Revista CaseMe » O relacionamento ideal de cada personalidade MBTI
adriana fellipelli, personalidade mbti

O relacionamento ideal de cada personalidade MBTI

Um equívoco comum que todos cometemos é presumir que as necessidades de relacionamento de nosso parceiro estão perfeitamente alinhadas com as nossas. Na realidade, todo mundo está procurando algo ligeiramente diferente em um relacionamento sério. Uma parceria que faz uma pessoa se sentir sufocada pode fazer outra se sentir liberada. O que uma pessoa vê como uma aventura, outra pode ver como potencial de casamento. Nossas preferências de relacionamento estão altamente interligadas com nossas preferências de personalidade. Cada tipo de personalidade MBTI procura algo diferente em um relacionamento sério.

Como a Adriana Fellipelli explicou nos posts anteriores, a identificação do tipo psicológico feito pelo assessment (relatório elaborado para compreender e apontar tendências de comportamento) de personalidade do MBTI, caracteriza 4 pilares. 

E por meio dessas 4 preferências pessoais básicas, é gerada uma sigla com 4 letras para os 16 tipos de personalidades MBTI possíveis. 

Entenda a sua personalidade MBTI:

1- Direcionamento de energia vital  – Extrovertido ou Introvertido – E ou I  

2- Percepção dos estímulos externos que lhe chegam –  Sensação ou Intuição – S ou N 

3- Julgamento para tomar decisão  – Pensamento ou Sentimento – T ou F 

4- Relacionamento com o mundo externo – Percepção ou Julgamento – P ou J 

 Aqui está exatamente em que tipo de parceria você tem mais chances de prosperar, com base na sua personalidade MBTI:

ENFP: Um relacionamento apaixonado e orientado para o crescimento

ENFPs se consideram eternos estudantes da vida e, mais do que tudo, querem se cercar de pessoas curiosas e de mente aberta que desejam aprender e crescer ao lado deles. Os ENFPs são indivíduos incessantemente apaixonados, e nada serve como um afrodisíaco maior para esse tipo do que um intelecto aguçado. Quando esse tipo encontra um parceiro tão entusiasmado em explorar, descobrir e aprender mais sobre o mundo ao seu redor quanto ele, o ENFP finalmente se encontra no tipo de relacionamento que permite que ele realmente prospere. 

INFJ: Um relacionamento complexo e intelectualmente desafiador

Os INFJs não aceitam quase nada pelo valor tangível, e essa tendência se estende a seus relacionamentos. Esses indivíduos analíticos prosperam em parcerias em que suas percepções são constantemente desafiadas e suas visões de mundo são consistentemente reorganizadas. Para um INFJ, um relacionamento satisfatório é aquele que oferece estabilidade prática, mas também exploração mental e aventura. O reino intelectual é onde o INFJ brilha naturalmente. Quando eles se juntam a um parceiro que traz esse lado deles, eles prosperam. 

INFP: Um relacionamento profundamente romântico e íntimo

Os INFPs não querem apenas sentir carinho por seus parceiros; eles querem conhecê-los até o âmago absoluto. Esses indivíduos profundamente apaixonados veem o amor verdadeiro como uma forma de extrema intimidade. Para eles, o amor é conhecer toda a mente, o coração, as forças, as fraquezas e os medos de alguém e aceitar plenamente um ao outro. Para o tipo INFP, o amor romântico é uma fusão de almas e espíritos, em vez de um simples alinhamento de estilos de vida. E quando encontram alguém com quem podem se fundir dessa maneira, eles se encontram em um relacionamento que lhes permite realmente florescer. 

ENFJ: Um relacionamento que facilita o crescimento pessoal de ambas as partes

Os ENFJs estão infinitamente focados no autoaperfeiçoamento e não veem razão para que a jornada termine assim que entram em um relacionamento. O tipo ENFJ é visionário e combina melhor com um parceiro que deseja passar a vida crescendo, evoluindo e se aprimorando ao lado de alguém que nunca pare de apoiar sua jornada espiritual. Quando o ENFJ encontra tal parceiro, eles prosperam no relacionamento. 

ESFP: Um relacionamento emocionante e exploratório

ESFPs são os aventureiros sem limites. Até o dia de sua morte, eles querem explorar, perseguir e aprender coisas novas sobre o mundo que os cerca. Esses tipos de espírito livre combinam melhor com um parceiro de mente aberta que está tão ansioso quanto eles para aproveitar o tempo que têm na terra. O ESFP não pretende perder um segundo, e eles realmente prosperam em relacionamentos nos quais o desejo de vida de seu parceiro corresponde ao seu. 

ISFP: Uma parceria aventureira e duradoura

Os ISFPs podem parecer dóceis à primeira vista, mas sob seu exterior estoico existe um coração que anseia por paixão, aventura e romance. Esses indivíduos de espírito livre combinam melhor com um parceiro que possa lhes oferecer uma sensação de estabilidade, mas que também compartilhe sua sede de aventura e exploração. Nesses relacionamentos confiáveis, porém, emocionantes, o ISFP se sente aceito e compreendido. Esse sentimento permite que o ISFP realmente floresça. 

ESFJ: Um relacionamento romântico à moda antiga

Os ESFJs acreditam no romance tradicional da velha guarda, como telefonemas, cartas e flores. Gostam de surpresas até no local de trabalho. Eles querem realmente cortejar e ser cortejados por seus parceiros, e esse tipo fica mais feliz quando encontra alguém que compartilha seu respeito pela tradição, compromisso e continuidade. Esse tipo de doação incessante prospera em relacionamentos que lhes oferecem a estabilidade e a confiança que desejam. 

ISFJ: Um relacionamento estável e duradouro

Quando o ISFJ se apaixona, eles entram de cabeça. Você não encontrará um parceiro mais leal em lugar nenhum. Esses tipos profundamente empáticos acreditam em parcerias que duram a vida toda. Eles são sinceros nos compromissos que assumem e prosperam em relacionamentos nos quais são capazes de fundir sua vida com a de outra pessoa. O ISFJ não quer apenas um parceiro apaixonado – eles querem um parceiro de jornada eterna. 

ENTP: Um relacionamento dinâmico e em constante evolução

A mente do ENTP nunca fica parada por muito tempo – e, como resultado, nem seus relacionamentos. Esse tipo intelectualmente explorador não precisa estar constantemente se aventurando fisicamente, mas precisa explorar novas filosofias, conceitos e métodos de aperfeiçoamento pessoal e de relacionamento. O ENTP quer que seu relacionamento seja uma força em constante mudança. Esse tipo está focado no autodesenvolvimento e prospera em relacionamentos que também estão em constante evolução, principalmente intelectual. As discussões calorosas serão uma chama sempre acesa.  

INTP: Um relacionamento honesto e compreensivo

Os INTPs estão acostumados a serem mal interpretados, caso não possuam seu espaço. Esses tipos pacientes e atenciosos são mais adequados para parceiros que desejem dedicar um tempo para entender profundamente o parceiro e que valorizem ser compreendidos em troca. Não há nada mais revigorante para esse tipo do que estar com um parceiro que é genuinamente honesto com eles, expressa suas necessidades com clareza e está aberto a trabalhar no relacionamento de maneira direta. Os INTPs prosperam quando se encontram em parcerias baseadas na abertura e compreensão mútua. Muitas vezes são os desafios intelectuais que unem casais compostos por algum INTP.  

ENTJ: Um relacionamento com objetivos compartilhados de longo prazo

Para o ENTJ, um relacionamento é uma verdadeira parceria. Eles prosperam quando os interesses de ambas as partes estão alinhados e o resultado de longo prazo parece otimista. Esse tipo não está interessado em perder tempo com relacionamentos de curto prazo ou sem sentido – eles desejam segurança de longo prazo com parceiros que levam o relacionamento tão a sério quanto eles. Quando o ENTJ se encontra em uma dessas parcerias, eles dão tudo de si. Eles podem até surpreender seus parceiros revelando seu (bem escondido) lado romântico! 

INTJ: Um relacionamento intelectual estável

Os INTJs anseiam por segurança no reino físico, mas exploração sem limites no reino mental. Quando esse tipo investe em alguém, eles ficam ligados a eles e são mais bem pareados com um parceiro que pode assumir o mesmo compromisso. Isso permite ao INTJ a oportunidade de relaxar na parceria e compartilhar a totalidade de si com seu parceiro. Este tipo combina melhor com alguém que compartilha sua sede de filosofia, literatura e especulação teórica. Ser compreendido intelectualmente é o maior afrodisíaco para esse tipo. Eles prosperam em relacionamentos que dependem de uma conexão mental. 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

ESTP: Um relacionamento divertido e descontraído

Os ESTPs são conhecidos por terem um pouco de medo de compromisso, mas, na realidade, eles são apenas avessos ao trabalho enfadonho envolvido em relacionamentos estagnados e imutáveis. O ESTP realmente prospera em relacionamentos em que ambas as partes compartilham uma sede de descoberta e aventura. Esses tipos inquietos querem alguém que esteja disposto a explorar abertamente o mundo ao lado deles. Uma vez que encontram um parceiro que os faz sentir livres, o ESTP de repente fica com menos medo de compromisso porque finalmente encontrou o tipo de relacionamento em que prospera. 

ISTP: Um relacionamento prático, mas independente

Para o ISTP, uma das tipologias mais práticas e misteriosas, os relacionamentos não são baseados apenas no amor, mas na utilidade. Eles querem garantir que encontraram um parceiro que os equilibre da maneira certa e cujo estilo de vida seja compatível com o deles. O ISTP requer muita independência dentro de um relacionamento, e eles são mais adequados para um parceiro que não apenas entenda essa característica, mas também a deseje. Quando um ISTP finalmente se encontra com um parceiro que respeita e valoriza sua natureza independente e realista, eles se encontrarão prosperando em uma parceria. 

ESTJ: Um relacionamento estável e previsível

Os ESTJs podem não ser os indivíduos mais românticos, mas é porque para eles o romance se consolida através de compromisso sério com alguém em quem eles possam confiar. Esse tipo realista prospera em relacionamentos baseados também no respeito mútuo. Não há limites que o ESTJ não fará por alguém de quem gosta. Quando eles podem ter certeza de que terão esse investimento em troca, o ESTJ realmente brilha em um relacionamento. Eles detestariam se você compartilhasse com qualquer pessoa, mas eles podem até mesmo mostrar seu lado romântico. 

ISTJ: Uma parceria respeitosa e tradicional

Os ISTJs colocam uma forte ênfase nos costumes e tradições, o que significa que eles querem namorar à moda antiga. Eles acreditam em mostrar aos seus parceiros o maior respeito em todas as fases do processo de namoro e esperam a mesma cortesia em troca. O ISTJ realmente prospera em relacionamentos que seguem as regras tradicionais de namoro respeitoso: eles acreditam em horários, chegar cedo para encontros e cumprir os compromissos. Quando eles se encontram namorando um parceiro que leva as coisas a sério da mesma forma, o tipo ISTJ se vê repentinamente disposto a ir além do relacionamento. É aqui que eles realmente prosperam. 

E aí, identificou sua personalidade MBTI? Conseguiu se ver em alguma dessas situações em seu relacionamento? 

Se tiver dúvidas deixe nos comentários! E se quiser se aprofundar no assunto, veja abaixo outras matérias sobre personalidade MBTI.

LEA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *