Revista CaseMe » Roteiro do dia do casamento: pós-festa
roteiro do casamento, pós-festa

Roteiro do dia do casamento: pós-festa

Existem decisões e atitudes que o casal e a família devem tomar sobre a organização pós-festa de casamento que muitas vezes passam despercebidos e não são previstos na produção. Dificilmente o final da festa vai ser uma preocupação para o casal, afinal ninguém quer pensar sobre isso. E no final normalmente dá tudo certo, mas não custa estarem preparados!

Neste post vamos focar a atenção apenas no que acontece depois que a festa de casamento acaba. 

Esta é a última parte da série de 4 matérias para te ajudar a produzir um cronograma, e entender melhor todos os momentos do dia do seu casamento.

Leia também:

O que fazer depois da festa de casamento?

Terminamos a matéria anterior (roteiro do casamento: festa) colocando o casal no carro. Agora o cerimonial precisa providenciar alguns detalhes importantes. Neste momento alguém da família, geralmente os pais dos noivos, ou alguém previamente escolhido, ficará responsável por esperar para levar todos os itens que sobraram após o casamento.

Clique aqui para baixar a planilha do Cronograma Completo

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

Responsável pelo transporte dos itens que sobraram

Organize com alguém da família ou contrate um motorista para ficar de plantão no final do casamento com um carro de porta-malas generoso.

Neste carro serão guardados: doces que sobraram, as bebidas, o bolo, a tábua do bolo (geralmente tem que devolver para a boleira), o véu, às vezes o sapato da noiva, presentes que eventualmente são entregues no dia, objetos deixados pelos convidados, o kit toaletes, se houver, sobra de brindes ou algum item pessoal que tenham deixado com as recepcionistas.

Desmontagem pós-festa

Após a saída dos noivos é hora de avisar ao pessoal da desmontagem que eles já podem começar. Entra em campo novamente uma equipe enorme para desmontar e limpar tudo.

Contagem das bebidas alcoólicas

A maior responsabilidade no fechamento do evento são as bebidas alcoólicas. É importante anotar no cronograma o número total de bebidas, a marca, e se houver alguma quantidade consignada, deixar bem claro.

Leia também: Bebidas e Bar no casamento

Normalmente, no final do casamento o buffet organiza todas as garrafas, vazias e cheias, para que você faça a contagem de tudo e veja se está batendo direitinho.

Definido o que sobrou, você tem algumas opções:

(a) colocar todas as bebidas que sobraram no carro da família;

(b) ver com o local da festa ou buffet se eles podem guardar as bebidas até segunda-feira para a família buscar depois;

(c) contratar um transporte para esse final da festa, assim a família, provavelmente cansada, não precisa esperar. Mas lembre-se que alguém tem que receber o transporte no endereço combinado.

DICA: Ao chegar no casamento é importante conferir o material entregue ao buffet. Caso haja bebidas consignadas é preciso avisar ao buffet (a maioria já sabe) que as caixas consignadas só serão aceitas pelo fornecedor para devolução em perfeito estado, ou seja, elas não podem molhar.

Bolos e doces

Outra tarefa do final de festa é guardar em caixas os doces que sobraram para a família levar. Como a mesa de doces é uma passagem obrigatória na saída dos convidados, não convém guardar ou desmontar a mesa enquanto ainda houver convidados no local. Ou seja, este trabalho só deve iniciar quando o casal já foi embora.

Clique aqui para baixar a Planilha de Doces

B2C-Header-da-newsletter-2-1-1024x256

As mesas de doces estão cada dia mais imponentes em termos de decoração, e para isso são necessários muitos doces, que acabam sobrando em grande quantidade. O trabalho de guardar depois vale cada minuto, afinal são espetaculares as inovações das mesas de doces! Isso demora um pouco e a família está esperando (na maioria dos casos) então, mãos à obra e capricho para não chegar nada revirado. Ah, não esqueça de levar luvas para manusear os doces, além de higiênico é mais prático.

Leia também: A mesa de doces no casamento: tudo o que você precisa saber

Custos extras 

Geralmente no dia do casamento todos os fornecedores já foram pagos, mas podem existir alguns custos extras pós-casamento. Esses custos são provenientes de horas extras que não foram pré-definidas, bebidas consignadas, quebra de material e convidados extras do buffet.

Nestes casos o casal não precisa pagar no dia logo após a festa de casamento. Provavelmente os fornecedores irão enviar um email solicitando o pagamento destes “extras”, com a exceção de alguns locais que exigem o pagamento no mesmo dia.

Leia também: Custos extras com o casamento que você não imaginou que teria

Registro do casamento

Na matéria 5 passos: documentação para casamento civil explicamos direitinho este processo, mas vale lembrar que quando o casamento acontece na Igreja ou em outro lugar que não seja no cartório, o documento civil será assinado pelos noivos, testemunhas e celebrante. Após a cerimônia, será necessário reconhecer a firma do celebrante em cartório, devolver o documento no cartório com as assinaturas, e em seguida receber a sua Certidão de Casamento.

Clique aqui para baixar a planilha do Cronograma Completo

Chegamos ao fim da festa de casamento, agora só nos resta esperar para assistir os momentos incríveis vividos através das fotos e vídeos! Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Assista o Caseme TV com as dicas do pós-festa com Flavia Ricobello, cerimonialista da Les Amies:

E aí, curtiu as dicas? Se ainda ficou alguma dúvida sobre o pós-festa deixa aqui nos comentários!

Veja como é fácil fazer sua lista
de chá de panela no caseme!

leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *