Esta é a terceira parte da série de 4 matérias que preparamos para te ajudar a produzir um cronograma, para organizar todas as etapas do seu casamento.

 

Nesta matéria vamos focar a atenção apenas na festa. Lembrando que o cerimonial é quem vai tomar as rédeas e conduzir este momento. Mas, entendemos que são informações valiosas para vocês noivos alinharem com seus cerimonialistas, e não perderem nenhum detalhe importante na condução do dia do seu casamento.

 

Leia também:

♦︎ Roteiro do casamento: dia da noiva

♦︎ Roteiro do casamento: cerimônia

♦︎ Roteiro do casamento: pós festa

 

 

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Assim que a cerimônia religiosa termina é importante que a equipe de recepcionistas, que está no salão de festas, seja avisada para tomar as providências necessárias para a festa começar!

 

É importante verificar alguns itens antes dos convidados e dos noivos chegarem:

 

1Verifique os banheiros. Prepare um kit toalete para seus convidados. É muito atencioso ter alguns itens para o conforto de todos. Preveja um local adequado para apoiar este material.

 

2Prepare os brindes organize-os para estarem à mão na hora de serem entregues. Geralmente é preciso retirar etiquetas e plásticos, ou apenas arrumá-los em cestas.

 

3Certifique-se de que a decoração está pronta, com velas acesas, salão limpo, mesa arrumada e nenhuma escada ou estrutura de apoio pelo caminho.

 

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Cheque as estruturas como: se o ar-condicionado (se houver) está ligado, quais são as saídas de emergências, onde estão os seguranças, e quem responde pelo gerador e luz, caso precise.

 

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Faça a contagem das bebidas alcoólicas compradas pelos noivos e confira com as suas anotações. Se houver bebidas em consignação, observe se as caixas estão em local seco, as caixas molhadas não são aceitas de volta.

 

 

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Enquanto os convidados se encaminham para a festa, vale aproveitar o momento perfeito para fazer as fotos oficiais dos noivos, pais e padrinhos, que acabaram de sair da cerimônia e por isso estão juntos. Eles devem ser levados para um local separado para fazer as fotos tradicionais.

É importante que seja um local onde os noivos não fiquem visíveis para os convidados, caso contrário eles receberão muitos cumprimentos, atrapalhando os fotógrafos, que não conseguirão fazer o seu trabalho no tempo previsto. Caso não seja possível sair do campo de visão dos convidados, organize alguém para avisar aos convidados que os noivos estão fotografando e não podem receber cumprimentos neste momento.

 

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Tenha uma lista de convidados em mãos apenas de apoio, para contagem. O que sugerimos é apenas contar cada convidado que entra, com a lista de apoio em mãos para pedir o nome de alguém que pareça fora do contexto. A lista serve também para te dar respaldo, caso algum penetra seja descoberto durante a festa, assim você terá um documento para justificar e certificar que aquela pessoa não foi convidada.

 

Aprendi com a minha mãe (Thais de Carvalho Dias) que na maior parte dos casamentos não justifica fazer uma fila na entrada para checar cada convidado na lista. Penetras legítimos são raros, o mais comum é o próprio convidado trazer um acompanhante que não estava prescrito, e neste caso iremos impedir a entrada? Acredito que não. Então avalie se é mesmo necessário fazer todos os convidados esperarem em fila.

 

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No inicio da festa alguém da equipe do cerimonial deve ficar de olho para ver se o DJ, bar e o buffet já começaram os serviços, assim que os primeiros convidados chegarem. E um outro grupo deve organizar as mesas reservadas, se houver, pois a cerimonialista estará acompanhando os noivos, pais e padrinhos nas fotos.

 

É elegante reservar o menor número de mesas possível, o ideal é reservar apenas uma mesa para a família da noiva e outra para a família do noivo. Se por algum motivo precisar reservar muito mais que 4 mesas, avalie a possibilidade de reservar todas. Não é elegante tratar 30% do casamento como pessoas especiais e deixar o restante sem a mesma atenção. Portanto fique ligado na porcentagem de reservados, e não deixe passar de 10 a 15% do total de convidados.

 

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O coquetel está acontecendo no salão e os noivos, pais e padrinhos estão em um local reservado para tirar as fotos, conforme já explicado. Como a “nata” do casamento está no mesmo local é importante que o cerimonial e o buffet se organizem para fazer um atendimento impecável. Tenha sempre um apoio de bebidas e certifique-se que o coquetel, que está sendo servido no salão, seja também servido no local das fotos.

 

Acreditamos que a ordem das fotos faz toda diferença para o andamento do casamento. Lembre-se que a festa está neste momento sem nenhum representante das famílias e por isso liberar os pais para irem para a festa o mais rápido possível é muito importante.

Segue o nosso roteiro padrão:

 

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Foto com as famílias. Existem muitas combinações possíveis e os fotógrafos, junto com os noivos é quem vão definir as prioridades. Nós sugerimos a seguinte ordem: (a) Foto dos noivos com os pais da noiva (b) Foto dos noivos com os pais da noiva + irmãos (c) Foto dos noivos com os pais da noiva + os pais do noivo (d) Foto dos noivos com os pais do noivo (e) Foto dos noivos com os pais do noivo + irmãos. Após essa sequência, é importante pedir que a família vá recepcionar os convidados no salão.

 

2

Foto com as avós. As avós nem sempre estão no cortejo da cerimônia e por isso podem não estar no grupo que vai direto da saída da cerimônia para as fotos. O ideal é já deixar alguém responsável por buscar as avós para as fotos.

 

3

Foto com damas e pajens. Esta foto também requer uma organização prévia. Muitas vezes as mães das damas e pajens não estão no cortejo e partem da cerimônia direto para a festa. Então combine direitinho com os pais para que eles sigam os padrinhos e pais para o local das fotos.

 

4Foto dos padrinhos.  A ordem das fotos dos padrinhos é a que mais interfere no custo/tempo. Faça primeiro as fotos com todos os padrinhos juntos. E depois a foto de cada casal, se vocês quiserem. Assim cada casal que já fez sua foto, pode ir para a festa, liberando o espaço e organizando quem já fotografou e quem ainda está esperando. Evite deixar platéia nas fotos, dispersa e o tempo é curto!

 

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Foto dos noivos. Não tenha pressa, mas também não deixe que este momento atrase muito a entrada dos noivos no salão. Existe um momento ideal, que é sentido pelo cerimonial experiente. Não podemos “queimar a largada” e fazer a entrada dos noivos no salão sem que os convidados estejam preparados. 40 minutos é um tempo bom para a festa começar a esquentar.

Os convidados quando chegam na festa querem beber alguma coisa, encontrar os amigos e bater um papinho, até bater a vontade de dançar. Fazer as fotos correndo para entrar rápido na festa pode atrapalhar este momento importante do coquetel que prepara todos para uma pista de dança bombada!

 

 

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Após as fotos oficiais os noivos podem ir direto para a festa, ou aproveitar uns minutinhos para tirar o véu, jantar e fazer algum retoque na make. Veja nesta matéria a importância da alimentação dos noivos neste dia.

 

Antigamente a noiva entrava na festa com o véu e fazia a primeira dança com ele. Nós aconselhamos tirar, já que na maior parte dos casos o véu precisa ficar enrolado no braço da noiva para ela conseguir dançar. Sem o véu os noivos podem dançar livremente.

 

Além do véu, veja se a cauda do vestido da noiva será suspenso. Veja aqui a matéria sobre como prender a cauda do vestido de noiva

 

Quando os noivos se alimentam um pouquinho antes de entrar na festa, garantimos que eles estejam preparados para beberem com mais segurança. É bem raro o casal conseguir comer alguma coisa durante a festa. O tempo passa muito rápido e tudo o que fazem é se divertir e beber. Portanto cuide deles a noite toda, veja se estão bebendo água e se estão alimentados.

 

Muitas noivas escolhem outro look para a festa, ou fazem algum retoque na maquiagem, mesmo que por elas mesmas. Então este é o momento ideal. Depois do jantar dos noivos, para entrar na festa!

 

 

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Existem muitos formatos para este momento. Vamos descrever os mais comuns.

 

1Entrada, corte do bolo e dança dos noivos no modelo tradicional. Esse formato é bastante elegante e convida a festa a participar do momento. Porém, para ficar bonito requer atenção e uma excelente execução do plano. Quando este momento é mau executado é uma pena, ao invés de emocionar, fica só uma sensação de constrangimento pelos noivos. Portanto, se quiser fazer uma entrada tradicional, estude os passos e arrase!

 

(a) Entrada dos noivos: Antes de entrar com os noivos no salão, no momento em que eles estão terminando de jantar, peça às recepcionistas para procurar a família dos noivos e pedir para que eles fiquem próximos à mesa do bolo para fazer o corte simbólico do bolo e o brinde.

Quando os noivos terminarem de jantar e estiverem prontos para entrar, avise às recepcionistas, que já estarão com os pais na “agulha”.

Não esqueça também de checar se a espátula para cortar o bolo está na mesa e avise ao buffet quantas taças serão necessárias para o brinde. Avise o fotógrafo e o cinegrafista para eles não serem pegos surpresa com a entrada dos noivos.

Tudo tem que estar bem preparado e bem alinhado para este momento, é muito feio deixar os noivos esperando ou sem saber para onde ir ou o que fazer.

Libere o caminho com a ajuda das recepcionistas, dê o sinal para o DJ iniciar a música de entrada e acompanhe o casal, tentando estar o mais fora da cena possível para não atrapalhar foto e vídeo. A música da entrada deve ser um pouquinho mais alta que as músicas do coquetel, para chamar a atenção dos convidados para a entrada dos noivos no salão.

 

(b) Bolo e brinde:  Ao chegar na mesa do bolo, neste caso no meio da pista de dança, dispomos os pais ao lado dos seus filhos (noivos no meio e cada casal de pais ao lado) e à partir daí o trabalho é todo orientado para a fotografia e a filmagem.

 

Ps: Verifique com quem fez o bolo se todos os andares são verdadeiros, é comum algumas camadas serem de isopor, portanto saiba certinho onde os noivos devem cortar.

 

Terminado o corte começam os brindes. Um garçom já deve estar perto da mesa do bolo com as taças vazias e o espumante aberto. Ele deve servir cada taça de uma vez, e com a ajuda do cerimonial distribuir entre todos. Muitos buffets sugerem já trazer os espumantes servidos, não faça isso, não é elegante.

 

Importante: Sempre tenha taças sobressalentes, não é raro o casal ou os pais chamarem irmãos e avós para o brinde. Acho muito importante que o improviso aconteça de maneira natural, não se preocupe se chegarem muitas pessoas, providencie as taças, ajude o fotógrafo, e deixe as famílias viverem o momento da maneira delas.

 

Explique que o brinde deve ser na altura dos ombros, caso contrário as taças sairão na frente dos rostos na fotografia. Lembre-se de ajudar o fotógrafo nesta hora, ele deve fazer a foto do grupo todo, dos pais da noiva com o casal, dos pais do noivo com o casal e só do casal. Claro que isso não é uma regra, é o fotógrafo quem decide tudo isso. Tente não atrapalhar, perceba que o fotógrafo e o cinegrafista precisam de espaço neste momento.

 

(c) Dança dos noivos:  Após o brinde faça um sinal para o DJ colocar a música da primeira dança e retire todos da pista, deixando apenas os noivos e a sua primeira dança! 

Depois que os noivos dançam, vale colocar os pais e padrinhos para dançar também. A partir daí o DJ normalmente segue com algumas poucas músicas para dançar junto e logo em seguida agita a festa.

Dica para o casal: vale a pena ensaiar um pouquinho, só para passar um “verniz” na dança e os gestos ficarem harmônicos. Com toda certeza esse acabamento vai trazer mais beleza e emoção para o casamento.

 

Assista o CaseMe TV: Você deve coreografar sua primeira dança?

 

2

Corte do bolo na mesa de doces (em off). Este é um formato mais low profile, o momento conta apenas com os noivos, os pais e quem estiver perto, sem música especial nem holofotes.

 

(a) Bolo e brinde: No modelo tradicional geralmente o bolo fica o centro da pista de dança, neste caso o normal é o bolo estar na mesa de doces. Quando os noivos estão prontos para entrar na festa eles fazem uma pequena pausa antes de entrar para tirar as fotos no bolo e fazer um brinde para as fotos

 

(b) Entrada dos noivos:  Neste formato a entrada dos noivos acontece após o corte do bolo e o brinde. Como o caminho até a pista geralmente é curto, uma música pode ser muito longa, converse com seu DJ para fazer algo que faça sentido na hora. Uma solução comum é aproveitar esse momento para agradecer os convidados com um microfone, na pista.  

 

(c) Dança dos noivos: A dança dos noivos pode seguir igual ao modelo tradicional, ou já começar com uma abertura de pista para todos, com músicas já animadas.

 

3

Noivos participam do coquetel. Este formato é indicado para casais mais velhos ou para casais que não são exatamente baladeiros. É um formato que desfavorece a pista de dança e valoriza o estar junto, as conversas, o jantar ou almoço. 

 

(a) Entrada dos noivos: A entrada é sem nenhum protocolo, os noivos apenas entram na festa cumprimentam os convidados naturalmente, sem filas. Eles participam do coquetel, comem e bebem com os convidados. Esse momento é uma delícia. É um privilégio poder participar deste momento do seu casamento. Mas ele tem um custo de tempo que faz não valer a pena para a maior parte dos noivos, pois atrasa bastante o inicio da pista de dança.

 

(b) Bolo e brinde: O bolo mais indicado neste formato é o low profile, na mesa de doces. Afinal vocês já entraram na festa, então não faz muito sentido sair para voltar “em grande estilo”. Mas é possível fazer o modelo tradicional também. Em determinado momento o cerimonial deve chamar os noivos e os pais para fazer as fotos  no bolo, ou para sair da festa para preparar a entrada tradicional. 

 

(c) Dança dos noivos: A dança dos noivos pode ser combinada, como os formatos acima, ou acontecer naturalmente. A opção pelo natural ainda pode adotar duas posturas: Tocar uma músicacombinada e os noivos dançam sem alardes, como um casal de convidados faria. Ou deixar que o casal dance ou não, como quiserem. 

 

 

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De um modo geral, quando existe um jantar servido, o momento ideal para servir o jantar são 20 minutinhos após a 1ª dança dos noivos. Neste momento a pistapegou e os buffets não serão o centro das atenções, terão que dividir cena com o DJ, evitando filas.

O jantar não deve entrar antes ou junto com os noivos, para não dividir a atenção dos convidados, que deve estar 100% focada nos noivos nesse momento.

 

Veja aqui algumas matérias sobre buffets que talvez possam te interessar:

 

♦︎ Novidades para buffet por Carol e Ecila Antunes

♦︎ Buffet bistrô por Ecila Antunes

♦︎ Capim Santo, a natureza no seu casamento

 

 

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Logo depois do jantar é importante ficar de olho na manutenção da beleza e limpeza da mesa de doces, além de já colocar para funcionar a tradicional mesa de café. Alguns estados tem serviços específicos para esta manutenção, que são maravilhosos. Porém em outros estados, como o Rio de Janeiro, quem cuida da manutenção da mesa de doces é o cerimonial.

O bolo deverá ser servido, geralmente 2 a 3 horas após o jantar. Existem algumas opções para servi-lo: (a) Um garçom pode ficar próximo ao bolo para servir cada convidado. (b) Passar volante na festa as fatias já cortadas. (c) Deixar alguns pedaços servidos na mesa do bolo.

 

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Um detalhe que faz toda diferença no seu dia é ter alguém para ficar de olho em vocês.  Alguém do cerimonial deve ficar atenta aos noivos a noite inteira.

As preocupações básicas são: (a) fazer os noivos beberem água (b) mante-los alimentados (c) retocar a beleza da noiva (d) organizar o penteado e retocar o batom (e) ficar de olho na cauda do vestido, ela pode estar causando acidentes pela pista!

Utensílios bons de se ter à mão: grampo, batom da noiva, lenço, alfinete de fralda, agulha e linha branca.

 

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Deixar uma pessoa encarregada de monitorar a limpeza do salão faz toda a diferença no casamento. Verificar se a reposição do buffet está ok, ver se tem copo quebrado no chão, organizar as cadeiras vazias quando ficam separadas das mesas, verificar a manutenção dos banheiros para chamar as pessoas encarregadas e resolver cada um destes problemas.

Não existe nada mais elegante do que terminar um casamento com a decoração impecável, como se pudesse começar tudo novamente. Isso é muito possível quando contratamos por fora uma equipe de limpeza.

 

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Distribua as atrações do casamento no tempo, sem atropelar. E fiquem atentos para gerenciar as atividades de modo que tudo esteja pronto no momento de entrar. Shots na pista, distribuição de havaianas, menus da madrugada e qualquer outra atração contratada para a festa, deve ser pensada para acontecer no momento mais adequado.

 

Leia também: Menu da Madrugada: o querido dos casamentos mais animados

 

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A hora de jogar o buquê tem que ser sentida durante a festa. O ideal é jogar em um momento em que todos já estejam bem animados, mas não tão tarde, assim teremos solteiros o suficiente para a brincadeira acontecer, e para não ficar com cara de fim de festa.

 

Converse com o DJ, fotógrafo e cinegrafista antes de começar, para que todos se organizem e escolham o melhor ângulo e momento. Muitas vezes a hora de jogar o buquê vai se escolhida em função do término do contrato com o fotógrafo ou cinegrafista. Organize-se para que eles não encerrem o trabalho sem que vocês tenham jogado o buquê.

 

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E para finalizar, existem informações fundamentais para o controle do final da festa, que são:

1Hora extra do salão.  Veja até que horas o salão está contratado e por quantas horas é possível estender a festa. Tenha em mãos o valor da hora extra para, se necessário, conversar com o cliente.

2Hora Extra buffet.  Veja até que horas o buffet está contratado e por quantas horas é possível estender a festa. Observe o que será servido após o término do horário do contrato para não ter surpresas depois. Tenha em mãos o valor da hora extra para, se necessário, conversar com o cliente.

3Hora Extra fotógrafo e cinegrafista.  Veja no contrato até que horas eles estão contratados, e se poderão estender o horário e quanto custa a hora extra. Não tem problema o fotógrafo e o cinegrafista irem embora depois de ter todo o material necessário para “contar a história”.

final da pista em relação aos registros, é “mais do mesmo”, e cada vez menos compostos. Indicamos que: se vocês podem investir em foto e vídeo até o finalzinho do casamento, melhor! Desta forma tudo será registrado, mesmo que as fotos não cheguem no álbum e nos melhores momentos do vídeo, estarão lá guardadinhos para a posteridade. Mas não fiquem preocupados se este custo for cortado, a cobertura mais importante estará lá.

 

Leia também: Hora extra no seu casamento

 

Seja porque o horário permitido do salão terminou ou porque a festa acabou naturalmente, o cerimonial já deve deixar o carro dos noivos preparado na saída, com os artigos pessoais deixados anteriormente com o cerimonial à disposição, para que a saída dos noivos seja rápida. Eles geralmente estão cansadíssimos e ficar esperando qualquer coisa neste momento é uma tortura.

Quando o casamento acaba, o cerimonial precisa providenciar alguns detalhes que estão descriminados na última matéria desta sequência, o Pós-festa.

 

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Leia mais:

 

Passo a passo para organizar meu casamento

Cerimônias de casamento com Atelier do Sim

O tamanho do casamento faz diferença no valor do cerimonial?

3 comentários “Roteiro do casamento: a festa

  1. E quando os noivos querem fazer sua primeira dança, mas também querem fazer a dança surpresa com os padrinhos. Qual seria a sequência? E como deixaria isso mais natural, sem ter uma pausa grande para começar a outra dança?

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    • Oi Ayslane, já fiz essa sequência muitas vezes! O casal deve dançar antes. E o cerimonial deve avisar aos padrinhos para estarem de olho na dança de vocês, que será o sinal de que eles devem estar prontos para iniciar. Essa pausa grande que você falou não deve acontecer. Será necessário trocar de roupa ou mudar algo na decoração? Porque se for apenas entrar a próxima dança, é super viável preparar a sequência quase que sem pausa nenhuma.

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