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Roteiro com o passo a passo da cerimônia de casamento

 

Você, que vai casar, talvez ainda não saiba qual será o roteiro da cerimônia do seu casamento. Por isso criamos essa matéria, para dar uma visão bem detalhada deste momento.

Como sempre falamos por aqui, fazer um roteiro é importante para acalmar a ansiedade de não saber como será o dia do seu casamento. Conhecendo cada detalhe, você poderá relaxar, sabendo que nada será esquecido.

O cerimonial irá tomar as rédeas e conduzir o roteiro da cerimônia, da festa e o do pós festa. Porém temos informações valiosas para vocês alinharem com seus cerimonialistas e não perderem nenhum detalhe importante na condução do dia do seu casamento.

Agora vamos focar a atenção apenas na cerimônia de casamento.

 

Veja também:

♦︎ Roteiro do casamento: O dia da noiva

♦︎ Roteiro do casamento: A festa

♦︎ Roteiro do casamento: O pós festa

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Fotografia do destaque: V Rebel Cinema One

 

Veja no final da matéria os 45 cerimonialistas que mais aparecem nos top 10 do Aconteceu no Final de Semana.

 

Esta matéria é para os noivos que querem saber de todos os detalhes da cerimônia de casamento. Mas é dirigido também para o cerimonial, já que vocês não devem fazer nada além de viverem intensamente este momento.

Vamos usar como exemplo a cerimônia de um casamento religioso, porque quase todos os outros tipos de cerimônia são parecidos aos olhos de um cronograma de cerimônia de casamento

 

Assista também: CaseMe TV com Rosana Dana sobre o cortejo de casamento judaico.

 

Os preparativos pré cerimônia de casamento

 

Chegando ao local onde será realizada a cerimônia de casamento, o cerimonial terá algumas tarefas antes de a cerimônia começar. 

Vamos ao checklist pré cerimônia de casamento: 

 

1- Por onde a noiva vai entrar

 

É importante testar tudo. Por exemplo, abrir a porta, entender como é o fecho das portas antigas, perceber o peso e ver se o tapete não impedirá que ela abra. Assim vocês não terão surpresas desagradáveis na entrada da noiva na hora da cerimônia do casamento.

Se for uma cerimônia de casamento ao ar livre, veja o trajeto por onde a noiva vai passar. Além disso, certifique-se que em caso de chuva terá uma alternativa seca. 

 

2- Saiba onde são os toaletes

 

Além de ser uma informação importante para indicar aos convidados, vejam com antecedência se eles estão em boas condições e com material necessário.

Observem como será o acesso para pessoas com mobilidade comprometida e também se têm à sua disposição seguranças para auxiliar em caso de necessidade.

 

3- Organize as cadeiras dos pais e padrinhos no altar

 

O número de cadeiras e a disposição delas em relação ao altar vai depender da escolha dos noivos e da orientação do cerimonial.

É comum ter cadeiras no altar para os pais e um pouco antes do altar as cadeiras para os padrinhos. As cadeiras dos padrinhos podem ser em pares, os dois sentam, ou somente uma cadeira, neste caso, a madrinha senta e o padrinho fica em pé atrás da cadeira de seu par.

 

Leia também: Madrinha de casamento: Saiba tudo sobre essa convidada especial

 

4- Reserve os primeiros bancos da cerimônia de casamento

 

Reserve os primeiros bancos da cerimônia de casamento apenas para os avós e parentes mais próximos.

Não os reserve se não houver verdadeira necessidade, porque, se os primeiros bancos estiverem vazios, ficam muito feios nas fotos e no filme. Verifique a necessidade real com a família.

O ideal é que os convidados, como avós e parentes mais próximos, já saibam que ficarão nos primeiros bancos. Não custa avisar. Desta maneira vocês evitam reservar e os bancos ficarem vazios. 

 

5- Procure um local reservado para receber os padrinhos, os pais e o noivo

 

Procure um espaço, de preferência fora do campo de visão dos convidados, para receber as pessoas que vão compor o cortejo. Geralmente esse local é a sacristia das Igrejas.

É importante que as lapelas – flores do traje dos padrinhos e noivo – estejam neste local junto com os buquês das daminhas, a salva ou almofada para as alianças e tudo mais que for usado no cortejo.

Faz parte de uma boa organização prever água e algumas balinhas para oferecer aos padrinhos, pais e noivo.

 

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6- Converse com a orquestra que vai tocar na cerimônia de casamento

 

Confirme como serão as entradas dos padrinhos, do noivo, dos pais, das daminhas e da noiva e como será a comunicação entre o cerimonial e a orquestra. Desta maneira, as músicas e as entradas estarão alinhadas.

 

Leia também: Música do casamento: cerimônia na Igreja, com dicas e playlists da Ornamentus para te ajudar na escolha das músicas do cortejo.

 

7- Combine com os noivos quem levará as alianças até o cerimonial

 

Geralmente, as alianças chegam com o noivo e se houver almofadinha ou salva de prata elas devem ser amarradas ou presas com um durex.

Veja também: Como levar as alianças?

 

8- Caneta para assinatura

 

Ter uma caneta para cerimônia de casamento não é exatamente responsabilidade de ninguém, na maior parte das vezes o celebrante leva uma.

É elegante que os noivos tenham uma caneta especial, bonita, para ficar registrado na foto e para guardar de recordação e assinar documentos importantes da nova família.

Mas o cerimonial sempre deve levar uma caneta. Desta forma, se todos esquecerem e ninguém tiver uma caneta na hora H, será fácil resolver essa emergência, mesmo que seja com uma caneta Bic.

 

9- Um lenço para o noivo é fundamental!

 

Noivos, pais e padrinhos, não esqueçam o lenço! Não há nada mais descortês que ninguém oferecer um lenço para a noiva, mãe ou sogra se elas precisarem!
 

 

10- Observe o local para o carro da noiva

 

Veja se existe espaço suficiente para o carro da noiva estacionar bem na frente da entrada da cerimônia de casamento.

É importante ter algum segurança organizando a chegada dos carros dos convidados. Desde modo, ninguém ocupará um lugar que impeça o carro da noiva de estacionar.

 

 

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O cortejo da cerimônia de casamento

 

Depois de finalizar as tarefas pré cerimônia, chegou a hora de organizar o cortejo.

Vamos ao checklist do cortejo da cerimônia de casamento:

 

1- Padrinhos de casamento

 

Conforme os padrinhos forem chegando, convém ir marcando em uma lista e já colocar a lapela em cada um. Assim, quando a noiva chegar, todos estarão preparados para entrar.

As únicas lapelas que não recomendamos colocar antes são as do noivo e dos pais. Pois eles serão muito abraçados e pode machucar a flor. Deixe-os para o final.

Quando estiver próximo de começar, com a noiva já a caminho da Igreja, convide os padrinhos a prestarem atenção ao que o cerimonial vai explicar e monte a fila de entrada. As mulheres devem estar à direita dos homens. Em seguida, peça para desligarem os celulares. E então, explique como será a entrada. Aproveite este momento para avisar aos padrinhos onde serão as fotos após a cerimônia de casamento e passar qualquer outra informação importante.

Então confira onde está a noiva. Se ela já estiver próxima perto do local é hora de começar. Procure os responsáveis por foto e filme e avise-os. Certifique-se que o celebrante também está preparado.

 

2- Tipos de cortejo:

 

Há basicamente 2 maneiras de começar o cortejo de casamento:

 

1- O cortejo só começa depois que o fotógrafo e o cinegrafista já fizeram algumas tomadas da noiva no carro com o pai, na porta de entrada da cerimônia. Assim, os fotógrafos e cinegrafistas podem voltar para seus postos para fotografar e filmar a entrada dos padrinhos e toda a seqüência, até a entrada da noiva.

 

2- Outra maneira é criar um intervalo entre a entrada das daminhas e a da noiva, para que o fotógrafo e o cinegrafista possam ir até o carro da noiva fazer o clássico registro da noiva com seu pai no carro, com tempo para voltar e fazer a entrada da noiva.

 

A primeira maneira é a mais bonita porque o cortejo evolui sem interrupções, é muito mais emocionante. Também é melhor para as fotos, para o filme e para a orquestra.

O cortejo inicia com os padrinhos. Os padrinhos da noiva devem sentar-se do lado esquerdo do altar e os do noivo do lado direito. Geralmente existe uma música específica para os padrinhos.

 

Obs: Alguns cerimoniais começam com o noivo e os pais, e depois entram os padrinhos.

 

3- Pai do noivo e mãe da noiva, ou seus representantes

 

Depois da entrada dos padrinhos entram a mãe da noiva com o pai do noivo, ou seus representantes. O pai do noivo ficará momentaneamente do lado esquerdo do altar para acompanhar a mãe da noiva que ainda não está com o seu par (o pai da noiva). Este só vai entrar com a noiva.

Essa troca de casais simboliza a união das famílias. Em seguida entram a mãe do noivo e o noivo e se dirigem para o lado direito do altar. Na maior parte dos casos, estes dois casais entram com a mesma música. Porém é possível e bem comum cada casal ter sua música de entrada.

 

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4- Pajens e damas

 

A entrada das damas e pajens na cerimônia de casamento é uma alegoria para a entrada da noiva. Ela representa boa sorte e fertilidade para abrir o caminho do casal.

Geralmente a música que acompanha esta entrada é leve e bem humorada.

 

Assista também: CaseMe TV com Maria Paula Zommer, do Atelier do Sim, explicando sua missão de celebrar casamentos.

 


5- Entrada da noiva

 

Somente para as noivas: Antes de entrar nos aspectos técnicos, gostaria de dizer que você vai viver um momento muito especial, então aproveite! Ande devagar, olhe para as pessoas e principalmente para o seu noivo, que está esperando no altar. Esse contato visual é muito emocionante. Cuidado para não olhar para o caminho, muitas noivas ficam preocupadas com o vestido e o tapete e acabam olhando para baixo na entrada. 

 

Para começar, o cerimonial deve observar se a noiva está à direita do pai. Depois, verificar se o buquê está no local correto, abaixo da cintura. Em seguida, organizar o vestido, o véu e pronto! Agora é aguardar o toque dos sinos e tomar cuidado para não queimar a largada!

Além dos sinos, é comum tocar a fanfarra, uma peça de sopro tocada imediatamente antes da música de entrada da noiva.

O cerimonial deve esperar com a porta fechada até que os sinos e a fanfarra terminem e deixar que comece a música da noiva. Ainda assim, observe a introdução da música e não deixe a noiva sair andando na primeira nota. Agora abra a porta devagar, perceba o ponto certo para a noiva começar a andar e dê o sinal. 

Se for necessário uma leve organizada no véu, faça isso discretamente. A partir deste momento, tudo que você fizer vai sair no filme e nas fotos, tente aparecer o mínimo possível ou não aparecer.

 

6- Chegando no altar

 

Quando a noiva se aproxima do altar, o noivo deve dar um beijo de despedida em sua mãe e ir ao encontro da noiva com o pai. Eles se encontram um pouco antes do altar e se cumprimentam. Primeiro o noivo um beijo na testa ou bochecha da noiva e depois cumprimenta seu sogro. Na sequência, a noiva despede-se do seu pai e então os noivos se dirigem para o altar.

 

Neste momento a noiva fica do lado esquerdo, perto da sua mãe, e o noivo do lado direito, perto de mãe dele. O pai da noiva fica onde está e o pai do noivo vem ao seu encontro, cumprimentam-se, e cada um vai para o lado de seu par. O pai da noiva vai para o lado esquerdo e o pai do noivo para o lado direito.

Quando a noiva chega no altar, ela pode entregar o buquê para a sua mãe segurar ou colocar em cima da mesa do altar. Desta maneira, não é necessário segurar o buquê durante toda a cerimônia de casamento. Agora está tudo pronto, a cerimônia vai começar.

 

Leia também:  5 passos para o casamento civil

 

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A Cerimônia de casamento

 

A partir deste momento quem conduz a cerimônia é o celebrante. 

Durante a cerimônia de casamento é importante ter alguém do cerimonial para ficar de olho no altar. Assim poderá atender qualquer necessidade por parte da família ou padrinhos.

Normalmente, ao final da cerimônia os noivos cumprimentam os pais e os padrinhos no altar, ou somente os pais. Após os cumprimentos, deve-se organizar a foto clássica da família. Lembre-se de que o buquê volta para as mãos da noiva para a saída.

Logo que o fotógrafo terminar as fotos, dê o sinal para a orquestra começar a música de saída. Então saem na sequência: os noivos, as damas e os pajens, os pais da noiva, os pais do noivo e os padrinhos. Os pajens e as damas podem sair com seus pais, se estes forem padrinhos.

 

 

Saída dos noivos

 

Organize com antecedência para que o carro dos noivos já esteja na porta da igreja esperando por eles.

Do mesmo modo, avise à equipe de recepcionistas, que foram direto para a recepção, que a cerimônia de casamento terminou e que a festa vai começar!

Leia também: Roteiro do casamento: A festa

 

Para os cerimonialistas:

 

Qualquer dúvida comente aqui na matéria, teremos o maior prazer em ajudar. E se você tiver um roteiro mais completo ou alguma dica boa, compartilhe com a gente! Vamos adorar complementar esta matéria com a sua colaboração.

 

Para os noivos:

 

Se vocês ainda não contrataram um cerimonial, separamos para vocês uma lista dos 45 cerimoniais mais escolhidos pelas noivas para te ajudar nesta missão. São eles que mais saem na nossa coluna Aconteceu no Final de Semana, onde toda semana elegemos os 10 casamentos mais bonitos do Brasil, postados nas redes sociais. 

OBS: O CaseMe não faz posts pagos, nem vende espaço publicitário para empresas de casamento. No CaseMe fornecedor é citado por merecimento, não por pagamento 😉

 

AL

♦︎ Mamá Omena Eventos

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RJ

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♦︎ Bel Benkler Eventos

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♦︎ Boutique de 3

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♦︎ Daniela Macek Assessoria

SP

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SP

♦︎ Festivitá

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♦︎ Flávia Boutros

SP

♦︎ Flavia Nazar

SP

♦︎ Hora do Buquê

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♦︎ List Eventos

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♦︎ Marina Bedaque Assessoria

SP

♦︎ Marriages Assessoria

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♦︎ Miguel Kanashiro

SP

♦︎ Moças Casamenteiras

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♦︎ Simone Wassermann Eventos

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♦︎ Tatiana Hara Assessoria

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Leia também:

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

O que esperar do seu filme de casamento?

Dicas para prender a cauda do vestido de noiva

9 comentários “Roteiro da cerimônia de casamento: Passo a passo completo

  1. Oii Laura, tudo bem? ☺️
    Sou assessora de Eventos há um tempinho e venho acompanhando a revista há algum tempo e amo as dicas MAVARILHOSAS que tem nos dado.
    Você poderia nos dizer, como podemos elaborar um checklist/lista, dos itens a serem conferidos/entregues no dia do evento?
    Por exemplo: Quantidade de Cadeiras, Mesas, Buque da Noiva, Lembracinhas, etc.

    Muito obrigada pelo carinho e cuidado conosco.

    Resposta
    • Oi Amanda!
      Super obrigada pelo carinho (recíproco)! rs
      É muito bom saber que estamos te ajudando de alguma forma 😉
      Vamos conversar sobre essa checklist?
      Existem muitas formas de fazer, podemos pensar em algo juntas, para ficar do jeito que você precisa.
      Vou te enviar um email para marcarmos um papo.
      Beijos,
      Laura Vilela

      Resposta
    • Oi Amanda!

      Fico feliz que você tenha gostado 😉
      Eles podem ficar onde for possível.
      Algumas sugestões:
      – sentados na escada do altar
      – no colo de seus pais, quando são padrinhos e as crianças bem pequenas.
      – em pé ao lado dos pais dos noivos, se forem crianças maiores.
      – vocês podem colocar cadeirinhas pequenas no altar, já vi isso e ficou um charme!

      Não se preocupe com protocolo nesta hora, o importante é o conforto e a segurança das crianças.
      Uma dica: se elas resolverem ficar soltas e brincando pelo altar, não tem problema, são anjinhos trazendo alegria para a sua vida de casada! Mas se forem barulhentos, o cerimonial vai pedir para eles ficarem quietinhos.

      Beijos, qualquer coisa estamos por aqui 😉

      Resposta
  2. Oi Boa Tarde meu nome é Fernando e ajudo algumas noivas na minha cidade , estou aprendendo muito com as suas dicas , muitíssimo valioso , gostaria de tirar uma duvida, no salao de festas as cadeiras e as mesas que foram alugadas pela noiva ou eu mesmo aluguei para a noiva, no final da festa a equipe de Cerimonial é que organiza as cadeiras para o fornecedor ? ? é a equipe de cerimonial que junta as cadeiras monte por monte igual como chegou ? ou isso é serviço do fornecedor juntar todas as cadeiras apos a festa ? quem faz este trabalho ?

    Resposta
    • Oi Fernando! Fico muito feliz que esteja te ajudando 😉 Essa é a missão do caseMe. Use a abuse!

      Aqui no RJ, em SP e muitos outros lugares, quem recolhe as cadeiras é o fornecedor que deixou no salão. E eles recolhem as cadeiras como estão, espalhadas mesmo. O cerimonial nunca junta em montes para entregar. Você está fazendo a decoração também?

      Mas… seria muito errado da nossa parte garantir essa informação, afinal cada fornecedor tem o direito de impor suas próprias regras. E um cerimonial tem que ter o hábito de sempre checar TODAS as informações. Nunca conviva com uma dúvida, procure logo uma resposta clara.

      Minha sugestão é que você pergunte para eles de um modo que mostre que você espera que eles recolham as cadeiras do jeito que estiverem no salão. Ex: xxx vocês vão recolher as cadeiras que horas? Você acha que leva quanto tempo para recolher tudo? Essa pergunta pode ser a chave para você descobrir a resposta sem entrar diretamente no assunto.

      Te ajudei?
      Beijos,
      Laura Vilela

      Resposta

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