AGRADECIMENTO

 

♦︎ Em geral são duas categorias de convites, os feitos em gráficas tradicionais, que produzem e imprimem convites com relevos francês e americano, e os elaborados em estúdios de design que customizam o convite de acordo com a identidade visual do casamento e terceirizam a impressão.

 

♦︎ O convite tradicional é bem bonito e bem simples de montar, a variação será na escolha da gramatura, textura, cor do papel e letra. O envelope, pode ter monograma (iniciais dos nomes), pode ser forrado e tem diversos fechamentos possíveis.

 

Leia também: Identidade Visual no casamento

 

♦︎ Se optarem por desenvolver uma identidade visual com um estúdio de design, converse também sobre os outros itens de papelaria, como roteiro da cerimônia, menu e kit toalete.

 

♦︎ Os cartões de agradecimento devem ser feitos com os convites e enviados após o casamento com o agradecimento pelo presente recebido. Hoje essa formalidade está perdendo espaço para agradecimentos mais diretos como WhatsApp, no site dos noivos como o CaseMe e por email. Mas nada como o toque humano de receber pelo correio um agradecimento carinhoso pelo presente. 

 

 

CALÍGRAFO

 

♦︎ Calígrafo é o profissional que escreve o nome dos convidados no lado de fora do convite. Esse é um trabalho artesanal, feito com tinta e caneta bico de pena. É uma tradição importante nos casamentos sofisticados. 

 

♦︎ Escolher a calígrafa com um mínimo de antecedência é importante porque não são muitos os bons profissionais e eles acabam tento uma fila de pedidos. As mais disputadas você só conseguirá com agendamento prévio. Cuidado, este é um detalhe que faz toda a diferença!

 

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

VESTIDO DE NOIVA

 

♦︎ Desde o momento em que uma noiva decide casar, a atenção se volta para o vestido! Não deixe de ir salvando os modelos que gosta, assim vai facilitar quando você tiver que explicar para alguém o que você imagina para o seu vestido de noiva.

 

Leia também: Vestido de noiva: tudo o que você precisa saber para escolher o seu

 

Confira nossa Galeria de Inspirações de vestidos de noivas!

 

♦︎ A cauda do vestido é um capítulo a parte. Cuidado com os modelos que não suspendem depois da cerimônia, você pode ficar tropeçando nele a festa toda.

 

Leia também: Dicas para prender a cauda do vestido de noiva

 

 

GRINALDA

 

♦︎ Ao escolher o vestido, provavelmente você conversará sobre o véu e a grinalda. Muitas estilistas têm grinaldas para alugar, se este não é o seu caso procure opções no nosso Guia de Fornecedores. Lembre-se que muitas vezes a grinalda é feita por encomenda e precisa de um tempinho para ficar pronta!

 

♦︎ Dica: organize-se para estar com a grinalda e o véu antes da prova da maquiagem, assim você tem como ver exatamente como vai ficar.

 

Leia também: Grinalda para noiva: veja os diferentes estilos, dicas e muitas inspirações 

 

♦︎ Muitas vezes a grinalda é feita com flor natural, nestes casos o mesmo fornecedor pode fazer o buquê e as lapelas para o traje dos padrinhos.

 

 

 

DECORAÇÃO

 

22

♦︎ Escolher o decorador é uma das tarefas mais gostosas. Procurem os 3 que mais gostam e marquem uma reunião para receberem um orçamento. Nesta escolha vale muito o estilo, a qualidade e a empatia com o profissional, afinal é com o decorador que vocês vão conviver mais intensamente. Procure alguém com quem vocês sintam liberdade de trocar ideias sobre estilos e valores.

 

Leia também: Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua

Leia também: Ideias de decoração de casamento? Comece pelos objetos decorativos!

Leia também: Plantas e folhagem na decoração do casamento

Leia também: 6 tapetes para decoração do seu casamento

Leia também: Design e personalização nos móveis da decoração do casamento

 

 

DECORAÇÃO DA CERIMÔNIA

 

♦︎ Normalmente a decoração da cerimônia na Igreja baseia-se em flores e iluminação. Por isso não é necessário contratar um decorador. Basta entrar em contato direto com os floristas e com a equipe de iluminação.

 

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre flores na decoração da Igreja

 

♦︎ Se quiser fazer uma super decoração na igreja, minha sugestão é falar com o decorador da festa para assumir também o projeto da cerimônia.

 

♦︎ A decoração de cerimônias ao ar livre, no mesmo local da festa, costumam ficar por conta do decorador contratado.

 

 

MÚSICA DA CERIMÔNIA

 

29

♦︎ Existem 2 opções: contratar música ao vivo ou um DJ. A música ao vivo confere um outro nível ao casamento, não existe comparação entre eles já que são grandezas bastante diferentes. Mas se o orçamento estiver apertado existe a opção do DJ.

 

♦︎ O tamanho da orquestra deve estar de acordo com a Igreja ou local da cerimônia. O ideal é escutar a sugestão da empresa contratada quanto a escolha de repertório, número de músicos e quais instrumentos vão fazer parte.

 

Leia também: Música do casamento: cerimônia na Igreja Católica

 

♦︎ Não deixem de perguntar na Igreja ou local da cerimônia se tem microfone para o celebrante. Caso não tenha perguntem aos músicos se eles podem microfonar o celebrante.

 

♦︎ As músicas para a cerimônia geralmente são:

1. entrada dos padrinhos,
2. entrada do noivo e pais,
3. entrada das damas e pajens,
4. entrada da noiva,
5. bênção das alianças,
6. assinaturas e cumprimentos, e
7. saída.

 

Banner-CaseMe-Crie-seu-site-de-casamento-email

BUFFET

 

2-4

♦︎ A escolha do Buffet é muito importante, afinal a festa de casamento é tradicionalmente um banquete que se oferece aos convidados!

 

♦︎ Preocupem-se em saber sobre a apresentação do buffet, é importante saber quais materiais ele utiliza para combinar com a decoração.

 

♦︎ Outro item importante é definir como vocês querem servir o jantar: empratado, em buffets ou em mini porções volantes. Essa escolha impacta em não só na decoração, mas no clima e ritmo do casamento.  

 

Leia também: 5 perguntas fundamentais ao contratar o buffet do seu casamento

 

♦︎ O bar é um item cada vez mais presente nos casamentos, e pode ser feito através do buffet ou contratando uma empresa especializada em open bar.

 

♦︎ Os buffets geralmente não incluem bebidas alcoólicas, apenas cerveja a combinar. Comecem a procurar as boas oportunidades para comprarem as bebidas alcoólicas do casamento, principalmente os espumantes, wiskys, vinhos e todas as bebidas importadas, já que o preço varia muito de acordo com o dólar.

 

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS e OPEN BAR

 

1-4

♦︎ Existem muitos fornecedores de bebidas, escolham algum que faça pelo menos 30% do volume em consignação, assim vocês só pagam o que consumirem.

 

♦︎ Outra dica que todos sabem é tentar comprar o whisky, Gim e vodka no Duty Free, vale a pena!

 

Leia também: Bebidas alcóolicas no casamento: o básico que você precisa saber 

 

 

BOLO

 

♦︎ O bolo pode ser resolvido até 2 meses antes do casamento (afinal é feito na véspera!), mas alguns profissionais são mais disputados e podem não ter disponibilidade na data, portanto não custa começar cedo e aproveitar para ver com calma as opções.

 

Leia também: Bolo de casamento: tudo o que você precisa saber

 

♦︎ É indicado fazer uma parte do bolo falso em algumas ocasiões. Locais muito quentes, com casamentos ao ar livre, o bolo falso pode ser uma opção mais segura. Para sustentar enfeites muito pesados também. Vale fazer andares falsos em bolos de casamentos pequenos, para não perder o tamanho, afinal bolo muito pequeno em casamento fica desproporcional. 

 

 

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2 

 

CURSO DE NOIVOS

 

♦︎ Para casar na igreja, é necessário fazer um curso de noivos e entregar o certificado de conclusão do curso para dar entrada nos papéis do casamento. Este curso pode ser feito com até 2 anos de antecedência, portanto aproveitem que ainda tem um tempo para o casamento e procurem a data mais conveniente para vocês.

 

 

LUA DE MEL

 

♦︎ Comecem a organizar a Lua de Mel com antecedência. Procurem um agente de viagens especializados, vale a pena! Além do cuidado diferenciado, vocês vão poder delegar grande parte desta função e assim não vai sobrecarregar o tempo de vocês, que não deve estar sobrando em um ano de casamento!

 

♦︎ Fiquem de olho nos documentos necessários, passaportes, vistos, vacinas e etc.

 

Inspire-se com os roteiros que a Teresa Perez Tours preparou para vocês

 

 

DAMAS E PAJENS

 

3-3

♦︎ Logo que vocês decidirem quem serão suas damas e pajens vocês devem entrar em contato com os pais e convidar.

 

♦︎ É uma decisão de cada família quem paga o vestido das damas. Normalmente quem arca com os custos são os pais das crianças, assim como os  vestidos das madrinhas.

 

Leia também: Daminhas no casamento: tudo o que você precisa saber

 

 

3ª ETAPA

4 MESES DE ANTECEDÊNCIA

 

 

Neste ponto o casamento já tem uma forma bastante definida, provavelmente vocês já trabalharam muito! Neste período vamos resolver as pendências mais gostosas e tranquilas!

 

Banner-CaseMe-Crie-seu-site-de-casamento-email

DOCES

 

Doces-de-casamento

♦︎ Escolher os doces com 3 meses de antecedência é um bom prazo para vocês receberem o orçamento correto, estes valores e modelos mudam muito. O ideal é entrar em contato com as doceiras e ver quem pode enviar provas.

 

Leia também: A mesa de doces no casamento: tudo o que você precisa saber

 

♦︎ O volume de doces vai interferir diretamente na decoração da mesa. Para ficar uma mesa bonita e farta vocês devem contratar em média 6 doces por convidado. Mas essa decisão varia muito de decorador para decorador, veja com ele.

 

♦︎ Além dos doces é comum e recomendado que vocês comprem forminhas mais bonitas para compor as bandejas. O decorador pode te auxiliar nesta compra, principalmente com relação às cores.

 

Leia também: Tudo sobre forminhas para seu casamento

 

 

Caseme_banner_728x100px

 

 

BEM-CASADOS

 

♦︎ A escolha dos bem-casados é parecida com a dos doces, procure receber provas para escolher.

 

♦︎ Os bem-casados são embalados, geralmente, em papel crepom amarrado com uma fitinha de cetim, mas existem muitas outras opções: tecidos, caixinhas, celofane, colocação de pingentes e etc. A escolha das cores você deve fazer junto com o decorador.

 

♦︎ Dica: se vocês escolheram mais de um sabor de bem-casados, escolha embalar cada sabor com uma cor ou detalhes diferentes, isso vai facilitar muito na hora de identificar o sabor na mesa de doces.

 

Leia também: Bem-casado no casamento: tudo o que você precisa saber

 

 

CHOCOLATES

 

♦︎ Uma boa parte da mesa de doces ou de café é composta por chocolates. Caprichem! São vários modelos e sabores. Pensem em 1 kg para cada 100 convidados.

 

Leia também: Os chocolates na mesa de doces, com Armazém do Cacau

 

 

PADRINHOS E MADRINHAS

 

24

♦︎ Nesta altura do campeonato vocês já devem ter escolhido seus padrinhos e madrinhas. É hora de pensar neles!

 

♦︎ Se vocês estão pensando em um casamento clássico, com padrinhos de fraque, o ideal é procurar uma loja de aluguel de fraques e escolher o modelo que quer para os padrinhos. Sugiro que escolham uma gravata especial, não alugue a gravata junto com o traje. Depois de reservado o modelo, avise aos padrinhos onde devem ir para experimentar e fazer os ajustes, para então buscar na véspera do casamento e devolver depois.

 

♦︎ Se vocês optarem por terno, basta determinar cor e cor da gravata e avisá-los.

 

♦︎ Caso vocês queiram escolher a cor do vestido das madrinhas, elas devem ser comunicadas com pelo menos 5 meses de antecedência.

 

♦︎ Virou uma tradição presentear os padrinhos, antes ou no dia do casamento. Geralmente são caixas com algumas delicadezas dentro. Existem empresas que fazem projetos lindos!

 

 

GERADOR E LIMPEZA

 

♦︎ O decorador já deve estar com todo o projeto do casamento pronto, já podemos prever a necessidade ou não de contratar gerador e limpeza.

 

♦︎ Fazer um casamento sem gerador é muito arriscado. A energia gasta em um casamento com DJ, iluminação decorativa e buffet, é muito grande, por isso é muito comum a força cair durante alguns minutos. Previnam-se tendo um bom gerador!

 

♦︎ Alguns locais já tem a limpeza incluída, certifiquem-se se é o caso e se essa limpeza está incluída em todas as etapas. Muitas vezes a limpeza do contrato do local é só antes e depois do casamento. Se vocês não contratarem limpeza para o salão, durante a festa, e deixar esta função para o buffet, vai ficar sujo. Esta não é função do buffet, eles são responsáveis apenas por retirar os pratos e os copos do salão. Para os banheiros não tem como deixar de ter uma equipe de limpeza, é fundamental.

 

Leia também: A limpeza do seu casamento

 

 

SAVE THE DATE (Reserve a data)

 

♦︎ Os convites devem ser entregues 1 mês antes do casamento, mas é conveniente enviar com 4 meses de antecedência um save the date, que traduzindo significa: salve a data. Assim os convidados podem se organizar, principalmente os que vem de fora e precisam agendar transporte, hotel e tudo o que precisarem com maior  antecedência. 

 

Leia também: Save The Date no Canva e muito mais

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2

 

4ª ETAPA

3 MESES DE ANTECEDÊNCIA

 

 

Agora estamos muito próximos do dia do casamento, a maior parte dos fornecedores já estão contratados e a ansiedade toma conta! Vamos aos últimos contratos e começar a separar os convites para a entrega, e fazer o RSVP.

Boa sorte!

 

 

ENTRADA NOS PAPÉIS DO CASAMENTO CIVIL

 

♦︎ A documentação tem validade de 3 meses a contar da data da entrada nos papéis no cartório, por isso não adianta preparar antes do tempo. O processo todo demora em média 30 dias. Portanto não deixem de começar por agora!

 

♦︎ Lembrando que para casar na Igreja, além da documentação, vocês precisam fazer o curso de noivos, que tem validade de 2 anos, portanto podem antecipar este trabalho!

 

Leia também: 5 passos para a documentação do casamento civil

 

 

CALIGRAFAR OS CONVITES

 

♦︎ Os convites devem estar prontos e separados para entrega com até 2 meses de antecedência. Para isso vocês devem enviar a lista para a calígrafa com no mínimo 3 meses de antecedência. Assim vocês não correm o risco de atrasar a entrega.

 

♦︎ Escolha calígrafas que embalem com plástico o convite. As melhores sempre trabalham assim, mas fique de olho e pergunte!

 

♦︎ É normal que depois da lista entregue ao calígrafo vocês queiram incluir mais convidados. Este trabalho de inclusão de nomes pode ser mais caro e cada calígrafo tem sua “política de inclusão”, portanto não deixem de combinar antes estes detalhes.

 

 

CARRO DA NOIVA

 

6

♦︎ Geralmente as noivas alugam um carro para levá-las do hotel, casa ou salão onde vão se arrumar para a cerimônia e depois esse mesmo carro levam os noivos para a festa. Existem muitos fornecedores bons, alguns customizam placas para ficar de lembrança.

 

♦︎ Caso vocês tenham um carro grande, bonito, basta contratar um motorista ou pedir a um grande amigo para te acompanhar nesse dia tão especial. 

 

 

SALVA OU ALMOFADINHA PARA ALIANÇAS

 

♦︎ Existem muitas maneiras de levar as alianças ao altar, existem as salvas de prata, as almofadinhas  e até a opção mais simples, que é deixar no bolso do noivo ou na mesa do altar

 

Leia também: Como levar as alianças?

 

 

Banner-CaseMe-Crie-seu-site-de-casamento-email

 

BUQUÊ E LAPELAS

 

4-2

♦︎ Muitas vezes será o mesmo florista que fará os buquês da noiva e daminhas e os adornos dos trajes dos padrinhos, noivo e pais.

 

♦︎ Para a lapela vocês podem encomendar mini arranjos ou usar uma só flor, mas é importante que um profissional faça o acabamento. A única flor fácil de colocar na lapela e que não precisa de um florista para preparar é o cravo; e fica lindo.

 

Leia também: Dicas e flores para a lapela do noivo

 

♦︎ Vocês precisam decidir se vão jogar o buquê oficial da noiva para as convidadas, ou se preferem fazer um outro buquê somente para jogar. E também se vão curtir fazer alguma brincadeira com o noivo.

 
Leia também: Conheça os diferentes tipo de buquê
 

5ª ETAPA

2 MESES DE ANTECEDÊNCIA

 

 

Preparem-se para diminuir o ritmo da vida normal e entrar em estado de imersão total no casamento.

 

 

SITE DE CASAMENTO E LISTA DE PRESENTES

 

♦︎ Façam o site de casamento e a lista de presentes antes de entregarem os convites aos convidados. Muitos compram o presente no momento que recebem os convites ou o save the date. E é importante eles terem um site onde podem buscar informações adicionais sobre o casamento.

 

Leia também: Site de casamento: tudo o que você precisa saber

 

♦︎ A melhor opção é fazer a lista de presentes virtuais em sites como o CaseMe, que convertem os presentes em dinheiro. Mesmo que vocês depois escolham comprar os presentes nas suas lojas preferidas, será muito mais fácil administrar as compras tendo a liberdade total que só os valores em dinheiro podem dar. Inclusive para ajudar na compra do apartamento ou na lua de mel. Conheça nossa lista de presentes virtuais.

 

Crie-seu-site-de-casamento-gratis

 

♦︎ Se vocês quiserem fazer listas em lojas, procurem as lojas e façam sua lista de presentes. Procurem saber com cada loja sua política de trocas. Muitas vezes o prazo expira e vocês ainda estarão em lua de mel, não deixem de perguntar sobre o prazo. Imagina não poder trocar nada?

 

 

ENTREGA DOS CONVITES DE CASAMENTO

 

♦︎ A nossa sugestão é que em primeiro lugar vocês separem o que vai ser entregue em mãos (vizinhos, família mais próxima, colegas de trabalho), dos que vão ser entregues pelos correios ou através de entrega protocolada. Para terceirizar a entrega é necessário ter todos os endereços com CEP.

 

♦︎ Separe os convites por quem convidou, assim será mais fácil cada um fazer as entregas em mãos da sua parte da lista.

 

♦︎ Os convidados que moram fora do Estado onde o casamento vai acontecer devem receber o convite com 2 meses de antecedência, os residentes no mesmo estado devem receber com 1 mês e 15 dias de antecedência.

 

 

SAPATOS, BRINCOS E PERFUME:

 

12-1

♦︎ Hora de pensar nos acessórios. Vocês já sabem com qual perfume vão casar? Noiva já escolheu seu brinco?

 

♦︎ Uma dica para o sapato da noiva é usar um que você goste e tenha um bom formato para o seu pé e forre com um pedaço do tecido do vestido. Essa é uma ótima alternativa para não arriscar um sapato novo no dia do casamento!

 

♦︎ Existem também empresas especializadas que fazem o sapato da noiva sob medida, vale a pena fazer um orçamento! Conforto para os pés é fundamental!

 

Leia também: Sapato da noiva: dicas pra o modelo ideal

 

 

CHÁ DE PANELA E DESPEDIDA DE SOLTEIRA (O)

 

19

♦︎ Essas comemorações prévias podem render boas histórias. Façam uma pequena pesquisa e acharão 1001 maneiras de comemorar esta etapa final da vida de solteiro!

 

♦︎ Trocar o tradicional chá de panela por chá de lingerie já é comum. Existem os grupos que fazem baratona masculina e feminina, cada um vindo de um lado da cidade, para se encontrarem bêbados no último bar! Bom, cada um com suas escolhas, só não vale deixarem de lado esta etapa, ainda que seja um bom jantar fora com a família! 

 

Leia também: Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2

 

NOITE DE NÚPCIAS

 

♦︎ Não basta reservar a suíte no Hotel, tem que caprichar na produção, camisola, sais de banho, óleos especiais e o que mais a criatividade de vocês pedir! Aproveite esses últimos meses para pensar a respeito. Não deixe esse momento ficar de fora dos preparativos!

 

 

6ª ETAPA

1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA

 

 

Não tem jeito, muita coisa só no último mês mesmo! Aproveitem a proximidade do casamento e procurem tirar um tempo livre para cuidar de vocês. Massagem, ginástica, boa alimentação e muito cuidado com a beleza, vão ajudar a atravessar este último mês com bom humor!

 

 

RSVP ATIVO

 

♦︎ Provavelmente os convites foram entregues há mais de 1 semana, então já é hora de começar a confirmação dos convidados.

 

♦︎ Quem não tem um cerimonial para fazer este trabalho, deve pedir ajuda aos amigos ou contratar alguém para fazer o RSVP ativo, porque saber o número aproximado de convidados é fundamental para fechar o valor final do buffet.

 

♦︎ RSVP bem feito = economia + festa perfeita.

 

 

 

CRONOGRAMA E RECEPCIONISTA

 

♦︎ Provavelmente vocês já estão com uma equipe para acompanhá-los durante o dia do casamento. Este é o momento de discutir com eles o número necessário de recepcionistas, de acordo com o roteiro da festa.

 

♦︎ Peça uma recepcionista somente para vocês (noivos). É a famosa bride sitter! Na pista de dança é bom ter alguém à mão para deixar uma taça, pedir água, ajudar com o cabelo e etc.

 

Leia também: Roteiro do casamento: a festa

 

 

ECAD:

 

♦︎ Se vocês vão ter um DJ ou uma banda tocando na festa, vocês são obrigados a pagarem uma taxa de direitos autorais sobre as músicas tocadas na festa. Quem emite este documento é o salão, procurem saber.

 

 

 

MÚSICAS e 1ª DANÇA

 

♦︎ Procurem o DJ do casamento para decidir junto com ele as músicas da entrada no salão, a música que vai tocar enquanto acontece o corte simbólico do bolo e a 1ª dança. Aproveitem também para discutir estilo de músicas que vocês gostam e principalmente deixe claro o que vocês não gostam!

 

Leia também: A primeira dança do casal

 

 

REUNIÃO COM CELEBRANTE

 

♦︎ Normalmente o celebrante pede aos noivos uma reunião próxima ao casamento, não deixem de marcar. Quanto mais o celebrante conhecer a história de vocês, melhor será a cerimônia.

 

Banner-CaseMe-Crie-seu-site-de-casamento-email

 

7ª ETAPA

ÚLTIMA SEMANA

 

 

O casamento chegou!! Está dobrando a esquina… e nós… cheios de tarefas de última hora!

 

 

ENSAIO DA CERIMÔNIA

 

♦︎ É bem importante que na semana anterior ao casamento o casal e seus pais façam um ensaio na igreja ou local do casamento, junto com o cerimonial. Se vocês conseguirem juntar no ensaio as damas e pajens, é bom também, assim as crianças já vão se acostumando com o local.

 

 

PÉ, MÃO E DEPILAÇÃO

 

♦︎ Noiva, deixe o pé e a mão para fazer o mais próximo do casamento possível, menos no dia! Já a depilação faça com a máxima antecedência possível para evitar alergias e vermelhidão.

 

♦︎ Também não é indicado cortar o cabelo com menos de 2 meses para o casamento. Também não aconselhamos mudanças radicais no visual. Deixem para depois do casamento!

 

Leia também: 10 coisas que devem ser evitadas na semana do casamento

 

 

PROVA DO VESTIDO DE NOIVA

 

♦︎ Deixe para a última semana a última prova do vestido. Acontece dos nervos das noivas irem parar direto na silhueta: emagrecendo ou engordando!

 

♦︎ Tente organizar a entrega do vestido para a véspera.

 

♦︎ Quem já comprou o vestido pronto ou já está com ele em casa, experimente na semana do casamento para, se houver, imprevistos ter tempo de resolver.

 

 

MALA DA LUA DE MEL

 

♦︎ Deixem tudo pronto para o dia do casamento. Deixem a mala de lua de mel, e a mala da noite de núpcias prontas.

 

♦︎ Se vocês forem direto do hotel para o aeroporto, levem as 2 malas e combinem com alguém para passar no hotel e buscar todas as malas, vestidos, roupas e sobras do casamento.

 

Leia também: 6 dicas para arrumar sua mala de lua de mel

 

 

KIT TOALETE

 

23

♦︎ Vocês já pensaram na cestinha de toalete do casamento? Se vocês optaram por deixar tudo personalizado, com a identidade visual do casamento, o estúdio de design já deve ter perguntado sobre o kit toalete.

 

♦︎ Caso vocês não tenham pensado nesse detalhe, vale a pena passar em uma farmácia e comprar alguns itens de 1ª necessidades como: absorventes, desodorantes, elásticos de cabelo, engov, remédio para dor de cabeça, band-aid, lixa de unha e etc. Coloquem tudo em uma linda caixa e pronto, temos um toalete digno de um lindo casamento!

 

 

LEVAR AS BEBIDAS PARA O LOCAL DA FESTA

 

♦︎ Se vocês estão usando bebidas alcoólicas fora do buffet, vocês terão que combinar com o buffet o dia da entrega das bebidas para eles. Geralmente isso acontece na véspera ou no mesmo dia do casamento. Uma boa sugestão é contratar um motorista só para estas tarefas do dia. Geralmente são entregues na véspera: brindes, havaianas, forminhas, bebidas, kit toalete.

 

 

ÚLTIMOS DETALHES DO NOIVO 

 

♦︎ Na última semana o noivo deve tomar pequenas providências, seguem 2 importantes: comprar um lenço de tecido para levar no bolso e escolher uma boa caneta para assinar os documentos no altar.

 

 

CONFIRMAR FORNECEDORES

 

♦︎ É muito importante ligar para TODOS os fornecedores para confirmar o serviço e horário de chegada. Este procedimento vai tomar um tempinho, mas pode salvar vocês de imprevistos no dia!

 

♦︎ Vocês terão que alinhar a entrega dos doces com o decorador. É ele quem vai dizer o melhor horário para receber os doces, bolo, bem-casados e chocolates. Então, não adianta deixar em qualquer horário porque pode não ter ninguém para receber, e deixar chocolate o dia todo no calor pode ser perigoso.

 

Leia também: Meu fornecedor furou, e agora?

 

E agora?? Agora nada.

Tudo pronto 😉

É hora de ligar uma comédia romântica na TV do seu quarto e dormir cedo, no seu último dia de solteira ou solteiro.

 

 

 

Leia mais:

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

Os 10 decoradores que você precisa conhecer!

 

 

47 comentários “Cronograma de casamento: passo a passo em 7 etapas

    • Oi Carlinda!
      Ahhh fico muito feliz que tenha gostado!
      Já mandei a planilha para o seu email.
      Qualquer dúvida estamos por aqui.
      Bjs,
      Laura Vilela

      Resposta
    • Olá Maria,

      Que bom que você gostou das dicas 😉
      Já enviei o cronograma para o seu email.
      E qualquer dúvida estamos por aqui.

      Até a próxima.

      Resposta
    • Oi Juliana, mandei para você a planilha com uma breve explicação de como usar.
      Se você tiver alguma dificuldade, podemos te ajudar, só avisar! 😉

      Resposta
    • Oi Josiane!
      Que delícia de feedback!! Amei 😉
      Se achar que devemos complementar com algo, ou alguma coisa estiver confusa de entender, avisa!
      Ajuda a gente a melhorar sempre, viu? Mandei a planilha para o seu email. Bjs, Laura

      Resposta
  1. amei!! sensacional!!
    Conteúdo rico e maravilhoso.
    ajuda bastante as iniciantes como eu no ramo de assessoria de eventos
    valeu..aprendi bastante.
    bjs e abraço á todos da equipe

    Resposta
    • Oi Juçara, super obrigada pelo carinho! 😉
      Equipe Caseme agradece e manda um beijo de volta.
      Estamos aqui à disposição para te ajudar sempre que precisar de alguma informação!

      Resposta
    • kkkkk os noivos que passam por aqui, não deixam rastros. Ainda… isso está mudando, já já o perfil será equilibrado. Será??
      Excelente dica Tandson, vamos olhar 😉

      Resposta
  2. Essa matéria é sensacional!!!
    Ajuda muito com toda a cronologia …
    Quero muito receber a planilha para acompanhar tudo podem me encaminhar?

    Abs 🙂

    Resposta
    • Oi Fernanda,
      Que bom que você gostou!?
      Já enviei a planilha para o seu email.
      Qualquer dúvida é só avisar!Teremos o maior prazer em te ajudar.
      E se tiver alguma sugestão de pauta, deixa aqui nos comentários.?
      Muito obrigada,
      E até a próxima!
      Beijos
      Bia

      Resposta
  3. Uma pena que perdi a live dessa matéria :(( é um check list completo !! Vai me ajudar muito a lembrar dos últimos detalhes.
    Uma dica que sempre dou as minhas amigas é : anote tudo o que você gostaria de ter no casamento, independente de quanto tempo falta. As vezes nem está na fase de ver vestido, ou escolher músicas, mas se vier na cabeça, anote. O bloco de notas do celular ajuda muito pq você pode anotar em qlqr momento. Existe tanta coisa na cabeça de noiva que não podemos confiar só na memória. Eu mesma revisando alguns prints antigos lembrei : poxa eu tinha imaginado colocar isso… e simplesmente esqueci!
    E ver videos de casamento me ajudou muito a definir o estilo de casamento que eu queria, pra quem tem essa dúvida, acho muito interessante ver.. eu olhava os casamentos clássicos na igreja, vestidos princesas, festas até 6h da manhã e achava tudo lindo mas não me via ali, não me imaginava sendo aquela noiva..isso me ajudou a formular o que se encaixava melhor pra gente e quando aparecia aquele casamento no campo no final da tarde…meu coração só falava BINGO! E assim será :):):):)

    Resposta
    • AMEI!! Me inspirou a escrever uma matéria sobre esse início… quando os noivos precisam entender/escolher qual o tipo de casamento que querem! Posso colocar seu depoimento? E a dica do Bloco de Notas é excelente!! Vou incluir também na matéria do Roteiro Completo! 😉
      Obrigada Lorena!

      Resposta

Deixar um comentário