O vestido de noiva, entre todos os itens do casamento, é um dos mais importantes para a auto-estima e segurança da noiva. Portanto tenha paciência, disciplina e organização para que, além de encontrar o seu vestido de noiva perfeito, toda a experiência com o seu vestido seja maravilhosa

 

A boa notícia é que ao contrário da improbabilidade de encontrar um grande amor, as etapas para encontrar seu vestido são bem mais previsíveis e controláveis. Seguindo os conselhos de vários especialistas que trouxemos neste post, podemos (quase) garantir que você encontrará seu vestido ideal e será muito feliz no processo. 

 

Descubra neste post o caminho para encontrar o seu vestido de noiva perfeito!

 

Leia até o final e veja a seleção dos 30 especialistas mais escolhidos pelas noivas publicadas no CaseMe.

 

 

Para encontrar seu vestido de noiva perfeito você deverá passar por algumas etapas. Selecionamos as informações mais importantes, dicas, vídeos e muita inspiração para que você tenha um caminho claro e organizado pela frente, e não se perca nas emoções de escolher o vestido mais importante da sua vida.

 

 

giphy

 

Separamos esta jornada em 3 etapas:

 

1. Contexto

2. Pesquisa

3. Escolha do fornecedor

 

Cada um destes momentos tem suas particularidades, e nossa missão é te dar uma noção geral de cada uma delas para que você tenha um plano para seguir, vamos lá?

 

 

Contexto

 

O vestido de noiva precisa estar de cordo com o contexto do casamento. O grau de formalidade ou informalidade do casamento (por exemplo) influencia diretamente na escolha dos tecidos, quantidade de brilho e muitos outros aspectos do vestido de casamento.

 

Porém, uma boa análise de contexto não se resume ao grau de formalidade do casamento. Vale a pena contar com a diferença de altura do casal para acertar na proporção entre os noivos, observar a estação do ano para que o vestido esteja de acordo com o clima, perceber o espaço para o véu e o vestido no local da cerimônia e vários outros aspectos específicos de cada casamento.

 

Assista o vídeo abaixo onde Maria Mendes fala sobre os primeiros passos para definir seu vestido.

 

 

 Cuidado: Faça uma análise do contexto para adaptar o vestido dos seus sonhos ao perfil do casamento, mas não deixe que regras te limitem. Sempre existe uma maneira de conciliar estilos, procure bons profissionais para te ajudar.

 

No post 3 principais erros na escolha do vestido  Carol Hungria afirma que:

não há problema algum optar por um vestido princesa para um casamento na praia, desde que todo o contexto do casamento faça sentido e que ele seja adaptado para a ocasião. A noiva pode, por exemplo, optar por uma saia ampla de um tecido menos encorpado, como a organza, e fugir um pouco dos bordados com muito brilho, dando preferência para as pérolas, que fazem uma textura linda“.

 

Depois de definir os pontos principais sobre o seu casamento você já pode começar a buscar referências para o seu vestido de noiva, de acordo com este contexto. O que nos leva à segunda etapa, a pesquisa.

 

 

Pesquisa

 

Sugerimos que vocês adotem dois métodos de pesquisa complementares:

(1) buscar referências na internet e depois

(2) experimentar vários modelos em lojas multimarcas, para testar as hipóteses do que você gostou nas inspirações online. 

 

Em um primeiro momento apenas salve em alguma pasta todos os modelos que você gosta. Não filtre nada, nem mesmo fique presa ao contexto. Você pode gostar de um detalhe em um vestido que não se adequa ao seu perfil de casamento, mas salve esta inspiração para depois mostrar para sua estilista como base para criar algo diferente, coerente com seu casamento.

 

Inspirações nunca são demais. Elas ajudam a entender o que você gosta e o que não gosta, e ajuda muito na hora de explicar para sua estilista suas preferências. Maria Mendes explicou neste CaseMe TV que ao analisar com a noiva uma boa quantidade de inspirações ela consegue entrar na sua cabeça e entender os detalhes do seu gosto. Desta forma o processo criativo flui em conjunto, já alinhado com as preferências noiva.

 

As noivas que adoram organização podem separar as inspirações por detalhes, como: pastas de golas, pastas para saias, decotes, mangas, tecidos, véus e etc. É interessante agrupar as inspirações em subconjuntos para você analisar quais elementos se repetem e os que não aparecem nas suas escolhas. Separar as imagens para observar por partes pode ser bem interessante para montar um vestido do jeito que você quer.

 

Veja as modelagens mais comuns e inspire-se!

 

 

VESTIDO DE NOIVA SEREIA

 

O vestido sereia é caracterizado por ser uma peça justa no corpo, com uma abertura maior a partir do quadril. Este modelo valoriza as curvas e acentua a cintura, porque tem uma saia ajustada no corpo e a cauda mais aberta. Noivas baixinhas devem ter cuidado com este modelo porque ele tende a achatar a silhueta. 

 

 

VESTIDO DE NOIVA  SEM RENDA

 

Sabemos que a renda impera no universo de vestidos de noiva.  Para você que não é fã das rendas e quer um vestido cheio de detalhes aposte nos modelos com aplicações 3D, babados, laços e muitos outros adereços que podem substituir com muita propriedade a tão esperada renda. Você vai perceber que eles possuem todo o destaque no corte, no design e têm sempre um tecido super chic para compor o vestido de noiva perfeito. Aposte sem medo de errar!

 

Veja: Seleção de vestidos incríveis sem renda.

 

VESTIDO DE NOIVA COM RENDA

 

Os vestidos de noiva com renda foram, e ainda são, o sonho de muitas noivas. Escolher entre rendas francesas, rendas italianas, motivos florais ou arabescos, acabamentos em soutache, pouca ou muita textura são alguns dilemasQuer saber qual é a renda mais indicada para o seu modelo? Assista o CaseMe TV da estilista Maria Mendes e conheça as 3 rendas mais usadas pelas noivas.

 

 

VESTIDO DE NOIVA MINIMALISTA

 

Buscar simplicidade no vestido de noiva não é o oposto de ter um vestido imponente. Pelo contrário, muitas vezes menos é mais! Vestidos pouco ornamentados costumam valorizar a modelagem, o caimento e o tecido de qualidade

 

Confira: Seleção de 40 vestidos de noiva minimalistas!

 

DECOTES NOS VESTIDOS DE NOIVA

 

Existem muitos tipos de decotes. Eles podem ser grandes aliados ou grandes vilões em uma produção. É importante saber que o decote muda a percepção em relação ao seu corpo, existe um modelo ideal para cada biotipo. 

Qual decote combina mais com você?  Decote em V, decote quadrado, frente única? Não deixe de experimentar os vários tipos e ver no corpo o que funciona melhor, não adianta ir apenas pelo gosto neste quesito. 

Quer entender melhor os tipos mais comuns? Leia o post Conheça os diferentes tipos de decotes para te ajudar a escolher o decote ideal para seu vestido de noiva e aprenda a usá-lo a seu favor!

 

 

VESTIDO DE NOIVA COM MANGA

 

No inverno, o vestido de manga longa é uma ótima opção. Nas no verão opte por tecidos de texturas leves, mangas médias ou curtas. As mangas combinam com vestidos clássicos, modernos, boho, qualquer estilo tem sua expressão garantida nas mangas. O decote nas costas é uma opção interessante para dar um ar mais sexy e suavizar o efeito de corpo muito coberto. 

 

Veja as dicas da Carol Hungria sobre mangas no vestido de noiva e sua seleção de inspirações.

 

Para acertar na manga do seu vestido de noiva #dicasdacarol

 
– Texturas estão super em alta! Aproveite para combinar um modelo todo liso, por exemplo, com uma manga incrível de outro material.
 
– Brinque com volumes e movimentos de modelos bufantes, mangas presunto, etc.
 
– Cuidado com excessos! Se você pensa em usar muito brilho, amplitude na saia e renda tudo-junto-agora, uma manga muito volumosa ou diferentona pode ficar over.  
 
– Volume perto do ombro para quem tem silhueta em triângulo invertido significa evidenciar ainda mais o que a maioria quer disfarçar. Se é o seu caso, vá mais para uma ideia de punhos flare ou bufantes, que de bônus ainda vão adicionar volume ao quadril e deixar a silhueta super harmônica! 

 

 

Confira: vestidos de manga longa

 

 

Depois de entender melhor o que você mais gosta nos vestidos de noiva, será importante provar e testar muitos vestidos no seu corpo. Dessa forma você consegue entender quais estilos combinam com você e quais realmente não se encaixam no seu corpo como você esperava.

 

É muito comum escutarmos relatos de noivas que sonham em casar com um modelo de vestido e na hora de experimentar descobrem que não fica legal. Isso é normal! É importante estar aberta para a infinidade de possibilidades de vestidos, mesmo aqueles que a princípio você não gostava! Já ouviram dizer que o vestido é que escolhe a noiva? Será? Na dúvida experimente todos.

 

 

Escolha do fornecedor

 

É possível comprar seu vestido em lojas físicas, virtuais, alugar, fazer sob medida ou até mesmo reformar uma recordação de família.

 

Todas as opções podem ser excelentes, depende da personalidade de cada noiva. Você pode pensar que toda noiva detalhista prefere fazer o seu vestido sob medida, mas pode ser que, justamente por ser muito detalhista, prefira já ver um modelo pronto para que possa visualizar exatamente como vai ficar, antes de decidir.

Portanto não é possível, na nossa opinião, recomendar um modo de fazer seu vestido de noiva de acordo com perfis genéricos. A verdade é que somos únicas e complexas, então testar o que funciona melhor para você é o caminho mais seguro. Viste lojas, estilistas, ou viaje para achar seu vestido ideal, se for preciso.

 

“O vestido é a grande escolha para a noiva, a que ela faz para agradar a si mesma, pois todo o resto é pensado para os convidados.” Lethicia Bronstein

 

As vantagens de escolher um estilista para fazer seu vestido sob medida são inúmeras. Com um atendimento completamente personalizado, tudo será possível. Além da relação maravilhosa que se estabelece entre você e seu estilista. Você realmente não estará sozinha neste projeto.

 

Mesmo que você faça um vestido sob medida, é importante escolher o profissional de acordo com o estilo que você deseja. Uma dica básica para você acertar na escolha é perceber qual tipo de vestido você gosta mais, os bem estruturados, com modelagem tradicional, ou os vestidos com tecidos leves e fluidos? Geralmente essa é uma diferenciação básica e evidente entre os estilistas.

 

Alguns profissionais são maravilhosos com tecidos leves, feitos para voar com o vento. Uma aposta lindíssima que combina muito com praia e cerimônias ao ar livre. Esses modelos fluidos, com renda ou não, mas sem muito volume podem te inspirar para criar o vestido perfeito para seu casamento na praia ou para cerimônias ao ar livre.

 

E existem os estilistas que trabalham com uma modelagem mais estruturada, e são os preferidos para os vestidos imponentes como os vestidos de noiva princesa.

 

Os estilistas que dominam as técnicas tradicionais da alta costura podem perfeitamente fazer um vestido fluido com menos volume, para um casamento na praia. Mas o contrário pode ser perigoso, não tente fazer seu vestido princesa, estruturado com estilistas que não são experientes com modelagem tradicional. Pesquise, pergunte e veja os modelos prontos do estilista antes de confiar a ele seu vestido de noiva.

 

Já falamos sobre pesquisar inspirações na internet e sobre experimentar os vestidos nas lojas, durante estas etapas você já pode ter decidido por um modelo pronto ou pode ter se apaixonado por algum modelo estrangeiro. Os vestidos prontos ainda passam por pequenos ajustes, e no caso de uma marca estrangeira vocês terão que ver a logística para trazer o vestido para o Brasil. Trazer um vestido de fora não é tão simples, mas é possível com um bom plano. 

 

Lojas como a Casamarela e a Pronovias representam grandes estilistas internacionais, portanto procurar uma destas lojas é uma excelente forma de você casar com um vestido estrangeiro, com as facilidades de estar no Brasil para as provas e pagamento.

 

Seja qual for a sua escolha, você deverá alinhar os seguintes itens:

 

 

♦︎ Quem fará o véu? E a grinalda? Esta composição deve ter a participação do estilista. 

 

♦︎ Como será a cauda do vestido e como prender para a festa?

Leia: Dicas para prender a cauda do vestido de noiva

 

♦︎ Você vai querer inserir os nomes das amigas solteiras na barra do vestido?

Leia: Formas de inserir os nomes das amigas na barra do vestido de noiva.

 

♦︎ Como, quando e onde será a entrega do vestido? Preciso de alguém para me vestir? 

 

 

No dia do seu casamento o ideal é que você não tenha nada para fazer com relação ao seu vestido, deixe tudo pronto.  Pense em detalhes como: cabides, steamer (ferros à vapor para amassados leves), quem vai buscar o vestido e mandar lavar depois do casamento, enquanto vocês estão em lua de mel. Anote tudo o que deve ser feito e delegue o que puder.

 

Organize com antecedência e seu casamento será bem mais leve e você uma noiva despreocupada para focar apenas em ser feliz com seu vestido de noiva perfeito.

 

Leia: 6 dicas sobre a escolha do vestido de noiva que mais aparecem na nossa coluna Casamentos Reais.

 

Seleção dos 25 profissionais mais escolhidos do Brasil pelas noivas publicadas no CaseMe:

Clique no link de cada fornecedor para ver os posts dos casamentos que eles participaram. Nos Casamentos Reais veja a opinião direta da noiva e como foi sua relação com o profissional na construção do vestido. Inspire-se e aprenda com noivas reais.

 

SP

♦︎ Vestido: André Betio

PE

♦︎ Vestido: Atelier Lucia Spessatto   

SP

♦︎ Vestido: Camila Chain    

RJ

♦︎ Vestido: Carol Hungria

SP

♦︎ Vestido: Casamarela Noivas         

GO

♦︎ Vestido: Cristiano Bernardes

SP

♦︎ Vestido: Elisa Lima

SP

♦︎ Vestido: Emannuelle Junqueira   

GO

♦︎ Vestido: Fernando Peixoto Atelier   

RJ

♦︎ Vestido: Julia Golldenzon      

SP

♦︎ Vestido: Junior Santaella

RJ

♦︎ Vestido: Lethicia Bronstein   

SP

♦︎ Vestido: Lucas Anderi

RJ

♦︎ Vestido: Maria Mendes

DF

♦︎ Vestido: Maria Virginia

RJ

♦︎ Vestido: Marie Lafayette

SP

♦︎ Vestido: Marie Toscano    

RJ

♦︎ Vestido: Martu

MS

♦︎ Vestido: Patricia Bonaldi       

SC

♦︎ Vestido: Patricia Sabiá Haute Couture

SP

♦︎ Vestido: Paulo Dolce   

BH

♦︎ Vestido: Poizon Cymbeline Noivas    

RJ

♦︎ Vestido: Pronovias

SP

♦︎ Vestido: Sandro Barros   

RJ

♦︎ Vestido: Stella Fischer

MG

♦︎ Vestido: TR Unique

SP

♦︎ Vestido: Vanessa Abbud

MG

♦︎ Vestido: Vivaz Brasil     

SP

♦︎ Vestido: Wanda Borges

SP

♦︎ Vestido: Whitehall

 

Para terminar deixaremos vocês com esse vídeo da Natalia Cosate falando sobre o que fazer com o vestido depois do casamento.

 

 

 

 

Esperamos que tenha te ajudado, e também que você nos ajude a manter atualizados os nossos conteúdos. Se você tem uma boa dica, ou uma história para contar, deixe nos comentários. Nós e outras noivas agradecemos 😉

 

Leia mais:

Tradição: Something new, something old, something borrowed and something blue

Decoração de casamento: Tudo que você precisa saber

A roupa do noivo: tudo o que você precisa saber

2 comentários “Vestido de noiva: tudo o que você precisa saber para escolher o seu

  1. Ja mandei a materia pras amigas q estão na duvida hahahh!!! O meu vai ser Carol Hungria 🥰🥰🥰 Estou muito animada..tenho ctz q vai ficar lindo !!!

    Resposta

Deixar um comentário