Vocês sabem como escolher a decoração do casamento?

Enquanto alguns casais já sabem exatamente o querem, para outros imaginar a decoração do casamento é difícil. De um jeito ou de outro a decoração do casamento é muito importante porque será o cenário onde tudo o que vocês planejarem vai acontecer, e o que reúne o maior número profissionais.

O clima do seu casamento será dado pela decoração: aconchegante, clássico, sóbrio, colorido, alegre, despojado, greenery, moderno, retrô e mil outras possibilidades.

A classificação das decorações por estilos facilita o entendimento dos diversos caminhos possíveis, mas a verdade é que muitas decorações adotam mais de uma tendência. São raros os projetos que se mantém 100% fiel a apenas um estilo.  

É preciso pesquisar por referências e procurar entender quais são as estéticas que mais te agradam para que a decoração do casamento represente vocês dois. 

Por isso nesta matéria não vamos apresentar os estilos de decorações, e sim cada um dos elementos que compõem a maior parte dos projetos de decoração de casamentos. Vamos mostrar as partes de uma decoração que pode traduzir todos os estilos existentes e os que ainda estão por vir.

 

 O que importa – e faz muita diferença – é o bom gosto e experiência do seu decorador para combinar, ou não, estilos. Criando algo com personalidade a cada casamento.

P.S: Decoração copiada não tem alma, você não consegue reproduzir uma intenção em outro lugar, tudo parece bonito, mas a mágica não acontece.

Procure decoradores com alma, fuja dos copistas.

 
O primeiro passo em direção ao seu projeto de decoração é perceber o grau de formalidade que vocês querem imprimir no casamento.
Vocês pensam em um ambiente clássico, com objetos sofisticados; ou gostam de um conceito mais natural e despojado? 
Ainda que possamos, a grosso modo, separar os casamentos nestas duas categorias: clássicos e despojados, existem também as combinações entre elas.
 
 
Para ajudar a descobrir qual o tipo de decoração que vocês valorizam, pensem no grau de sofisticação dos vestidos e penteados que vocês imaginam no casamento, como seria o convite e o local? Essas imagens que vocês criam quando imaginam seus casamentos trazem elementos formais ou despojados? Esses pensamentos apontam uma preferência
 
 
Recomendamos que vocês percebam suas preferências através de cada elemento, ao invés de aceitar um estereótipo de decoração e escolher os itens a partir dele.
 

Existem decoradores que curtem arquitetura e existem os decoradores floristas.

Os “decoradores arquitetos” são excelentes idealizadores e executores de uma obra, como um maestro. Eles idealizam com os noivos um projeto, reunem os artistas de cada área, executam e coordenam a decoração.

Os “decoradores floristas fazem a decoração completa pela necessidade de projetar também o ambiente onde suas flores vão ser exibidas, gostam de controlar como sua arte principal (os arranjos florais) será exposta. Nestes casos tudo o que diz respeito a flor, será uma assinatura com paixão. 

 

 

 

Vamos agora passar por cada um dos itens que compõe uma decoração de casamento.

 

♦︎ Paleta de cores

 

Vocês gostam de casamentos coloridos ou monocromáticos? Em tons pastéis ou cores fortes? 

 
Achar a paleta de cores que mais combina com vocês será o ponto de partida para a escolha de todos os itens: as flores, tapetes, mobiliário e tudo mais. Portanto escolher a paleta é praticamente o início do projeto.
 
Essa decisão deverá ser tomada em conjunto com seu decorador. Muitas vezes eles têm acervos que podem influenciar nesta escolha, ou o local do casamento pode limitar sua opção, e vários outros detalhes que valem a dica de conferir a liberdade de escolha com seu decorador antes de decidir sua paleta de cores.
 
 
Separamos decorações lindas e colocamos ao lado sua paleta para te ajudar e inspirar 😉 

 

 

♦︎ Cerimônia

 

Alguns casais escolhem fazer a cerimônia religiosa e a festa de casamento em locais diferentes. Neste caso é importante lembrar que serão necessárias duas decorações, e muitas vezes com fornecedores diferentes. É comum o decorador da festa de casamento não se envolver na decoração da cerimônia, principalmente quando acontecem nas igrejas e sinagogas.

 

Veja também a matéria tudo sobre a decoração da igreja 

 

Qual decoração combina mais com vocês? Vocês gostam de um altar minimalista ou sonham com um altar recheado de flores? Preferem as cerimônias ao ar livre ou as grandes catedrais?  Queremos saber quais destas imagens faz o coração de vocês bater mais forte. Deixa lá no comentários!

 

Após pensar nestes estilos e escolher o que mais combina com vocês, é importante garantir que nenhum item fique faltando, então fizemos uma lista para você checar! 😉

 

♦︎ Flores.

♦︎ Iluminação.

♦︎ Aparador ou mesa.

♦︎ Toalha para a mesa, se necessário.

♦︎ Passadeira (tapete longo até o altar).

♦︎ Objetos decorativos para o aparador do altar.

♦︎ Cadeiras para os convidados, padrinhos e pais.

♦︎ Cadeiras e iluminação para a orquestra.

♦︎ Toldo para a entrada da noiva.

♦︎ Microfone para o celebrante.

 

Se a sua cerimônia for ao ar livre, principalmente perto do mar, é importante lembrar que uma decoração ao ar livre requer cuidados especiais. A decoradora de eventos Renata Stabile deu dicas para evitar e contornar imprevistos no casamento ao ar livre neste Caseme TV

 

 

♦︎ Mesa de doces

 

A mesa de doces é um elemento de destaque do projeto decorativo. Ela geralmente carrega o DNA da decoração. Todos os outros itens conversam com a mesa de doces, e ela mudou bastante ao longo do tempo, acompanhando várias tendências.

Hoje é possível vê-la decorada das mais diversas formas. Ela não precisa mais ser fixa, com toalha, bandejas iguais e arranjos clássicos e suntuosos. Mostramos o novo lugar da mesa de doces, com vários exemplos para inspirar

 

 

As forminhas têm um papel muito importante na mesa de doces. São recursos para imprimir identidade de cor e formato para a decoração. O decorador Daniel Cruz gravou um Caseme TV com dicas interessantes para escolher as cores e acertar nas quantidades de forminhas para o seu casamento. Assista aqui. 

 

O projeto de decoração pode precisar de um número maior de doces, converse com seu decorador. É comum os casais contratarem mais doces do que o necessário, para fins decorativos e a sobra além de já prevista, é muito bem-vinda e dividida entre as famílias depois do casamento!

 

Normalmente contratamos 6 unidades de doces por pessoa, ou seja, se o seu casamento for para 200 pessoas você deverá encomendar 1.200 doces, sem contar com os bem-casados, que podem ser 2 por pessoa, e os brownies, 1 por pessoa.

 
 

♦︎ Mesas dos convidados 

 

Já pensou na decoração das mesas? Arranjos altos ou baixos? Com toalhas ou sem? Com velas ou não? 

Os buffets revolucionaram o modelo tradicional de servir almoços e jantares nos casamentos, criaram novos formatos e seguem inovando. E as mesas dos convidados, como estão acompanhando estas mudanças? 

Mise en place significa mesa posta, é a forma como você decora a mesa e tradicionalmente é composto por pratos, talheres, sousplat, guardanapo de pano e duas taças – de vinho e de água. Para incrementar o repertório de louças do seu buffet, é possível alugar o mise en place ideal para o seu estilo de casamento.
 
 

 

Como explicou Daniel Cruz para o CaseMe TV, não existe “meio” mise en place. Por isso, nada de colocar somente sousplat ou guardanapo, se a sua escolha for por um jantar de estações de massas, risotos e pequenas porções volantes.  Neste caso a mesa só recebe decoração de flores ou objetos, que não fazem parte de uma mesa posta para o jantar.

 

 

 

♦︎ Flores 

 

A escolha das flores para o seu casamento passa muito pela cor. A paleta do seu casamento deve estar em sintonia com as cores das flores. Pedimos ajuda da A Roseira e fizemos uma seleção dos tipos de flores por cor para te ajudar.

 

✿ Rosa: 

 

 

✿ Marsala:

 

 

✿ Branco:

 

 

✿ Amarelo:

 

 

✿ Verde:

 

✿ Vermelho:

 

 

Outro detalhe interessante é avaliar se vocês preferem arranjos com flores de corte ou vasos plantados. As flores de corte são aquelas usadas para fazer arranjos com mix de flores. Já os vasos plantados são, como o nome já diz, plantados em pequenos vasos que compõe a decoração, onde as flores e plantas não perdem suas raízes, porque não são cortadas. Suzana Milman, da A Florisbela, explica sobre essa diferença neste Caseme TV.

 

 

♦︎ Iluminação 

 

A iluminação é um importante elemento da decoração. É através da potência e da cor da luz que definimos o clima, o temperamento que queremos imprimir na decoração. Uma boa iluminação ajuda a unificar ou dividir ambientes, orienta caminhos, além de dar visibilidade aos elementos da decoração.

Para criar o clima necessário para o divertimento dos convidados, a iluminação é essencial! Ela possui funções específicas no decorrer da festa, como chamar para a pista de dança e ambientar a luz do jantar.

Entenda tudo sobre a iluminação do seu casamento no CaseMe TV que o Alexandre Japiassú gravou. 

 

 

♦︎ Objetos decorativos 

 

Os decoradores buscam traduzir na decoração do casamento o estilo de vida dos noivos. Para isso usam tapetes, quadros, porcelanas, móveis de apoio, cerâmica, estantes, tudo para sair do lugar comum. A personalização dos casamentos impulsionou um enorme mercado de aluguel de itens decorativos. O que antes era do acervo pessoal dos decoradores, passa a ser um segmento com incríveis opções, em constante renovação.

 

Veja os objetos decorativos nos vários estilos de casamento, e inspire-se!

 

 

♦︎ Mobiliário 

 

Os móveis formam a base de uma decoração, eles definem o estilo, dividem ambientes, dão suporte para os objetos decorativos, adequando-se às mais variadas tendências de casamento.

Veja a matéria móveis para casamentos da Chiavari, e veja em detalhes todos os tipos de mobiliários usuais nos casamentos.

 

 

♦︎ Tapetes

 

Os tapetes servem para aconchegar e dar acabamento à decoração do seu casamento. Eles podem ser usados em diversos ambientes, como na mesa de doces e em lounges. Os tapetes ajudam a delimitar o espaço e trazem elegância ao local. Se você quer gostaria de incluí-los na sua decoração, não deixe de ler a matéria sobre tapetes no casamento.
 
 

 

♦︎ Paisagismo

 

O verde é uma cor muito versátil. Folhas e plantas acompanham todos os estilos de casamento. A diferença das plantas nos casamentos, sejam eles clássicos ou despojados, estará no formato dos arranjos, nos estilos de vasos e cachepots, e na escolha das espécies que irão compor a sua decoração.

No paisagismo é possível trabalhar com as plantas de duas maneiras: em vasos, ou seja, plantadas com terra, raiz, caule e tudo; ou em corte.

Observações sobre o preço médio:

 

♦︎ Uma das mais baratas é a Areca – o molho custa de R$ 3,00 a R$ 5,00.

♦︎ Uma planta alta pode chegar a R$ 80,00.

♦︎ As folhagens de corte costumam variar seus valores abaixo de R$ 10,00.

♦︎ Os galhos maiores como fícus, jabuticaba e pitanga, que possuem grande volume, ultrapassam os R$ 15,00.

♦︎ As plantas em vaso custam de acordo com algumas variáveis, como a altura e volume de folhas e sua procedência, se por exemplo o fornecedor produz em estufa ou em sítio/fazenda.

♦︎ Algumas espécies com custo mais elevado, independente dessas variáveis, são: o Bambu Mossó, a Nolina, Palmeira Azul e Liquala.

♦︎ As com menor preço são: Palmeira Areca, Moreia, Espada de São Jorge e Samambaia Americana.

 

A decoração aérea é outra vertente do paisagismo, que veio para ficar.

Muitos projetos nascem de uma parceria entre o florista e o paisagista. Veja os exemplos abaixo.

 

Lista de fornecedores citados na matéria:

 

RJ

♦︎ Decoração: Carla Vidal Decoração     

RJ

♦︎ Decoração: Daniel Cruz   

RJ

♦︎ Decoração: Eugenia Guerrera Hargreaves    

AL

♦︎ Decoração: João Curvelo

AL

♦︎ Decoração: Laura Amaral    

SP

♦︎ Decoração: Luis Fronterotta

RJ

♦︎ Decoração: Marcela Lenz Cesar     

RJ

♦︎ Decoração: Patricia Vaks      

RJ

♦︎ Decoração: Renata Paraiso   

SP

♦︎ Decoração: Rubens Decorações  por Lais Aguiar

SP

♦︎ Decoração: Ruth Hakim Produções e Eventos

SP

♦︎ Decoração: Taís Puntel

GO

♦︎ Decoração: Vero Festas

RJ

♦︎ Flores: A Florisbela     

RJ

♦︎ Flores: A Roseira

RJ

♦︎ Iluminação: Japiassú

RJ

♦︎ Mobiliário: Chiavari        

RJ

♦︎ Objetos decorativos: Arte de Receber

SP

♦︎ Objetos decorativos: Casa das Festas

RJ

♦︎ Objetos decorativos: Do Garimpo

RJ

♦︎ Objetos decorativos: Essencial etc

SP

♦︎ Tapetes: By Kamy

RJ

♦︎ Tapetes: Empório Spiro   

 
 
NEWSLETTER-POST-3-3-750x125
 
 
 

2 comentários “Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua

  1. Oie !! Que fotos lindaaas, amei as inspirações !
    Eu já tinha visto vocês falaram sobre a mesa posta.. tenho esse conflito no meu coração, rs! No meu casamento será servido mini porção além de uma estação (que tbm será mini porção), não teremos um jantar. Então eu entendo que não deveríamos ter a mesa posta.. mas me passa aquela sensação de que falta um suporte para os convidados, sabe ? De repente apoiar uma colherzinha, ou se alguém interromper para uma foto na metade de um canapé, a pessoa ter onde apoiar sem ser diretamente na mesa. Sei que são situações bem pontuais, mas fico pensando nessas coisas. Outra dúvida é sobre o menu. Eu acho indispensável um menu por assento.. mas não fica estranho o menu sem os outros elementos da mesa ? O que vocês acham ? Me ajudem nessa !!!!! kkk

    Resposta
    • Oi Lorena! Essa questão da mesa posta terá que ser resolvida com muito diálogo. Não acredito em regras absolutas. Acredito que a costura de culturas vai formando um novo comportamento e temos que ser “cabeça aberta” para acomodar o novo. Posto isso… a mesa posta é uma parte da decoração que eu tenho especial dificuldade em aceitar as mudanças. Porque estão fragmentando o formato e induzindo a uma expectativa de jantar que não acontece e sem um propósito real. Essa situação que você narrou acontece, mas na prática o mais comum é o convidado apoiar a louça/colherzinha fora do prato, porque não identifica que o suporte está ali para ele (que pegou algo volante), ele tende a achar que será para alguém que de fato for usar aquele lugar para jantar. Se você quiser, vamos marcar um papo por telefone para ver o seu caso específico. Para tudo há um jeito se houver amor e criatividade.

      Resposta

Deixar um comentário