A primeira dança dos noivos é um momento marcante na recepção: é quando os noivos simbolizam a união em uma primeira dança. Por ser uma tradição em casamentos, a maioria dos casamentos têm a primeira dança dos noivos. Muitas vezes, a valsa é o estilo musical escolhido pelo casal.

 

Mas será que não tem como inovar na pista de dança? O que dá para fazer de diferente, e como surpreender seus convidados?

 

Nós vamos descobrir nesta matéria tudo sobre a primeira dança dos noivos e como inovar, com a Flavia Rinaldi da Coreografias na Pista.

 

 

Muitas noivas e casais querem realizar a tradição que envolve a primeira dança dos noivos. Muitas vezes têm casais que não estão acostumados a dançar, noivos que não têm desenvoltura na dança, mas mesmo assim continuam achando importante este momento da dança. 

 

Se medo da pista de dança for um problema para vocês, podem esquecer!

 

“Eu não sei dançar!”

 

Há 8 anos trabalhando com coreografias para casamento, a Flavia está acostumada a receber casais que repetem “eu não sei dançar!”. Ela costuma dizer que este é um bloqueio com a dança que muitas vezes já vêm na pessoa, sem que ela tenha tentado. 

 

Na maioria das vezes, as pessoas descobrem um dom que não imaginavam que teriam. 

 

As recomendações são: 

  • Faça aulas, ensaie bastante a coreografia com a sua parceira para sentir-se seguro no dia.
  • Escolham uma música que o casal seja familiarizado e que tenha a ver com os noivos. Uma música muito extrovertida para noivos tímidos pode acabar prejudicando a desenvoltura da dança. 
  • Prefira coreografias que deixem o casal de frente um para o outro: isso dará segurança. Danças que façam muitos passos elaborados também podem ser ruins. 

 

Tente dar uma chance para a dança: você poderá se surpreender com o poder que ela tem. 

 

 

Como escolher a música para a primeira dança?

 

O ideal é que o casal tenha química com a música. Seja um ritmo que gostam e se divertem dançando. Para não parecer superficial e forçado, sabe? 

 

A valsa não é mais o estilo marcante para esta dança, agora noivos escolhem samba, tango, bolero, usam a música que representa o casal e criam coreografias encantadoras em cima destas canções. 

 

Para te inspirar, a Flavia nos ajudou as TOP 10 músicas mais usadas para a primeira dança: 

 

  • A Thousand Years – Christina Perri 

  • Everything – Michael Bublé

  • Thinking Out Loud – Ed Sheeran

  • Perfect – Ed Sheeran 

  • You’ll Be In My Heart – Phil Collins

  • My Girl – The Temptations

  • Dirty Dancing – The Time of My Life

  • Photograph – Ed Sheeran

  • Por una Cabeza – Carlos Gardel

  • Can’t Take My Eyes Off Of You – Frankie Valli

 

 

Dicas da Flavia para a primeira dança dos noivos

 

Uma antecedência de 2 meses é o ideal para iniciar as aulas de dança para ensaiar a coreografia. 

 

Uma dica ótima é usar os sapatos que você usará no casamento durante os ensaios. É bom para não ter imprevistos como calos e machucados durante a dança.

 

O recomendável é que a música da dança tenha até 3 minutos. 

 

Para músicas de até 3 minutos, serão necessárias 6 aulas de ensaio. 

 

Faça um encontro com a professora de dança antes de começar os ensaios. É bom para vocês se conhecerem e entenderem o perfil que a dança terá. 

 

 

Leia também: 

 

Como inovar na pista de dança?

 

Uma maneira muito legal de surpreender seus convidados é fazer uma surpresa na pista de dança. Alguns noivos procuram a Flavia para fazer uma surpresa para as noivas, uma coreografia divertida com os padrinhos, por exemplo. 

 

Fazer uma mixagem de duas ou três músicas e incluir familiares e amigos na dança também é uma ideia interessante para inovar na primeira dança do casal. 

 

Dança dos padrinhos/madrinhas

 

Você já viu em algum casamento uma superdança dos noivos com seus padrinhos? Esta é uma maneira muito legal de integrar os padrinhos neste momento tão importante para o casal. 

 

Nestes casos, o ideal é que sejam menos ensaios com duração maior. É mais difícil conciliar os horários de todo mundo, por isso é melhor não ter muitos encontros.  

 

Substituindo a dança dos noivos

 

Se a dança realmente não for o forte do casal, pode-se pensar em fazer alguma outra coisa para simbolizar essa união durante a festa. Noivos com habilidades musicais podem fazer um dueto, tocar juntos uma música. Fazer uma homenagem diferente, preparar uma surpresa para seu noivo/sua noiva também são ideias a serem consideradas.   

 

 

Quer conhecer mais o trabalho que a Flavia faz com Coreografias na Pista? Confira aqui os vídeos das danças!

 

Já escolheu a música para a sua primeira dança? Conta para a gente qual será a sua!

 

Leia mais: 

Decoração de casamento: Tudo que você precisa saber

Roteiro do dia do casamento

Deixar um comentário