Revista CaseMe » DJ de Casamento: como escolher?
DJ de casamento

DJ de Casamento: como escolher?

Música é a alma de qualquer festa brasileira. Escolher o DJ certo para o seu casamento não só garante animação dos convidados, mas também define o ritmo, o clima da celebração.

Selecionamos nesta matéria algumas dicas de DJs experientes e definimos algumas perguntas cruciais que ajudarão você a acertar na escolha do DJ do seu casamento. E assim, garantir que todos na festa se divirtam muito e tenham uma noite incrível!

O que você vai ver nesta matéria? Clique para ir direto ao ponto.

O DJ tem o poder de definir a atmosfera do seu casamento. Uma boa seleção de músicas certas pode garantir a pista de dança cheia, e os convidados animados do início ao fim. Por isso, é fundamental dedicar atenção especial na escolha do DJ do seu casamento, garantindo que o profissional entenda o clima que você deseja imprimir. E nós vamos te ajudar nesta tarefa.

Quando Contratar o DJ de casamento?

Depende. Muitos casamentos são realizados em casas de festas que tem seus DJs residentes. E, neste caso, o DJ é um profissional já garantido com a contratação do espaço. Você não precisa se preocupar na contratação, mas fique de olho nas perguntas importantes para você ter o melhor desempenho possível dentro do seu estilo.

Se esse não é o seu caso, e você quer um DJ específico que tocou no casamento de alguém que você curtiu, não perca tempo. Os melhores DJs têm agendas bem concorridas. Antecipe-se para não perder a chance de ter o DJ certo para o seu casamento. Um bom DJ de casamento faz TODA diferença.

Quando queremos um profissional que só faz um casamento por dia, o ideal é segurar a data o quanto antes possível. 1 ano antes é o normal. Se você tem um DJ em mente, ou fotógrafo, maquiador, alguém que você quer muito que faça seu casamento, não abra mão. Se algo não sair como você imaginou no dia do casamento, vocês vão botar na conta dessa contratação que poderia ter sido… e não foi. Uma sugestão é botar no papel os profissionais que vocês mais querem e tentar conciliar datas. Esse processo é um tanto trabalhoso, provavelmente sua assessora pode ajudar, mas vale a pena. Às vezes, a troca de um sábado por outro viabiliza o time perfeito. Tente!

Como Escolher o DJ Ideal

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Busque Referências

Você já foi a um casamento onde a música era tão boa que você não conseguia parar de dançar? Essa é a energia que você quer para o seu casamento. Entre em contato com os noivos para saber quem foi o DJ e busque opiniões de amigos. Referências de pessoas de confiança são valiosas e podem lhe dar uma noção real da relação com o profissional, não só no dia, mas antes e depois do casamento.

Consulte o cerimonial

Não subestime o poder das indicações de um cerimonialista. Eles trabalham com diversos DJs e conhecem bem seus estilos e profissionalismo. Essa pode ser uma fonte rica para encontrar o DJ que alinhe com suas expectativas.

Cuidado com DJs da moda que não tem experiência com casamentos. Eles são perfeitos para atuarem como atrações. Vale inserir um show de 1 hora e volta para o DJ do casamento. Por mais que a festa seja dos noivos, casamento é uma celebração que reune pessoas de todas as idades. Para lidar com um público diverso é importante escolher um DJ que saiba transitar entre estilos musicais de várias gerações.

Outro ponto muito importante é que o casamento conta com uma série de acontecimentos, como: entrada dos noivos, jantar, buquê, que demandam do DJ uma experiência na condução desses momentos. Veja no vídeo abaixo, do DJ David RF a evolução desses acontecimentos e como é importante ter habilidade de conduzir cada momento com seu clima.

Parece simples, mas a verdade é que em casamento nada é simples, porque nada pode dar errado. Nem ficar feio na frente dos convidados.

Pesquisa Online as playlists dos DJ de casamento

Aproveite as ferramentas digitais como Spotify, SoundCloud e MixCloud para explorar o trabalho dos DJs recomendados. Ouvir as playlists que eles montam pode dar uma boa ideia do estilo musical e verificar se combina com o gosto de vocês.

Leia a matéria com 30 Playlists dos melhores DJs de casamento do Brasil

Perguntas importantes antes de contratar o DJ

Durante as reuniões com potenciais DJs, considere fazer as perguntas abaixo para assegurar que estará tudo alinhado antes de contratar o profissional certo para o seu casamento:

  1. Com quanto tempo de antecedência você chega para preparar o ambiente?
  2. Até que horas você pode tocar? Existe cobrança de hora extra?
  3. Você faz alguma reunião antes do casamento para finalizar os detalhes?
  4. O que está incluído no seu serviço? Sonorização e iluminação estão no orçamento?
  5. Você tem playlists disponíveis para que possamos conhecer melhor seu trabalho?

O DJ David RF, que não deixa convidado descansar, nos ajudou complementando a lista de perguntas importantes:

  1. Como você lida com os pedidos de convidados?
  2. Qual seu estilo musical preferido? Tem algum que não toque?
  3. Você toca a noite/dia todo ou leva alguém da sua equipe para dividir?
  4. Como funciona o seu processo de curadoria para o casamento?
  5. Já tocou no lugar X? Como foi sua experiência lá?

O DJ David RF nos contou como funciona o processo dele para a escolha do repertório do casamento. Ele adota uma abordagem interativa. Por meio de reuniões, ele captura as histórias e preferências musicais do casal. Utiliza playlists no Spotify para compartilhar sugestões e promove uma troca de ideias em grupos de WhatsApp. Esse processo colaborativo garante uma trilha sonora que reflete a história e a energia de cada casal.

Design-sem-nome-7-1024x576
DJ David RF

Entendendo o Contrato do DJ de casamento

Verifique cuidadosamente o que está incluso no contrato do DJ. É comum o valor do orçamento ser apenas para ele ir no evento e tocar, sem equipamento de som. Está cada vez mais comum contratar o DJ separado do rider técnico.

Essa separação é uma vantagem porque o som muitas vezes pode ser dividido entre muitas atrações. Imagina o DJ, uma banda, o MC ou Sax, cada um levando seu equipamento de som? Além do orçamento multiplicado, a confusão de instalação e espaço seria incompatível com uma festa de casamento. Outro motivo desta separação é que são serviços de natureza muito diferentes. O trabalho do DJ é repertório, mixar música, pesquisar novidades. Não é comum um DJ ter experiência com manutenção de equipamentos de som, caixas, microfones e tudo mais.

Portanto, questões como rider técnico e iluminação de pista devem ser pontos de atenção. Entenda o que está incluído para evitar surpresas no dia.

O repertório é dos noivos ou dos convidados?

A finalidade é que a música reflita o gosto dos noivos e agrade também aos convidados. Por isso, é importante discutir previamente o repertório. Certifique-se de que o DJ está aberto a sugestões e entenda como ele lida com pedidos durante o evento.

Escolher o DJ para o seu casamento pode parecer tarefa fácil, mas a música tem um papel fundamental no sucesso da festa. Com as dicas e perguntas que listamos, você estará melhor embasado para encontrar o profissional que fará do seu casamento um festão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *