Revista CaseMe » Bolo de Casamento: tudo o que você precisa saber para acertar
Bolo de casamento

Bolo de Casamento: tudo o que você precisa saber para acertar

Como escolher seu bolo de casamento? Você gostaria que ele fosse lindo e chamasse atenção? Ou que ele fosse discreto e muito gostoso, ou tudo isso? Você sabe, por exemplo, quantas fatias o bolo deve ter o quantos andares ele pode ter? Qual o recheio que mais agrada? Conhece os diferentes tipos de cobertura e, além disso, quanto custa em média um bolo de casamento?

São tantas opções de bolos de casamento que nem sempre é fácil decidir, então reunimos várias dicas sobre o assunto, com todos os detalhes que envolvem esse ícone dos casamentos. Também conversamos com o cake designer Antonio Maciel sobre como escolher o bolo de casamento.

Nessa matéria você verá:

Fotos do destaque: Lucinha Cascão, Casal Garcia , Os Bolos da Betah, Antonio Maciel

JÁ FEZ O seu SITE De CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Como escolher o bolo de casamento?

Segundo o cake designer Antonio Maciel, a escolha do bolo de casamento deve começar a partir das definições básicas sobre a festa, sendo elas:

  • Número de convidados;
  • Local e horário;
  • Estilo de decoração.

Estes parâmetros vão orientar as definições estéticas do design do bolo, mas quanto às questões relativas a sabores, o que mais importa é o gosto do casal e a cultura gastronômica local.

Escolher um bom cake designer e confiar em suas recomendações é sempre um excelente caminho para começar bem a escolha do bolo de casamento.

Neste Caseme TV,Regina Rodrigues diz que é importante que a noiva pesquise e leve referências e inspirações de bolos para a reunião com a boleira escolhida, pois ter um estilo definido ajuda o fornecedor a fazer um orçamento. 

Com quanto tempo de antecedência devo escolher meu bolo de casamento?

“Não existe uma reposta única para essa pergunta. Isto depende do Cake Designer que será escolhido (os mais demandados devem ser procurados com antecedência maior). De modo geral, podemos dizer que entre 6 meses e 1 ano antes do casamento é um prazo seguro para essa procura.”  – Antonio Maciel.

Como escolher o estilo do meu bolo de casamento?

Escolher o estilo do bolo do seu casamento pode não ser uma tarefa fácil. Por exemplo: bolo rústico, bolo tradicional branco, branco com flores, flores coloridas ou brancas, flores de açúcar ou naturais, suculentas? Naked Cake ou semi naked?  Quantos andares? Redondo ou quadrado? Afinal são muitas variações, opções e tipos de bolos de casamento!

“Em todo o mundo os bolos com revestimento branco, principalmente pasta americana (Fondant) e Butter Cream (no caso dos bolos espatulados), são os mais empregados para imprimir a identidade de um bolo de casamento. Os Naked-Cakes, Bolo de Rolo, Trio de Bolos etc… são variações mais contemporâneas que se harmonizam muito bem em casamentos despojados, à luz do dia, e que explorem aspectos da natureza como mar ou serra.” – Antonio Maciel

Se você não faz ideia por onde começar ou qual estilo escolher, nós resolvemos te dar uma ajudinha para acabar de vez com a sua dúvida. Na matéria Conheça os diferentes tipos de bolos de casamento nós fizemos uma grande seleção de diferentes estilos!

veja em seguida diferentes estilos de bolos de casamento para se inspirar:

Bolo de casamento rústico (Naked Cake e semi naked): 

Famoso em casamentos no estilo rústico ou boho e ao ar livre, o naked cake dá um ar super leve para a mesa dos doces, mas sem deixar de ser sofisticado. Perfeito para quem não é fã da famosa pasta americana, a sua estrutura aparente e belos enfeites deixam qualquer um com água na boca. Eles também são conhecidos como bolo de casamento rústico.

Confira na matéria cada detalhe sobre esse bolo que é tão lindo quanto delicioso. 

2

Bolo de casamento versão bolo de rolo:

Sim, é possível! Esta versão do naked cake abrasileirado vem sendo adotada principalmente em casamentos na praia e no Nordeste. O estilo leve do bolo traz um ar super fresh para a mesa de doces e a sua decoração pode ser feita da forma que o casal desejar. O clássico doce invadiu as festas de casamento e se tornou um sucesso! Quer ver mais?  

Veja como é fácil fazer sua lista
de chá de panela no caseme!

5-750x280

Bolo de casamento com flores:

Para decorar o seu bolo de casamento, as flores podem ser naturais ou feitas de açúcar. A combinação de flores e mix de várias cores e formatos transformam completamente a decoração do seu bolo. Além disso as flores no bolo podem adotar muitos formatos: em cascata, mix de flores ou uma flor só. Elas sempre enfeitam e harmonizam muito bem com a decoração. 

Se vocês quiserem usar flores naturais, provavelmente este arranjo será feito pelo florista, mas existe uma restrição pela vigilância sanitária que merece atenção. Portanto converse com seu decorador, cerimonial e cake designer.

1-MODELO-ILUSTRACAO-DE-CS-2_3_4_8-750x280

Veja as Inspirações de bolos de casamento com flores 

Tendências de bolos de casamento: 

Metalizado: 

Os bolos com detalhes em dourado, prateado, cobre e rosé gold estão aparecendo bastante nos casamentos. Pode ser um toque ou detalhe metalizado ou uma andar inteiro. 

1-MODELO-ILUSTRACAO-DE-CS-2_3_4_8-750x280

Bolos pintados: 

Os bolos com pinturas trazem um ar delicado. Podem ser pinturas de flores, plantas ou outras imagens.

6-750x280

Bolos de casamento com pasta americana colorida: 

Os bolos coloridos também ganham espaço. Já pensou em ter um bolo inteiro com a cor do seu casamento?

7-750x280

Bolos de casamento com formas geométricas: 

As formas geométricas podem ser pintadas ou em 3D, assim como em textura no revestimento. Essas formas trazem um ar de modernidade para o bolo.

4-750x280

Trio de bolos de casamento: 

O trio de bolo tem aparecido bastante nos casamentos mais descolados. Essa é uma ótima opção para aquela noiva indecisa ou para a noiva que quer inovar.

3-750x280

Quais os recheios de bolo de casamento mais pedidos?

Quando o assunto é o recheio do bolo de casamento, o céu é o limite, afinal tem para todos os gostos, de todos os sabores, nas mais variadas combinações possíveis. 

Regina Rodrigues falou para o Caseme TV que os recheios de baba de moça e brigadeiro ainda são os mais pedidos pelos noivos. Além disso, disse que os casais devem sempre experimentar o bolo de casamento antes de fechar com a boleira ou cake designer.

Já no atelier do Antonio Maciel, o campeão de pedidos é a combinação de Brigadeiro de Nozes com Geleia Rústica de Damasco. Os recheios de Limão Siciliano, Brigadeiro de Castanha do Pará, Limão Siciliano e Doce de Leite também fazem grande sucesso.

B2C-Header-da-newsletter-2-1-1024x256

qual a quantidade de bolo de casamento por pessoa?

Definir o tamanho do bolo pode ser complicado. Conhecer as variáveis como, por exemplo, tamanho da fatia do bolo, diâmetro do bolo, a altura, a quantidade de doces e sobremesa servidas irá ajudar a definir a quantidade de bolo que você deverá encomendar para o seu casamento.

Mas geralmente calcula-se o número de fatias de bolo dividindo o número de convidados por 2. Por exemplo: se o casamento for para 200 pessoas, 100 fatias serão suficientes. Mas, antes de decidir, converse com o seu cake designer e confira as dicas para calcular a quantidade de bolo para seu casamento.

O cake designer deve falar com o decorador sobre o bolo?

Frequentemente o bolo de casamento é o protagonista na mesa de doces! Portanto é fundamental que o bolo tenha um tamanho compatível com o tamanho da festa. Imagina um bolo gigante em um mini-wedding? Além disso, o bolo precisa estar em harmonia com a decoração da festa e principalmente com a mesa de doces. 

Como disse o Antonio Maciel conversar com o decorador não é uma obrigação, mas é uma excelente prática, principalmente, quando o projeto do bolo é exclusivo para aquele casamento:

“No nosso caso, trabalhos somente com bolos exclusivos, não repetimos nossos bolos e nem copiamos projetos de terceiros. Por isso adotamos a prática de, sempre que possível, alinhar com o decorador detalhes do design do bolo para obtermos sempre a melhor harmonia com a Decor.”

Outra questão que deve ser conversada com o decorador é a boleira onde o bolo de casamento ficará. A base do bolo pode ser uma boleira de prata, cobre, ou um pedaço de tronco de árvore, por exemplo. Esse item não faz parte do orçamento do bolo, então deve ser alugado como peça avulsa da decoração.

Alguns Cake Designers possuem boleiras para alugar, mas geralmente os decoradores gostam de escolher a base do bolo junto com as bandejas de doces e demais peças da mesa de doce.

Leia Também: A mesa de doces no casamento: tudo o que você precisa saber

9-750x280

quanto custa um bolo de casamento?

O preço de um bolo de casamento varia de acordo com parâmetros básicos que são:

  • Número de fatias servidas;
  • Complexidade de design, número de andares;
  • Quantidade e espécies das flores de açúcar aplicadas.

Para Antonio Maciel o valor do bolo dependerá da complexidade do projeto.

“A maioria dos bolos aqui no atelier são precificados entre R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00. Todavia, já fizemos bolos mais baratos e mais caros do que estes valores. Os bolos com poucas flores em açúcar e poucos andares, de modo geral, são o que apresentam melhor custo. Além disso, o número de fatias contratado impacta bastante no preço final.

O bolo mais elaborado que eu fiz foi o da Patricia Rossini e Thiago Castro, que se casaram no Copacabana Palace com cerimonial da Paula Rocha Eventos e Decor do Daniel Cruz. O bolo era composto por 21 bolos decorados com mais de 300 flores em açúcar e foi todo decorado em estilo clássico imperial.”

Mas essa resposta é bem relativa, pois depende do quão importante o bolo é para vocês e quão elaborado ele será. Os casamentos tradicionais pedem bolos mais elaborados, então vocês terão que investir um pouco mais no seu bolo de casamento.

Veja a galeria de inspirações: bolos de casamento 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

Topo de bolo de casamento

Os tradicionais topos de bolo ou noivinhos estão cada vez mais raros. As flores ganharam espaço, assim como os topos de bolo mais descolados que refletem o estilo dos noivos. 

Está aí uma oportunidade perfeita para expressar a criatividade e trazer mais personalidade para o seu bolo de casamento. Plaquinhas com palavras, miniaturas e caricaturas, por exemplo, são algumas ideias. Veja nesta matéria algumas inspirações de topo do bolo para você.

8-750x280

Como é feita a entrega do bolo de casamento?

A logística de entrega do seu bolo de casamento precisa de atenção, caso o seu boleiro não faça a entrega ou não tenha experiência. O bolo precisa ser mantido em local climatizado e o transporte precisa ser seguro para que nada aconteça no meio do caminho.

“O transporte é feito em carros preparados especialmente para o transportes de Bolos de Casamento, ou seja, com climatização e sistema de amortecimento especifico para  o assoalho do compartimento de carga, para a garantia de uma entrega segura e sem contratempos.” disse Antonio Maciel

Cake designers ou boleiros(as) do Brasil

Veja em seguida a lista dos cake designers ou boleiros e boleiras que mais aparecem na nossa coluna Aconteceu no Final de Semana separada por estado:

AL

Cup Cakes da Bianca

BA

Studio Vera Naves     

BA

Ivana Simões

DF

Sweet Cake Brasília    

ES

Juliana Marculano   

ES

Junior Vieira Cake Designer

GO

Luí Atelier Du Chocolat         

GO

Richesse Confeitaria

GO

Sablé

MG

Elisa Castro   

PE

Cake Hannouche    

PE

Bolo de rolo Casa Monteiro Doceria

PR

Simone Nejm

RJ

Casal Garcia   

RJ

Os Bolos da Betah   

RJ

Regina Rodrigues   

RJ

Antonio Maciel Cakes

RJ

Ana Salinas

RN

Tereza Vale    

SP

The King Cake

SP

Nininha Sigrist Doces

SP

Isabella Suplicy      

SP

Danielle Andrade Sweet & Cake

SP

Lamego Doces     

SP

Baking Dreams    

Assista a reprodução da live Resenha da Pauta com Antonio Maciel:

Tudo decidido para o bolo do seu casamento? Qual o próximo passo a decidir? Confira as nossas matérias com “tudo o que você precisa saber” sobre os itens do seu casamento. 

crie-seu-site-de-casamento-em-3-minutos

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *