Dicas para facilitar a organização da sua casa.

 

Casais recém-casados, esta matéria foi pensada em vocês. E também em todos que precisam de uma ajudinha no caminho de uma vida mais organizada.

 

A vida corrida somada à falta de planejamento criam condições perfeitas para a desordem. E os recém-casados ainda lidam com os agravantes, que são as caixas da mudança, os presentes para trocar, e uma infinidade de objetos que talvez ainda não tenham seus espaços definidos. O que era uma baguncinha pequena, em pouco tempo, se alastra e toma conta de todo o espaço.

 

Medidas precisam se tomadas antes que a sua casa, e vocês, se acostumem com a bagunça! Muitas vezes o segredo é o planejamento. E com isso podemos te ajudar! 😉

⠀⠀⠀

Se você está precisando de ajuda para planejar, leia a matéria completa que preparamos para vocês com dicas e listas para baixar e manter a organização da sua casa em dia!  

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando saímos da casa dos nossos pais, seja porque casamos ou porque fomos morar sozinhos, precisamos nos adaptar à rotina de cuidar também da manutenção da casa. Para que as tarefas domésticas não virem um problema e acabem atrapalhando a sua vida, é preciso ser organizado. Quando mantemos tudo no lugar conseguimos economizar tempo, dinheiro e viver melhor.

 

 

Cronograma da organização

 

Os casais que estão morando juntos pela primeira vez precisam esperar um tempo até que a rotina de cada um se adapte a do outro. O fator amor facilita tudo, e faz com que esses primeiros meses de casados sejam maravilhosos. E, lentamente, com o passar dos dias o que era novidade vai virando comum, seu trabalho volta a tomar mais espaço, seus cantinhos preferidos na casa vão ficando com cara de seu de verdade e não de showroom de loja, até que vocês não se sentem mais em uma casa nova, em uma vida nova.

 

É aí que a verdadeira mágica acontece, vocês se deparam com a felicidade de morar na sua casa amada, com sua rotina maravilhosa ao lado do seu par! Mas até que tudo se ajeite, na maior eficiência possível, demora um pouco.

 

Para ajudar na rotina de vocês, criamos um cronograma de organização de uma casa comum. Naturalmente ajustes e personalizações terão que ser feitas, mas já serve como guia para esse começo.  

 

Vocês podem criar uma rotina simples, que não tome muito tempo, mas que garanta uma certa ordem para vocês viverem bem.  Se vocês não lavam a louça em um dia, no outro terá o dobro, certo? Então as tarefas domésticas devem ser planejadas para que vocês nunca percam mais tempo do que o necessário. Depois de um tempo, aprimorando as habilidades, tudo fica mais rápido e fácil.

 

Não se enganem, ter ajuda de uma profissional não libera vocês de seguir um cronograma e gerenciar a logística da organização da sua casa. Ninguém cuidará dela como vocês.

 

 

 

Organização prática das coisas

 

A casa inteira precisa funcionar e para isso é importante ter uma ordem e uma lógica para seguir. Estar visualmente em ordem não significa que este espaço se mantém arrumado por muito tempo. Quando você sabe que cada item da sua casa tem o seu lugar, fica mais fácil tê-lo à mão e levá-lo de volta para o seu lugar de origem.

 

Pense em agrupar itens e objetos que façam sentido estarem juntos em um lugar adequado. Por exemplo: se você sempre que chega em casa tira o sapato no hall e não leva para os armários imediatamente, faz sentido ter algo próximo à porta que você possa guardar esses sapatos. Deixá-los largados para organizar depois faz com que a casa pareça sempre fora de ordem.

 

Essa “organização prática” deverá ser prática para todos. A organização é um trabalho de equipe, não tem como só uma pessoa cumprir e as outras bagunçarem tudo. Como falamos lá em cima, com o tempo, essa dinâmica das coisas e seus espaços vai se estabelecendo naturalmente. 

 

 

Supermercado

 

Ter uma lista de compras padrão sempre à mão, de preferência na cozinha com caneta ao lado, facilita muito a organização das compras e ajuda a evitar o desperdício.  Primeiro porque vocês não terão que revirar a casa inteira para ver o que está faltando, porque já fizeram isso aos poucos. Segundo porque vocês não compram o que não precisam.

 

 

O ideal é criar uma lista personalizada com os hábitos de vocês.

Inclua os itens que costumam ser usados com frequência e os menos comprados, mas que não podem faltar. Vocês devem agrupar os itens por grupos semelhantes, como hortifruti, latas, bebidas, farinhas, da mesma forma que os mercados separam. Desta forma será prático na hora de fazer as compras e também dividir com alguém, basta cortar o papel em pedaços e cada um faz uma parte. 

 

Abaixo vocês poderão baixar uma lista de compras padrão que criamos para ajudar vocês nesta nova fase. Vocês devem editá-la conforme seus hábitos. Imprima e tenha sempre à vista para anotar os itens que precisam ser comprados!

 

 

baixar_-lista-de-compras

 

Nota: A lista está duplicada para caber duas em uma mesma página e diminuir o volume de impressão.

Sugestão: Depois de personalizar com seus hábitos, imprima 10 cópias, corte ao meio para gerar o dobro de listas, grampeie as listas e coloque em uma prancheta pequena já com uma caneta anexada.

 

 

Alimentação

 

Planejar a alimentação opera milagres na nossa vida. Para vocês não virarem recém-casados que só pedem comida pelo telefone, precisam deixar algum plano encaminhado. O risco da falta de plano é vocês acabarem comendo qualquer coisa, ou sempre na rua. Desorganização nesta área acaba com a nossa saúde e dinheiro.

 

Em menos de meia hora no domingo é possível organizar todo o cardápio da semana, com um menu variado e delicioso. O hábito de criar planos semanais ajuda bastante na noção da lista de compras também. Ou seja, só vantagens.

 

Mesmo que vocês tenham ajuda para preparar os pratos para vocês, é importante criar a rotina de planejar o cardápio da semana. Ao anotar, vocês conseguirão ajustar. Ficará mais claro se a expectativa da semana anterior deu certo ou sobrou na geladeira. O simples ato de escrever o cardápio semanal, faz com que vocês entendam muito melhor seus hábitos e tirem o melhor proveito do seu tempo.

 

 
 

Planejamento anual

 

Abaixo disponibilizamos uma tabela para vocês editarem conforme a realidade de vocês. A proposta é que vocês descrevam todos os itens da casa que merecem atenção, ou seja, que têm que ser arrumados ou limpos. Dessa forma vocês poderão delegar com mais eficiência ou controlar melhor quais tarefas foram feitas e quais ainda precisam de atenção. Também ajuda no entendimento da frequência com elas devem ser feitas.

 

 

Clique abaixo para baixar o documento com as tarefas de casa:

 

baixar_tarefas-de-casa1

 

Nota: Se vocês baixarem esta lista, e usarem, vocês são muito organizados, parabéns. 

Alerta: Se vocês amarem muito esta lista vocês podem ter TOC, convém ficar de olho!

 

 

Para inspirar…

 
 
Se vocês realmente querem ter uma casa organizada, e gostam desses assuntos, vocês podem se interessar por alguns destes conteúdos que nós separamos para vocês:
 
 

• Série: “Ordem na Casa, com Marie Kondo” – Netflix;

 

• Documentário: “Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes” – Netflix;

 

• Programa “Santa Ajuda”, do canal GNT;

 

• O Pinterest tem ótimas ideias de organização prática para o dia-a-dia;

 
 
 
Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Não guarde para você, pode ser útil para outras pessoas!
 
 

Leia mais:

 

 

Deixar um comentário