Você sabia que ao contratar o decorador, nem sempre, a decoração da igreja está incluída no projeto?

Essa tarefa acaba ficando por conta dos noivos ou do cerimonial. Que, geralmente, contratam para a decoração da Igreja: tapete, iluminação, toldo e, o mais importante, as flores!

Elas são, sem dúvida,  a “alma do negócio” quando o assunto é a decoração da igreja. Elas transformam o cenário cotidiano de uma igreja, em um cenário muito especial de cerimônia de casamento. E, já que as flores são tão importantes, como fazer para escolher, então, as flores da decoração da sua cerimônia?

Para responder esta pergunta, procuramos a empresa A Roseira, que veste as mais lindas igrejas do Rio de Janeiro para casamentos, há mais de 30 anos.

Vamos lá?

 

 

♦ Quais são as flores mais usadas nas decorações das igrejas tradicionais?

 

Geralmente é um mix de flores brancas, como: rosas, lisianthus, lírios, bolinha, astromélias e chuva de prata. Muitas noivas preferem uma decoração com um mix de todas essas flores, ou selecionam algumas destas.

Também usamos muito como base, ou como fechamento entre os bancos: as heras paulistas. Ou, uma guirlanda de chuva de prata, que também fica muito bonito.

 

♦  Para uma decoração incrível, com orçamento livre, quais são as sugestões de flores?

 

Temos feito muitas decorações com orquídeas, com phalaenopsis. É possível fazer cachos caindo ou fazer um muro inglês fechado de verde com um jardinado de orquídeas.

Outra opção elegantíssima, é fazer uma linda decoração com árvores de galhos secos e flores aplicadas. Geralmente trabalhamos com lisianthus, mas com bouganvilles brancos também fica bem bonito.

 

♦ E quais as sugestões para as noivas com o orçamento reduzido?

 

Fazer uma decoração com flores do campo sai mais em conta, elas vão decorar a igreja com leveza, sem elevar muito o seu custo. Exemplo: crisântemos e mini margaridas.

 

♦ Para fugir do branco, qual é a dica de vocês?

 

O branco é clássico, tradicional e jamais sairá de moda, mas hoje em dia temos feito muitas decorações em tons de verde.  O uso de topiárias de samambaia, com um trio de buxinhos embaixo, heras e outras plantas verdes estão bem na moda, o greenery está em alta.

Já fizemos decorações amarelas e também decorações vermelhas. Não existe o certo e o errado, é tudo uma questão de gosto.

 

♦ Volume de flores ou flores nobres: qual a melhor opção para uma decoração sofisticada

 

Não é questão de quantidade e sim de qualidade. O que agrega beleza e nobreza à decoração da igreja são as flores de boa qualidade. Não é indicado lotar a igreja de flores, ela ficará poluída e esconderá sua beleza arquitetônica. O importante é valorizar e não esconder.

 

Que as flores são essenciais, isso nós sabemos, mas e quanto aos outros itens? Afinal, toda a beleza da igreja faz parte de um conjunto de fatores e não podemos deixá-los de lado.

 

 ♦ Iluminação:

A iluminação é importante para valorizar a beleza da igreja e iluminar o caminho da noiva. Ela é importante para ressaltar pontos de destaque, como pilastras, adornos, e principalmente as flores.

 

 ♦ Tapete ou passadeira:

Passadeira é o tapete (geralmente vermelho) que acompanha todo o trajeto da entrada da Igreja até o altar. A maioria das igrejas já oferece este item no aluguel. Ainda assim, vale conferir o estado dela para avaliar se será necessário alugar por fora. Há formas de inovar nesse ponto, como por exemplo, usar espelhos que reflitam o teto da igreja. Isso, é claro, se ele for interessante. Vale experimentar!

 

 

 ♦ O Toldo:

Normalmente, as igrejas possuem um toldo de armar que é cobrado a parte para facilitar a entrada da noiva no caso de chuva. Assim, se a sua igreja já dispõe deste acessório, basta incluir este item no orçamento das flores. Dessa forma, um  toldo não muito bonito acaba se adequando ao contexto da decoração.

 

 

A garantia de uma bela igreja no dia da cerimônia não é uma tarefa complexa, mas sim fruto de uma combinação harmônica e cuidadosa de todos os itens. Indo de encontro, também, com a identidade escolhida pelo casal para o casamento, para tudo ficar lindo e dentro das expectativas!

 

Para garantir que nenhum item fique faltando, confira o  Checklist completo para a decoração da cerimônia de casamento na igreja!

 

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125

 

Leia mais:

 

Documentos necessários para casar na Igreja

 

Decoração do casamento: pequenos detalhes

Mistura de materiais na decoração

 

SaveSave

SaveSave

Deixar um comentário