Para casar em uma Igreja Católica é obrigatório escolher as músicas do casamento dentro de um repertório clássico. Se vocês precisam montar um repertório com músicas tradicionais e só conhecem a Marcha Nupcial, nesta matéria vocês poderão escutar as músicas mais escolhidas pelos noivos, e assim inspirar a escolha de vocês.

 

Preferimos mostrar as músicas em formato de vídeos, e tocadas por uma orquestra de verdade durante um casamento. Desta maneira vocês terão um exemplo real de como as músicas soam tocadas por uma orquestra. Existe muita diferença entre peças tocadas por grandes orquestras e as tocadas nos casamentos, que precisam lidar com a limitação de espaço nas igrejas e com o número de músicos reduzido. Por isso, é muito importante escutar a execução real do fornecedor que vocês vão contratar, ao invés de apenas escutar áudios tocados por outras orquestras para escolher o repertório.

 

Conversamos com o músico Fernando Vilela, da Ornamentus, para trazer dicas e informações sobre como escolher as músicas para cerimônia na Igreja e ele compartilhou com a gente um repertório em vídeo das músicas mais pedidas pelos noivos, imperdível.

 

Fotografia do destaque: Clarté por Bruno Miranda

Casamento do destaque: Casamento tradicional em Belém Isadora e Américo

 

b_c_marcella_RJ_3886
Fotografia: Reprodução

 

Fernando explica que as Igrejas Católicas não permitem músicas modernas, salvo raríssimas exceções, pois existe uma orientação da Cúria , que proíbe música popular. Dessa forma, o repertório fica restrito aos temas sacros e clássicos. O que está longe de ser um problema! 

 

“Adoro o repertório clássico. Estar numa igreja linda, com uma orquestra bem servida nas cordas, músicos muito bons e um repertório escrito por gênios da música universal, é uma experiência que não virou tradicional por acaso, virou porque tem um poder imenso!’’

 

∗ A Cúria é um organismo administrativo que cada diocese na Igreja Católica possui. É composta pelas autoridades da diocese.

 

Leia mais: O novo repertório da cerimônia

 

 

Como escolher as músicas? 

 

O cortejo é composto normalmente por 7 músicas. A ordem delas, e até a quantidade, variam muito de acordo com a cultura de onde será o seu casamento. Em muitos lugares o noivo é o primeiro a entrar, em outros os padrinhos. Esta matéria tem como base a experiência de uma orquestra carioca, a Ornamentus, mas as dicas servirão para todos, basta adaptar para os seus padrões.

 

 

1 – A primeira é a entrada dos padrinhos, deve ser uma música com uma marcha suave, e como é a música da abertura do cortejo, não é indicado usar todos os instrumentos, porque assim a orquestra vai se revelando ao longo do cortejo e fica mais emocionante.

 

2 – A segunda música é a entrada da mãe da noiva com o pai do noivo, e do noivo com a mãe. É comum desmembrar essa entrada em duas músicas, uma para os pais e outra para o noivo.

 

3 –  A terceira música é das damas e pajens, que representam uma introdução à entrada da noiva. Essa música deve ser leve e alegre, para acalmar a intensidade da entrada do noivo, suavizar o clima e dar espaço para a música da noiva crescer.

 

4 – A quarta música é a mais importante, é a entrada da noiva. Nesta música todos os instrumentos da orquestra devem ser utilizados, é o ápice desse mini concerto. Esta música não deve ser mais calma que as outras, muito pelo contrário, procure escolher a mais intensa. 

 

5 –  A quinta música é a benção das alianças, por ser uma casamento católico a Ave Maria é o clássico que não pode faltar. Vocês até podem escolher outra música, mas vai ter muito convidado aguardando este momento lindo, já tradicional do momento das alianças.

 

6 –  A sexta música é a das assinaturas dos noivos e testemunhas, e avança para os cumprimentos dos pais e padrinhos. Verifique com a orquestra contratada quantas músicas vocês acham que vão precisar. Vai depender do número de padrinhos e da maneira como vocês vão cumprimentar os padrinhos e pais no altar. Então para a escolha destas músicas é importante conversar com o seu assessor ou cerimonialista.

 

7 – E a sétima música é a da saída. Esta música é a mais alegre, quando o casal já está casado e saem juntos da Igreja.

 

 

Vídeos das músicas mais tocadas pela orquestra Ornamentus: 

 

 

◊ Entrada dos padrinhos (todos os casais com a mesma música):

 

 

🎵 Divertissement – Saint-Preux

 

 

🎵 Amanhecer – Grieg

 

 

🎵 Jesus alegria dos homens – J.S. Bach

 

 

 

◊ Entrada dos pais + noivo com a mãe:

 

 

🎵 Concerto de Brandemburgo – Bach

 

 

🎵 Concerto nº1 de Tchaikovsky

 

 

🎵 Nessun Dorma – Puccini

 

 

 

◊ Entrada das damas e pajens:

 

 

🎵 Minueto – J.S. Bach

 

 

🎵 Minueto de Bocherini

 

 

🎵 Marcha do Quebra-Nozes – Tchaikovsky

 

 

 

◊ Entrada da noiva:

 

 

🎵 Marcha Nupcial de Mendelssohn

 

 

🎵 Pompa e circunstância – Elgar

 

 

🎵 Magnificat – Jacques Louis Battmann 

 

 

 

◊ Bênção das alianças:

 

 

🎵 Ave Maria de Gounod

 

 

🎵 Ave Maria de Schubert

 

 

 

◊ Assinaturas e cumprimentos no altar:

 

 

🎵 Canon de Pachelbel

 

 

🎵 No jardim de um mosteiro – Ketèlby

 

 

🎵 Arioso – J.S. Bach

 

 

 

◊ Saída dos noivos

 

 

🎵 9ª sinfonia de Beethovem (Ode à alegria)

 

 

🎵 Pompa e circunstância – Elgar

 

 

🎵 Alla hornpipe – Haendel

 

 

 

Se quiserem ouvir mais músicas tradicionais para sua cerimônia na Igreja separadas por entradas: Padrinhos, pais e noivo / Crianças / Entrada e saída da noiva / Benção das alianças / Cumprimentos, clique aqui e veja a seleção da Ornamentus.

 

 

Para mais fornecedores de Coro e Orquestra

 

 

Leia mais:

O novo repertório da cerimônia

Objetos decorativos nos vários estilos de casamento, inspire-se!

Vestidos de noiva sem renda

 
 

Deixar um comentário