A paixão por chocolates é universal e por isso ele não pode ficar de fora da mesa de doces do seu casamento.

 

Que chocolate é uma unanimidade todo mundo sabe, mas você saberia dizer qual a quantidade ideal para o seu casamento? Quais os sabores mais pedidos? Qual a melhor forma de apresentação? Qual a ocasião em que, infelizmente, o chocolate deve ficar de fora? 

 

Para responder essas perguntas conversamos com o Fabio De Biase, do Armazém do Cacau, que nos ajudou a escrever esta matéria esclarecedora sobre o chocolate na mesa de doces do casamento.

 

 

O chocolate de melhor qualidade é uma iguaria muito sensível ao calor, colocá-los em seu casamento na praia ou ao ar livre, expostos ao sol, fará com que derretam em poucos minutos. 

Vocês precisam saber, antes de encomendar os chocolates para o seu casamento, a diferença entre os tipos de  chocolates.

 

Chocolate verdadeiro:

Tem como ingrediente principal a manteiga de cacau, uma gordura de qualidade. Estes são muito sensíveis ao calor, como já falamos. O processo de fabricação é bem mais complicado, difícil para curiosos porque depende de uma técnica de temperarem, que é uma espécie de choque térmico para que eles tenham uma aparência bonita no formato e brilho.

 

Chocolate fracionado:

O chocolate fracionado substitui a manteiga de cacau por gordura vegetal, geralmente o óleo de palma. É menos saboroso e tem menos qualidade que o chocolate verdadeiro, mas são indicados para fazer coberturas de doces.

 

Chocolates com gordura hidrogenada:

Esse é o pior deles, e vocês devem evitar. Estes chocolates são constituídos principalmente de gordura vegetal hidrogenada, geralmente de soja, não são saudáveis e tem aquele gosto característico de parafina que mais parece gosto de sabonete que chocolate. Por ser muito mais barato, mais fácil de encontrar e suportar melhor as temperaturas, são os mais comercializados. 

 

Essa é a principal diferença de qualidade entre os diversos tipos de doces chamados chocolates. O fracionado e o hidrogenados não são reconhecidos como chocolates.

 

Como descobrir que tipo de chocolate é o que você está experimentando? Primeiro pergunte para a empresa que está fornecendo, este é o caminho mais correto. E tente perceber a diferença no paladar. Uma vez que vocês reconheçam o gosto das gorduras, que são a base do chocolate, rapidamente vocês serão capazes de perceber a diferença. 

 

Voltando à questão da temperatura, o chocolate verdadeiro não pode ficar no calor. Nestas circunstâncias ele perde a qualidade tanto na estética, porque perde brilho e estrutura, quanto no paladar. Estes são os únicos casos em que se recomenda investir apenas na linha de doces, sem incluir chocolates na mesa.

 

Mas se você não abre mãos do chocolate verdadeiro, converse com seu cerimonial para organizar uma logística em que as bandejas de chocolates fiquem no ar condicionado até que o sol se ponha e eles possam ser inseridos na mesa de doces mais tarde.

 

 

 

A variedade de doces de uma mesa influencia nas quantidades de chocolate que serão oferecidas. O recomendável são 6 a 8 doces por pessoa. Recomenda-se que a proporção seja metade de chocolate e a outra metade de doces variados

 

Para quem aprofundar o tema sobre a quantidade de doces para o seu casamento não perca esta matéria: Descubra a quantidade ideal de doces para o seu casamento.

 

 

Embora a montagem da mesa de doces, no Rio de Janeiro, fique sempre à cargo do decorador, Fabio De Biase recomenda que o chocolate não vá exposto em forminhas na mesa de doces. Por serem mais delicados e possuírem um desenho específico e especial, o Armazém do Cacau sugere a exposição em bandejas e espelhos, valorizando a especificidade do formato do chocolate. Já as trufas e bombons podem ir em forminhas ou em bows, como os doces.

 

Leia: Tudo sobre forminhas para o seu casamento

 

 

 

Acrescentar alguns sabores de chocolate na mesa do café fará toda a diferença para a degustação e apresentação. Chocolates que misturam sabores cítricos são interessantes pelo contraste com o amargo do café. O Fabio De Biase recomenda chocolates com um leve toque mentolado, chocolates com laranja e o delicioso bombom de cappuccino – sucesso garantido para a sua mesa do café.

 

 

 

Como seu casamento é uma ocasião especial, o chocolate também merece ser. Acrescentar um toque de sofisticação no chocolate é uma boa forma de surpreender seus convidados. Para isso, o Armazém do Cacau cria incríveis chocolates com ingredientes especiais que fazem toda a diferença e que colocam o sabor do chocolate em um outro patamar.

 

O chocolate disparadamente mais pedido é o cone de Nutella, aquela pasta de avelã deliciosa. Depois destes, os mais pedidos são sabores como o bombom de ganache meio amargo, bombom de vinho do porto, bombom de caramelo com flor de sal e os que chocolates que têm creme de frutas vermelhas

 

Deu água na boca por aí?

 

 

 

Para as pessoas que possuem intolerâncias, alergias e restrições alimentares, o Armazém do Cacau criou uma linha especial. Contratar doces especiais para convidados com restrições alimentares é uma demonstração de afeto e carinho. Por isso, a linha diet foi idealizada para atender às pessoas com restrição de açúcar, e os chocolates sem lactose poderão atender aos intolerantes ao ingrediente. 

 

Se você é uma noiva alérgica, não deixe de conferir a matéria sobre como evitar alergias no seu casamento

 

 

O Armazém do Cacau quer dar oportunidade ao cliente de ter uma verdadeira experiência ao degustar o chocolate. Por isso, seu diferencial fica bem claro no paladar: os chocolates são feitos com base de 100% de manteiga de cacau, sem gordura hidrogenada. 

 

O diferencial dos chocolates do Armazém do Cacau também está no seu processo de criação. A produção dos chocolates é feita em uma fábrica, com funcionários e produção especializada para criar o melhor chocolate. Esta estrutura com certeza se reflete na qualidade final do produto.

 

 

Estávamos no final da conversa e o Fabio me disse: “Agora que você já está com água na boca, só falta comprovar!” Para descobrir as delícias que o Armazém do Cacau oferece, é preciso fazer um agendamento para marcar a degustação no Rio de Janeiro. Mesmo que exista a possibilidade de enviá-la para sua casa, priorize sempre fazê-la pessoalmente. Nestes encontros é possível conversar e conhecer mais o produto, se familiarizar com os profissionais, visitar a fábrica e ver a fabricação do produto que estará no seu casamento

Além disso, no final da degustação os noivos já saem com o orçamento pronto. Vale a pena a visita, né?

 

Se ainda restou alguma dúvida ou curiosidade sobre chocolates no casamento, manda para gente que o Fabio De Biase terá o maior prazer em responder! 🙂

 

 

Leia mais:

A fantástica fábrica de brigadeiros

Descubra a quantidade ideal de doces para o seu casamento

Decoração de casamento: Tudo que você precisa saber

 

 

 

Deixar um comentário