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Roteiro do Dia do Casamento: dia da noiva e making of

Hoje vamos falar do Dia da Noiva, mas não deixe de ver a sequência de 4 matérias, que preparamos para te ajudar a criar um cronograma e organizar todas as ações dos envolvidos no dia do seu casamento.

Uma das inúmeras vantagens de fazer um cronograma é que, ao colocar o plano no papel, muitas pontas soltas aparecem e isso ajuda a imaginar em detalhes todas as etapas. Além disso ele ajuda a acalmar a ansiedade de não saber como será o dia do seu casamento.

Nesta matéria vamos focar a atenção apenas no momento pré-cerimônia, especialmente o making of do dia da noiva. Para as demais etapas, leia as outras matérias sobre o roteiro do casamento:

Vamos lá?

Prepare um cronograma do casamento detalhado, impresso ou no celular, para vocês terem em mãos todos os detalhes, horários e contatos do seu casamento. Assim estarão preparados, quando precisarem, para dar informações ou falar com qualquer um dos envolvidos no casamento, com agilidade. 

Nesta matéria você verá:

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Por onde começar o roteiro do casamento?

Comece o cronograma  fazendo um cabeçalho com a descrição da família e seus contatos. Faz parte de uma boa organização que os envolvidos na relação direta com o casal saibam também quem são seus irmãos, avós, cunhados, sobrinhos e os pais, para que desta forma o cerimonial possa orientar e cuidar de toda a família com mais atenção.

Quando os pais são separados, é importante anotar os nomes dos novos cônjuges se houverem, assim vocês darão informações completas sobre as famílias que irão protagonizar este casamento.

Para o cerimonial e fotógrafos estas informações valem ouro. É muito elegante e acolhedor quando a produção do casamento conheça cada integrante da família pelo nome.

Depois escreva outros detalhes como hora do convite, número de convidados confirmados, e locais da cerimônia e festa, com seus respectivos endereços.

Clique aqui para baixar a planilha do Cronograma Completo!

Roteiro de entregas do casamento

Em seguida, anote as ações que serão realizadas na véspera e no dia do casamento, como a entrega das bebidas no salão, entrega de sandálias, kit toalete, plaquinhas de reservados e diversos outros itens que deverão ser entregues a um responsável para que tudo funcione perfeitamente no dia.

Faça uma lista com a data e hora da ação, quem irá fazer e uma breve descrição. Dessa forma ninguém se perderá nos últimos dias antes do casamento, quando a emoção e a pressão do tempo começarem a apertar.

É de extrema importância esta parte do roteiro, então anote todos os detalhes de:

  1. quem leva;
  2. o quê;
  3. para onde;
  4. que dia;
  5. que horas.

Ter essa lista bem organizada é fundamental para que vocês noivos possam descansar destas pendências e focar no que ainda não foi resolvido. Se está no roteiro, não será esquecido!

É interessante trabalhar já trazendo todas as informações para o roteiro do dia do casamento ao longo do processo, não deixando para fazer perto do casamento. Assim, desde a primeira informação relevante para o dia do casamento, já fica tudo consolidado no cronograma e já se pode agendar a tarefa, sem medo de não lembrar no futuro, quando o casamento chegar.

Como organizar o Dia da noiva?

Anote em ordem cronológica a chegada dos profissionais para a preparação da noiva, sempre com nome e telefone celular para um possível contato no dia do casamento.

Geralmente as noivas se arrumam para o casamento em um desses 3 lugares: casa da noiva, local da festa ou em um hotel.

Fazer um checklist com os itens pessoais que você deve ter em mãos no momento em que for se preparar para o casamento é essencial. Mesmo que você vá se arrumar em casa, veja esta matéria onde fizemos um pequeno checklist com os itens que não podem faltar na mala para o dia da noiva.

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Fotografia: Marcelo Schmoeller

Check-in no hotel

Anote o horário do check-in e confirme com o hotel o número de pessoas que podem ficar com você na suíte, pois geralmente existe um limite e as noivas sempre são acompanhadas por no mínimo 3 profissionais: foto, filme e maquiador.

Normalmente os hotéis têm uma tolerância maior quando se trata de uma noiva, mas vale confirmar para não ter surpresas no dia. Não deixe também de pedir um check-in antecipado, muitos hotéis possuem políticas especiais para os noivos.

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Fotografia: reprodução

Sua alimentação é super importante e o melhor momento para você garantir alguma nutrição é antes da cerimônia. Veja a matéria que fizemos especialmente sobre esse assunto: alimentação da noiva no dia do casamento.

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Maquiagem e penteado da noiva

Anote no roteiro o horário combinado de chegada, o nome dos profissionais de beleza e seus contatos.

O horário ideal para marcar com este profissional vai depender da maneira como ele trabalha e quantas pessoas ele vai arrumar. Converse com antecedência com o cerimonial e com o fotógrafo para saber que horas você deve estar pronta para as fotos; e com o maquiador para saber quanto tempo em média ele leva para fazer cada pessoa. Faça a matemática certinha e deixe uma folga, assim você será uma noiva calma e educada. Atrasar não é legal.

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Fotografia: Laura Campanella
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reprodução

Fotografia

Anote no roteiro do casamento o horário combinado de chegada no making of, o nome do fotógrafo e seus contatos. Veja com o seu fotógrafo se ele cobra por hora, pois geralmente os contratos são feitos por um período x de horas, e depois disso são cobradas horas extras. Portanto veja o custo/benefício para avaliar o horário de chegada desse profissional.

Não é necessário marcá-lo no mesmo horário do maquiador, afinal você só vai estar linda para as fotos após o uso de pelo menos uma base. Não gaste o seu tempo de fotografia com este momento de rosto lavado.

Marcar 3 horas antes do horário do convite costuma funcionar para a maior parte dos casamentos, mas converse com seu fotógrafo, ele é o mais indicado para te ajudar nesta decisão.

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Fotografia: Rodolfo Santos

Leia também: Making of do Dia da Noiva – dicas para compor as fotografias

Filmagem

Siga as mesmas dicas do fotógrafo: avalie o horário de chegada do profissional de acordo com as horas de trabalho contratadas. Não esqueça de perguntar o número de profissionais que estarão com vocês no quarto para não exceder o máximo permitido pelo hotel no making of.

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Fotografia: Carol Lemos

Entrega do buquê de noiva e lapelas no making of 

Anote no roteiro do casamento o horário combinado para a entrega do buquê no making of, o nome de quem vai entregar e seu contato.

Geralmente os fotógrafos utilizam o buquê como acessório para as fotos da noiva pronta e você vai precisar dele para entrar na cerimônia, então lembre-se de conversar com o profissional para a entrega do buquê ser no lugar onde você vai se arrumar.

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Fotografia: Sotter Fotografia
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Fotografia: Julio Casanova

As lapelas, aquelas flores que colocamos na roupa dos padrinhos, e os buquês das daminhas, em geral, devem ir direto para o local da cerimônia, afinal é para lá que os padrinhos e daminhas vão.

Organize esta logística com o seu cerimonial e com o florista, ou seja, defina o que vai ser entregue e onde. Caso o florista só possa entregar tudo em um mesmo lugar, então alguém deve sair antes do making of para o local da cerimônia para levar estes adereços para o cerimonial.

Leia também: Dicas e flores para a lapela do noivo

Veja como é fácil fazer sua lista
de chá de panela no caseme!

Motorista da noiva

Anote o horário combinado para ele chegar, o nome do profissional e seu contato. Nem sempre a noiva contrata um motorista, muitas vezes é alguém da família que irá levá-la, mas de qualquer modo vale a pena anotar as informações e combinar tudo direitinho.

O horário ideal, para a maior parte dos casamentos, é 1 hora antes do horário que está no convite, mas claro que este horário vai sempre depender do quão longe você está do casamento. Outro item que deve entrar no roteiro é o trajeto de vans, se houver. Vale deixar anotado todas as informações de transporte das famílias, assim qualquer um pode entrar em ação para contornar alguma emergência.

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Fotografia: Ricardo Nascimento
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Fotografia: Julio Casanova

Estar com tudo planejado e anotado tem um efeito maravilhoso no combate à ansiedade, ou seja, um casal organizado aproveita melhor seu casamento!

Qualquer dúvida comente aqui no post, teremos o maior prazer em ajudar. E se você tiver um roteiro mais completo ou alguma dica boa, compartilhe com a gente! Teremos o maior prazer em complementar esta matéria com a sua colaboração.

Assista a live sobre essa matéria, a Resenha da Pauta, com Carol Ferraz da Céu de Tule:

E não se esqueça de ler também as matérias que dão seguimento a este roteiro:

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