Qual é a sua escolha para a decoração de casamento? O clima do seu casamento será dado pela decoração: aconchegante, clássico, colorido, despojado, moderno. É preciso pesquisar por referências e entender quais são as estéticas que mais te agradam para a que decoração do casamento fique do seu jeito. 

 

 

Ao escolher o local do casamento é ideal que comece a pensar em como decorar aquele espaço de acordo com o seus gostos e com o ambiente escolhido. Seja ele clássico, boho chic, greenery, as dicas que selecionamos nesta matéria vão te ajudar a elucidar muitas dúvidas sobre a decoração.

 

 

As classificações de estilos facilitam mostrar os diferentes caminhos para a escolha da decoração, mas a verdade é que muitas decorações adotam mais de uma tendência. Raros os projetos que se mantém 100% fiel a um estilo.  O que importa – e faz muita diferença – é o bom gosto e experiência do seu decorador.

 

Por isso nesta matéria não vamos apresentar os estilos de decorações, e sim cada um dos elementos que compõem a maior parte dos projetos de decoração de casamentos.

 

 

Confira aqui tudo sobre decoração de casamento!

 

 
As decorações de casamento se dividem em duas grandes categorias: as que imprimem um refinamento maior em todos os detalhes, com objetos sofisticados; e outros que gostam de um conceito mais natural e despojado. Ainda que essas duas grandes categorias existam, existem também as combinações entre elas.
 
Sem reduzir estéticas, recomendamos que vocês percebam suas preferências através deste enfoque. Para ajudar a descobrir o qual o tipo de decoração que vocês valorizam, vocês podem pensar no grau de sofisticação dos vestidos e penteados que vocês imaginam no casamento, como seria o convite e o local? Essas imagens que vocês criam quando imaginam seus casamentos trazem elementos formais ou despojados?
 

Com isso em mente vamos passar por cada um dos itens que compõe uma decoração de casamento.

 

♦︎ Decoração de casamento: Paleta de cores

 

 Vocês gostam de casamentos coloridos ou monocromáticos? Em tons pastéis ou cores fortes? 

É importante pensar sobre a paleta de cores que mais combina com vocês. Separamos 6 dicas para facilitar nesta escolha. Definindo a paleta de cores, será mais fácil  escolher outros itens da decoração e criar a identidade visual do seu casamento. 

 

♦︎ Decoração de casamento: Cerimônia

 

 

Alguns casais escolhem fazer cerimônia religiosa e festa em locais diferentes. Neste momento é importante lembrar que serão necessárias duas decorações

 

A matéria tudo sobre a decoração da igreja será bastante útil para quem for casar na igreja.

 

Para cerimônia serão necessárias flores, iluminação, passadeira, decoração do altar e outros detalhes. Qual a decoração que mais combina com vocês? Após ter todas essas decisões tomadas, é importante garantir que nenhum item fique faltando, então faça um checklist completo para a decoração da cerimônia na igreja!

 

 

Quem prefere casar fora da cidade, em locais que tenham contato com a natureza e com a luz do dia. Na praia, no campo, na serra… São várias as opções de cenário para as cerimônias ao ar livre. Aqui você confere algumas inspirações imperdíveis para te ajudar e dar algumas ideias sobre a decoração do seu casamento ao ar livre.

 

 

Se a sua cerimônia for ao ar livreprincipalmente perto do mar, é importante lembrar que uma decoração ao ar livre requer cuidados especiais. A decoradora de eventos Renata Stabile deu dicas para evitar e contornar imprevistos no casamento ao ar livre neste CaseMe TV

 

::  Inspiração: casamento na praia ::

 

 

 

♦︎Decoração de casamento: Mesa de doces

 

A mesa de doces é um elemento de destaque do projeto decorativo. O sucesso da mesa de doces é garantido, afinal, quem não ama um docinho?

 

 

Sempre majestosa e muito bem decorada, ela carrega o DNA da decoração. Todos os outros itens conversam com a mesa de doces, e ela mudou bastante ao longo do tempo, acompanhando as tendências.

Hoje é possível vê-la decorada das mais diversas formas. Ela não precisa mais ser fixa, com toalha, bandejas iguais e arranjos clássicos e suntuosos. Mostramos nesta matéria o novo lugar da mesa de doces, com vários exemplos para inspirar

 

Na decoração da mesa doces, as forminhas têm um papel muito importante: elas enriquecem e embelezam ainda mais a decoração. Falamos tudo sobre elas e como escolher as cores e acertar nas quantidades aquiO decorador Daniel Cruz gravou um CaseMe TV falando sobre forminhas de casamento com dicas interessantes para as noivas. Assista aqui

 

 

bolo de casamento é outro ícone do casamento. Existe uma infinidade de opções e tipos, tanto no sabor quanto na ornamentação do bolo. Cada detalhe faz a diferença e, assim como todas as outras escolhas, o bolo deve se adequar ao estilo escolhido para o casamento. Nesta matéria separamos os bolos de casamento por estilos e deixamos muitas inspirações para não deixar dúvidas na sua escolha!

 

 

Usar flores na decoração do bolo é uma excelente opção, e o resultado fica incrível.  Elas podem ser feitas de açúcar, tecidos, louças ou verdadeiras, ficam lindas de qualquer forma!  Quem prefere um bolo sem a pasta americana vai gostar de ler a matéria sobre naked cake ou o semi naked. São bolos lindíssimos e que podem ficar super harmônicos na mesa de doces. 

 

♦︎ Decoração de casamento: Mesas dos convidados 

 

Já pensou na decoração das mesas? Arranjos altos ou baixos? Com toalhas ou sem? Com velas ou não? A decoração das mesas vai depender de como serão servidas as comidas. Esta escolha impacta tanto na escolha do menu quanto na decoração. Fique atenta a  como decorar as mesas do casamento de acordo com o buffet

 

:: Inspiração: decoração das mesas nos casamentos ::

 

Mise en place significa mesa posta, é a forma como você decora a mesa e tradicionalmente é composto por pratos, talheres, sousplat, guardanapo de pano e duas taças – de vinho e de água. Para fugir do repertório de louças do seu buffet, é possível alugar o mise en place ideal para o seu estilo de casamento. Aqui colocamos algumas inspirações de mesa posta com louças lindíssimas que dão um charme especial para as mesas. 
 
 
 

 

Como explicou Daniel Cruz para o CaseMe TV, não existe “meio” mise en place. Por isso, nada de colocar somente sousplat ou guardanapo, se a sua escolha for por um jantar de estações de massas, risotos e pequenas porções volantes.  Neste caso a mesa só recebe decoração de flores ou objetos, que não fazem parte de uma mesa posta para o jantar.

 

 

Ao montar a mesa, o guardanapo faz toda a diferença. Os guardanapos de pano são os mais usados nos casamentos pela beleza e sofisticação. Estes elementos fazem parte da identidade visual do casamento e o decorador é quem vai te ajudar a decidir. Ele irá sugerir cores, texturas, padronagens compatíveis com o projeto do casamento de vocês. Esse “pequeno grande detalhe” é muito especial para a decoração! Confira aqui.

 

♦︎ Decoração de casamento: Flores 

 

A escolha das flores para o seu casamento passa muito pela cor. A paleta do seu casamento deve estar em sintonia com as cores das flores. Para ajudar a escolher as flores com as cores do seu casamento pedimos ajuda da A Roseira e fizemos uma matéria onde separamos os tipos de flor por cor, veja aqui.

 

Outro detalhe interessante é avaliar se vocês preferem arranjos com flores de corte ou vasos plantados. As flores de corte são aquelas usadas para fazer arranjos com mix de flores. Já os vasos plantados são, como o nome já diz, plantados em pequenos vasos que compõe a decoração, onde as flores e plantas não perdem suas raízes, porque não são cortadas. Suzana Milman, da A Florisbela, explica sobre essa diferença neste CaseMe TV.

 

Vai casar no inverno? A matéria Flores de Inverno, vale a leitura!

 

Suzana Milman também explica para o CaseMe TV como deve ser feita a distribuição de arranjos na festa de casamento. Misturar  vasos altos e baixos é uma possibilidade de se reparar nos detalhes da decoração. Quando os arranjos são todos iguais e seguem um padrão, os convidados acabam não percebendo os detalhes e particularidades dos arranjos.  

 

♦︎ Decoração de casamento: Iluminação 

 

A iluminação é um importante elemento da decoração. É através da potência e da cor da luz que definimos o clima, o temperamento que queremos imprimir na decoração. Uma boa iluminação ajuda a unificar ou dividir ambientes, orienta caminhos, além de dar visibilidade aos elementos da decoração.

Para criar o clima necessário para o divertimento dos convidados, a iluminação é essencial! Ela possui funções específicas no decorrer da festa, como chamar para a pista de dança, ambientar a luz do jantar. Entenda tudo sobre a iluminação do seu casamento no CaseMe TV que o Alexandre Japiassú gravou. 

 

 

♦︎Decoração de casamento: Objetos decorativos 

 

Os decoradores buscam traduzir na decoração do casamento o estilo de vida dos noivos. Para isso usam tapetes, quadros, porcelanas, móveis de apoio, cerâmica, estantes, tudo para sair do lugar comum. A personalização dos casamentos impulsionou um enorme mercado de aluguel de itens decorativos. O que antes era do acervo pessoal dos decoradores, passa a ser um segmento com incríveis opções, em constante renovação.

 

Veja os objetos decorativos nos vários estilos de casamento, e inspire-se!

 

♦︎Decoração de casamento: Mobiliário 

 

Os móveis formam a base de uma decoração, eles definem o estilo, dividem ambientes, dão suporte para os objetos decorativos, adequando-se às mais variadas tendências de casamento.

Veja na matéria móveis para casamentos da Chiavari, e veja em detalhes todos os tipos de mobiliários usuais nos casamentos.

Veja também em vídeo, a Danielle Thomaz, da Lona Cristal, explicando como funciona a mistura de materiais na decoração.

 

 

♦︎Decoração de casamento: Tapetes

 

Os tapetes servem para aconchegar e dar acabamento à decoração do seu casamento. Eles podem ser usados em diversos ambientes, como na mesa de doces e em lounges. Os tapetes ajudam a delimitar o espaço e trazem elegância ao local. Se você quer gostaria de incluí-los na sua decoração, não deixe de ler a esclarecedora matéria sobre tapetes no casamento.
 
 

 

♦︎ Decoração de casamento: Paisagismo

 

A  decoração aérea pode trazer um resultado incrível para o seu casamento. Arranjos suspensos sobre a mesa de doces, folhagens e flores transformam o visual da decoração. O Sergio Trindade, da Horto Art, gravou um CaseMe TV sobre paisagismo aéreo

A seguir, separamos alguns exemplos para inspirar a sua decoração aérea:

 

 

♦︎ Decoração de casamento: Pista de dança 

 

A agitação fica por conta da pista de dança! É onde o tio vai dançar ao lado dos jovens, onde a festa vai pulsar e também será o palco da primeira dança dos noivos.  Ou seja, tudo pode acontecer neste lugar. Por isso é importante dar atenção especial para esse ambiente que reunirá tantas pessoas queridas se divertindo juntas.

 

 

Uma ideia interessante para destacar a pista de dança na decoração do seu casamento é personalizá-la. Seja com a identidade visual criada especialmente para os noivos, ou com uma estampa que siga o estilo do casamento. O que importa é ser criativo e deixar esse espaço incrível! O cenógrafo Lindomar Rodrigues fala neste CaseMe TV quais são as etapas para criar uma pista de dança personalizada para o seu casamento

 

 

♦︎ Decoração de casamento: Personalização

 

Uma opção superinteressante para quem está decidindo sobre a decoração é optar pela personalização de alguns elementos do casamento. Já falamos sobre a pista de dança personalizada, mas você também pode incluir a identidade visual do casal na cenografia do seu casamento. O resultado fica incrível: almofadas, guardanapos, papelarias e plaquinhas com a ID (identidade visual) do casamento!

 

 
Para personalizar ainda mais o ambiente, existe a projeção mapeada. É uma técnica que projeta imagens e animações em superfícies, transformando paredes e fachadas. Com ela é possível criar projetos únicos na decoração do seu casamento.
 
 

 

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125
 
 
 

Deixar um comentário