O clima do seu casamento será dado pela decoração: aconchegante, clássico, colorido, chique… Qual é a sua escolha? É preciso pesquisar por referências e entender quais são as suas exigências para a que decoração do casamento fique do seu jeito. Tudo deve estar refletindo como os noivos são! 

Pensar na paleta de cores é essencial para estruturar a decoração do seu casamento. Têm paletas que combinam mais com cerimônias de dia, ao ar livre, outras funcionam bem em salões e casas. Ter bem alinhado com o seu decorador todas as exigências evita que alguma coisa não te agrade no resultado final.

A decoração vai refletir o estilo dos noivos e o gosto do casal. Ao escolher o local do casamento, é ideal que comece a pensar em como decorar aquele espaço de acordo com o seus gostos e com o estilo do casamento. Seja ele clássico, rústico, boho chic, greenery, as dicas que selecionamos nesta matéria vão desvendar muitas dúvidas sobre a decoração.

 

Confira aqui tudo sobre decoração de casamento!

 

Como falamos, é interessante definir a paleta de cores que mais agrada os noivos para a decoração do casamento. Separamos 6 dicas para facilitar nesta escolha. Sabendo a paleta de cores, será mais fácil definir outros pontos da decoração e criar a identidade visual do seu casamento. 
Dividimos o tema da decoração do casamento por seções: cerimônia, mesa de doces, mesa dos convidados, ambiente, tapetes, decoração aérea, pista de dança e personalização.   
 
 

♦︎ Decoração de casamento: Cerimônia

 

Alguns casais escolhem por fazer uma cerimônia religiosa em um local e, em seguida, fazer a festa em outro ambiente. Neste momento é importante lembrar que serão necessárias duas decoraçõesSugestão de flores, iluminação, passadeira espelhada ou com tapetes? Qual a decoração que mais combina com os noivos? Os noivos que escolhem por casar na igreja, devem estar atentos e saber tudo sobre a decoração da igreja. Após ter todas essas decisões tomadas, é importante garantir que nenhum item fique faltando, então faça um checklist completo para a decoração da cerimônia na igreja!

 

Outros casais preferem fazer fora da cidade, em locais que tenham contato com a natureza e com a luz do dia. Na praia, no campo, na serra… São várias as opções de cenário para as cerimônias ao ar livre. Aqui você confere algumas inspirações imperdíveis para te ajudar e dar algumas ideias sobre a decoração do seu casamento ao ar livre.

 

Se a sua escolha ao ar livre for por casar na praia, é importante lembrar que uma decoração ao ar livre requer cuidados especiais. A decoradora de eventos Renata Stabile deu dicas para evitar e contornar imprevistos no casamento ao ar livre neste CaseMe TV

 

↠  Inspiração: casamento na praia 

 

Se o estilo dos noivos for mais clássico, confira aqui tudo sobre a decoração clássica de casamento, por Monica Roias.

 

 

♦︎Decoração de casamento: Mesa de doces

A mesa de doces é o elemento central do projeto decorativo. Ela deve se adequar ao estilo da festa e traduzir aos convidados o que a sua decoração representa. O sucesso da mesa de doces é garantido, afinal, quem não ama um docinho? Mas é importante lembrar-se sempre de escolher os melhores fornecedores para evitar qualquer dor de cabeça e ter uma mesa de doces maravilhosa em seu casamento.

Sempre majestosa e muito bem decorada, a mesa de doces mudou bastante ao longo do tempo. Hoje é possível vê-la decorada das mais diversas formas, o importante é inovar neste elemento tão forte em festas de casamento. Ela não precisa mais ser fixa, com toalha, bandejas iguais e arranjos clássicos e suntuosos. Mostramos nesta matéria o novo lugar da mesa de doces, com vários exemplos para inspirar

 

Na decoração da mesa doces, as forminhas têm um papel fundamental: elas enriquecem e embelezam ainda mais a decoração. Falamos tudo sobre elas e como escolher cores e acertar nas quantidades aquiO decorador Daniel Cruz gravou um CaseMe TV falando sobre forminhas de casamento e dando uma dica interessante para as noivas que estão escolhendo-as. Assista aqui

 

O elemento principal da mesa de doces é o bolo de casamento. Existe uma infinidade de opções e tipos, tanto no sabor quanto na ornamentação do bolo. Cada detalhe faz a diferença e, assim como todas as outras escolhas, o bolo deve se adequar ao estilo escolhido para o casamento. Nesta matéria separamos os bolos de casamento por estilos e deixamos muitas inspirações para não deixar dúvidas na sua escolha!

 

Usar flores na decoração do bolo sempre dá certo. O resultado fica incrível e é uma forma de personalizar o bolo do seu jeito preferido. Elas podem ser feitas de açúcar ou verdadeiras, ficam lindas de qualquer forma!  

Já se a sua escolha é pelo estilo mais rústico de decoração, o ideal para o seu casamento é o naked cake ou o semi naked. São bolos lindíssimos e que podem ficar super elegantes e sofisticados na mesa de doces. 

 

 

♦︎Decoração de casamento: Mesas dos convidados 

Já pensou na decoração das mesas? Arranjos altos ou baixos? Com toalhas ou sem? Com velas ou não? A decoração das mesas vai depender de como serão servidas as comidas. Esta escolha impacta tanto na escolha do menu quanto na decoração. Fique atenta a  como decorar as mesas do casamento de acordo com o buffet

 

↠  Inspiração: decoração das mesas nos casamentos 

 

Todos os itens que irão compor o mise en place da mesa poderão ser escolhidos pelos noivos. Mise en place é a forma como você coloca a mesa e tradicionalmente é composto por pratos, talheres, sousplat, guardanapo de pano e duas taças – de vinho e de água. Para fugir das louças neutras e clássicas de buffet, é possível alugar o mise en place ideal para o estilo do seu casamento. Aqui colocamos algumas inspirações de mesa posta com louças lindíssimas que dão um charme especial para as mesas. 
 

Como explicou Daniel Cruz para o CaseMe TV, não existe “meio” mise en place. Por isso, nada de colocar somente sousplat ou guardanapo se a sua escolha de jantar for estações de massas, risotos e pequenas porções volantes.  

 

Ao montar a mesa, o guardanapo é um detalhe que faz toda a diferença. Os guardanapos de pano transmitem requinte e elegância e a sua escolha pode ser muito complicada. Estes elementos estão sempre na lista de objetos do decorador. Ele irá sugerir cores, texturas, padronagens compatíveis com o projeto do casamento de vocês. Esse “pequeno grande detalhe” é muito especial para a decoração! Confira aqui.

 

♦︎Decoração de casamento: Ambiente

Nesta seção falaremos de elementos da decoração que irão ajudar a unificar o ambiente. Alguns casamentos são feitos em grandes salões e é preciso que os estilos e a proposta do casamento estejam unificados nele. Para isso, falaremos de iluminação, arranjos e mistura de materiais na decoração.

Para criar o clima necessário para o divertimento dos convidados, a iluminação é essencial! Ela possui funções específicas no decorrer da festa, como chamar para a pista de dança, ambientar a luz do jantar. Entenda tudo sobre a iluminação do seu casamento no CaseMe TV que o Alexandre Japiassú gravou. 

 

Ousar na mistura de materiais na decoração pode ser um super acerto. Cuidado para não virar uma grande festa de materiais que não combinam! Para evitar isso, o decorador é a melhor pessoa para te ajudar e fazer harmônico. Em vídeo, a Danielle Thomaz, da Lona Cristal, explica como funciona a mistura de materiais na decoração.

Seguindo a ideia de misturar padrões, a Suzana Milman, da A Florisbela, explica para o CaseMe TV como deve ser feita a distribuição de arranjos na festa de casamento. Misturar  vasos altos e baixos é uma possibilidade de se reparar nos detalhes da decoração. Quando os arranjos são todos iguais e seguem um padrão, os convidados acabam não percebendo os detalhes e particularidades dos arranjos.  

 

♦︎Decoração de casamento: Tapetes

Os tapetes servem para aconchegar e dar acabamento à decoração do seu casamento. Eles podem ser usados em diversos ambientes, como na mesa de doces e em lounges. Os tapetes ajudam a delimitar o espaço e trazem elegância ao local. Se você quer gostaria de incluí-los na sua decoração, não deixe de ler a esclarecedora matéria sobre tapetes no casamento.
 
 

♦︎ Decoração aérea

Se engana quem pensa que o paisagismo é feito só em arranjos e vasos no chão. A escolha por fazer decoração aérea pode trazer um resultado incrível para o seu casamento. Arranjos suspensos sobre a mesa de doces, folhagens e flores transformam o visual da decoração. O Sergio Trindade, da Horto Art, gravou um CaseMe TV sobre paisagismo aéreo

A seguir, separamos alguns exemplos para inspirar a sua decoração aérea:

 

 

♦︎ Decoração de casamento: Pista de dança 

A agitação fica por conta da pista de dança! É onde o tio vai dançar ao lado dos jovens, onde terá a primeira dança dos noivos. Ou seja, tudo pode acontecer neste lugar. Por isso é importante dar atenção especial para esse lugar que reunirá tantas pessoas queridas se divertindo juntas.

 

Uma ideia interessante para adaptar a pista de dança para o seu casamento é personalizá-la. Seja com a logomarca dos noivos, ou com uma estampa que siga o estilo do casamento. O que importa é ser criativo e deixar esse espaço lindo! O cenógrafo Lindomar Rodrigues fala neste CaseMe TV quais são as etapas para criar uma pista de dança personalizada para o seu casamento

 

 

♦︎Decoração de casamento: Personalização

Uma opção superinteressante para quem está decidindo sobre a decoração é optar pela personalização de alguns elementos do casamento. Já falamos sobre a pista de dança personalizada para os noivos, mas você também pode incluir a identidade visual do casal na cenografia do seu casamento.  O resultado é incrível: almofadas, guardanapos, papelarias e plaquinhas com a logomarca do casal!

 

Para personalizar ainda mais o ambiente escolhido para o casamento, existe a projeção mapeada. É uma técnica que projeta vídeos e animações em superfícies, transformando paredes e fachadas. Com ela é possível criar projetos únicos na decoração do seu casamento.
 
 

 

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125
 
 
 

Deixar um comentário